Notória é a afirmação existencial do filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955) “O homem é o homem e suas circunstâncias”. Portanto, é preciso acrescentar. “E a mulher é também...”
Na existência humana não há como se isolar das circunstâncias que nos rodeiam, as quais afetam a nossa individualidade, encaminhando-nos sempre ao encontro do coletivo.
Quer para receber, quer para doar-será sempre uma partilha na construção da própria vida enquanto influencia a vida das outras pessoas, mesmo sem querer, pois estas são as circunstancias vivenciais daquela fase, de certo tempo, nas condições apresentadas.
É impossível ao homem ou a mulher alienar-se das circunstancias existenciais que lhe rodeia, pois terá que fazer escolhas a cada momento, cujas nos conduzem a alguma opção que fazemos momentaneamente, ou como parte de uma missão objetivada a longo prazo.
É como se ainda bebês tivéssemos uma “vazilha vazia da vida” e a medida que crescemos vamos ocupando esta vida com nossas escolhas e buscas, as quais passam a preencher este vazio existencial, dando-nos razões ate mesmo para amar a própria vida e a das pessoas que nos rodeiam.
Precisamos sempre fazer algo para que não venhamos a sofrer a queda do abismo existencial, e por pior que sejam as circunstâncias que nos rodeiam, são nelas que encontramos as forças para nos superarmos e até estimularmos a solidariedade.
Assim, homem ou mulher que sempre busca o que fazer, sentindo-se útil e respeitando seus limites e o das outras pessoas, terá um presente cheio de razões para viver e construirá um futuro digno de um passado bem vivido.
Ter a humildade em aceitar que as circunstâncias influenciam nossas escolhas e decisões, e delas muitas vezes dependerão o nosso encontro conosco mesmo, e com a realização de nossos sonhos...
Assim, o homem é o que ele é rodeado pelas circunstâncias. E a mulher também...
Não há diferenças no peso existencial, tanto para o homem como para a mulher, todos são afetados pelas circunstâncias de suas escolhas e pelas escolhas de outrem, mesmo que discordemos disto.
A coragem e a firmeza de nossas escolhas poderão alterar algumas circunstâncias.
Mas nada mudará a essência do ser humano, em qualquer condição um homem sempre será um homem e a mulher sempre será uma mulher, vida humana em desenvolvimento até o fim, independente das circunstâncias que venham a ocorrer.
Diante das novas circunstâncias de sua vida quer tenha aceitação, fé, persistência, humildade ou coragem, viva cada nova fase existencial que constrói a sua história.
Agradecemos a todas as pessoas que tenham colaborado conosco em fases tão adversas enfrentadas no momento, mas regadas em confiança nas soluções favoráveis que já se aproximam. Receba nossos votos de felicidades com um fraternal abraço.
Elisabeth Mariano
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Integram a nova associação as agências públicas da Bolívia (ABI), Guatemala (AGN), do Equador (Andes), da Venezuela (AVN), do Brasil (EBC), Paraguai (IPP), México (Notimex), de Cuba (Prensa Latina) e da Argentina (Telam).
Nove agências de notícias latino-americanas decidiram, esta semana, reunir-se em uma associação para construir um espaço coletivo de intercâmbio de conteúdos, experiências e formação profissional, de modo a facilitar a inserção de uma visão regional própria na agenda informativa global.
Segundo comunicado das instituições que a formaram, a União Latino-Americana de Agências de Notícias integrará conteúdos jornalísticos, com coordenação de coberturas e intercâmbios profissionais.
Integram a nova associação as agências públicas da Bolívia (ABI), Guatemala (AGN), do Equador (Andes), da Venezuela (AVN), do Brasil (EBC), Paraguai (IPP), México (Notimex), de Cuba (Prensa Latina) e da Argentina (Telam).
A primeira reunião da nova associação está prevista para o início de dezembro na Guatemala.”
O Todos Pela Educação convida para a divulgação dos resultados do monitoramento das 5 Metas do movimento e para o lançamento do relatório "De Olho nas Metas 2010". Após a apresentação, haverá uma coletiva de imprensa com a participação dos porta-vozes do movimento e de alguns dos especialistas que colaboraram na análise dos resultados.
Além do monitoramento do acesso, alfabetização, conclusão e financiamento, nesta edição do relatório serão apresentados dados inéditos de aprendizagem dos alunos do Brasil e dos estados (Meta 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série).
