É com muita alegria que nesta edição homenageamos você, com poesias, pois é uma das mais partes mais belas da vida neste “mundão com tantos problemas e tristezas também!”
Que as dificuldades são muitas, nem duvide! Que faltam incentivos financeiros, patrocínios, créditos especiais, compreensão das editoras, enfim, verba para divulgação e eventos!
Creia que sim tudo isto é verdade... P ara ser poeta ou escritora ou jornalista segmentada tem que garimpar até moedas, para fazer uma verba mínima, e assim publicar de forma simples
e criativa as suas produções literárias e poéticas, e da arte jornalística.
Nosso reconhecimento, e crença que dias melhores ocorrerão, quando nós estivermos mais unidas, e amadurecidas para exigir os patrocínios e marketing culturais para nossos estilos!
Abraço fraterno as irmãs de “ trajetos literários e poéticos “ na certeza de que haverá ´melhores dias, num amanhã, que em sua manha já desponta!!!
Elisabeth Mariano e equipe
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Em 31 de outubro é comemorado no país o Dia Nacional da Poesia. A escolha da data, criada em 2015, foi o dia de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
A homenagem tem a intenção de incentivar a produção e leitura dessa manifestação artística tão importante.
Para celebrar essa forma de arte, reunimos 10 poetas e poemas brasileiros super importantes que você precisa conhecer.
Criamos a coleção Omitidas indômitas, uma pequena seleção de grandes mulheres da literatura de língua portuguesa que celebra dois movimentos - o da poesia e o das mulheres. Francisca Júlia, Florbela Espanca, Júlia Lopes de Almeida, Nísia Floresta, Josefina Álvares de Azevedo e Auta de Souza compartilham um esquecimento dos manuais literários, embora sua relevância no cenário poético seja notória. Abaixo, você encontra oito poemas escolhidos especialmente pela TAG para que possa conhecer seis poetisas e um pouquinho das suas obras.
Lembre-se de compartilhar o trabalho dessas importantes escritoras para que mais pessoas possam prestigiá-las. Boa leitura!
OBS.: Página toda conferida novamente com o site oficial de Vinícius. Se quiser comprar um livro do autor, recomendo o Livro de Sonetos. - A Magia da Poesia - Apenas poemas sem erros, conferidos e com referências bibliográficas. Colabore com o projeto, clicando aqui na Benfeitoria
Soneto do Corifeu
(da peça Orfeu da Conceição)
São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher
Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer de tão perfeita
Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua
(Vinícius de Moraes)
(Este poema apareceu pela primeira vez na peça Orfeu da Conceição. É a primeira fala, e quem a diz é o Corifeu. Daí, quando recolheu este texto no seu Livro de sonetos, Vinícius deu a ele o título “Soneto do Corifeu”. Mais tarde, o poema foi musicado por Toquinho, e ganhou o título “São demais os perigos desta vida”, que deu nome ao disco homônimo (1972) da dupla Vinicius e Toquinho. Fonte: Site Oficial)
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
É bastante provável que os primeiros versos tenham brotado da boca de um apaixonado, jamais saberemos. A verdade incontornável é que o amor é tema recorrente entre os poetas e alvo de interesse constante entre os leitores.
Se você não é poeta, mas sente vontade de gritar para o mundo - e para o seu amado - versos apaixonados, nós damos uma ajudinha! Selecionamos aqui os quinze maiores poemas de amor da literatura brasileira publicados. A tarefa não foi nada fácil, a poesia nacional é riquíssima e cada um dos autores escolhidos facilmente poderia ter outros belos poemas incluídos nessa lista.
Para tentar cobrir uma boa parte da nossa história literária, passeamos pelos antigos Álvares de Azevedo e Olavo Bilac até alcançarmos os contemporâneos Paulo Leminski e Chico Buarque.
Pesquisar os livros do poetinha, como ficou conhecido Vinícius de Moraes, é se deparar com um manancial de poemas de amor. Apaixonado pela vida e pelas mulheres, Vinícius casou-se nove vezes e escreveu uma série de versos apaixonados. O poema mais conhecido talvez seja o Soneto de fidelidade.
