No Rio de Janeiro, entre os dias 2 a 4 de abril de 2013, ocorreu o “Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas”, na ocasião reuniram-se aproximadamente oitenta adolescentes (entre 13 e 17 anos de idade), que vieram e várias partes do Brasil, EUA, Chile, México e Uruguai.
O objetivo dos debates e das estratégias foram para e promover as garantias aos direitos humanos de meninas, e redução das vulnerabilidades a que estão expostas.
A abertura oficial do evento contou com a presença da ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e a secretária-executiva Lourdes Bandeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), além do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, e o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl.
Durante o evento, as meninas conversaram também com a diretora da ONU responsável pela campanha dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Corinne Woods. Entre as participantes brasileiras estão meninas quilombolas, indígenas, adolescentes do Semiárido, da Amazônia e de comunidades populares dos grandes centros urbanos.
O Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas foi promovido pela SPM, SDH e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o encontro tem apoio do UNICEF, Ashoka, Partners of the Americas e IIDAC e CAIXA.
Assim, em torno de cinco anos após a agenda bilateral Brasil - Estados Unidos, nossas adolescentes brasileiras já fazem parte de debates, estratégias em defesa de sus direitos humanos, promovendo o mesmo para toda as concidadãs, mediante as soluções encontradas junto importantes autoridades brasileiras e mundiais, e em comunhão com outras adolescentes de outros países.
Nós do ESPAÇO MULHER, e eu em meu nome principalmente, cumprimento a todas essas adolescentes em suas lideranças em prol do “EMPODERAMENTO DE MENINAS NAS AMÉRICAS”.
Que o exemplo delas possa ser um alerta de cidadania e interação para que haja um mundo menos violento e mais humano, e que possamos ser partícipes da história na construção de políticas públicas, que beneficie a sociedade de todos os povos.
Milhares de agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram conosco para a realizações do ano 2012, e já estamos felizes novamente, pelos novos apoios que chegam e nos ajudarão a construir um ano 2013, com muitas comemorações aos 27 anos da criação do ESPAÇO MULHER
Receba fraternal abraço com a edição número 135 com as notícias que selecionamos para você. Elisabeth Mariano.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Utilização de Diretrizes Anticorrupção: combatendo a corrupção no setor da saúde pública - métodos, ferramentas e práticas
“Um projeto inédito no Brasil vai capacitar cerca de 600 agentes do sistema de saúde público de São Paulo para que possam, através de práticas de boa governança, prevenir a corrupção no setor. A iniciativa faz parte do projeto-piloto “Prevenção à Corrupção na Saúde”, fruto de parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com a Corregedoria Geral da Administração da Casa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A iniciativa foi lançada no último dia 27 de março.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os investimentos em saúde no mundo giram em torno de 4,7 trilhões de dólares por ano. Desta quantia, estima-se que um montante de 260 bilhões de dólares (5,59%) se perca em fraudes e erros.
As entidades envolvidas no projeto observam que a corrupção dentro do sistema de saúde se origina das oportunidades geradas por falhas nos procedimentos. Assim, as ações do projeto serão focadas na troca participativa de experiências práticas entre os agentes do sistema de saúde.
Serão realizadas seis oficinas regionais em pontos estratégicos no interior do estado durante o mês de abril. Em cada oficina, os trabalhadores produzirão um documento com suas conclusões sobre o que deve ser aperfeiçoado e o que pode ser feito por eles mesmos para aumentar o controle e prevenir as irregularidades nos locais de trabalho.
“O mais interessante é que o projeto é setorial e aplicado no dia a dia do trabalhador, e o comprometimento surge quando ele pode perceber, na prática, como evitar a corrupção; neste projeto, não estamos discutindo a punição. Ele é inovador porque é educativo”, destaca a Oficial de Programa do PNUD, Erica Machado.”
4 de abril de 2013 - Notícias
A intenção é valorizar as referências identitárias de grupos e comunidades provenientes de processos de migrações internacionais para o Brasil, visando contribuir para a promoção de sua sustentabilidade cultural. As ações propostas devem contribuir para a continuidade da existência de bens culturais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas e manifestações culturais tradicionais desses grupos, no âmbito do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.
Leia mais em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17301&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia
O Evento será realizado no dia 17 de Abril, mas as inscrições já estão abertas via on-line até o dia 05 de Abril
22/03 - 00h37 SÃO LUÍS – No dia 17 de Abril de 2013, a partir das 8h no Complexo Pedagógico Paulo Freire, a UFMA irá dar continuidade às discussões sobre os temas destacados na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 22 a 27 de julho de 2012 na Cidade Universitária, por meio do Ciclo de Debates Pós-SBPC.