Data: 1º de dezembro de 2010, às 9h
Local: Museu de Arte Moderna (MAM) - Parque do Ibirapuera, s/nº - Portão 3
Camilla Salmazi - camilla@todospelaeducacao.org.br
“O Todos Pela Educação é um movimento que conta com a participação da sociedade civil, de gestores públicos de Educação (MEC, Consed e Undime), da iniciativa privada e de especialistas. O principal objetivo do movimento é ajudar na garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Afinal, o País só será, de fato, independente, quando todas as suas crianças e jovens tiverem acesso à Educação de qualidade. Para isso, foram estabelecidas 5 Metas que o país (estados e municípios) precisa alcançar:
11 de novembro de 2010
O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação pública de qualidade.”
Uma mexicana de 50 anos obteve o feito ao emprestar o ventre para o filho homossexual. Batizado Darío, o bebê nasceu no dia 1º, com 2,4 quilos e 49 centímetros. Receberá os sobrenomes do pai.
"Ele é o meu primeiro neto, e não o sinto só assim porque ele também é meu quarto filho”, disse a mãe de Jorge, um empresário mexicano de 31 anos. As informações são do jornal Clarin.
Para realizar o sonho do filho, o desafio da família começou em novembro de 2009. Cinco meses mais tarde, a ´mãe de aluguel´ estava grávida, após ter sido inseminada com o embrião gerado por Jorge e os óvulos doados por uma amiga.
A mãe, que não quis se identificar, disse ter tido a ideia após assistir a um programa de televisão em que especialistas diziam que a melhor barriga de aluguel era a avó. No início, Jorge resistiu à proposta da mãe, mas depois viu que esta podia ser a melhor alternativa. Além de ajudar ao filho, a intenção da mãe era retribuir Jorge, que anos antes doou um rim para salvar a vida do pai.
“Nunca me arrependi. Ao contrário, é um prazer e um privilégio. Também é certo que sofri mudanças hormonais. Logo comecei a engordar”, disse ela.”
“O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participa, esta semana, da feira de turismo World Travel Market (WTM), em Londres. No estande brasileiro, além de realizar de negócios com profissionais do mundo todo, os visitantes puderam conhecer os diversos destinos e a diversidade cultural do país. Segundo o presidente da Embratur, Mário Moysés, com a economia vivendo um momento positivo, o país se prepara para aumentar o número de turistas estrangeiros de 5 milhões para 8 milhões até 2014. Em viagem ao Reino Unido, ele fez reuniões com empresários do turismo com o objetivo de articular ações práticas para a promoção do Brasil.
A organização do evento apresentou, para jornalistas convidados, uma pesquisa com 1.257 executivos seniores do setor. De acordo com o levantamento, 47% da indústria do turismo no mundo vê os mercados emergentes - incluindo Brasil, Rússia, Índia e China - como grandes oportunidades de investimento para os próximos cinco anos.
O levantamento mostrou ainda que 28% dos entrevistados vêem os países em expansão econômica como a grande peça favorável para a indústria de turismo. A apresentação foi feita por Aaron Heslehurst, jornalista da BBC, especializado em negócios. Segundo a análise, 55% dos executivos disseram que tiveram impacto positivo nos negócios com os emergentes, enquanto apenas 9,2% descreveram conseqüências negativas.
O estudo confirma que recente acordo entre Brasil e União Européia fortaleceu o país como destino turístico. De acordo com pesquisa do grupo Euromonitor International, a parceria gerará um aumento de 335 mil passageiros para o Brasil somente no primeiro ano.
"A WTM é uma feira de tendências de mercado que funciona como bússola para orientar o planejamento anual para a promoção do país. Por isso, estar neste evento significa um momento importante para o posicionamento do Brasil como destino turístico internacional", finaliza Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.”
“Como é de tradição, a entidade realizará sua festa de Final de Ano no próximo dia 15 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Restaurante Bovinus, no Clube Homs, Av. Paulista, 735, próximo ao metrô Brigadeiro. Estão convidados associados e familiares. A adesão, por pessoa, é de R$ 33,00 (trinta e três reais), que será paga no local. Buffet completo com sobremesa, bebidas à parte.
Favor confirmar presença com a secretaria da entidade para evitar reserva de última hora. secretaria@ube.org.br