Elisabeth Mariano Apresenta...


Edição nº 169 - de 15 de Fevereiro de 2016 a 14 de Março de 2016

Olá Leitoras! Olá Leitores!

As violências psicológica e moral precisam ser combatidas pelos danos que causa em todas as áreas da vida humana

A recente aprovação da Lei que estabelece o “Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)” em todo o território nacional é uma oportunidade para que se abram os debates para o tema, e, se criem mecanismos para formar comissões especializadas, cujas poderão agir de forma a coibir tais atos, notificando-os e orientando o agressor e apoiando a vítima. Porém, e se necessário tomar as providências punitivas cabíveis, dentro do rigor da Lei encaminhado para a denúncia formal e a indenização cabível.

Define a nova Lei que se destina para os casos que envolvam a “intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredí-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”

A perseguição moral e técnicas de violações de direitos em todos os segmentos devem ser denunciadas, e, obviamente acolhidas pelas as autoridades fazendo os respectivos registros e a recepção de provas, com audiências conciliatórias até o encaminhando formal e punição, etc.

Para que se torne realidade prática é necessário incialmente que se treinem especialistas psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e outras que se especializam em comportamento humano para agirem conjuntamente com o corpo de policiais e de juízes, haja visto que de nada vale o descaso e o abuso de poder pelo despreparo de autoridades, cujas violentam também e mais ainda a vítima.

Estamos diante do caos da falta de educação nas famílias e nas escolas, que são as bases iniciais do comportamento humano onde a “lei inicial” deveria ser: “RESPEITE PARA SER RESPEITADO”, ou não havendo, se cairá no “vale de lágrima do vale tudo”, que culmina em todas as faces da violência, ou doenças derivadas pelas angústias e solidão, abandono afetivo e perseguições morais.

As formas de “apagar o brilho do próximo” de que se valem competições desleais culminam até em casos de “perturbação de vizinhança” aos meandros da quebra sistemática de créditos, e as difamações continuadas e constantes fabricações dr malefícios continuados contra a pessoa visada por certos grupos formais ou não formais na perseguição organizada (que agregam homens e mulheres também).

Orientar na captação e provas e testemunhas é importante, além do preparo de comissões especializadas e de treinamentos de autoridades para terem a competência para lidar com a situação, tanto no apoiar a vítima, quanto conduzir “o(s) agressor(es) para encaminhamentos formais de investigação e punições, ou tratamentos adequados para não repetir tais atos.

A tarefa árdua, mas necessárias sem dúvida. De nada vale se ficar contra ou a favor da Lei, como se fosse um “campeonato eu sou a favor da perseguição sistemática de pessoas e eu sou contra”.

É refletir que ninguém detém direitos para causar malefícios a vida alheia, e que se o fizer pagará por tal decisão e a vítima será apoiada e indenizada (bases que poderão impedir a continuidade de certas situações que chegam a crimes continuados e mais graves, até no “sumiço” da vítima, tamanho o ódio radical de certos violadores, num “vale tudo impune”...).

A base é a educação continuada, é a obrigação de fazer e ser alguém que não perturba sistematicamente o próximo, a aplicação da regra de ouro: “Faça aos outros aquilo que quere que te façam.” Ou a máxima cristã: “Amai ao próximo como a si mesmo”

Com essas reflexões e com “a mala cheia de cacos de Bulling” por trabalhar há 54 anos dos quais 38 anos foram dedicados comprovadamente as “causas sociais em defesa das pessoas mais vitimadas pela sociedade”, neste ano completo 30 anos de criação intelectual e registro dos primeiros passos do “ESPAÇO MULHER”, dos quais 29 anos pioneiramente se desenvolve integralmente, de forma simples, mas crescente e sistemática, pioneira e sem patrocínios.

A história possui registros que o tempo não apaga, os documentos oficiais em arquivos públicos também testemunham, a continuidade das ações transformaram de forma prática os tempos.

Tendo muito a agradecer pela bondade de pessoas colaboradoras que no anonimato nos orientaram em casos (e momentos) tão difíceis, nas encruzilhadas da vida, e nas ciladas de quem tem ódio no coração, sem amparos legais, sem o interesse das autoridades que deveriam ser as primeiras a buscar solucionar as violências. Em contrapartida fomos com as nossas próprias provas vivenciais ilustrando para outras autoridades mais atenciosas, o que ocorria e buscando novas soluções para que o “sui generis” fosse observado, e houvesse uma regra ordenada para proteger outras pessoas que poderiam estar sofrendo o mesmo e nem tinham condições de buscar o próprio socorro.