O Soneto do amor total foi escolhido porque tem uma delicadeza ímpar e ilustra com precisão as várias facetas de uma relação amorosa.
Amo-te tanto, meu amor… não cante
O humano coração com mais verdade…
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade
Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
LEIA MAIS, CONTINUA....
Celebrado como um dos melhores poemas da literatura brasileira, As sem-razões do amor trata da espontaneidade do amor. De acordo com o eu lírico, o amor arrebata e arrasta o amador independente da atitude do parceiro. O próprio título do poema já indica como os versos irão se desdobrar: o amor não exige troca, não é resultado do merecimento e não pode ser definido.
As sem-razões do amor
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Ouça a poesia e leia o original em: https://youtu.be/4tmxqoPANdk
Conheça as atividades que a Galática Educação & Cultura preparou para os meses de novembro e dezembro e aproveite!
A Galática Educação & Cultura, desde que nasceu, há 25 anos, tem o compromisso de promover o conhecimento de forma ampla. Em seu segundo ano na sede própria, vem desenvolvendo diversos eventos com o objetivo de discutir literatura de uma forma descontraída, mas nada superficial.
Em novembro, por exemplo, serão três grandes iniciativas:
Semana da Literatura Negra
Preparamos para a semana de 4 de novembro três eventos imperdíveis:
Sim, Van Gogh escrevia, e muito! Escrevia cartas quase diariamente e neste curso falaremos muito sobre isso. Serão quatro encontros nas quartas-feiras 13 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, das 19h30 às 21h30. Quem ministrará o curso é a jornalista Naia Veneranda, estudiosa do tema. Investimento: R$ 339,00, ou 5 x R$ 67,80
Ler é viajar, disso nenhum leitor discorda. Mas, o que dizer, então, da junção de literatura e viagens. Pois é justamente essa a proposta do “Mapa Mundi Literário”, projeto da Galática Educação & Cultura que vai promover encontros para explorar in loco a literatura de diversos países.
A estreia do Mapa Mundi Literário será em Buenos Aires, Argentina. Lá os encontros serão diários, em cafés, livrarias ou espaços literários e serão estudados autores clássicos e contemporâneos. Os encontros serão conduzidos por escritores e especialistas em literatura argentina. Como produção, os alunos serão convidados a escrever e postar cartas, criar um diário de viagem e fazer contribuições ao blog da Galática ou outro de sua escolha.
Com a coordenação das professoras Sonia Avallone e Naia Veneranda, o Mapa Mundi Literário oferece um roteiro exclusivo a um grupo pequeno, para melhor aproveitamento das discussões.
Os eventos literários da Galática são uma idealização das jornalistas Sonia Avallone e Naia Veneranda. Saiba mais sobre elas:
Sonia Avallone - Mestre em Comunicação, especialista em Marketing, jornalista e radialista. Roteirista premiada pela APCA na categoria inovação pelo rádio (2000). Dá aula há mais de 30 anos tanto para graduação como pós-graduação e já passou por instituições de destaque como Universidade Paulista e Centro Universitário Senac.
Em 2010, foi convidada pela Associação Verakis (França) para atuar como jornalista mediadora no Brasil do Projeto de Popularização Científica. Atuou como roteirista da animação: ”Brincadeirantes”, que teve o primeiro episódio finalizado em dezembro de 2014.
É fundadora e presidente da Galática Educação e Cultura. Ama literatura e adora escrever. Não é por acaso que tem sempre na cabeceira um livro para ler e, na bolsa, um inseparável caderninho de anotações.
Naia Veneranda - jornalista e tradutora, tem mais de 10 anos de experiência em salas de aula. Com formação na área de Humanas, atualmente cursa mestrado em Estudos da Tradução na Universidade de São Paulo (USP) Trabalha também com Comunicação Digital, escrevendo para sites e blogs de diversos segmentos. É uma das idealizadoras do programa “De Olho na Rede”, que oferece consultoria, palestras e cursos sobre comunicação digital.
Apaixonada por cartas, ama usar pontos de exclamação e, para ela, não há quem não tenha uma boa história para contar.
Mais informações, contato com a imprensa e reservas pelo telefone (11) 2640-8468, e-mail contato@galatica.com.br ou via WhatsApp (11)97583-2305.
DE 04 A 12 DE OUTUBRO
EXPOSIÇÃO DOS POEMAS INSCRITOS NO 33º PSIU POÉTICO
Local: Galeria Godofredo Guedes - Centro Cultural Hermes de Paula
DIA MUNICIPAL DA POESIA
08h - DESPERTAR POÉTICO PELAS RUAS DA CIDADE
Poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e comunidade.
Local: Concentração Pça. Dr. Chaves, 32 (Praça da Matriz) - Centro.
20h - ABERTURA DO 33º PSIU POÉTICO
LEITURA DE POEMAS:
Ísis Pales Fonseca
Davi Gabriel Santos Azevedo
LANÇAMENTOS DA NOITE:
Vozes do Meu Silêncio - Bernadete Valadares
Poesia Visceral a Escrita do Ser - Sônia Gomes
PERFORMANCE MUSICAL:
Precípuo (soneto 429) - Glauco Mattoso
Intérprete: Héryton Machado
PSIUCINEMA - Província dos Lobos - Ronaldo Goc - Duração: 35'
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
09h - POESIA NO MERCADO - INTERVENÇÕES CIRCENSES
Brenda Flores - Gabriela Martins Rabelo - Léo Lopes - Albino José dos Santos - Jazon Morais - Santinha Teixeira - Hamilton Ferreira - Anatália Moreira Freire - Mané do Café - Ademar Hugo dos Santos - Marlene Bandeira - Mirna Mendes - Deomídio Macedo - Petrônio Souza Gonçalves - Milton Kaos - Karla Celene Campos - Marli Fróes - Olímpio Elton - Sandra Fonseca - Pedro Pereira Lima - Felismino Francisco Neto - Aroldo Pereira - Haroldo Coelho - Darci Pereira - João Antônio Pimenta - Gustavo Beckhauser - Dailde dos Santos Poeta Catopê - Maria Ysmar Alkimim - Samuel Siardo - José Eustáquio Pereira Jr. - Sandro Braga - Sivaldo Souza - Glaydson Marks - Janete Beatriz - Eliane Alkimin - Claudiana Araújo - Sebastião Abceu - Gabriel Filpi - Gilmar Gusmão
Local: Mercado Municipal de Montes Claros
20h - LANÇAMENTOS DA NOITE:
Urucuia: Próxima Parada - Luiz Zanotti
Espectros Poéticos - Sivaldo Souza
A Poética do Olhar - Dóris Araújo
LEITURA DE POEMAS:
Luany Rocha - Janete Betariz - Priscila Araújo Oliveira
PERFORMANCE - ESPETÁCULO POÉTICO MUSICAL
Poética Azulada - Maluh Mendes & Mirna Mendes
Nélio Torres - Monsyerrá Batista - Luiz Zanotti e Cia
Pancada: Ataq Cardíaco - Punk Rock, Revival 1976-1979 séc XX
Charles Helton - Yuri Yuck - Marlon Rodrigues - Aroldo Pereira
PSIUCINEMA - Todos Menos o Último e as Pequeninas Melancolias ao Som de Café-Gaita - Direção: Ana Martins, Tatá Azevedo e Felipe Diógenes - Duração: 22'51”
Clip do Jeito que o Vaqueiro Gosta - Direção: Léo Lopes - 3'30”
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
09h - OCUPAÇÃO POÉTICA NA FEIRA DE ARTES
Gilberto Medeiros - Maria Cida Néri - Vera Veríssimo - Mané do Café - Jorge Luiz
Local: Praça Dr. Chaves - Matriz
10h - Pianíssimo - A História de Um Piano Encantado (Teatro Musical Infantil)
Direção: Mirian Valderez.
