FIPLC EM-EH


Edição nº 181 - de 15 de Junho de 2017 a 14 de Julho de 2017

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Qual a semelhança entre trabalhadores noturnos com a realidade das mulheres, que também trabalham durante o dia?

Pesquisamos sobre vários ângulos no que se refere ao trabalho noturno, com sua influência na saúde física e mental, nos entraves emocionais e sexuais, na disponibilidade junto a família, e em contrapartida, os mais altos salários, além de adicionais etc.

Diante do que se pode estar analisando com as leituras selecionadas, há algo que não se deve esquecer em nenhum momento, é a situação da cidadã trabalhadora, que deixa seus filhos e filhas em creches, escolas de duplo turno, ou em casa de parentes, com babás etc. E, trabalha em regime diário, de 8 hs, na CLT.

Todavia esta Mulher, ao retornar para casa, terá então que atender as/aos filhas/os, organizar as tarefas caseiras, e atender os interesses de todos os membros da família, empregada ou babá. Porém se não tiver auxiliares domésticas, ainda procurará organizar as roupas, uniformes, lanches etc. e dali somente conseguirá ir descansar por volta da uma hora do outro dia...

As 5 horas, ou antes disto, estará novamente na lide caseira e familiar, e levando seus filhos/as em escolas, cuja muitas vezes iniciam as aulas as 7 hs da manhã. E, se tiver que depender de ônibus etc. como fará pela distância? Quantas conduções terá que usar durante o dia? Como se alimentará enquanto trabalha?... Somente no final de semana poderá ter um pouco de presença familiar, conjugal, mas mesmo assim com as tarefas da casa e da família, terá muitas vezes, cumpri-las sem ajuda de ninguém, sozinha mesmo.

Se há estudos sobre a saúde e condições de trabalhadores noturnos, qual é o impacto desta situação na vida de uma Mulher, que trabalha de dia e de noite, para completar o sustento e estudo, plano de saúde de seus filhos, suas filhas, e em colaboração com o esposo?

E, é assim que ela acaba “seus dias” nesta dupla ou tripla jornada, sem que se lhe olhem para ela, como gente trabalhadora, não remunerada, e que acaba com sua saúde também etc.

Um abraço fraternal a todas as pessoas que compreendem a mensagem aqui nesta pesquisa que fizemos, aos trabalhadores e trabalhadoras noturnas, em especial as mães que se dedicam a família, embora a dupla ou tripla jornada.

Receba esta pesquisa e esperamos que sejam úteis as informações, cujas foram feitas via buscador GOOGLE.

Cordial abraço de Elisabeth Mariano e equipe FIPLC: EM_EH

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Aproximadamente 20 milhões de pessoas trabalham no período noturno

São vários serviços que funcionam durante a noite e a sociedade já está acostumada aos serviços disponíveis 24 horas

Por ACS/D.M.S em 04/10/2016

A Coordenação de Educação (CEd) da Fundacentro convidou a doutora Frida Marina Fischer para discorrer sobre “Trabalho e Saúde na sociedade 24 horas”, no auditório Edson Hatem do Centro Técnico Nacional, em Pinheiros - SP.

O tecnologista Jefferson Peixoto da Silva, e a técnica Eliane Vainer Loeff, ambos da CEd/SAE da Fundacentro, organizaram o evento. Além dos organizadores, a mesa de abertura do evento contou com a participação da diretora técnica substituta, Tereza Luiza Ferreira dos Santos.

A palestrante doutora Frida Fischer é presidente da Working Time Society, sociedade científica que estuda o tema sobre jornada de trabalho e questões ligadas a saúde e bem-estar do trabalhador. “Estudo esse tema desde a década de 70. Além disso, em 1980, a Fundacentro atendeu uma solicitação do diretor da instituição Diogo Pupo Nogueira que, na época, foi o meu orientador e publicou a minha dissertação de mestrado”, informa. O título da dissertação é “Trabalho em Turnos: alguns aspectos econômicos, médicos e sociais”.