O objetivo do Seminário é estabelecer um diálogo permanente com a sociedade maranhense, com o objetivo de formular diretrizes e proposições a serem apresentadas as autoridade públicas, em todos os níveis de governo, a órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, organizações sociais e ao empresariado local, para incorporação nos seus respectivos planejamentos a serem executadas na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
As inscrições para participar do Ciclo de Debates Pós–SBPC serão online e podem ser realizadas até o dia 05 de Abril. Para se inscrever, o candidato deve escolher somente um dentre os quatro eixos orientadores do evento, disponibilizados na ficha de inscrição que são 1) Democracia; 2) Desenvolvimento Sustentável; 3) Universalização de Direitos; e 4) Acesso à Justiça e Combate à Violência, escolhendo um dos 28 subtemas que serão discutidos nos respectivos grupos de trabalho, pois os eixos acontecerão concomitantemente.
Segundo a Comissão Organizadora do Encontro a listagem com a localização das salas e a programação do Seminário será divulgada no dia 02 de abril. Para realizar sua inscrição acesse: http://caxias.ufma.br:8080/debates.
Pessoas queridas, segue o convite de minha defesa.
Será uma alegria vossas presenças
É com muito carinho que convido-lhe para minha defesa de doutorado da tese: Construindo Cenários e Estratégias de Aprendizagem Integradoras (Inclusivas).
Dia: 16 de maio de 2013
Hora: 10h30
Local: PUC-SP, Rua Ministro Godoy, 969 – Perdizes, 4º Andar, Sala de Defesa Bloco B
28 DE MARÇO DE 2013 • DESTAQUE
“Pesquisa de Márcia Barbosa possibilitou a descoberta de uma particularidade da molécula da água.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) realizou nesta quinta-feira (28) em Paris, na França, a premiação da 15a Edição do Prêmio L’ORÉAL-UNESCO para as Mulheres na Ciência, de 2013. Entre as vencedoras está a cientista brasileira Márcia Barbosa, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Barbosa foi premiada por sua pesquisa sobre uma das peculiaridades da água que pode levar a uma melhor compreensão dos terremotos e do mecanismo de dobramento de proteínas, aspecto importante para o tratamento de doenças.
O evento premia a cada ano cinco cientistas mulheres notáveis – uma por continente –, que são homenageadas pela contribuição de suas pesquisas, pela força de seus compromissos e pelo impacto na sociedade. As vencedoras recebem 100 mil dólares pelo reconhecimento às suas realizações.”
Para saber mais sobre o evento (em inglês), clique aqui.
SEG, 11 DE MARÇO DE 2013 18:23
As diretoras do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) Cândida Vieira, secretária de Finanças e Evany Sessa, secretária de Relações Sindicais e Sociais participaram das manifestações do Dia Internacional das Mulheres, no dia 8 de março, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que lotou as ruas do centro de São Paulo. Elas estavam acompanhadas da secretária da presidência, Melissa Del Mônaco.
A luta pelo fim da desigualdade entre homens e mulheres foi a bandeira mais exaltada pelas cerca de cinco mil participantes, que entre faixas, cartazes e gritos de guerra pediam Igualdade na vida, no trabalho e na sociedade.
A marcha saiu da Praça da Sé rumo à Praça Ramos de Azevedo. No ato, a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, Sônia Auxiliadora, destacou o papel da central na questão da mulher: “A missão da CUT é lutar para garantir políticas públicas que avancem no combate à desigualdade”, disse Sônia.
Antes da marcha, as mulheres lotaram dois auditórios no Sindicato dos Bancários num Seminário também promovido pela CUT/SP que foi marcado por reflexões sobre a condição feminina na sociedade e o debate de como as políticas públicas são necessárias no enfrentamento da desigualdade.
5 de abril de 2013
“Segundo o relatório “Economia Digital para a Mudança Estrutural e Igualdade”, a economia digital representa 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, Argentina, Chile e México — dado que ganha importância quando comparado com a União Europeia, onde a parcela chega a 5% do PIB.
O documento é uma realização da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e foi apresentado nesta quinta-feira (4) durante a Quarta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e do Caribe, que terminou nesta sexta-feira (5).