O “tempo é o senhor das verdades”, não só envelhecemos, também ficamos mais sábios, quando temos uma boa causa para nos envolver e solucionar, ficamos mais felizes.

Gratidão eterna aos amigos e amigas, a família, e todas as pessoas que somaram e ainda estão juntos para o que der e vier na “empreitada da vida”, pois são nossos alicerces.

Viva o ESPAÇO MULHER! Viva o ESPAÇO HOMEM!

Receba esta edição com a seleção de informações, e receba o fraternal abarco de Elisabeth Mariano.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

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Lei "Bullying" entra em vigor!

Atenção Escolas, Clubes, Entidades Recreativas Públicas e Privadas.

Publicado por Carlos Paiva

Entrando em vigor novo diploma legal, que define os casos e as formas de "bullying", inclusive por meios telemáticos e Web! Pais, Educadores e Gestores devem ter atenção redobrada para o tema com a volta as aulas...

A responsabilização de algumas entidades especialmente Clubes, Escolas e entidades recreativas poderá ser arguida, se constatada ação ou omissão que dê origem aos comportamentos e ações elencados na Lei!

Veja a nova Lei:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional.

§ 1o No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

§ 2o O Programa instituído no caput poderá fundamentar as ações do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, bem como de outros órgãos, aos quais a matéria diz respeito.

Art. 2o Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:

  1. ataques físicos;
  2. insultos pessoais;
  3. comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;
  4. ameaças por quaisquer meios;
  5. grafites depreciativos;
  6. expressões preconceituosas;
  7. isolamento social consciente e premeditado;
  8. pilhérias.

Parágrafo único. Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

Art. 3o A intimidação sistemática (bullying) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:

  1. verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
  2. moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
  3. sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
  4. social: ignorar, isolar e excluir;
  5. psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
  6. físico: socar, chutar, bater;
  7. material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
  8. virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

Art. 4o Constituem objetivos do Programa referido no caputdo art. 1o:

  1. prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade;
  2. capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
  3. implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação;
  4. instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores;
  5. dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores;
  6. integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo;
  7. promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua;
  8. evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil;
  9. promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.

Art. 5o É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).

Art. 6o Serão produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática (bullying) nos Estados e Municípios para planejamento das ações.

Art. 7o Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do Programa instituído por esta Lei.

Art. 8o Esta Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação oficial.

Brasília, 6 de novembro de 2015; 194o da Independência e 127o da República.

DILMA ROUSSEFF Luiz Cláudio Costa Nilma Lino Gomes

Este texto não substitui o publicado no DOU de 9.11.2015

Carlos Paiva

Advogado

Especialista em Responsabilidade Civil

(Fonte: http://paivaadv.jusbrasil.com.br/artigos/304100452/lei-bullying-entra-em-vigor, data de acesso 10/02/2016)

Precisamos repensar o modelo das Conferências Nacionais de Direitos Humanos

01/02/2016 Por Márcio Berclaz

Desde 02 agosto de 2015 que a Resolução n. 2 do Conselho Nacional de Direitos Humanos, órgão colegiado composto de governo e sociedade civil, criado para discutir a política do setor, estabeleceu a previsão da XII (décima segunda) conferência nacional, conferências estaduais e conferências municipais de direitos humanos para este recém aberto ano de 2016 (as demais ocorreram em 1996, 1997, 1998 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2008).

O tema? "Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”. Nos eixos do referido evento, constam os seguintes assuntos: 1) afirmação e fortalecimento da democracia (participação política, controle social das políticas públicas de direitos humanos, liberdade de expressão e direito à comunicação, educação em direitos humanos, pacto federativo e responsabilidades institucionais); 2) garantia e universalização de direitos (sistema nacional de direitos humanos, violência motivada por diferença de gênero, raça ou etnia, idade, orientação sexual, gênero e vulnerabilidade, criminalização de movimentos sociais, memória, verdade e justiça); 3) promoção e consolidação da igualdade.

Dentre os objetivos da referida Conferência está o compromisso com políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos, fortalecimento da participação social como fator essencial à democracia plena e desenvolvimento com justiça social, estratégias de enfrentamento à violência institucional, ações amplas de educação em direitos humanos, foco na população em situação de rua, em grupos sociais vulneráveis (extermínio da juventude negra, povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas), debate sobre o cenário da comunicação, memória e verdade sobre escravidão, ditadura e democracia, entre outras importantes questões.

Por mais que a “prevalência dos direitos humanos” seja um princípio de nossa Constituição (artigo 4o, II), sensibilizar a população brasileira para uma cultura de direitos humanos é fundamental. As vozes fascistas presentes na Bancada do tríplice “B" (boi, bala e bíblia) do Congresso Nacional e, por consequência, em diversos e reacionários setores da sociedade brasileira, servem como amostra da expressiva ignorância que alimenta uma parte lamentável do eleitorado brasileiro.

O histórico de escravidão (de quase de três séculos) e ditadura (de vinte e cinco anos) deveriam ser dois eventos históricos suficientes para justificar a necessidade de consciência sobre dimensão pré e pós-violatória dos direitos humanos. Mas infelizmente não é assim que acontece.

Enquanto ainda vige o (des)controle qualitativo da grande mídia, que comercializa a notícia para vender no varejo e não para informar no atacado, maior é a importância de espaços capazes de debater a compreensão e a efetivação de direitos, o reconhecimento da cidadania e a consolidação de cada um como sujeito concreto que atua com diligência e age com alteridade e sensibilidade no mundo, aspectos que, definitivamente, não interessam ao mercado.

Mais do que nunca, como ensina David Sánchez Rubio, é preciso encurtar a distância entre teoria e prática para que a efetivação dos direitos humanos seja uma luta e uma realidade cotidiana, prova de que a compreensão da matéria vai muito além da dimensão jurídico-normativa.

Mas, afinal, qual a organização e a mobilização dos Municípios brasileiros para a realização desses eventos? Qual a preparação do Ministério Público para fiscalização deste importante espaço democrático? Partirão essas conferências de um adequado e prévio diagnóstico da realidade local ou mesmo de uma prestação de contas a respeito das propostas deliberadas nas conferências anteriores? A conferência trata-se de um evento que se esgota em si ou que precisa ter uma continuidade ao exigir um debate permanente?

Infelizmente, a Conferência dos Direitos Humanos padece do mesmo problema das demais. Um único formato, muitas vezes inadequado para o tamanho de cada Município, sem orientações mínimas e básicas de publicidade, sem clareza de diagnóstico e pauta para direcionamento dos debates locais. Tais problemas fazem com que o evento seja visto muitas vezes como um estorvo, como algo que precisa ser realizado “de qualquer jeito”, e não como uma oportunidade para esclarecimentos e colheita de importantes subsídios para desenvolvimento da política local.

Por certo que a Conferência é apenas um momento simbólico de debate sobre a política municipal de direitos humanos, que, de modo geral, é conduzida pelas Secretarias Municipais de efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de modo ainda um tanto quanto ignorado e desconhecido pela população. Apresentar esta estrutura ao povo brasileiro, por si só, já justificaria o evento.

Contudo, para a construção de uma cultura minimamente séria sobre direitos humanos, mais do que conferências dentro de certo período, é fundamental que existam periódicas e permanentes audiências públicas com a agenda mais relevante para cada comunidade. Quantos Municípios as farão? Como será o interesse e mobilização da sociedade civil? Haverá monitoramento das propostas aprovadas no relatório?

A democracia capaz de realizar direitos humanos é aquela que vai muito além da pura e simples representação. Avaliar o poder deliberativo desses espaços de democracia participativo-deliberativa é um aspecto importante no debate sempre relevante sobre a necessidade da democracia ser um instrumento para a realização efetiva dos direitos humanos, não um imaginário reprodutor de desigualdade e exclusão social como muitas vezes parece.

Márcio Berclaz é Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Doutorando em Direito das Relações Sociais pela UFPR (2013/2017), Mestre em Direito do Estado também pela UFPR (2011/2013). Integrante do Grupo Nacional de Membros do Ministério Público (http://www.gnmp.com.br) e do Movimento do Ministério Público Democrático (http://www.mpd.org.br). Membro do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL) da UFPR. Autor dos livros “Ministério Público em Ação (4a edição - Editora Jusvpodium, 2014) e “A dimensão político-jurídica dos conselhos sociais no Brasil: uma leitura a partir da Política da Libertação e do Pluralismo Jurídico (Editora Lumen Juris, 2013).

(Fonte: http://mpd.org.br/precisamos-repensar-o-modelo-das-conferencias-nacionais-de-direitos-humanos/, data de acesso 10/02/2016)

Teoria Geral da Constituição e Direitos Fundamentais

Liberdade de Informação Jornalística (Art.220, § 1º)

Publicado por Fabio Cardoso

A Constituição assegura a "plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social". Trata-se de um direito de conteúdo mais abrangente que o tradicional conceito de liberdade de imprensa, que assegura o direito de veiculação de impressos sem qualquer restrição por parte do Estado. A liberdade de informação jornalística compreende o direito de informar, bem como o do cidadão de ser devidamente informado. Qualquer legislação infraconstitucional que constitua embaraço a atividade jornalística, por expressa disposição de nossa Carta Magna, deve ser declarada inconstitucional (CF, art. 220, § 1º). A liberdade de informação jornalística deve ser exercida de forma compatível com a tutela constitucional da intimidade e da honra das pessoas, evitando situações de abuso ao direito de informação previsto na Constituição. Em caso de excesso em notícias divulgadas pelo veículos de comunicação social, a jurisprudência tem considerado indenizáveis os danos materiais e morais decorrentes desse abuso. Como observa Vidal Serrano Nunes Jr., o direito a liberdade de informação possui dupla face: uma de defesa da imprensa contra o Estado e outra de defesa do cidadão contra os veículos de comunicação.

O supremo Tribunal Federal (STF), em arguição de descumprimento de preceito fundamental, com voto de Min. Rel. Carlos Britto, declarou não recepcionada pelaConstituição de 1988 a Lei n.5.250/67, pois "a Lei de Imprensa foi concebida e promulgada num longo período autoritário, o qual compreendido entre 31-3-64 e o inicio do ano de 1985 e conhecido como 'anos de chumbo' ou 'regime de exceção', regime esse patentemente inconciliável com os ares da democracia resgatada e proclamada na atual Carta Magna" (Informativo STF, n.544).

AUTOR: Fabio Cardoso - Formado em Administração, concurseiro, leitor assíduo.

Amplie seu estudo

Tópicos de legislação citada no texto

(Fonte: http://fmatos2.jusbrasil.com.br/artigos/304017637/teoria-geral-da-constituicao-e-direitos-fundamentais, data de acesso 10/02/2016)

Portugal é o país com mais mulheres milionárias

27/11/2013

Portugal é o país do mundo com o número mais elevado de mulheres milionárias.

De acordo com um relatório publicado pela revista "Spears Magazine", 23% dos portugueses mais ricos são, de facto, portuguesas, um número que supera, de longe, as percentagens encontradas na Holanda (5,9%), Grã-Bretanha (11,4%) e Japão (3,7%).

De acordo com o referido relatório, os países onde a percentagem de mulheres ricas é muito elevada são Portugal (23,8%), Filipinas (21%), Peru (18,3%), Hong-Kong (18%) e Turquia (17,4%).

No lado oposto da listagem - ou seja, os países com a menor percentagem de mulheres milionárias - estão a Holanda (5,9%), Rússia (5,7%), México (5,3%), Arábia Saudita (3,8%) e Japão (3,7%).

O diretor da revista, Josh Spero, entrevistado pelo jornal eletrónico "Mail Online", salientou o facto de metade da população mundial ser constituída por mulheres. "Por isso, não podemos dizer que existe igualdade de género na grande maioria dos países enquanto a riqueza que possuem não for dividida equitativamente", realçou. "E o que mais choca é que nenhum país está ainda muito próximo dessa realidade", afirmou.

Josh Spero realçou o facto de países como a Holanda, a Bélgica e a Nova Zelândia, conhecidos pelas suas políticas liberais, não terem uma distribuição mais justa da sua riqueza por género, como era de se esperar.

"De acordo com a Harvard Business Review, as empresárias obtêm mais 20% de lucros com menos 50% de investimento. Portanto, colocar as mulheres a liderar os negócios é benéfico para todos nós", concluiu.

(Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3556552, data de acesso 10/02/2016)

Kéfera Buchmann: a youtuber brasileira que mais se destaca no mundo, vista por milhões de fãs e seguidores, hoje está faturando alto

Kéfera Buchmann (nasceu em 25de janeiro de 1993 (26 anos) é uma atriz, vlogueira, apresentadora e escritora brasileira. Kéfera nasceu e cresceu em Curitiba, onde concluiu seu ensino fundamental e médio e formou-se no curso de teatro. (Fonte: Wikipédia)

8 fatos que nos explicam quem é a tal da Kéfera Buchmann

26 de novembro de 2015 por Magno Oliver

A onda dos vlogueiros e vlogueiras do Youtube tem feito muito sucesso na internet, principalmente nas redes sociais. Eles são uma espécie de celebridades do mundo do Youtube. Eles possuem os chamados “canais” no Youtube, onde fazem e postam seus vídeos para os usuários que se inscrevem neles e assistem a seus vídeos.

E um fenômeno no Youtube vem se dispontando e ganhando inscritos/seguidores de vários cantos do Brasil e do mundo. É o caso dela, Kéfera Buchmann.

E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você que ser dono/a de um canal de Youtube não é coisa fácil e precisa ter muita criatividade tanto para produzir vídeos, como para atrair inscritos no canal.

E isso pode render uma graninha interessante, você sabia? Então veja aí uma lista com os 10 canais que mais ganham dinheiro no Youtube (Clique aqui e veja a matéria).

E ela bombou recentemente com um vídeo paródia da cantora Anitta que a internet toda comentou.

Conheça quem é essa moça e o que ela faz:

  1. Essa moça com rostinho de adolescente é a Kéfera
Kéfera Buchmann
  1. Seu número de assinantes no Youtube são de cerca de mais de 6,6 milhões de pessoas inscritas;
  2. Seu canal se chama 5incominutos;
  3. Ela faz vídeos engraçados e sobre os mais diversos temas do dia a dia;
  4. A história dela começou em 2010, quando fez um vídeo reclamando da vuvuzela do vizinho;
  5. Esse vídeo durou cerca de 5 minutos e o canal acabou recebendo este nome por este motivo;
  6. Segundo ela, o vídeo que ela mais gostou de fazer em seu canal foi sobre o jogo Flappy Bird;
  7. E ela agitou a internet com um vídeo paródia da música BANG da cantora Anitta que os internautas comentaram e elogiaram bastante. Não assistiu? Então confira aqui.

http://www.fatosdesconhecidos.com.br/8-fatos-que-nos-explicam-quem-e-a-tal-da-kefera-buchmann/

https://www.youtube.com/user/5incominutos?__rtqa=46218ec6653349e5a76f62369f99549b

(Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/10/quem-sao-os-youtubers-brasileiros-vistos-por-milhoes-4891400.html, data de acesso 10/02/2016)

As únicas 5 mulheres centenárias nascidas ainda no Século 19

(*) por Tales Luciano Duarte

As pessoas sempre buscam a receita de como viver mais tempo, desde a antiguidade o homem persegue o segredo da vida eterna. Diversos cientistas em todos os tempos estudaram profundamente quais os segredos da vida longa. Os taoístas também estudaram e desenvolveram métodos de como prolongar a vida há milhares de anos na China. As pessoas que ultrapassam 3 dígitos na idade entram para umseleto grupo de seres humanos.

Estas lindas e guerreiras mulheres centenárias nasceram ainda no século 19 e viveram eventos importantes na história recente do mundo, como duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria, o desenvolvimento do avião, a invenção da televisão, avanço da Internet, entre outros.

Estas centenárias velhinhas são o mais próximo que se pode chegar a desvendar os segredos da vida eterna na atualidade. De acordo com estas encantadoras senhoras, o segredo para uma vida longa é dormir o suficiente, ficar ativo, fazer exercícios todos os dias e comer alimentos saudáveis regularmente.

As mulheres tendem a viver mais tempo que os homens, as teorias sobre isso estão relacionadas ao estrogênio, que ajuda a proteger o coração das mulheres após a menopausa

Imagino que essas lindas velhinhas tem muito a nos ensinar sobre a vida e nossos excessos de anseios.

(Fonte: imgur, Guinness World Records)

Misao Okawa - 116 anos - pessoa mais velha do mundo-Okawa Do Japão (Nasceu em 5 de março de 1898).

Gertrude Weaver - 116 anos - a segunda pessoa mais velha mundo e a mais velha da América (Nasceu em 4 de julho 1898).

Susannah Mushatt Jones - 115 anos - Estados Unidos (Nasceu em 6 de julho de 1899).

Emma Morano - 115 anos - pessoa mais velha Europa - Itália (Nasceu em 29 de novembro de 1899).

Jeralean Talley - 115 anos - Estados Unidos (Nascido Em 23 de maio de 1899).

(*) Tales Luciano Duarte Atualmente blogueiro do site http://www.yogui.co junto com sua companheira mexicana Carla G.Ramos.Meu curriculo é basicamente um ser em busca de evolução. Não sou Tales, estou Tales.

(Fonte: http://yogui.co/unicas-5-mulheres-centenarias-nascidas-ainda-seculo-19/, data de acesso 10/02/2016)

Top 10 pessoas mais inteligentes do mundo

(*) Adriano Lucas -Conhecimento Geral

Uma das formas mais usadas para se calcular o quanto uma pessoa é inteligente, é o teste de QI (Quociente de inteligência). É um teste com diversas perguntas, que vão desde problemas matemáticos até itens vocabulares. Apesar de duvidoso, quanto a exatidão, os elevados QI’s tem levado pessoas á fama e reconhecimento internacional. Talvez impulsionado pelo prognóstico de que pessoas marcantes na história tiveram pontuações altas: Albert Einstein (QI 160), Adolf Hitler(141),Bill Gates(160), Galileo Galilei (185), Isaac Newton(190), Leonardo da Vinci(220) entre outros. Mas o foco desse top 10 é lembrar aqueles que ainda estão vivos, o que fazem e um pouco de sua história.

10º - Benjamin Netanyahu, James Woods, John H. Sununu, - QI 180

Há 3 pessoas vivas e empatadas com QI de 180 pontos. São Elas:

Benjamim Netanyahu - É um influente politico israelense, atual primeiro ministro de Israel. Nasceu em Tel Aviv mas foi nos Estados Unidos que viveu boa parte de sua juventude, onde se formou em arquitetura e fez mestrado em Administração na Massachusetts Institute of Technology. Também estudou Ciência Politica no M.I.T. e na Universidade de Harvard. A partir de então descobriu sua vocação politica.

James Woods - É um grande ator americano conhecido por atuar em grandes clássicos, e também por ganhar 3 prêmios Emmy e dois Oscar. Sua inteligencia e raciocínio rápido teve grande destaque desde sua infância, ao qual, era considerado um gênio para a sua idade. James, a principio cursou Ciências politicas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mas desistiu após se envolver ativamente com o grupo de teatro “Dramashop”. Mais tarde, após conclusão, foi direto para os palcos da Broadway.

John H. Sununu - Com 73 anos, não se sabe se ainda é considerado um dos mais inteligentes, mas foi registrado a alta pontuação de QI 180 para esse Cubano que também fez sucesso, ele alcançou um dos mais altos cargos americanos. Foi chefe de gabinete da Casa Branca na gestão do então presidente Jorge W. Bush, mas antes, foi governador do estado New Hampshire.

9º - Gregory Smith - QI 186

O garoto prodígio foi o mais jovem graduado a mestre pela Universidade de Virginia, com apenas 16 anos. Seu histórico diz que Smith foi capaz de memorizar e recitar livros aos 14 meses, e somar números aos 18 meses.

Hoje, ele viaja pelo mundo como um ativista da paz lutando pelos direitos das crianças. Seu trabalho já foi nomeado 4 vezes ao prêmio Nobel da Paz.

8º - Philip Emeagwali - QI 190

Philip, além de gênio é um exemplo de força de vontade. Aos 14 anos serviu ao exercito de sua nação (Nigéria) em batalhas, interrompendo o já precário estudo da região. Concluiu seu Ensino Médio por meio de auto-estudo, e também fez seu primeiro curso através de correspondência na Universidade de Londres, mas não era o bastante. Ele se mudou para os Estados Unidos e se tornou bacharel em Matemática (Oregon), Engenheiro naval (Washington), e outro mestrado em matemática aplicada (Maryland). Philip foi um dos vencedores do Prêmio Gordon Bell, por um dos seus estudos tecnológicos no campo de petróleo. Também foi eleito o 35° maior africano de todos os tempos em pesquisa realizada pela revista New African.

7º - Garry Kasparov - QI 192

Kasparov, hoje com 49 anos dedica seu tempo a política e a escrever livros. Mas em tempos passados, ele esteve em 1° lugar no ranking da FIDE (Federação internacional de Xadrez). A paixão pelo xadrez começou aos 7 anos de idade em sua escola, e de torneios em torneios, aprendeu e ganhou experiência. Aos 15, já era “mestre” ao vencer o campeonato nacional da Rússia. Com 17 anos, foi campeão mundial de xadrez júnior se tornando um “Grandmaster”. Mas só conseguiu o titulo profissional de campeão do mundo ao derrotar Anatoly Karpov em 1985, em um jogo histórico. Se tornou o mais jovem grandmaster (22 anos) a ocupar topo mundial no xadrez. Cansado e sem objetivos pessoais, ele se aposentou em 2006. Disse: “Em 2004 conquistei o único torneio que não tinha”.

6º - Rick Rosner - 192

Hoje Rick é um escritor de 52 anos. Ficou famoso pela curiosa vida incomum aos super gênios com um QI tão elevado. Ele não conseguiu tanto sucesso quanto aos demais dessa lista, mas ficou conhecido pelas excêntricas escolhas feitas. Segundo o mesmo, trabalhou um bom tempo como patinador, garçon, porteiro e até stripper. Ele já apareceu em vários documentários na TV sobre suas atividades, inclusive participou do programa “Quem quer ser milionário”, onde foi eliminado errando uma pergunta considerada fácil. Atualmente escreve e produz para programas de perguntas dirigidos por Jimmy Kimmel.

5º - Christopher Michael Langan - QI 195

Christopher conseguiu ultrapassar os 195 pontos de QI, ficando conhecido como a pessoa mais inteligente da América. Mas por trás de tantas capas de revistas e programas de TV, ele teve uma dura vida para chegar onde está. Filho de família pobre, foi espancado dos 6 aos 14 anos pelo padrasto. Mesmo assim, sempre mostrou ser um prodígio. Aos 6 meses ele já sabia falar algumas palavras, aos 4 anos aprendeu a ler e isso foi suficiente para ele decolar autodidaticamente. Ele se auto-formou no Ensino médio com matemática avançada, física, filosofia, latim e grego (assim como no Brasil, é possível estudar, e se formar apenas fazendo uma espécie de “ENEM”). Langan mais tarde, pôde desenvolver sua “teoria da relação entre mente e realidade” própria, que ele chama de “modelo cognitivo-teórico do Universo”.

4º - Kim Ung-Yong - QI 210

Um dos maiores prodígios já conhecido. Quando criança, Kim impressionou o mundo com sua inteligência. Apenas com 6 meses começou a falar, quando completou um ano já podia falar fluentemente. E ele não parou por ai, quis falar outras línguas também. Aos 4 anos já falava japonês, coreano, alemão e inglês. Quando fez cinco anos, agregou mais 4 idiomas (chinês, espanhol, vietnamita, tagalo) e se apresentou em um programa de TV nacional surpreendendo o mundo e a NASA, que mais tarde (com 8 anos) convidou Kim para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Após doutorado de física completo (16 anos), o Dr Kim trabalhou na NASA por mais 4 anos. Depois voltou para Coréia e fez doutorado de engenharia civil, mudando sua área de trabalho. A partir de 2007, ele dá aulas numa das melhores universidades da Coréia.

3º - Christopher Hirata - QI 225

Hirata é um dos gênios americanos mais conhecidos. Ele chamou a atenção do mundo ao ser o mais jovem (13 anos) ganhador da medalha de ouro na olimpíada internacional de física entre os mais inteligentes do planeta (de até 19 anos). Aos 14 anos, Hirata entrou na California Institute of Technology (Caltech), e dois anos depois começou a trabalhar com a NASA em um projeto que explora a possibilidade de colonizar Marte. Atualmente, Hirata é professor de física e astronomia da Universidade de Ohio.

2º - Marilyn Vos Savant - QI 228

Marilyan é americana e escritora de uma coluna na revista Parade, em que resolve problemas matemáticos e responde perguntas dos leitores em diversos assuntos. Ela foi detentora do titulo “QI mais alto” no livro Guinness Book de recordes mundiais por 5 anos. Hoje, ela pode se contentar em ser a pessoa de sexo feminino mais inteligente do mundo. Fato extraordinário, a única mulher entre os 10+.

1° - Terence Tao - QI 230

Quando Tao tinha dois anos de idade, seus pais perceberam que ele era diferente das outras crianças. Eles, viram Tao ensinando crianças de cinco anos a soletrar e somar números e, quando perguntado como ele tinha aprendido essas habilidades, ele respondeu que estava assistindo no Vila Sésamo na televisão. Tao é australiano, mas sua história é semelhante a outros gênios desse TOP 10. Após ter ganho vários prêmios de uma “olimpíadas de matemática”, Tao concluiu seu bacharelado e mestrado em matemática com 16 anos e foi convidado a fazer sua pós-graduação nos EUA. Aos 20 anos, terminou seu Ph.D. e participou do corpo docente, que viria mais tarde a ser o mais jovem professor da Universidade da Califórnia. Tao contribui com estudos avançados e complexos desvendando a teoremas e analises matemáticas. Por isso, recebeu diversas honras, prêmios e homenagens.