Para Frida, essa iniciativa foi primordial para iniciar as discussões sobre jornada de trabalho, assunto que naquela época não tinha muita visibilidade no país. São vários estabelecimentos que funcionam à noite e a sociedade já está acostumada aos serviços disponíveis 24 horas, como exemplo, supermercados, farmácias, posto de gasolina, hospitais, aeroportos, transporte, indústrias químicas, siderúrgicas e outros. Fischer explica que para atender a essa demanda existem aproximadamente 20 milhões de pessoas que trabalham a noite, o qual corresponde a 20% da força de trabalho.

Porém, esses trabalhadores estão mais propensos a desenvolver doenças como estresse, depressão, baixos níveis de alerta, cardiovasculares, diabetes, fadiga crônica, distúrbios digestivos e aumento do risco de acidentes. Além disso, os relacionamentos familiares e sociais também são comprometidos.

Ritmo biológico

A doutora informa que o trabalho coincide com o período de luz, bem como a noite com o período de repouso. O relógio biológico desempenha o papel de regulação temporal circadiana interna. “O nosso organismo tem uma estrutura temporal interna e funciona de forma diferente de dia e a noite. Todas as células do nosso corpo, tecidos e órgãos têm funcionamentos distintos. A rotação da Terra leva a ter marcadores temporais externos que regulam os nossos marcadores internos ou marcadores endógenos, que mesmo na ausência de luz continuam funcionando”, explica Frida.

Como o corpo humano tem ritmos biológicos que o preparam para o ciclo de vigília de acordar e dormir e vice-versa, normalmente as pessoas dormem à noite e trabalham pela manhã. A especialista aponta que o sono é muito frequente nas reclamações dos trabalhadores noturnos. “Micro-sonos ou lapsos na vigília (sonolência) ocorre, geralmente, com motoristas na estrada. Nesse caso, ocorrem muitos acidentes”, relata a doutora.

Com relação aos motoristas de caminhão, Frida salienta um estudo que discorre sobre esses profissionais que estão sujeitos a condições de trabalho que podem contribuir significativamente para o comprometimento de sua saúde. A especialista salienta que o trabalhador noturno não consegue dormir durante o dia, seja pela movimentação das pessoas na casa, barulho e claridade.

Melatonina e sua concentração no período da noite

Segundo Frida, a produção da melatonina ocorre na escuridão e a concentração no sangue e nas células é maior à noite. Já no período da manhã, a luz do sol faz com que a melatonina se transforma em seratonina. A seratonina por sua vez dá a sensação de bem-estar.

A presidente da Working Time Society informa que certo mal-estar acompanha a pessoa que trabalha à noite. Para quem precisou permanecer acordado a noite inteira, seja porque foi em uma balada, cuidou do filho ou realizou um trabalho escolar, esse mal-estar também pode ser sentido nesses casos.

“Nos últimos 15 anos, especialistas começaram a verificar que o trabalho noturno, das 22h às 5h da manhã, causa realmente danos à saúde, os principais são obesidade, diabetes, depressão e até câncer”, discorre Fischer.

A obesidade ganha destaque porque “tanto mulheres quanto homens ganham mais peso quando estão inseridos no trabalho noturno”, salienta Frida. Isso porque o índice de massa corpórea (IMC) aumenta decorrente da má alimentação. A doutora cita que um estudo feito com enfermeiros, revela que o trabalhador não tem o habito de se alimentar direito e, muitas vezes, faz refeições rápidas e pouco nutritivas.

Assim como os enfermeiros, os caminhoneiros também foram citados por Frida, porque esses profissionais dormem pouco e, isso faz com que eles tenham maior concentração do hormônio leptina que é produzida por células de gordura. Ou seja, por meio da medida da leptina, o cérebro recebe a informação de que a pessoa pode estar com fome ou não.

Fischer informa que também existem análises recentes que relacionam a incidência do câncer de mama e trabalho noturno. Destaca um estudo da Dinamarca, o autor da pesquisa é Johnny Hansen que divulgou que as mulheres que trabalham no período noturno têm um risco maior em desenvolver câncer de mama.

As análises ainda serão estudadas com mais profundidade, porém, a doutora salienta que alguns estudos como o da International Agency for Research on Cancer (IARC), relaciona o trabalho noturno e a incidência de câncer.

Longa jornada de trabalho

De acordo com o artigo nº 7º, inciso XIV, da Constituição Federal de 1988, a jornada diária de trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento deverá ser de, no máximo, seis horas diárias, perfazendo um total máximo de 36 horas semanais.