A publicação faz um panorama da economia digital na América Latina e o seu potencial para alcançar um estágio econômico superior, propondo que seus países avancem para uma nova estratégia de política industrial e tecnológica, cujo centro seja a economia digital. Segundo a CEPAL, os ativos das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) contribuíram para 14% do crescimento do PIB brasileiro entre 1995 e 2008.
O livro destaca o avanço do comércio eletrônico tanto no Brasil quanto em outros países latino-americanos. Em terras brasileiras, as visitas aos sites de compras alcançaram 91% dos usuários da internet, enquanto que a mesma taxa foi de 80% na Argentina e 72% no Chile. Para a CEPAL, estes sites requerem uma atenção especial por políticas públicas, já que atualmente sua utilização está concentrada em poucas nações.
A publicação ressalta que na região há grandes diferenças na taxa de uso da internet por comparação entre as classes sociais. Segundo pesquisas de 2009 e 2010 com oito países latino-americanos, as classes mais ricas têm uma taxa de uso de 58%, enquanto que em relação às mais pobres é de apenas 11%. Brasil, Chile e Uruguai têm a maior taxa de acesso nas camadas com menores rendas: uma média de 20%.
Segundo a CEPAL, são componentes da economia digital a infraestrutura das telecomunicações — particularmente as redes de banda larga –, as indústrias das TIC — software e aplicativos, hardware e serviços — e o grau de alfabetização digital dos usuários.
Durante a abertura da conferência, na quarta-feira (3), a Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, disse que a América Latina e o Caribe devem avançar da economia digital para a mudança estrutural e a igualdade.
Bárcena destacou a necessidade de promover a economia digital para impulsionar o crescimento, o que requer conjugar novas estratégias de política industrial e tecnológica e consolidar um mercado de TIC integrado no qual se incorporem todos os países, setores produtivos e segmentos sociais. “A economia digital é uma força crucial para impulsionar a mudança estrutural, avançar na redução da desigualdade e fortalecer a inclusão social que tanto necessitam nossos países”, afirmou.
A conferência aconteceu em Montevidéu, capital do Uruguai. Além de Bárcena estavam presentes também na abertura o Presidente do Uruguai, José Mujica, e o Diretor da DG CONNECT.E da Comissão Europeia, Mario Campolargo.”
Para ler o relatório em espanhol, clique aqui.
Em 18 DE ABRIL se comemoramos uma data muito especial, O DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR
“Com as comunicações telefônicas facilitadas o radioamador gasta menos tempo tentando passar recados para lugares incomunicáveis por outros meios. Esse tempo que lhe sobrou tem sido empregado na pesquisa científica, nas comunicações digitais ou via satélite.
Em 1895 ocorreu a primeira transmissão de rádio feita por Guglielmo Marconi. Iniciava o radioamadorismo. No Brasil esta atividade só foi regulamentada no ano de 1924 pelo Decreto 16.657 de 05 de novembro, assinado pelo presidente Arthur Bernardes. Até então o radioamadorismo no país vivia clandestino e sem qualquer normatização. Ao longo de muitas décadas o radioamador teve o privilégio de servir às comunidades, principalmente quando os meios de comunicação eram deficientes. Hoje vivemos a era das comunicações, mas nem por isso nossa classe é menos considerada. O dia internacional do radioamador é 18 de abril, em homenagem à Fundação da IARU, ocorrida na França em 1925.
Em 5 de novembro de 1901 Marconi cruza o Atlântico com sinais de rádio. A imprensa escrita se reportou ao fato com júbilo e triunfo. Começava a era do “sem fio”. Desde então o radioamador tem sido pioneiro, descobrindo novos modos de transmissão em novas faixas de operação. O Radioamadorismo virou laboratório para quase todos os grandes projetos técnicos e operacionais que alavancaram a existência humana no mundo das comunicações.
É um dos mais fascinantes, versáteis e instrutivos hobbies científicos. Teve início com os transmissores e receptores de telegrafia em ondas curtas. Hoje incorpora alta tecnologia, envolvendo até a construção, lançamento, rastreamento e operação de satélites.
Com quase um século de atuação e com sua frequente contribuição ao desenvolvimento tecnológico mundial, os radioamadores conquistaram o respeito dos governos e a admiração de largas camadas da população.
Por definição, o radioamador é a pessoa que utiliza ondas eletromagnéticas dentro do espectro de radiofrequência delimitado por convenções internacionais. As experiências lhe permitem contatos em âmbito mundial com pessoas de interesses similares. Tudo sem qualquer finalidade lucrativa. Para se tornar radioamador é necessário prestar exames junto ao Ministério das Comunicações para a respectiva classe que vai operar.
