Ao estarmos interligados pela velocidade inimaginável da Internet, não só transmitimos ou recebemos as notícias e informações de interesse público, mas também espargimos os sentimentos coletivos e podemos contaminar as animosidades de grupos, quanto até mesmo promover a recuperação de ânimos transformados na sinergia do sucesso em sobrepujar as dificuldades e alcançarmos as vitórias sócio-grupais, com enfrentamentos e união em torno de objetivos nobres, cujos beneficiem as categorias mais excluídas do país.
A sintonia com o que possa haver de mais positivos e esperançoso em uma retomada de nossos melhores sentimentos provocará muitas outras transformações coletivas, incentivando, apoiando e unindo para o melhor.
Será como enfrentar a crise da crise com a solução na solução. Unir-se em soluções, diminuir as crises...
Temos que nos reinventar, adaptarmo-nos desde novas formas de treinamentos de funcionários, em escalas de horários, como melhorar a produtividade, incentivar mais dedicação ao cliente, buscar outras formas de venda, de entrega, de brindes, e até de criar meios econômicos para tornar público as novas ofertas em nosso bairro.
Remodelar nossos investimentos, diminuir nossos custos, e não ter vergonha em buscar mais uma fonte de renda, por mais simplória que ela seja... tudo isto é enfrentar a crise com coragem e otimismo, e, até selecionando as nossas relações de amizade, com destaque aquelas pessoas que têm mais enfrentamento.
Ou seja, corte também o convivo com as pessoas que estão com as almas em crise, e os assuntos em crise...
Reinventar-se é importante... E somar com quem quer vencer juntos com a gente, e encontrar novos rumos!
Daí, o associativismo e a forma cooperativada de se trabalhar, de sobreviver, de comprar ou de vender, ou para solucionar os problemas de seu bairro, de profissão, das suas micro empresas etc. são as novas e reinventadas ferramentas para se derrubar e derrotar as crises... (inclusive as crises de falta de moral e les pátria e Direitos de trabalhadores/as, dentre outras).
Com esta breve reflexão e ensaio de se fazer um recomeço urgente e replanejado.
Trazemos estas pesquisas sobre o ASSOCIATIVISMO E O COOPERATIVISMO. Há textos em português (de Portugal) que são também esclarecedores e motivantes, além, dos que são de autoria de brasileiros.
A história dos 500 anos de associativismo no Brasil, é algo que cativa pelo o que povo, juntos conseguiram.
Há as leis, há as garantias internacionais e constitucionais, e muita informação sobre como proceder para vencer e dominar a crise...
Esperamos que sejam úteis as informações; ao usar os textos, cite autores e fontes...
A busca foi feita via GOOGLE. Cordial abraço, de Elisabeth Mariano e equipe.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Associação e AssociativismoBaixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF). |