Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 104 - de 15 de Setembro de 2010 a 14 de Outubro de 2010

Olá Leitores!

Que as lideranças masculinas e femininas possam seguir os ensinamentos de Ban Ki-Moon

“A violência contra mulheres e meninas não será erradicada até que todos nós – homens e meninos – nos recusemos a tolerá-la” - Ban Ki-Moon, secretário Geral das Nações Unidas.

Nesta edição marcada por acontecimentos atuais, que muito nos emocionam, principalmente, porque se busca junto de algumas raras, e importantes lideranças que defendem as mulheres contra todo e qualquer tipo de violência, temos que aceitar que lamentavelmente, muitas mulheres já fazem parte dos grupos que prejudicam outras mulheres. Por qual motivo? Talvez n gíria contemporânea, a resposta seja encontrada “ Querem se dar bem!”.

Tudo muito lastimável, quando faltam os valores de paz, fraternidade, união dentre outros.

Deixamos nesta edição nº 104 os mais profundos agradecimentos a todas as pessoas bondosas e colaboradoras que nos ajudam a enfrentar as adversidades na construção da missão ESPAÇO MULHER.

Elisabeth Mariano

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética - Salvador/BA - " A Bioética no Encontro de Povos e Tempos"

I Encontro Lusófono de Bioética e II Seminário de Bioética e Biodireito da Bahia

15 a 17 de Setembro de 2010 - Hotel Pestana - Salvador- Bahia

“O Encontro pretende reunir alguns dos principais nomes da Bioética dos diversos países envolvidos, fornecer um panorama do desenvolvimento da Bioética lusófona e apresentar propostas de cooperação internacional no campo da Bioética. As conferências, mesas, debates e comunicações livres abordarão alguns dos principais conflitos éticos envolvendo ambiente, saúde pública, pesquisa com seres humanos e relações interpessoais nas práticas de saúde. Tanto aqueles que emergem da aplicação de novas tecnologias quanto aqueles que persistem historicamente pela realidade de exclusão social, violência e baixa qualidade de governança. No primeiro dia do Encontro acontecerá ainda o II Seminário de Bioética e Biodireito da Bahia promovido pelo Conselho Regional de Medicina que abordará as relações entre vulnerabilidade social e autonomia nas práticas assistenciais.”

Fonte e informações: http://www.vilusodebioetica.com.br/event/elbb6/site/content/programa-preliminar

(Fonte: INFOATIVO.DEFNET Nº 4390 - ano 14 - 10/04/2010 EDIÇÃO EXTRA - Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - CREMESP 103282 http://infoativodefnet.blogspot.com e http://www.defnet.org.br)

Anistia Internacional: Relatório sobre o Brasil

Por Carlos Alberto Lungarzo Anistia Internacional (USA) – 2152711

No dia 26/05/2010, as 20:15 hora de Londres, o Secretariado Internacional de Anistia Internacional liberou o relatório redigido durante este ano (2010) sobre a situação dos Direitos Humanos em todos os países do mundo que aceitaram ser visitados pela organização durante o ano passado. O relatório geral está publicado em 7 idiomas, incluído o português, e pode ser baixado livremente em este endereço: http://thereport.amnesty.org/downloads. Aí também se encontram outros recursos, como multimídia e textos de informação complementar.Os códigos do relatório geral, que também se encontra em edições impressas são os seguintes: Código Interno de Anistia Internacional: POL 10/001/2010 ISBN: 978-0-86210-461-0 O texto relativo ao Brasil encontra-se entre as páginas 113 e 117 incluídas (6 páginas em total). As informações contidas nos relatórios compreendem dados do ano passado, para a colheita dos quais, a Organização fez duas visitas a cada um dos países. No caso do Brasil, essas visitas foram em maio e em dezembro. Solicito a todas pessoas preocupadas pelos Direitos Humanos a difusão mais ampla possível deste documento a todos seus contatos. Brasiliana digitaliza 1ªs obras de Machado

(Fonte: Guilherme Pavarin, de INFO Online Segunda-feira, 13 de julho de 2009 - 15h13)
(Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/brasiliana-digitaliza-1s-obras-de-machado-13072009-31.shl)

Brasiliana Digital, em versão especial para Machado de Assis: primeiras obras do autor estão digitalizadas

São Paulo – O site Brasiliana Digital terminou de processar as primeiras edições das obras de Machado de Assis.

“Ao todo, são vinte e seis obras, entre contos, romances, peças de teatro e poesias, que podem ser lidas em formato PDF, em baixa (100 dpi) ou alta resolução (300 dpi).

