O que é mais democrático no mundo do que poder escrever um livro ou poesias?
Sem dúvidas, ser autor /autora é ser uma pessoa universal ... a arte da literatura é como um passaporte cultural para o mundo.
Independente de ideologias de governos e de culturas, folclores etc. em qualquer parte do planeta, um livro por mais simples que seja, faz às vezes, de um “relações públicas e de abre portas” desde as áreas acadêmicas, culturais, e até as de autoridades...
Os idiomas, as leis e as culturas podem ser bem diferentes entre si, mas o amor que se dedica a autores e autoras, sempre fará sorrir com amizade!
Quem teve a alegria de participar de um SARAU POÉTICO que o diga, quem não teve a oportunidade, não imagina o que perde em cultura!
Parabéns as escritoras e escritores – aos poetas e as poetas - do Brasil...
Abraço fraternal com gratidão a todas e a todos os colaboradores com nosso ideal e vocação. DEUS PROTEJA A TODAS E TODOS.
Happy Hour Cultural: Sarau com declamação de poesias autorais
Acesse POR AQUI: https://youtu.be/p3VgmDTbWWc - data de acesso: 14/07/2021
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
https://www.youtube.com/watch?v=1RUykWNNFAM
ONU Brasil
“Quando a ONU discutiu pela primeira vez a questão sul-africana, em 1946, estava discutindo a questão do racismo. Esse tema foi colocado porque o estímulo para a criação desta Organização foi a determinação de que toda a humanidade não poderia mais permitir uma teoria e prática racista, para livrar o mundo das garras mortais da guerra e do genocídio. Nós mantemos como um princípio inviolável que o racismo deve ser combatido com todos os meios que a humanidade tem à disposição. Onde quer que isso ocorra ele tem o potencial para estimular uma negação sistemática e abrangente dos direitos humanos daqueles que são discriminados. Isso ocorre porque o racismo é inerentemente um desafio para os direitos humanos.” – Nelson Mandela Mais:
http://www.un.org/en/events/mandeladay | http://www.mandeladay.com | https://www.youtube.com/watch?v=1RUykWNNFAM
https://youtu.be/sD5CMD2Euw4?t=10
https://www.youtube.com/watch?v=kQx6flirw0g
20/07/2018
Já falamos sobre os cantores líricos aqui, mas a música clássica, em geral, está sempre em destaque para nós. Um de nossos projetos de longa data, o Clássicos em Cena, é um ótimo exemplo de iniciativa bem-sucedida para formação de público.
Sucesso desde 2000, o ‘Clássicos em Cena’ promove concertos de música clássica e instrumental, com diferentes atrações, apresentadas e comentadas pelo maestro Parcival Módolo. Mais de 9 mil pessoas já assistiram aos eventos, que têm entrada franca.
https://direcaocultura.com.br/noticias/dia-do-cantor-lirico-2018/
Publicada dia: 22/07/2021
Fonte: portoweb.com.br
Celebramos no dia 22 de Julho o Dia do Cantor. Existem dois tipos básicos de canto, com técnicas diferenciadas: o lírico e o popular.
Diferente do cantor popular, cuja apresentação pode ser encontrada nos diversos estilos, que compõem a rica diversidade cultural brasileira, e internacional, o cantor lírico é um intérprete que não escutamos com muita frequência, em programas musicais cotidianos, seja na TV, ou no rádio.
O cantor lírico é encontrado nos teatros e igrejas, em apresentações, concertos, casamentos e cerimônias.
A palavra que dá nome a esse gênero musical vem da “Lira”, um instrumento musical de cordas, utilizado pelos gregos, para acompanhar a leitura de versos poéticos. O Lirismo ficou conhecido, como uma expressão de sentimentos, por meio da música.
Daí surgiu, o que chamamos hoje de cantor lírico, com habilidade para alcançar variações melódicas na música, e emocionar o público, mais pelo som produzido, do que pela letra cantada, portanto, tem a voz como instrumento, porque o que emociona, é o som, e não tanto o texto.
Isso exige um esforço físico, e emocional, muito maior; com horas de treino, para ter a voz em boas condições de cantar. Existe muito trabalho por trás de um cantor lírico, e a impostação da voz é bem diferente do canto.
O estudo de canto lírico requer anos de treinamento, por isso deve-se estar bem equilibrado ao iniciar nesse segmento, sabendo que o trabalho a seguir, é bastante árduo; e não esperar por resultados imediatos, o que sem dúvida, colocaria tudo a perder.
O cantor lírico precisa estudar e fazer exercícios diários, para conseguir o maior desempenho com o menor esforço. É preciso dominar a técnica, para alcançar a última fila do teatro, sem microfone, com uma orquestra de 120 pessoas tocando.
Os cantores líricos, normalmente, dedicam anos de treinamento, e exercícios diários, para alcançar a técnica mais refinada do canto.
Dentre os mais famosos cantores desse tipo, estão Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.
Muitos cuidados com a voz são necessários para que o canto saia nítido e limpo.