O Brasil, devido à sua imensidão geográfica é um excelente cenário para o desenvolvimento do Ensino à Distância. Assim, mediante os avanços das ferramentas tecnológicas e do preparo de professores especializados neste segmento, observamos que, cada vez mais, aumentam o número de cursos, desde os corporativos até aos acadêmicos.
Nesta edição, trazemos para você algumas notícias que podem atualizar as informações quanto ao aspecto deste crescimento de ensino à distância, além de eventos que integram outras redes de ensino internacionais às de nosso país.
Nós, do ESPAÇO MULHER, ainda em caráter experimental, por enquanto, continuaremos a sugerir temas e fontes para pesquisas e debates sobre Estudos Políticos e a Democracia, isto porque consideramos esta assunto esclarecedor e necessário no momento em que nos aproximamos de novas eleições em nosso país.
Com abraço da Equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O "artigo discute a relação entre partidos, eleições e democracia no contexto brasileiro atual.
A preocupação principal é examinar em que medida a experiência democrático-eleitoral, em vigor desde 1985, tem contribuído para a consolidação dos partidos, do sistema partidário e da democracia no Brasil. Para estabelecer os parâmetros da análise, a autora define o significado utilizado dos termos partidos, eleições e democracia, analisa a experiência eleitoral recente e discute a experiência partidária atual, suas principais características e problemas".
O "ABRAEAD / 2006 é uma iniciativa do Instituto Monitor e da ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância, com o apoio da Secretaria Especial de Educação à Distância do Ministério da Educação (SEED / MEC)".
Conforme os dados estatísticos "São Paulo é o Estado do Brasil com maior número de alunos em cursos à distância, pois reúne cerca de 29% dos matriculados em EAD no país". A Região Sudeste é a que concentra maior número de estudantes à distância, em 2005, os Estados que lideravam eram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o que representa 47% dos alunos de todo o país.
Entretanto, superando como maior crescimento de alunos em EAD está o Sul, em 2005, sendo o Paraná quem reúne 71,5% do total dos alunos na Região Sul.
Também pertence ao Sul, o índice de região que teve maior crescimento de cursos à distância.
De 3 a 6 de Setembro de 2006, no Rio de Janeiro / RJ.
Organização: Conselho Internacional de Educação Aberta e à Distância - ICDE, em conjunto com a Associação Brasileira de Educação à Distância - ABED.
A 22ª Conferência terá como tema principal: "Promovendo Qualidade na Educação On-Line, na Educação Flexível e na Educação à Distância".