Quando alcançamos os degraus da vida idosa temos muitas surpresas boas, e lindos momentos de saudade para recordar...
Num belo jardim, vivemos diante de flores cuidadas com amor, em vasilhas improvisadas de vasos, ali muito simples, mas “a terra é fértil”.
O que faz o desenvolvimento da semente, ou da muda a ser cuidada para expor raiz num galho, sem dúvida, além da terra e água,
HÁ O AMOR DE QUEM CUIDA.
Assim são as antigas amizades (na saudade das que já partiram, e, ainda ma alegria de rever as muito queridas sobreviventes)...
Sim, somos todas e todos sobreviventes, na contagem dos tempos, que os minutos e segundos sabem somar e demonstrar.
Nada mais revigorante do que o ABRAÇO daquela pessoa querida, de tantos anos junto de nós, confidenciando detalhes do viver...
Por fim, nossos cabelos ficam grisalhos, nossos olhos veem a luz mais fraca, e, nossos sorrisos mostram da vida o que marcar.
Estamos ali frágeis, novamente pessoas indefesas, e, que precisam de apoio, de ajuda até para os pequenos diários cuidados...
HÁ O AMOR DE QUEM CUIDA. HÁ O ABRAÇO DE APOIO.
Uma alegria continua nos invade... É o de sentir o vento na pele, nas folhas das árvores, a cor das flores, e os pássaros a cantar...
A vida, eis a vida... idosas e idosos se distraem também com as modernidades digitais, e ali se comunicam, contentes...
Enfim, eis-nos diante da vida e no prenúncio da última despedida. Quando percebemos temos muitas estória reais para contar.
Felizes que somos, podemos olhar para nosso interior e saber que sofremos injustiças, mas nossa alma nos alegra por saber amar.
Agradeço aos nossos e as nossas amizades internacionais, inesquecíveis, e, essenciais no incentivo da caminhada existencial.
Agradeço aos amigos e amigas do passado, do presente, e, as que já se prenunciam no futuro, que farão parte de jovens a nos cuidar.
NO DIA DO ABRAÇO, UM MILHÃO DE ABRAÇOS A TODAS AS AMIZADES, INTERNACIONAIS E NACIONAIS, AINDA PRESENTES, OU QUE JÁ PASSARAM.
Com gratidão a Deus para encontrar forças para continuar nesta caminhada, junto com família, e, colaboradoras/ es.
Elisabeth Mariano
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Por minha solicitação, e meu agradecimento pela nobreza da Exma deputada estadual Dra. Celia Leão, em 2002
22/05/2002 16:55
DA ASSESSORIA
A deputada Célia Leão (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa, nesta semana, projeto de lei que institui o "Dia Estadual dos Profissionais Liberais", a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de maio. Segundo a parlamentar, o projeto justifica-se pela importância que exercem na sociedade os profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados.
De acordo com a deputada, "estes profissionais assumem grande destaque na economia, pois além contribuírem para a circulação de recursos, também geram mais vagas no mercado de trabalho".
A data comemorativa foi sugerida pela professora Elisabeth Mariano, do jornal Espaço para Mulher, de São Paulo, por ser 27 de maio o dia do reconhecimento da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (Decreto n.º 35.575, de 27 de maio de 1954).
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Ficha informativa
LEI Nº 13.042, DE 03 DE JUNHO DE 2008
(Projeto de lei nº 322, de 2002, da Deputada Célia Leão - PSDB)
Institui o "Dia Estadual dos Profissionais Liberais".
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica instituído o “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de maio.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 3 de junho de 2008.
a) VAZ DE LIMA - Presidente
Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 3 de junho de 2008.
a) Auro Augusto Caliman - Secretário Geral Parlamentar
RECORDAR É REVIVER
Transcrição de notícia em 15/05/2012 / há 20 anos atrás.
EDIÇÃO Nº 120 - DE 15 DE MAIO DE 2012 A 14 DE JUNHO DE 2012
OLÁ LEITORAS! OLÁ LEITORES!
NOSSOS PARABÉNS AS MULHERES E HOMENS PROFISSIONAIS LIBERAIS!!!
Abraço de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER (que comemora 25 anos).
Há 58 anos, comemora-se em 27 de maio - Dia do Profissional Liberal conforme decreto 35.575, publicado no mesmo dia do ano de 1954. A CNPL foi fundada em 11 de fevereiro de 1953, e reconhecida pelo Decreto nº 35.575, de 27 de maio de 1954.
...“As profissões regulamentadas que a CNPL representa hoje são: administradores, advogados, auditores, arquitetos, assistentes sociais, atuários, bibliotecários, biomédicos, biólogos, contabilistas, corretores de imóveis, economistas, enfermeiros, engenheiros, estatísticos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, geógrafos, museólogos, fonoaudiólogos, geólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontologistas, psicólogos, químicos, relações públicas, sociólogos, técnicos agrícolas, técnicos industriais, técnicos em turismo, tradutores e intérpretes e zootecnistas.
