Duas importantes profissões na área da comunicação merecem nossos parabéns, e se destacam no cenário nacional, quando imbuídas de sua missão ética e estatutária.
As/os profissionais da área da reportagem: A missão de servir ao interesse público e trazer a informação com a versão de todas as partes, sem tomar a sua própria opinião, atendo-se apenas as bases do que é noticioso, sem omissão ou preferências, e estando antenada/o com o que é novo, recente... Assim em toda a parte está ingressando com notícias de urgência, ou complementando os fatos nos locais que acontecem, o trabalho do/da repórter.
A dos/as profissionais de propaganda, com o objetivo de criar e difundir por meio de anúncios, impressos etc., respeitando os direitos dos consumidores, além de observar que não desrespeitam os direitos de crianças/adolescentes, idosos, e na área de gênero (feminino, etc), ou de religiões, origem nacional, condições econômicas, racismo, sem partidarismos etc. Enfim, que leve ao consumo do que é anunciado sem artifícios desonestos e ilegais, mesmo que de forma subliminar, ou em caráter concorrência desleal: plágio, uso de marcas concorrentes, técnicas comparativas desleais etc.
Nosso parabéns a todos os homens e todas as mulheres, profissionais de ambas as áreas tão importantes para a comunicação social de cada dia, na vida de nossa população brasileira. Fraternal abraço de Elisabeth Mariano.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Com o objetivo de auxiliar professores e alunos no estudo da História e das Culturas Indígenas no Brasil, um grupo de seis índios universitários lançou na última quarta-feira, dia 12 de outubro, o site "Índio Educa”. A proposta conta com o apoio da ONG Thydêwá e faz parte do Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Ética (Japer).
Através de textos e conteúdos multimídias, os estudantes Alex Macuxi e Sabrynna Taurepang (Roraima), Amaré Krahô-Kanela (Tocantis), Aracy Tupinambá (Rio de Janeiro), Marina Terena e Micheli Kaiowa (Mato Grosso do Sul), irão dialogar com os visitantes sobre as seguintes temáticas: "O que é ser índio hoje?”, "Índio come gente?”, ”Índio mora em Oca?”, ”Índio anda nu?” e "Mitos e Verdades”.
Relembrando o dia 12 de outubro de 1492, quando Cristovão Colombo pisou na América e iniciou os processos de invasão e genocídio, os estudantes decidiram inaugurar o site, no último dia 12, buscando alertar as pessoas, principalmente as crianças, para as diversas realidades que os povos indígenas vivem na sociedade.”
Os interessados podem conhecer o site através do endereço: http://www.indioeduca.org
14.10.11 - Brasil
“Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2011, será realizado o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que reunirá jornalistas do Brasil e da América Latina para debater a cobertura jornalística de questões relacionadas a sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento humano.
O congresso terá um enfoque especial na conferência Rio+20 e o objetivo de preparar os jornalistas para uma abordagem mais comprometida com o desenvolvimento de uma economia sustentável no Brasil. Será uma oportunidade para o aprimoramento das pautas de sustentabilidade nas coberturas do cotidiano e nas reportagens e matérias de economia e empresas.”
Mais informações e inscrições: Pelo site http://www.cbja-rio2011.com.br
De 16 a 18 de novembro de 2011
“Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro”, essa frase foi dita por Marshall McLuhan em uma época em que a internet nem existia. Importante teórico da Comunicação, McLuhan lançou o conceito de aldeia global, até hoje estudado.
Eric McLuhan, filho do teórico, marca presença no XI Seminário Internacional da Comunicação, que acontece na PUC-RS. Eric é Diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris for the Arts, em Toronto, Canadá, e apresentará a palestra The message of Today’s Digital Media. Sua apresentação fecha o ciclo de palestras do evento, no dia 18.
Dos sete conferecistas do evento, apenas dois são brasileiros. Entre eles, Irene Machado, da USP, tem formação nas áreas de Letras e Comunicação e apresentará a palestra “Para compreender a cultura do entretenimento em suas dimensões perceptuais e cognitivas”.
Confira a lista de trabalhos aprovados.
Prazo para inscrições para ouvinte (sem apresentação de trabalho): de 16 de junho a 5 de novembro.