Já, o Decreto Federal nº 3048, de 06 de maio de 1999, os agentes etiológicos e fatores de risco de saúde ocupacional são reconhecidos pelos Ministérios da Saúde e Previdência Social como causas de doenças e classificadas pela Classificação Internacional de Doenças (CID- 10).

Fischer ressalta que 12 horas de jornada de trabalho é muito desgastante para o trabalhador. “Não é brincadeira uma pessoa trabalhar das 7h às 21h, pois o efeito da longa jornada de trabalho é devastadora à saúde”, frisa a doutora.

Em 2000, Frida realizou um estudo na indústria petroquímica, no qual foi analisado que os trabalhadores desenvolviam suas atividades no período de 12 horas. “A indústria queria saber se mudaria a jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas, pois os trabalhadores reclamavam de cansaço”, informa Frida.

Para isso, durante várias semanas foram analisados os registros de sono e vigília dos trabalhadores. Os trabalhadores durante o dia registravam no questionário específico sobre a sua sonolência nos seguintes horários: se entravam às 7 horas da manhã, respondiam às 9h; às 15h e às 17h. No período da noite também era feito o mesmo procedimento.

“O trabalhador respondia o questionário nos dias de trabalho diurno e noturno e também no período de folga. Havia claramente uma diminuição do alerta na décima hora do trabalho noturno. Quando menos a pessoa dorme, aumenta a probabilidade de adormecer involuntariamente durante a execução de uma atividade”, exalta Frida.

O mesmo estudo foi utilizado com os enfermeiros e o resultado foi idêntico. Completa que a insônia e problemas vasculares em profissionais de enfermagem são três vezes maiores.

Cochilo durante o trabalho noturno

De acordo com Fischer, o cochilo durante o trabalho noturno se mostra eficaz no caso em que o sono do trabalhador é inferior durante o dia. A perda do sono e a dificuldade de dormir durante o dia pode estar associado a diversos fatores, tais como aumento da secreção de cortisol e da temperatura central pela manhã, redução da melatonina, ruídos, claridade e afazeres domésticos.

Para preservar a saúde do trabalhador e a qualidade do serviço, Frida acredita que o cochilo durante o trabalho noturno além de reduzir a sonolência, evita acidentes e melhora o desempenho dos trabalhadores ao realizar as atividades de trabalho. Isto foi observado em um estudo feito com enfermeiros. Contudo, a doutora salienta que o local para o cochilo deve ser adequado para o trabalhador recuperar de fato as horas de sono.

Trabalho em turnos

Diferentemente do trabalho noturno, o trabalho em turnos pode ter duas ou mais equipes a qual uma sucede a outra no desenvolvimento das atividades. Desta forma, mantém a produção ou a prestação de serviços em uma empresa ou instituição, durante um período superior ao de 8 horas por dia.

Além disso, os horários de trabalho podem ser fixos ou não. “As empresas ou serviços que mantêm turnos de trabalho, geralmente, o fazem por períodos que variam de 12 a 24 horas por dia, podendo dar continuidade ou não por toda semana mês e ano”, informa Frida.

Os profissionais de aviação, por exemplo, trabalham em turnos, isso porque esses profissionais podem trabalhar em um dia no período da manhã, outro à tarde e outro à noite. Neste exemplo, o fuso horário também é uma variável.

No entanto, estudos revelam que os trabalhadores que desenvolvem atividades em turnos estão propensos a sofrer com riscos ambientais, adoção de estratégias combinadas com os efeitos do processo biológico de envelhecimento, distúrbios sérios como problemas de sono e, consequentemente, aposentadoria antecipada.

“Desde a década de 90, o autor Leon Kreitzman, do termo The 24 Hour Society (Sociedade 24 horas), fala que está se criando duas classes na sociedade, a primeira que gasta um monte de tempo tentando economizar dinheiro e a segunda que gasta um monte de dinheiro tentando economizar tempo. Porque o tempo é muito precioso e o tempo uma vez passado – passou!”, enaltece Frida Fischer.

A palestra ocorreu no dia 27 de setembro e faz parte do Primeiro Ciclo de Palestras da Coordenação de Educação (CEd) da Fundacentro, disponíveis no Youtube da instituição.

(Fonte: http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2016/10/aproximadamente-20-milhoes-de-pessoas-trabalham-no-periodo-noturno, data de acesso 10/06/2017)

Trabalho noturno pode causar doenças cardíacas e diabetes

Os trabalhadores noturnos têm maior risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições. Com a biologia acenando para o seu corpo dormir durante a noite, os trabalhadores noturnos dizem que lutam para se manter acordado, não importa quantos anos eles já fizeram isso.

Quando o sono prevalece, pode haver consequências graves para os outros também.

As questões de fadiga humana é uma das áreas que estão sendo investigadas.

Cerca de 16% da força de trabalho participa de um tipo de trabalho noturno.

"Temos de olhar para o trabalho é organizado para que as pessoas no turno da noite são seguros e eficazes no trabalho", segundo Jeanne Geiger-Brown, pesquisadora da Universidade de Maryland em estudos do sono.

Os acidentes tendem a ocorrer no final da noite ou no início da manhã. Não é natural para os seres humanos ter frequencias de atividades noturnas - não importa o quanto o café é consumido.

"Todos os trabalhadores noturnos tem sono como qualquer pessoa, 20% dos trabalhadores cochilam durante o turno da noite. As pessoas não são máquinas", segundo Geiger-Brown

Os seres humanos estão ligados ao sono durante a noite com seu ritmo circadiano, um ciclo de 24 horas que traz mudanças físicas, mentais e comportamentais no corpo. O ritmo circadiano afeta os ciclos do sono, libera hormônios, a temperatura corporal e vários outros processos.

"Se você está tentando alterar o seu ritmo natural do corpo, o seu copor não vai se adaptar a este ritmo", disse Nancy Collop, diretor do Emory Clinic Sleep Disorders Center.

Mesmo quando o trabalhador noturno tenta dormir oito horas durante o dia para estar pronto para o trabalho, eles não dormem o suficiente, disse ela.

Há exceções, é claro. Algumas pessoas prosperam durante o escuro e são noctívagos naturais, mas para a maioria das pessoas, ficar acordado durante a noite "está tentando fazer algo que o seu organismo não quer fazer", disse Collop, presidente da Academia Americana de Medicina do Sono.

"O nosso ritmo circadiano tem com função fazer a gente dormir à noite", disse ela.

Trabalhadores de período noturno têm um risco maior de doenças cardiovasculares, distúrbios endócrinos, diabetes e vários tipos de cânceres.

A privação do sono pode também ser um fator importante na obesidade. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu que as pessoas comeram até 329 calorias a mais por dia em que foram privadas de sono.

O que poderia também contribuir para distúrbios metabólicos e obesidade é que o ritmo do corpo pode não ser suficiente para decompor um hambúrguer às 3 horas da manhã, disse Giles Duffield, da Universidade de Notre Dame biólogo.

Uma das funções do fígado é a digestão dos alimentos, absorver nutrientes e se livrar de substâncias tóxicas. O fígado pode não ter nível suficiente de enzimas para quebrar o alimento e armazenar nutrientes neste período.

"As enzimas encontradas no fígado são rítmica", disse Duffield. "As enzimas estão esperando o alimento no tempo que você come. O fígado espera gorduras e açúcares durante o dia não à noite."

(Fonte: https://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=998, data de acesso 10/06/2017)

5 dicas para quem trabalha a noite

Se você trabalha à noite, você sabe que é muito diferente do que trabalhar durante o dia. Claro, quando é muito escuro lá fora, há certas coisas que você precisa manter em mente, e quando você trabalha, quando a maioria das pessoas estão dormindo, você precisa certificar-se de que sua mente está alerta e pronto para o seu turno.

Algumas pessoas gostam de trabalhar à noite, mas para a maioria de nós é menos agradável e nossas mentes não estão totalmente acordadas. Mas isso não impedi de fazer seu trabalho bem.

Se você trabalha em turnos de noite, ficar acordado até tarde para terminar o curso ou apenas encontrar-se tendo que ficar até tarde no escritório de vez em quando, estas dicas podem ajudá-lo a permanecer seguro e ser produtivo, não importa que horas são.

