Recentemente foi palco de noticiários a região do ABCD, que reúne os municípios mais próximos de São Paulo, chamados de Santo André, São Bernardo, São Caetano, e Diadema (embora ajam outros que fecham o círculo de grande São Paulo), sendo nestes outras condições piores ainda de alguma forma.
Na capital de São Paulo há verdadeiros “bairros” de cortiços e favelas, e um número de moradores de rua...
No Brasil em alguns Estados como se poderá observar mais abaixo os resumos das pesquisas sobre este tema, bem assim como as respectivas fontes... a situação também é grave...
Tais condições sub-humanas que muitas pessoas vivem, são meios para doenças graves! Ali se tem o abandono diário de crianças, deficientes, pessoas idosas que permanecem enquanto os outros adultos saem para trabalhar em serviços de “vender -bugigangas - nas calçadas, nos metrôs e filas de ônibus, em áreas mais populosas e mais abastadas.
E, para que haja melhores condições de vida, ali também muitas das pessoas advindas de favelas e cortiços se candidatam a trabalhos diários, “bicos “ na gíria, (sem ter vínculo empregatício e direitos trabalhistas), acabam sendo exploradas para tarefas diárias, e em troca de algo para comer (sobras de alimentos, e o que haja de roupas e calçados velhos etc.) muitos até pedem remédios com as receitas que conseguiram em algum atendimento de área assistencial gratuita.
Escolas são distantes, e muitas vezes as crianças vão em grupos, quando possível uma pessoa adulta irá acompanhá-los, mas a maioria não tem acompanhantes... estão vulneráveis a estupros, abusos, e serem conduzidas para áreas de crimes e, de “coisas ilegais” etc. A Gravidez precoce ocorre muitíssimas vezes e as doenças venéreas e Aids também... a violência doméstica também... Religiosos e Religiosas das mais diversas denominações se revezam junto com algumas Ongs para dará assistência voluntária, como podem...
É um descaso sócio-político, e abuso contra uma parcela da humanidade... Assim, para que você tenha acesso a várias fontes fizemos esta pesquisa, e, quiçá lhe motive a fazer parte de alguma área de serviços voluntários, e/ou cobrar de governantes, ou até mesmo fazer parte de alguma ação coletiva a favor deles, etc.
Fraternal abraço, nossos votos é de que você que seja muito feliz ajudando as outras pessoas, que são ou estão empobrecidas, a terem ao menos alguns momentos de felicidade com o seu voluntariado. Elisabeth Mariano e equipe.
Buscas feitas pelo GOOGLE - Informe fontes de autor e origens, datas de acesso, se for utilizar as informações.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Pobreza no Brasil??? Onde? Como? Quantos?Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF). |