Portal Espaço Mulher - Ensino a Distância

Edição nº 197 - de 15 de Maio de 2022 a 14 de Junho de 2022

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Eis a homenagem necessária, reconhecer a indispensável presença de assistentes sociais

Tive a honra a algumas décadas atrás de conviver com grupos de estudos de mestrandas etc. e diretorias de entidades classistas de Assistentes Sociais, e, fizemos debates sobre a falta de “valorização da presença da assistente social em várias áreas de atendimento a crianças, jovens, mulheres, e deficientes, idosos etc.”

Se há uma política humanitária de combate a crimes, sem dúvida, é indispensável o apoio às vítimas.

Quando há registro de um crime, logo aparece o advogado que defenderá o autor/a autora do crime... pois, ninguém pode ser acusado sem “ter o direito de defesa”.

Contudo, se respeitássemos a Constituição Federal, a realidade das vítimas seria mais humanizada.

Pois, poderia ficar com atendimento prioritário de assistência social e jurídica, até o tempo necessário.

É óbvio que uma vítima, só se torna vítima por que foi surpreendida por um crime contra ela/ele, quer de violência de sangue, espancamento, ou na variedade de crimes materiais etc. que ocorrem na sociedade atual.

Prender o responsável por crimes cometidos, e tal pessoa ter um meio de sustento sem ter que contribuir com retornos sociais é algo bastante questionável...

Que uma vítima sofrendo física-biologicamente, ou emocional-moralmente, a dor de ser atingida criminosamente, pelo inesperado é óbvio que não estará em condições emocionais de dar detalhes, de levar provas consigo etc. a ponto de se salvar melhor, de ter a compreensão “das autoridades especialistas em crimes, não em vítimas desses.”

Aí, está o principal e indispensável papel da assistência social, desde os atendimentos COM A VÍTIMA nas delegacias até aos junto de familiares da vítima, estendendo-se até presencialmente em de fóruns em tribunais...

O mesmo ocorre quando uma pessoa que passa mal súbito ou foi atacada na rua... segue por si mesma, ou porque é levada para um pronto socorro, a maioria não tem condições de explicar o que que foi e o que sente, pois há pânico!

A presença de enfermeiros e atendimentos de socorristas para as primeiras identificações do caso são necessárias.

Mas, tal vítima está confusa, com dor e muito preocupada com sua família, quer avisá-los etc. precisa de informações, documentos , remédios que está tomando, tem restrição para tomar etc. A ASSISTENCIA SOCIAL É PRECISO!

Enfim, saindo da esfera das urgências e imprevistos, temos as questões que ocorrem nas empresas, repartições públicas etc. e, até em áreas de lazer... EM TUDO E TODO O TEMPO A ASSISTÊNCIA SOCIAL É INDISPENSÁVEL.

O tempo passou e agora ao querer homenagear esta importante categoria profissional e humanitária percebo importantes trabalhos acadêmicos de doutorado etc. abrangendo o mesmo tema, e felizmente são mulheres estudiosas/cientistas...

Realmente, destaco que em noutros contatos acadêmicos que possuo noutras regiões do país, a região norte e nordeste do País está avançando muito em formação acadêmica-científica de mulheres... o que é ótimo!

Nossos parabéns às pessoas - homens e mulheres que optaram pela missão/profissão de ser presencialmente: ASSISTENTE SOCIAL.

Seguem pesquisas que fizemos nesta edição.

Enviamos nosso cordial abraço e parabéns às / aos que fazem jus as comemorações das datas festivas.

Cordialmente e à disposição, Professora mestra, pós-graduada em Política Internacional, e, Direitos Humanos, Comunicação Social e Lideranças. Elisabeth Mariano

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Pesquisa sobre ASSISTENTE SOCIAL

Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).