Portal Espaço Mulher - Ensino à Distância


Edição nº 62 - de 15 de Fevereiro de 2011 a 14 de Março de 2011

Olá Leitores!

A liberdade de cultos promove a Paz?

Tivemos a oportunidade de convívio com algumas lideranças religiosas, das mais diversas crenças, neste início de ano, mediante a apresentação de alguns fatos em que se percebe no cotidiano, e a necessidade da mediação para resolver conflitos, e buscar-se o equilíbrio e a paz em alguns segmentos sociais.

Estes fatos que ora sucedem e que nos levaram a este questionamento, do quanto na prática se promove a paz, apregoada em todas as confissões religiosas, no período em que se comemorava em 7 de janeiro, como: Dia da Liberdade Religiosa.

Fizemos então uma pesquisa sobre alguns tópicos em que podemos verificar o como e o quanto as religiões estão efetivamente comemorando esta data, e encontramos dois eventos de solidariedade e oração, que ocorreram em celebração de datas festivas de paz.

E, além disto, pudemos encontrar informações sobre projetos de leis que tramitam no Senado, principalmente os que garantem a inviolabilidade de locais onde se realizam as práticas de cultos religiosos, e, também no Senado Brasil comemorando o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela UNESCO.

Sem dúvida, os conceitos são muitos, as filosofias idem. De certa forma foi um tanto difícil encontrar os temas até mesmo coma titulação de paz, e, principalmente eventos que formalizam a liberdade, e a paz, com inclusão de grupos que possam estar mais marginalizados, e abandonados pela sociedade, que exclui, preconceitua, discrimina e persegue...

Para formalizar esta pesquisa iniciamos com o texto que relembra tópicos da CF88, em nossas garantias fundamentais e liberdades, e também trazemos pesquisas sobre o Diálogo Inter-Religioso, que consideramos seja a motivação para que todas as denominações religiosas possam usar como uma alavanca para a paz entre todos os povos e nações.

Deixamos aqui nosso fraternal abraço, e votos de muitas bênçãos sempre.

Elisabeth Mariano e equipe.

Todos os textos foram pesquisados no Google, pedimos que sejam citadas as fontes, sempre.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

    Liberdade Religiosa

    Baixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF).