Com o avanço dos conhecimentos e exigências do Direito do/a Consumidor /a percebe-se que os estilos de marketing anteriores, que se concentravam na expansão do mercado sem analisar as conseqüências do que apregoavam (e vendiam) passaram a se tornar obsoletos, e nocivos a sociedade.
Interessante observar que muitas ONGS surgiram exatamente na proteção dos direitos dos consumidores combatendo atos e atitudes inseridas no estilo de marketing agressivo.
Atualmente, diante de práticas que se esmeram em conquistar honestamente os Selos de Qualidade, instituídos nacional e internacionalmente, e que garantem a respeitabilidade desde um prestador de serviços de qualquer área até uma indústria, e pelos “apelos de responsabilidade social” citadas em propagandas e publicidades de alguns grandes grupos, torna-se conflitante apregoar que se pratica o marketing agressivo.
Para realmente estar politicamente correto no mercado que respeita o/a consumidor /a moderno /a do século 21, é obrigatório ter a coerência entre o Selo de Qualidade, a Responsabilidade Social, e exercitar diariamente o Marketing Responsável.
Ou seja, aquele Marketing que é responsável não só pelo que planeja, divulga e implementa, mas principalmente, é responsável pela satisfação do/a Consumidor/a que sentindo-se lesado/a, ou mal atendido/a, ou desorientado/a seja realmente escutado/a em seus anseios, dúvidas, reclamações, sugestões, e incentivado a continuidade do/a cliente, desde a ajuda para superar as dificuldades momentâneas, estabelecendo-se um elo solidário e de acolhida, e não de exclusão de clientela, seguida de várias “pechas e jargões” que destroem a estima da pessoa humana.
Felizmente, já passou o período da escravidão, da colonização e da ditadura em nosso país, há uma conscientização de identidade brasileira e de direitos de nosso povo, e principalmente, do direito de consumidor, e o marketing responsável terá que ser uma obrigação, que até mesmo conte pontos em um julgamento de processo judicial, por exemplo.
Se um prestador de serviços é campeão em lesar a população consumidora, com usos de manobras contábeis, documentação fraudulenta, e outras falácias usadas juridicamente, por grupos que apregoam a “agressividade marqueteira” sem respeitar a identidade de cada consumidor/a, sem ter ouvidorias que funcionem a favor desses, que não demonstrem a correção de seus vícios comerciais etc. tenham acrescidos em danos morais, além da lesão à/a consumidor/a, os danos pela propaganda enganosa, e práticas viciosas continuadas, gerando assim taxas e multa que fiquem a favor da União, a fim de coibir estes abusos.
Este é o desafio para quem quer realmente cumprir as Meta do Milênio, e fazer parte de um novo mundo, que compreende que os direitos dos consumidores/as são também seus direitos humanos, precisará sem dúvida nortear seus planejamentos de Comunicação e Relações Públicas pela via do Marketing Responsável.
Com esta observação, entregamos para você a edição nº 101 de Elisabeth Mariano.
Agradecemos a todo o apoio e colaboração recebidos neste primeiro semestre de 2010.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A Profª e pianista Eny da Rocha comemora o cinquentenário de sua carreira musical e convida para um concerto no dia 19 deste mês, às 12 horas, no Clube Paineiras do Morumby, (Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumby), o programa é dedicado às comemorações do bicentenário de CHOPIN, um de seus compositores preferidos.
A entrada é franqueada ao público que será muito bem-vindo.
As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero começou em primeiro de junho e se estende até 15 de setembro. O prêmio, cujo objetivo é incentivar as reflexões sobre as relações de gênero no País, é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).
Acesse o link do site do 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero http://www.igualdadedegenero.cnpq.br
Evento reúne especialistas alemães e brasileiros durante dois dias em São Paulo para discutir logística verde, eficiência energética e sustentabilidade em grandes eventos esportivos
São Paulo, XX de junho de 2010 – “Nos dias 22 e 23 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, realiza a Ecogerma 2010, no Club Transatlântico, em São Paulo, evento organizado pelo Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha e que tem o apoio da Agência de Energia da Alemanha – dena (Deutsche Energie Agentur GmbH) – e da Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung). O congresso é gratuito, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site http://www.ecogerma.com.
Durante dois dias, especialistas brasileiros e alemães discutirão questões como eficiência energética na construção, inovação por meio de logística verde, conceitos sustentáveis para grandes eventos esportivos. Essa será a segunda edição do congresso que terá na cerimônia de abertura a presença do Secretário do Ministério Federal de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Rainer Bomba.
A Alemanha é líder no setor de desenvolvimento de tecnologias e produtos sustentáveis, com 30% de participação no mercado mundial de geração de energias renováveis, 25% no comércio de tratamento de resíduos e tecnologias para reciclagem e 20% nos negócios de mobilidade. Em 2009, 16% do total de eletricidade gerada na Alemanha foram provenientes de fontes renováveis e a expectativa é que esse número alcance 30% em 2020. O país também tem know-how no desenvolvimento de grandes eventos sustentáveis, por causa da Copa do Mundo de 2006.”
Sáb, 12/Jun/2010 00:00 Agenda Socioambiental
Local: Club Transatlântico - Rua José Guerra, 130, em São Paulo.
Data: dias 22/06, das 8h30 às 20h, e 23/06, das 8h30 às 16h.
Gratuito. Inscrições no site: http://www.ecogerma.com/
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.
No Brasil há 93 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras alemãs espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Em 2009, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 40 delegações empresariais e contou com a participação de 11 mil executivos em congressos, seminários e reuniões anuais.
“Promover discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes em nosso meio, bem como aproximar os pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação nesta área com a finalidade de melhor acompanhar este período crítico do ser humano; visar promover interação entre a equipe multidisciplinar e focar em objetivos de curto prazo na saúde da criança e adolescente, além de produzir e disseminar conhecimento, por meio da educação continuada, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas, são os objetivos do II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, que será promovido pelo Centro de Estudos do Crescimento Humano – (CDH) e Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.”
Período: 26 a 29 de agosto de 2010.
Local: FSP da USP - Av. Arnaldo, 715 - Cerqueira Cesar - São Paulo
As inscrições para o participação no Congresso, assim como a inscrição de trabalhos a serem apresentados, podem ser feitas no Centro de Desenvolvimento Humano da FSP, localizado na Av. Doutor Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo (SP).
É possível também realizar a inscrição pelo site do evento: http://www.congresso.cdh.com.br
Outras informações pelo e-mail: cdh.fsp@gmail.com e cdh@fsp.usp.br
Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site do evento (http://www.congressocdh.com.br)
Técnicas de redação é o tema deste livro, que ensina que a linguagem, formal ou informal, deve unir as pessoas.
“Como já disse o eterno poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade, "escrever é o ato de cortar palavras". A frase demonstra como é duro o ofício de relatar em textos, ofícios, cartas ou bilhetes uma informação que se queira dividir ou anunciar para outra pessoa. Agora mesmo quero comunicar, ou tornar comum, a notícia que a Editora Gente lança o livro "Redação empresarial sem mistérios - Como escrever textos para realizar suas metas", do jornalista Joaquim Maria Botelho, que dá dicas de como escrever de maneira clara e ser compreendido pelos interlocutores.
Recheado de exemplos de textos e ilustrado de uma forma bem-humorada, Botelho lembra que "o que diferencia os homens dos animais não é o sorriso, nem é a criatividade. O homem é único, especial, porque tem o dom da palavra. Com a adequada combinação de palavras, o homem expressa e impressiona; induz e conduz; acalma e entusiasma". Partindo dessa premissa "Redação empresarial sem mistérios" apresenta técnicas de redação e traz soluções para o leitor ter segurança e domínio na hora da redação, para que seu texto cumpra o objetivo e seja prático, tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal.
O autor afirma, em seu livro, que "a língua é dinâmica" e mostra que o português é riquíssimo em potencial comunicativo; o conhecimento da lógica da língua pode ser o grande aliado na hora do diálogo ou da redação. Segundo o autor, as pessoas devem ter consciência de que um bom texto pode dirimir desentendimentos e unir as pessoas.
O livro ajuda o leitor a refletir sobre as maneiras mais adequadas de compor logicamente as informações, na elaboração de um texto sóbrio, para que o resultado seja uma comunicação eficaz. Com técnicas e dicas de redação para o leitor potencializar seu currículo ou aprimorar seus textos, Botelho inova principalmente na linguagem mais leve, quase jornalística e por não entrar exageradamente em questões gramaticais.
Sobre o autor: Joaquim Maria Botelho é presidente da União Brasileira de Escritores. Jornalista há trinta anos, comandou equipes na revista Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes e jornal ValeParaibano. Sempre cuidou para que a elaboração das notícias permitisse entendimento claro por parte do leitor e do telespectador, fosse ele empresário ou gari. Com o mesmo espírito, atuou na Embraer, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Mestre em Crítica Literária, é autor de vários livros, além de empresário de comunicação e palestrante. Também assinou traduções do inglês (Cultrix e Global) e do espanhol (Fundação Heinrich Böll). Foi professor da Universidade de Taubaté e da Uniban, onde formou jornalistas que hoje atuam com destaque na imprensa.”
Título: Redação empresarial sem mistérios
Subtítulo: Como escrever textos para realizar suas metas
Autor: Joaquim Maria Botelho Editora Gente ISBN: 978-85-7312-693-8
Gênero: Carreira Formato: 16x23 Número de Páginas: 176 Preço: R$ 29,90
Mês e ano de publicação: Maio/2010
Fone: (11) 3071-3494
Contato: Rafael Teixeira
E-mail: rafaeltciadainformacao@gmail.com