O prazo de submissão de trabalhos está encerrado.
A divulgação dos trabalhos selecionados foi prorrogada para o dia 21 de setembro.
(*) Por Patricia Stahl Gaglioti
“Podem participar do evento: estudantes e pesquisadores das Ciências Sociais e áreas afins, assim como alunos de graduação em Comunicação Social e em Ciências Sociais, e professores e profissionais da comunicação e da cultura.
Podem submeter trabalhos: bolsistas de iniciação científica em co-autoria com orientador (os orientadores devem participar da apresentação), alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), docentes.
Enfoca o estudo do jornalismo como prática profissional e/ou campo teórico. Reflexão sobre diferentes métodos de pesquisa. História, conceitos e diferentes modelos de jornalismo. Organização, produção, circulação e recepção. Impactos das tecnologias e novas tendências.
Compreende pesquisas gerais e específicas no âmbito do rádio, da fonografia e da discografia, da música e das diferentes aplicações do áudio na comunicação em geral, abrangendo também o uso das novas tecnologias e as diferentes manifestações de sonoridade, tais como, a sonoplastia, os efeitos e a arte radiofônica.
Estudos voltados para questões relacionadas à tecnologia, instituição, economia-política, organização e funcionamento dos mercados e suas respectivas interseções, inclusive estéticas, temáticas e de linguagem, contemplando o cinema e demais formas de expressão audiovisual, em suas diferentes configurações, especialmente nos campos da produção, distribuição e exibição.
Teoria da publicidade e da propaganda. Linguagem publicitária. Publicidade e propaganda no composto de marketing. Novas tecnologias na publicidade. Publicidade e sua projeção no desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica e profissional. Ética na publicidade. O ensino da publicidade e propaganda. Publicidade como área de atuação. Publicidade como campo de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais.
Comunicação organizacional e Relações Públicas sob diferentes abordagens paradigmáticas. O ensino e a pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Trajetórias e perspectivas teóricas.
Cultura e diferentes mídias. Meios de comunicação tradicionais e novos meios: as novas vias da produção, da difusão e da circulação cultural. Identidades culturais e diversidades étnico-culturais. Fenômenos culturais e suas relações com os fenômenos midiáticos e comunicacionais. Genealogia da cultura a partir dos mídias. Representações culturais, imaginário cultural e análise de fenômenos culturais variados, desenvolvidos através das mídias. Consumo cultural e mídias contemporâneas.
Enfoca as pesquisas direcionadas aos fatos, às linguagens e às instituições da comunicação política nas democracias contemporâneas e nos regimes de exceção, sob as seguintes perspectivas: comunicação política; comunicação política e processos eleitorais; as relações entre a mídia e a política, tanto nas democracias quanto nos regimes de exceção; enfoques teóricos da política e da democracia; a influência dos meios de comunicação no comportamento político; política e novas mídias.
Discutir características das imagens contemporâneas que contribuem para a constituição da visualidade pós-moderna. Busca estabelecer contrastes entre as produções modernas e aquelas produzidas no final do século XX e início do século XXI, nas mais diversas mídias, relativas ao imaginário e à nova estética que se configura.
Discutir as relações resultantes das convergências entre internet, redes sociais e linguagens hipertextuais. Relações e desdobramentos de TV digital, rádio digital, mídias locativas, internet móvel e Web 2.0. Cultura de Games, entretenimento e novas práticas da comunicação mediada por computadores.
Imagens em seus diferentes suportes. Das manifestações em pedra à profusão na rede, produção, circulação e recepção das imagens e os aspectos filosóficos, sociais e culturais constitutivos de imaginários plurais e do imaginário contemporâneo.”
“O Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) decidiu ontem (13), por unanimidade, pelo arquivamento da Representação nº 225/11, movida contra campanha de televisão da marca de lingeries Hope, estrelada por Gisele Bündchen e criada pela agência Giovanni+DraftFCB.
A representação partira por denúncia de 40 consumidores e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM).
Os integrantes do Conselho de Ética acompanharam o voto do relator, que considerou que "os estereótipos presentes na campanha são comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina".
Cabe recurso da decisão, mas a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que fez a defesa da representação, afirmou que não vai recorrer e viu avanços na decisão.