A habilitação consta de conhecimentos de legislação específica, rádio-eletricidade, prática telegráfica e ética operacional. Estima-se hoje a existência de mais de 2,5 milhões de radioamadores espalhados pelo mundo (550 mil só nos EUA; 350 mil no Japão; ao redor de 40 mil entusiastas no Brasil, etc.). A nível mundial os radioamadores são representados pela IARU.
O padre gaúcho Roberto Landell de Moura incorporou em 1904 a modulação ao rádio, quando se pôde transmitir voz pelo “sem fio”, que até então só transmitia sinais telegráficos. Patenteou o invento nos EUA, cuja validade expirou em 1921, não sendo renovado o registro. Os comunicados eram feitos ponto-a-ponto, até que David Sarnoff idealizou uma estação transmissora para muitos receptores. Fundava a Radio Corporation of America -RCA -e começava aí a radiodifusão (broadcasting).”
(continua...)
14 de janeiro de 2011
Escrito por Natália Pesciotta
A força-tarefa da rádio nacional foi fundada em 2001.
Notícia ruim chega depressa. Hoje temos eficientes instrumentos para isso: celular, mensagens instantâneas, twitter, radioamador… Não, esta última palavra não errou de frase, nem de década. Saiba que a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores foi fundada em pleno século 21, no dia 24 de outubro de 2001. Conhecida como Rener, é uma força-tarefa submetida à Defesa Civil nacional, pronta para agir em situações de emergência ou calamidade, quando os meios de comunicação usuais não puderem ser acionados.
Seja em inundação, incêndio ou seca, epidemia ou deslizamentos, a rede conta com quase dois mil radioamadores conectados pelo País. São pessoas que possuem os transmissores autorizados pela Anatel, se inscreveram na entidade e estão cientes de algumas orientações básicas. Ter sempre à mão caneta e canivete é uma delas. Outra: “Não enfatizar emoção na transmissão dos fatos.” Recentemente, a rede entrou em ação em grandes enchentes no Nordeste e Santa Catarina.
Como a Educação a Distância necessita de docentes, estes de conhecimento e por sua vez de “títulos” que comprovem este conhecimento, resolvi fazer um levantamento de informações sobre abreviações de títulos acadêmicos. Após algumas pesquisas acerca do uso das abreviações para títulos acadêmicos, podemos considerar o uso correto das seguintes abreviações:
Todo estudo que sucede a graduação, portanto: especialização, mestrado e doutorado.
Resolução: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf
Não fazem parte do sistema regular de ensino do Brasil, não sendo avaliadas por CAPES nem CNPq. É tido como qualificação profissional, mínimo 360horas.
Regido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Blog: “1111 Coisas que quero ensinar ao meu filho”
Para quem por aqui passa...
Sou mãe e é por isso mesmo que aqui vou escrever um manual para mim mesma e para o meu filho de tudo o que fui e vou aprendendo nesse caminho que é ser mãe... para quem por aqui passe se quiser deixar mensagem, opinião, conselho sintam esta casa como um pouco vossa também.
Façam favor de serem muito felizes!
terça-feira, 17 de julho de 2012
Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir sempre em direção ao seu destino.
Assim são algumas pessoas. Fixam-se nas suas posições, nos seus hábitos, nas suas teimosias. Não buscam. Não ousam. Não largam seus velhos hábitos. Ladram para tudo que lhes pareça não fazer parte de seu meio, que saia fora da sua zona de conforto.
Aqui vale também uma reflexão sobre dois termos. Apesar de “hábitos” e “costumes” terem significado semelhante, quando precedidos pelo adjetivo “velho”, assumem posições diferenciadas. “Velho costume” representa a parte da cultura que permanece viva na memória popular. É ativo e coletivo. “Velho hábito”, não. É aquilo que está enraizado no indivíduo. É muito pessoal. É mania mesmo! É conforto é não querer mudar, evoluir.
Os latidos são apenas latidos. Podem até incomodar um pouco. Podem irritar. Podem provocar algumas iras contra a caravana por perturbar o sono de alguns. Mas a caravana entende o seu sentido e segue adiante.
O original o novo o diferente vai sempre provocar latidos mas em breve serão latidos de festa de reconhecimento de alegria. Permanece amado filho se tens certeza do teu caminho permanece.
Continua seguindo adiante. Ficar preso a um círculo invisível é para eles, os cães...
Amo-te muito