Percebe-se que diante de manifestações populares sob vários ângulos de causas, na busca de respeito ou em defesa de determinados direitos, quer seja para clamar a atenção das autoridades (ou contestá-las), quer seja para que haja leis (ou que sejam respeitadas, atualizadas, aplicadas etc); em defesa das pessoas mais desfavorecidas, exploradas, abandonadas, violentadas, etc.
Muitas pessoas ainda desconhecem (ou sequer buscam compreender) sobre estes movimentos de ativismo em todas as regiões do mundo, as instituições que congregam estes defensores ou militantes em favor de direitos humanos, ou de causas humanitárias.
São inúmeras as formas de chamar a atenção da imprensa, da sociedade, de governantes, de autoridades, enfim que o “clamor seja ouvido e que a justiça seja feita” é este o principal motivo que está em seus corações e aspirações, em defesa das pessoas ou situações mais frágeis em todo o planeta.
Assim trazemos uma pesquisa, que é apenas um recorte de um todo amplíssimo, que se move em todo o planeta, e, que a Internet traz em noticias, aquilo que a grande mídia procura ignorar e sequer se digna em participar (ainda o que prolifera são algumas campanhas sociais de arrecadação de fundos da população, em troca de um marketing de responsabilidade social grandes empresas, que não metem a mão no próprio bolso).
Acreditamos que será possível com esta pesquisa, e seleção de fontes, seja possível compreender bem a importância dos ativistas e as diferenças entre o marketing publicitário de algumas “causas sociais” e ativismo...
Receba nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano
ATENÇÃO: as pesquisas forma feitas no buscado http://www.google.com.br e rogamos que sejam citadas as fontes e autores/as, data de acesso, ao utilizar-se de alguma informação desta pesquisa selecionada para esta edição.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
AtivismoBaixe o arquivo da aula em formato Adobe PDF (*.PDF). |