Os exemplares ficarão por tempo indeterminado na página inicial do site. O navegador recomendado para visualização é o Firefox 3.0, com o plugin Adobe Reader 9.0 – ou versões superiores.

A busca também pode ser feita por trechos das obras, visto que o site utiliza a tecnologia OCR de reconhecimento de caracteres.

O Brasiliana Digital é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em parceria com a Escola Politécnica da USP. Esta fase piloto do projeto conta com o apoio da FAPESP e outros grupos de pesquisa.”

(Fonte: Site: http://www.brasiliana.usp.br/)

Pastoral da Mulher Marginalizada realiza encontro em São Paulo

Ocorreu de 8 a 11 de setembro, agentes da Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM) estarão reunidos no Centro de Formação Sagrada Família, bairro Ipiranga, São Paulo, com o objetivo de fortalecer a gestão social, pastoral e eclesial, aprofundando a importância da unidade nacional entre os membros da pastoral.

O evento terá uma programação intensa com debates, oficinas, palestras, místicas e noite cultural. Diversos assuntos serão abordados como: o mapeamento das equipes pelos Brasil, a quantificação do número de atendimento às mulheres em situação ou em risco de prostituição, resgate da memória histórica da PMM, partilha dos resultados obtidos pela Pesquisa do Perfil da Prostituição aplicada pela Equipe do Mato Grosso. Cerca de 50 pessoas vindas da região norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do país participam do encontro.”

ADITAL - Terça-Feira, 14 de setembro de 2010

(Fonte http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=50771)

Religiosas atuam em rede para enfrentar tráfico de pessoas no mundo

Por Tatiana Félix *

“Presentes em diversos países do mundo, as Irmãs do Sagrado Coração de Maria se reúnem a cada dois anos para definir temas de trabalho, avaliar sua caminhada e planejar ações da Rede Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). Entre os últimos dias 12 e 21 de agosto, um seleto grupo de 13 religiosas, representando 14 países, se reuniu em Belo Horizonte, Minas Gerais, para planejar as ações dos próximos dois anos.

Irmã Antonietta Abreu, coordenadora da JPIC, disse que durante o encontro as religiosas apresentaram experiências relacionadas com os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas) para 192 países, e o Tráfico de Pessoas, sob a perspectiva de gênero: mulheres e crianças.

Estes dois temas foram assumidos como compromisso durante o último encontro da Rede em Paris e devem permanecer ainda como prioridade até o próximo encontro em 2012, segundo informou a coordenadora.

"O tráfico humano é a escravidão moderna e uma violação dos direitos humanos. Nosso compromisso é tentar eliminar o tráfico sob todas as suas formas", declarou. Para ela, este delito é uma das conseqüências do capitalismo, já que neste modelo econômico "tudo é mercadoria, inclusive o ser humano".

Ela explicou que todo o esforço das religiosas é baseado em três ações básicas: Educação, para sensibilizar e prevenir, Oração, como parte da vida, e Ação, para o desenvolvimento concreto das atividades.

Um dos exemplos do que já vem sendo realizado pela Rede é a campanha que visa dar um fim à demanda do tráfico de mulheres e crianças, desenvolvida pela UNANIMA Internacional.

A coordenadora ressaltou que mesmo que os trabalhos sejam simples ou em regiões específicas, a atuação em rede é que faz a diferença, já que a troca de experiências fortalece e reforça as ações. Ela explicou ainda que nestes casos não se deve esperar pelo pedido de ajuda, mas, sim, oferecer e construir o canal de auxílio.

"O trabalho em rede com outras redes somando as nossas energias, às vezes se transforma em tarefa salvadora para com os mais necessitados e desprovidos que são sempre relegados à margem, particularmente as mulheres e crianças, vítimas da prostituição e do tráfico, inclusive tráfico de órgãos", observou.

Irmã Antonietta disse que nos países onde os trabalhos estão sendo realizados com sucesso, as atividades continuam, sempre no sentido de aperfeiçoar. Já nos locais onde as ações ainda estão em fase de estruturação, como é o caso do Brasil e países da África, ela esclareceu que é a Rede que vai direcionar as ações. Segundo ela, "o Brasil precisa avançar ainda em relação às parcerias e até atuação junto ao Congresso Federal".

A religiosa, que também integra a Rede Um Grito pela Vida e a Plataforma contra o Tráfico de Pessoas em São Paulo, adiantou que no Brasil as atividades devem focar jovens e estudantes, para conscientizar quanto ao problema do tráfico de pessoas.”

Mais informações da Rede através do site: http://www.redesagrado.com.br/

* Jornalista da Adital - Terça-Feira, 14 de setembro de 2010 - 08/09/10 - Brasil

(Fonte: http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=50782)