1- Levante e acorde

Uma das melhores coisas que você pode fazer para se preparar para um turno noturno é levantar duas horas antes, você precisa estar no trabalho. Isso dá sua mente a oportunidade de acordar e ir embora, assim você será alerta e pronto para ser produtivo no trabalho. Ser acordado antes é também uma questão de segurança; Quando você está alerta, você será uma motorista melhor. Se seu trabalho é perigoso, é importante estar completamente acordado, então você pode se lembrar de tomar as precauções de segurança necessárias.

Tente entrar em uma rotina de sono adequado, ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias. Se você precisa ajustar seus hábitos de sono antes de começar a trabalhar à noite, comece a rotina de algumas semanas mais cedo, para dar tempo suficiente para ajustar.

Não assistir televisão ou usar o seu laptop ou smartphone antes de você ir para a cama, a pesquisa mostrou que essas atividades e até mesmo a luz emitida a partir de alguns gadgets, mantêm-lo de ser capaz de relaxar, que torna mais difícil conseguir descanso uma boa noite de sono.

2- Comece com uma refeição saudável

Dentre as razões que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia é porque ajuda a sua mente e seu corpo acordar e ele obtém o seu metabolismo, então você pode ser produtivo todo o dia. Se você dorme durante os dias e trabalhar turnos de cemitério, você pode ainda usar esta tática; comer uma refeição saudável quando você acorda irá ajudá-lo a se preparar para uma noite de trabalho.

Mesmo se você não dorme durante o dia, comer uma refeição saudável pode ter o mesmo efeito em seu corpo e mente. Arranje tempo para sentar e comer algo nutritivo e ficar saciado antes de você tentar trabalhar tarde da noite.

3- Longe de cafeína e bebidas energéticas

Enquanto a cafeína e bebidas energéticas podem parecer uma boa ideia para ajudá-lo a ficar acordado quando você trabalha até tarde, eles na verdade podem sair pela culatra. Estas bebidas não muito saudáveis para você e normalmente fazem bater mais forte e o sono mais pesado quando você se deitar para dormir. Embora isso possa ser bom em alguma circunstância, pode arruinar a sua rotina de sono e tornar mais difícil para você trabalhar até tarde em uma base regular.

Este mesmo conceito se aplica com doces, como chocolate e doces. Enquanto estes são saborosos e podem te dar uma sacudida de energia, é energia que não vai durar muito. Petiscos como estes não trazem muita nutrição então eles não vão ajudar você a longo prazo.

No entanto, comer o tipo certo de lanches durante seu turno vai manter o seu açúcar no sangue em níveis ideais, dando mais energia e ajuda a ficar acordado. Opte por lanches saudáveis, como nozes, frutas e grãos que não vai fazer você dormir mais tarde e são melhores para sua saúde geral.

4- Sempre Use a iluminação apropriada

Quando você viaja a trabalho e quando você chega, ou começa a trabalhar, é muito importante que você use iluminação adequada. Boa iluminação não só facilitará seu trabalho, mas também irá ajudá-lo a permanecer seguro.

Quando você viajar, levar uma lanterna com você. Você pode investir em uma grande que pode acender uma ampla área ou você poderia encontrar um modelo pequeno que cabe em seu bolso ou bolsa. Iluminação, sob a forma de lâmpadas e luzes de utilitário, é importante como você trabalha. Boa iluminação pode ajudar a evitar lesões e fadiga ocular. Se seu trabalho é manual ou detalhista, a iluminação certa para o trabalho torna-se especialmente importante.

Iluminação também pode ajudá-lo a definir o relógio natural do seu corpo, então quando você trabalha em iluminação apropriada pode ficar acordado, mesmo que seja a noite e muito escuro lá fora.

5- Ouvir música e tomar quebras

Se você tem permissão para ouvir a música, algumas músicas pode ajudar através do seu deslocamento ou puxar uma sessão durante toda a noite para essa tarefa. O tipo certo de música pode realmente ajudá-lo a ser mais produtivo. Você pode precisar experimentar com diferentes gêneros e batidas para encontrar um que não distraia, mas se manter alerta e ativo. Música também pode ajudar a evitar cochilos, se as coisas ficarem muito quietas.