“O Conselho de Ética do Conar opera com o princípio da admissibilidade. Assim, ao levar a representação a julgamento admitiu a importância do debate”, avaliou a ministra Iriny Lopes. Ela também destacou que o Conselho de Ética identificou estereótipos na peça publicitária, o que já mostra um avanço no debate. “Um dos papéis da SPM, estabelecido no Capítulo 8 do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, é justamente o combate aos estereótipos”, disse.
A campanha intitulada "Hope ensina" mostra a top model internacional propondo às mulheres como tratar de assuntos delicados com seus maridos: devem abordar seus cônjuges usando lingerie.” - (14.10.11)
“Apenas universidades federais com o mesmo curso podem prestar o serviço.
Mudança vale a partir desta sexta-feira (14).
“O Ministério da Educação definiu novas regras para a validação de diplomas emitidos por instituições de fora do país para cursos de educação a distância. A medida vale a partir desta sexta-feira (14).
Segundo portaria publicada na edição desta sexta do Diário Oficial, poderão conceder a validação apenas universidades federais. O texto afirma, porém, que nem todas as federais estão aptas a prestar o serviço, mas apenas as que ofereçam também ofereçam Educação A Distância (EAD).
Para conseguir que um diploma estrangeiro seja reconhecido no Brasil, o estudante deverá enviar um pedido de validação a uma universidade que ofereça o mesmo curso concluído por ele, na mesma modalidade a distância.”
“O Mutirão Cultural da UBE iniciou suas atividades em 1998 com objetivo de despertar a consciência crítica com base na ética, nacionalismo, educação e cultura, contribuindo no processo evolutivo do homem, com informações construtivas, valorizando a palavra e a reflexão sempre objetivando uma visão de mundo.
Tem por princípios em primeiro lugar, democratizar a cultura através de ciclo de estudo, conferência, palestra, debate, exposição de todos os gêneros artísticos; recriminar qualquer ato antidemocrático; ninguém será discriminado por sua condição econômica, religião, etnia, escolaridade ou ideologia; toda atividade é voluntária pautada na ética e moral; não esmorecer diante de qualquer impedimento em suas atividades, sem abrir mão dos princípios e sem impor nossa forma de agir e pensar; jamais aceitar qualquer barganha com entidades ou pessoas que favoreçam qualquer tipo de oportunismo; jamais colocar-se na condição de julgadora de quem quer que seja somente dá-se o direito de ser coerente em relação aos seus princípios de humanismo e cidadania; jamais obrigar alguém a permanecer em nossas fileiras; todos participantes envidarão esforços para fortalecer o espírito fraterno e harmonioso.
Falar é o meio de comunicação mais eficiente ainda nos dias de hoje. A nenhum outro ser vivo foi dado tal capacidade, somente ao Homem. Cabe a ele falar bem com boa voz e usufruir das vitórias em suas ações pelo mundo. Sabemos que metade da conquista, acontece quando se comunica as ideias adequadamente, de acordo com o que pensamos, o que sentimos, somos e fazemos.
Há pessoas que são privilegiadas por terem o dom de expressar-se muito bem, mas isto não quer dizer que para as outras pessoas não haja soluções. Pois falar ao publico é uma arte e exige dedicação e aprendizagem. Especialistas das áreas do conhecimento da Oratória, Comunicação e Fonoaudiologia, organizaram um ciclo de estudo, dentro do Mutirão Cultural da UBE, para desenvolver tais habilidades. O objetivo é despertar o interesse para o aprendizado do falar com clareza de ideias e precisão da articulação vocal, associado à percepção da necessidade de conhecer as técnicas que orientam o falar com propriedade desde a antiguidade.
Pautado nas atividades práticas, o ciclo de estudo visa vencer a inibição, saber ver, enxergar e olhar, ouvir e escutar, gravar e memorizar para falar bem. Analisa a postura, firmeza, domínio, linguagem corporal e gesticulação. Organiza a elaboração de pensamento com argumentação, persuasão, dissuasão. Discute as influências de convivência entre as pessoas como a simpatia, antipatia na ação da fala. Pratica a fala em todos os momentos com direção das técnicas milenares que a História nos ensina através dos exemplos das personalidades que mudaram os rumos da humanidade com a palavra falada.”