Portal Espaço Mulher - Ensino a Distância


Edição nº 135 - de 15 de Março de 2017 a 14 de Abril de 2017

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Heroísmo x Poderio, ou, Poderio x Heroísmo?

Na liderança podemos verificar alguns tipos de personalidades, as quais em suas ações bem denotam o perfil psicológico de “quem manda e quem comanda”. É curioso a forma de agir de algumas pessoas que estão em cargos de PODER (provisórios, pois nada é eternamente continuado aqui no planeta Terra, portanto, vulneráveis, diante do inusitado), e, também diante das circunstâncias, nas quais são muitas as opções de atitudes (cujas também não são eternamente continuadas e, portanto, vulneráveis, diante do inesperado).

Para se sobreporem aos demais habitantes do planeta tais personalidades imbuídas em sua psique utilizam-se de poderio com gente paga ou aliada, para amedrontar, exigir, punir, revestidas quer seja de autoridade ou poderio, buscam que todos em massa lhes obedeçam, não haja críticas e que todos concordem sumariamente, sem quaisquer tipos de manifestação, ou seja, a atitude é de domínio deles sabre os outros, como se fossem coisas, não pessoas...

Em contrapartida na outra ponta de lideranças temos aquelas pessoas que agem com heroísmo. Procuram causas em favor de pessoas desvalidas ou para agir em favor de grupos vulneráveis. Possuem muita coragem, enfrentam dissabores, perseguições, muitas vezes até quem os observa fica sem compreender, como é que há tanta persistência. Se há desconstruções de algo, logo arregimentam outras pessoas para construir, ou reconstruir. Se tem que se submeter a algumas privações para alcançar seus ideais, vocação ou ser feliz por sua magnanimidade, estará esta pessoa disposta as ações que lhe transportam aos objetivos e a missão que se propõe. As armas são a palavra, o sorriso, os votos de fé, a paciência e a perseverança. Ou seja, também diante do inesperado, e na vulnerabilidade da vida, sem poderios com armas compradas ou ativistas pagos para que se cumpra a ordem, na vida de tais pessoas também há um comando pacífico, altruísta que se implanta pelo carisma.

Não queremos aqui saber o que é Melhor ou Pior, mas constatar que são duas versões em que ocorrem o poder da liderança.

Com base nestas observações fizemos pesquisas para compreender as versões de alguns estudos sobre o “ARQUÉTIPO DO HERÓI” E O “COMPLEXO DE PODER.”

Esmamos em fase que muito se debate sobre os tipos das lideranças eleitas e não eleitas, ou, colocadas em cargos públicos de poder por apadrinhamento ou por competência via concursos etc.

A Psicanálise e outros estudo podem nos orientar sobre como compreender os sentimentos e motivações para o comportamento de cada liderança aqui citada, sem que estejamos disputando alguma titulação de “quem é o certo ou o errado” etc. são pistas para que possam ser aprofundados os estudos, esperamos que você aprecie esta seleção de informações que pesquisamos para esta edição.

Receba nosso fraternal abraço, e votos de muito sucesso. A pesquisa foi feita o buscador GOOGLE. Rogamos que ao usar das informações, citem autores, fontes e links e datas de acesso.

Até a próxima edição, ELISABETH MARIANO E EQUIPE.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Complexo de Super-Herói

Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).