No entanto, lembre-se de manter as precauções de segurança em mente, se você ouve música. Quando você viaja, se você trabalha no exterior, ou se você trabalha em um ambiente perigoso, não use fones de ouvido para ouvir música e mantenha o volume. Enquanto fones de ouvidos sejam definitivamente convenientes, eles podem ser um risco de segurança porque tornam difícil ou mesmo impossível, para você ouvir o que está acontecendo ao seu redor, fazendo o menos ciente de situações perigosas.

Sempre que possível, faça pausas rápidas durante seu turno. Algumas pessoas preferem fazer uma pausa a cada hora enquanto outras apenas param para uma pausa de meio turno. A ideia de tirar pausas é para limpar sua mente e ajudar a que você mudar o foco. Se você puder, levante-se e alongar ou até mesmo dar um passeio. Então, quando você retornar para a tarefa em mãos, você será ainda mais produtivo.

Mesmo se você não gosta de trabalhar à noite, é possível tornar um pouco mais agradável e produtivo. Estas dicas podem ajudar a sobreviver a seu turno e até mesmo ajudar a permanecer seguro.

(Fonte: https://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=3181, data de acesso 10/06/2017)

TRABALHO NOTURNO - Constituição Federal, no seu artigo 7º, inciso IX

A Constituição Federal, no seu artigo 7º, inciso IX, estabelece que são direitos dos trabalhadores, além de outros, remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.

HORÁRIO NOTURNO

Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte.

Nas atividades rurais, é considerado noturno o trabalho executado na lavoura entre 21:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte, e na pecuária, entre 20:00 horas às 4:00 horas do dia seguinte.

HORA NOTURNA

A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna.

INTERVALO

No trabalho noturno também deve haver o intervalo para repouso ou alimentação, sendo:

TRABALHO NOTURNO DA MULHER

TRABALHO NOTURNO DO MENOR

A hora noturna, nas atividades urbanas, deve ser paga com um acréscimo de no mínimo 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora diurna, exceto condições mais benéficas previstas em acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.

CESSAÇÃO DO DIREITO

TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO

BANCO DE HORAS

O empregador poderá celebrar acordo de compensação de horas por meio de contrato coletivo de trabalho, a ser cumprido em período diurno ou noturno, ou ainda em ambos, cujo excesso de horas de trabalho de um dia seja compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira a não ultrapassar o limite de 10 horas diárias.

TRABALHADORES AVULSOS E TEMPORÁRIOS

EMPREGADOS DOMÉSTICOS

ADVOGADOS

ATIVIDADES PETROLÍFERAS

INTEGRAÇÃO AO SALÁRIO

O adicional noturno, bem como as horas extras noturnas, pagos com habitualidade, integram o salário para todos os efeitos legais, conforme Enunciado I da Súmula TST nº 60:

Descanso Semanal Remunerado - Adicional Noturno

Descanso Semanal Remunerado - Hora Extra Noturna

Férias

13º Salário

Aviso Prévio Indenizado

FORMALIZAÇÃO DO PAGAMENTO

O pagamento do adicional noturno é discriminado formalmente na folha de pagamento e no recibo de pagamento de salários, servindo, assim, de comprovação de pagamento do direito.

HORA EXTRA NOTURNA

VIGIAS E VIGILANTES

ENCARGOS SOCIAIS

PENALIDADES

Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Trabalho Noturno no Guia Trabalhista On Line.

(Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/trabalho_noturno.htm, data de acesso 10/06/2017)

Vagas de Emprego de NOTURNO em São Paulo, SP | InfoJobs

Trabalho noturno pode afetar mais o desempenho da mulher - Saúde...

Artigo 381 da CLT - Do trabalho noturno da mulher | CLT Livre

Mulheres que trabalham à noite são menos férteis | Superinteressante

G1 - Mulher que trabalha à noite tem mais risco de câncer de mama...

Trabalho na noite: opção e necessidade na profissão | Marcos Cardial

Trabalhadores noturnos de São Paulo relatam a sua rotina de trabalho

DIREITO DO TRABALHO EM AÇÃO: Profissões e categorias com jornadas especiais de trabalho

Jornada de trabalho de diferentes profissões: Como funciona...

Distúrbios decorrentes do trabalho em turnos e noturnos

Trabalho noturno e sofrimento mental em trabalhadores da saúde...