Recordo-me que durante um treinamento de auto-aprimoramento o professor dizia "nos momentos difíceis da vida insista, persista, resista em seus ideais."
Se observarmos a vida das pessoas bem sucedidas há em todas elas uma força incomum que não as deixa se abaterem diante dos reveses da vida. Sofrer adversidades, traições e imprevistos todas sofrem, porém o modo como enfrentam estes problemas e continuam nos seus ideais é que está a diferença.
Decididamente, a insistência, a persistência e a resistência são fatores que ao serem potencializados fazem a diferença entre as pessoas vencedoras e as perdedoras.
Entretanto, torna-se necessário refletir que estas são qualidades não muito fáceis de serem encontradas quando os objetivos são fúteis e não altruísticos, ou seja, apenas fruto de vaidades.
Porém, quando o ideal buscado se faz pela vocação e é levado como uma missão pela vida, e quando há uma dedicação a uma causa coletiva de modo humanitário, nada se torna insuportável, mesmo diante das piores agruras.
É como se houvesse uma resistência potencializada que dá forças acima da capacidade humana, levando à transcendência espiritual, provocando mudanças, admiração e tornando-se um exemplo a ser seguido, ou seja, alcançando uma liderança natural.
Os ensinamentos, que ao longo do tempo ainda são úteis, agem como ferramentas intelectuais no campo do conhecimento, e promovem a fortaleza de um espírito diante das adversidades.
À medida que a educação é questionada e revisada nesta velocidade das informações globalizadas, quais são os verbos imperativos que ensinamos aos nossos jovens para que eles tenham motivação para a vida toda, defendendo e perseverando nos seus nobres ideais?
Nós educadores, estimulamos a construção de um ideal, ou melhor, preservamos um para exemplificar, ou apenas somos professores que ensinamos os conteúdos contidos nas disciplinas?
Seremos um dia relembrado por nossos alunos no futuro porque lhes incentivamos o cultivo de um ideal?
Teremos uma grande e sorridente colheita dos belos frutos semeados nas mentes de nossos
Jovens quando o outono de nossa vida chegar?
Não sei onde está este meu mestre, mas é para ele que quero dedicar o fato de ter
aprendido ainda jovem, insistir, persistir e resistir na construção de meu ideal.
Esta nova edição é o fruto que com certeza ele ficaria muito feliz em saber que nasce da semente que um dia ele plantou com a sua mensagem de perseverança.
Receba um abraço e votos de que você também tenha um ideal pelo qual sua vida valerá existir.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (World Summit on Information Society / WSIS) realizar-se-á em Genebra, em dezembro de 2003, e em Tunis no ano de 2005, promovida pela ONU - Organização das Nações Unidas.