Postado por Adriano Lucas

(Fonte: http://top10mais.org/top-10-pessoas-mais-inteligentes-do-mundo/#ixzz3zovPOY98, data de acesso 10/02/2016)

Como brasileiros podem ajudar os refugiados sírios?

4 setembro 2015

Diante das reações emocionadas após a divulgação das fotos do garotinho sírio Alan Kurdi, que morreu afogado durante uma travessia de bote para tentar chegar à Grécia, muitos leitores da BBC Brasil perguntaram em nossa página no Facebook como seria possível ajudar os refugiados.

Abaixo, listamos organizações e iniciativas que fornecem ajuda a refugiados sírios e de outras nacionalidades - seja no Oriente Médio, na África, na Europa e também aos que conseguiram fugir da guerra e agora estão vivendo no Brasil.

Unicef

"Ficar chocado não é o suficiente. O choque tem que ser seguido de ação", dia a agência da ONU para a infância em sua página no Facebook. Doações serão usadas para campanhas de imunização contra sarampo, compra de kits de material escolar, compra de cobertores e sachês de micronutrientes para ajudar as crianças a sobreviverem ao inverno. Ajude as crianças da Síria clicando aqui e saiba mais informações aqui.

Acnur

A agência de refugiados da ONU está promovendo campanhas específicas para arrecadar verba para suas ações com famílias refugiadas e para ajudar os sírios especificamente.

Para as famílias refugiadas em geral, o dinheiro é direcionado à compra de itens como kits de cozinha e mosquiteiros para proteger crianças de doenças como malária.

Boa parte das doações aos sírios, segundo a Acnur, será usada para "fornecer o auxílio necessário à medida que o rigoroso inverno se aproxima", com a compra de cobertores térmicos e barracas. Você pode ajudar clicando aqui ou aqui.

Rescue International

A ONG, uma das poucas que trabalha em ilhas gregas que vêm recebendo milhares de refugiados diariamente, afirma que as doações serão usadas para comprar kits de higiene para as famílias refugiadas, compra de latrinas e alimentos especiais para crianças desnutridas. Clique aqui para ajudar.

Save the Children

Trabalha em países de onde as famílias estão fugindo, como a Síria, e em outros, que são rotas de fuga e destino final, como Turquia e Itália, onde, segundo a ONG, mais de 6 mil crianças refugiadas chegaram sozinhas. Clique aqui para ajudar.

Cáritas

A ONG é a principal referência para refugiados que chegam ao Brasil.

Cáritas em São Paulo

Apenas neste ano, atendeu a 810 sírios. No total, em 2014, atendeu 6.629 pessoas de 87 nacionalidades diferentes. Há informações sobre como podem ser feitas as doações no Facebook da organização. Há campanhas para a coleta de cobertores, leite em pó e itens de higiene. Saiba mais aqui.

Para quem quiser doar dinheiro, a conta é: Caritas Arquidiocesana de São Paulo Banco Itaú Agência 251 Conta corrente 7001-7 CNPJ 62021308/0001-70

Cáritas no Rio de Janeiro

Além do Rio, fornece ajuda para as sedes da organização em outros 19 estados. No momento, está coletando itens como colchões, alimentos não-perecíveis, roupas e fraldas. Também é possível apadrinhar um refugiado, especialmente os mais vulneráveis, como as crianças. Saiba mais aqui. comunicacao@caritas-rj.org.br

(Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_sirios_brasil_ajuda_rm, data de acesso 10/02/2016)

MPF lança campanha

Apoie as 10 medidas

Agora, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso para que promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. Mesmo que algum parlamentar proponha as medidas, as assinaturas são importantes como manifestação de apoio à aprovação no Congresso. Essa iniciativa não tem qualquer vinculação partidária.

ATENÇÃO: pela legislação, as assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa popular devem ser encaminhadas fisicamente, não por meio digital. O nome completo deve ser preenchido, sem abreviações. Se estiver sem o título de eleitor, esse campo pode ser deixado em branco. Se quiser consultar o número do seu título de eleitor, clique aqui. Após impressão e preenchimento, o formulário deve ser entregue em uma das unidades do MPF, em um dos pontos de coleta ou remetido fisicamente para: Procuradoria Geral da República - 5ª Câmara de Coordenação e Revisão - SAF/SUL Quadra 04 Conjunto C - Bloco B - 3ª Andar, Sala 305 - CEP: 70050-900 Brasília/DF.

Veja aqui o número de assinaturas por Estado e por região.

Links de interesse:

Saiba mais em http://www.dezmedidas.mpf.mp.br

(Fonte: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/, data de acesso 10/02/2016)