Parece que estamos muitas vezes robotizados ou não? Ou, será que estamos plugados em alguma ferramenta automática, que nos leva agir repetitivamente a certos atos e atitudes, sem nos darmos conta de que nem todas as pessoas são iguais, e que, cada uma, precisa ter uma atenção à parte? Óbvio, que sempre ocorrerá uma rotina em determinados procedimentos, não há como fugir dos aspectos técnicos de preenchimento de formulários de rotina, ou quando temos que fazer cálculos frios para quaisquer transações a receber ou a pagar, e quiçá até em algum procedimento em meio a urgência, ou rotina médica, por exemplo.
Contudo, como diferenciar um atendimento a cada pessoa que componha nosso cenário público em repartições, como agir com cordialidade?
Será que estamos sendo agentes no cotidiano de nossas cidades, ou repartições públicas, agindo com urbanidade?
Nosso modo de olhar, sorrir, falar e explicar algo revela afetividade com aquelas pessoas, que naquele momento dependem e precisam de nós?
Nossas atitudes diante das fragilidades de outros seres humanos, que chegaram a vala mais baixa de comportamento humano na esfera da corrupção e da criminalidade, ou quando sequer tem acesso a renda ou bens mínimos, ou quando muitos rastejam junto aos lixos, catando algo para comer, e pedindo algo para beber, ou quando cambaleantes sobre ação da droga ou da fome, antes de tudo mais precisam de nossa fraternidade?
Então, para nos analisarmos e apreendermos sobre os gestos que contenham cordialidade, urbanidade, afetividade e fraternidade, foi que fizemos esta pesquisa.
Esperamos que você aprecie, e divida estes conhecimentos em suas aulas, palestras, e diálogos com pessoas amigas, seus funcionários, colegas e familiares.
Nossos parabéns às autoras e aos autores, e as fontes que selecionamos para exemplificar dentro de nosso objetivo de pauta desta edição. Ao usar as informações rogamos que cite as fontes, autorias, links de acesso e data. As pesquisas focam feitas via buscador GOOGLE.
Muito gratos pela sua atenção e ao ajudar-nos na divulgação, nosso abraço fraternal de Elisabeth Mariano e Equipe.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Você já verificou no cotidiano quando há Cordialidade, Urbanidade, Afetividade, Fraternidade?!?Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF). |