Escolhemos este tema, motivados que fomos pelo momento borbulhante das eleições, que ocorrem para a escolha dos/das prefeitos/as na maioria dos municípios do Brasil.
Embora as leis e as entidades (ONGs) com seus respectivos movimentos e controle, a “corrupção eleitoral” é algo vigente em nosso país, quês e especializa em ser mais passiva, posto que de forma ativa, deixa rastros evidentes.
Conseguimos pesquisar inclusive alguns exemplos de punição etc. Porém, eram esses em municípios pequenos e em Estados brasileiros mais distantes, que poderiam exemplificar os casos, mas optamos por não incluí-los aqui.
Porém, trouxemos muitas outras informações sobre pesquisas, onde pode se verificar como muda o comportamento dos eleitores frente aos partidos; e também artigos de importantes autoridades no assunto que podem bem esclarecer o porquê e o como ocorre a corrupção eleitoral, o que se pode fazer para prevenir etc.
Além, de demonstrar a atuação de algumas instituições públicas e do judiciário, os quais se mobilizam para o esclarecimento da população e para o controle deste desvio.
Esperamos que possam ser úteis estas pesquisas para debates sem alas de aula, grupos de estudos, formação de novas entidades, para as próprias e breves eleições municipais, os conhecimentos aqui pesquisados.
Novamente recordamos que é importante citar os autores e as respectivas fontes.
Desejamos uma eleição favorável para a população brasileira em cada município, para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna.
Com um abraço de Elisabeth Mariano e equipe EAD / ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Corrupção EleitoralBaixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF). |