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
20h - LANÇAMENTOS DA NOITE:
Desarmadilha - Sidneia Simões
Ventre Nosso de Cada Dia - Helena Soares Aphonso
PERFORMANCE POÉTICA MUSICAL:
Contrapeso - Loi Damasceno
Ingrid Sá - Karen Nascimento
Alexandre Gonçalves
Precípuo (soneto 429) - Glauco Mattoso
Intérprete: Flavinho Ribeiro
PSIUCINEMA - Aníbal, Um Carroceiro e Seus Marujos - Direção: Paulo Henrique Veloso Souto - Duração: 18'48"
09H - PROJETO POESIA CIRCULAR
E. E. Felício Pereira de Araújo
Local: Rua Bandeirantes, Nº 475 - Vila Sumaré - Fone (38) 3223-8633
20h - LANÇAMENTOS DA NOITE:
Antônio, a Formiga e o Sertão - Auri Tiago
Cordel, Antonio Lopo Montalvão - Carlos Azevedo
PERFORMANCE POÉTICO MUSICAL
Amora Pereira & Jorge Antonio
Homem-Banda - Samyr Ribeiro
Rock Poético - Márcio Caldeira
PSIUCINEMA - Apóstrofes - Patrick Martins - Duração: 12'
09h - PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CSEMC)
Local: Rua Agente Denniel Silva Marinho, 199 - Cidade Industrial, Montes Claros. Fone: (38) 3214-9836 ramal 3879.
15h - PALESTRA SOBRE AS OBRAS DA 1ª ETAPA DO PAES
Ubirajara - José de Alencar
História da Província de Santa Cruz - Pero de Magalhães Gândavo
O Guarani - Norma Benguell
Desembarque de Cabral - Oscar Pereira da Silva
Seleção de Obras Poéticas - Gregório de Matos
Lançamento: A palavra-colônia em prosa-verso e cenas: análise das obras indicadas para o Paes/Unimontes 1ª Etapa - Márcio Moraes
Intervenção Poética: Héryton Machado Barbosa - Emanuelly Gonçalves - Reh Freitas.
Palestrantes: Marina Couto - Auri Tiago - Rennê Flávio Lopes Santos
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
20h - LANÇAMENTOS DA NOITE:
Do Rio Que me Contorna - Thaise Dias
Um Certo Rosário - Isabela Parada
PERFORMANCE POÉTICO MUSICAL
Isabel Livre Lôpo - Isabel Lôpo
Grupo Filhos da Luz do Sertão
Expresso Musical - Roberth Lopes
Mulheres em Versos - As Geórgias
Coral de Luvas do Colégio Tiradentes & Banda de Música da Polícia Militar
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
PSIUCINEMA - O Telefone - Direção: Jairo Fará - Duração: 2'
Na contra mão, o valor e o poder da arte da periferia
Direção: André Ribeiro e Vinicius Faustino - Duração: 13'
Estado Crítico da Poesia - Direção: Henrique Lukas - Duração: 4'56"
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
09h - PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho - Polivalente
Local: Av. Juarez Nunes, s/n - Jardim São Luiz - Fone (38) 3212-1855
15h - PALESTRA SOBRE AS OBRAS DA 2ª ETAPA DO PAES
Dom Casmurro - Machado de Assis
São Bernardo - Graciliano Ramos
Lira dos vinte anos - Álvares de Azevedo
Faltando um pedaço - Djavan
Arrufos - Belmiro de Almeida
Lançamento: Atendo as pontas entre amores e dores: análise das obras indicadas para o Paes/Unimontes 2ª Etapa - Márcio Moraes
Intervenção Poética: Karla Celene - Gilberto Medeiros - Dóris Araújo.
Palestrantes: Márcio Moraes - Daniele Ribeiro - Haroldo Prates - Carol Borges
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
19h - PSIUCINEMA - CINEMA COMENTADO
Curtas de Jairo Fará - João Diniz - Paulo Henrique Veloso Souto - Pier Paolo Pasolini
CINEMA FALADO: Caetano Veloso
20h - PERFORMANCE POÉTICO MUSICAL
Sarau Poético Lítero Musical
Grupo Lírico Lilás & Academia Feminina de Letras
Local: Ateliê Galeria Felicidade Patrocínio
Rua São José, 296-A - Fone: (38) 99128-7503 - Vila Guilhermina
09h - PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual Zinha Prates
Local: Rua Urbino Viana, 566 - Vila Guilhermina - Fone: (38) 3212-6646
15h - PALESTRA SOBRE AS OBRAS DA 3ª ETAPA DO PAES
O mulo - Darcy Ribeiro
A teus pés - Ana Cristina César
Tecnopoesia - Antônio Miranda
Cadernos Negros, v. 40
Priapo de ébano - Amelina Chaves
Diversidade - Lenine
Intervenção Poética: Mel Oliva - Enzo Teixeira - Santinha Teixeira.
Palestrantes: Viviane do Vale - Pablo Diassi - Rose Daine - Ane Brasilinha - Luciane Mota - Amelina Chaves.
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
20h - LANÇAMENTOS DA NOITE:
Desacontecimentos - Luis Turiba
Manchetes em Versos - Rosani Abou Adal
Impropérios - Luciana Martins
PERFORMANCE POÉTICO MUSICAL
Clarinete & Poemas - Deomídio Macedo
Encontro Obrigatório - Jairo Fará & Grupo Prego de Linha
03 ações do João Diniz: Livro Ábaco, Performance Pterodata Suíte
PSIUCINEMA: Astrolábio - Duração: 10'42"
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
09h - PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual Professora Dilma Quadros
Local: Rua Divino Espírito Santo, nº 290 - Planalto - Fone: (38) 3215-2330
15h - POESIA E CINEMA NOS DIAS ATUAIS: HÁ ESPAÇO PARA A ARTE?
Luciana Martins - João Diniz - Olívia Ikeda - Jairo Fará - Rosani Abou Adal - Paulo Henrique Veloso Souto
Mediador: Luis Turiba
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
20h - NOITE ESPECIAL COM OS HOMENAGEADOS
MÚSICA - PERFORMANCES - LEITURA DE POEMAS - LIVROS - FILMES
Rosani Abou Adal - Paulo Henrique Veloso Souto - Luciana Martins - João Diniz - Olívia Ikeda - Jairo Fará
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
09h - POESIA NA RODOVIÁRIA - DIA DA CRIANÇA
Interação entre poetas, crianças, músicos, palhaços, atores e viajantes.
LANÇAMENTO:
Cidadezinha Biruta - Jairo Fará
Apresentação: Cláudio Mineiro & Meninos do Tambor - Cidade Cristo Rei
Banda Botumeninas
Local: Terminal Rodoviário de Montes Claros
10h Pianíssimo - A História de Um Piano Encantado (Teatro Musical Infantil)
Direção: Mirian Valderez.
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
20h - PSIUCINEMA: Tira-Gosto de Poeta - Direção: Danielle Araújo - Duração: 25'
PERFORMANCE POÉTICO MUSICAL
Denisar Mota - Banda Young Life
Cinética - Brenda Marques Pena/Elcio Lucas
Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hermes de Paula
INSTALAÇÕES: Arte e Coordenação das Instalações na Galeria Godofredo Guedes: João Rodrigues
Coordenação e Curadoria do 33º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA PSIU POÉTICO: João Aroldo Pereira
Observação: 10 a 12 de outubro na Casa da Augusta PSIUCINEMA
Sob o Signo da Poesia - Direção: Neto Borges - Duração: 65'
e outros filmes
Teorema - Direção: Pier Paolo Pasolini - Duração: 95'
Cinema Falado - Direção: Caetano Emanuel Viana Teles Veloso - Duração: 110'
Local: Corredor Cultural
Instalação em homenagem a Cândido Canela - Ajax Domiciano
Local: Shopping Popular.