Todas essas profissões exigem diploma de nível universitário ou técnico (nível médio).
É importante que se registre que desde a promulgação da atual constituição, de 1988, e com a extinção da antiga Comissão de Enquadramento Sindical - CES ligada ao Ministério do Trabalho, muitas profissões reconhecidas e legalizadas posteriormente a 1988, não foram enquadradas na base da CNPL.”...
...“No entanto, existem muitas dessas profissões regulamentadas no país, que para o seu exercício, não é exigida nem formação universitária e nem mesmo técnica.
São elas: Autores Teatrais, Compositores Musicais e Escritores. Outras exigem pelo menos o nível técnico, entre elas os Protéticos Dentários, Secretárias Executivas, Técnicos Agrícolas, Técnicos Industriais e Corretores de Imóveis entre outras.”... (Fonte: http://www.fenaci.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=70)
4º aniversário da Lei Estadual nº 13.042, de 03.06.2008, de autoria da deputada estadual Célia Leão, que comemora o
Dia dos Profissionais Liberais, em 27 de maio.
Leia a íntegra da lei:
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - SÃO PAULO
LEI Nº 13.042, DE 3 DE JUNHO DE 2008
(Projeto de lei nº 322, de 2002, da Deputada Célia Leão - PSDB)
Institui o “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”.
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica instituído o “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de maio.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 3 de junho de 2008.
a) VAZ DE LIMA - Presidente
Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 3 de junho de 2008.
a) Auro Augusto Caliman - Secretário Geral Parlamentar
PROJETO DE LEI N.º 322, DE 2002
Institui o “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”.
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:
Art. 1.º - Fica instituído o “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 (vinte e sete) de maio.
Art. 2.º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
O presente projeto justifica-se pela importância que exercem na sociedade os profissionais liberais, quer sejam médicos, advogados, etc.
Em uma economia globalizada, em que os empregos seguem cada vez mais difíceis, principalmente em grandes empresas, os profissionais liberais assumem um grande destaque na economia, pois além de fazer circular riqueza, também geram mais vagas no mercado de trabalho.
A data comemorativa ao Dia dos Profissionais Liberais foi sugerida pela Professora Elisabeth Mariano, por ser 27 de maio o dia do reconhecimento da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (Decreto n.º 35.575, de 27 de maio de 1954).
Assim, com a finalidade de homenagear os Profissionais Liberais de nosso Estado é que conto com a participação de meus pares para aprovação do presente projeto, que instituirá o dia 27 (vinte e sete) de maio como “Dia Estadual dos Profissionais Liberais”.
Sala das Sessões, em
CÉLIA LEÃO
Deputada Estadual
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Sete a cada 10 novos postos de trabalho criados no último ano foram por conta própria. Atualmente, 28% de toda a população empregada atua de forma autônoma.
De Gabriel Dau em 9 set 2021 14:23
O trabalho por conta própria no Brasil atingiu o número recorde de 24,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta quantia corresponde a 28,3% de toda a população ativa no mercado de trabalho. (9 de set. de 2021)
Esses resultados apontam um crescimento de 4,2% comparado ao trimestre anterior. Para João Esposito, economista e CEO da Express CTB - accountech de contabilidade, “Essa ascensão no número de profissionais autônomos tem grande responsabilidade no que diz respeito a diminuição das taxas de desemprego. Se comparamos com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de mais de 4,4 milhões de empregados no mercado de trabalho, sendo que 71% desta quantia representa trabalhadores autônomos”.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 24,8 milhões de pessoas que atuam por conta própria. Deste total, apenas 5,7 milhões possuem CNPJ. De acordo com o IBGE, os conta própria informais foram responsáveis por mais da metade da alta na ocupação brasileira.
“No primeiro trimestre do ano, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7%. No segundo, a porcentagem caiu para 14,1%. Foram mais de 400 mil trabalhadores que se (re)colocaram no mercado de trabalho”, explica Esposito.
As atividades relacionadas à alojamento e alimentação ficaram em primeiro lugar no que se refere ao crescimento da ocupação no segundo trimestre, apresentando uma alta de 9,1% comparado ao trimestre anterior.
Em seguida, a área de construção apresentou 5,7% de aumento, serviços domésticos 4% e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura tiveram alta de 3,8%.
“Vale ressaltar que mesmo com os benefícios relacionados a diminuição do desemprego, o rendimento médio de trabalhadores autônomos nos últimos meses foi bem abaixo da média do país e daqueles que trabalham com carteira assinada. Para quem não atua com CNPJ, esse número é ainda menor”, destaca o economista.
Sobre a Express CTB A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada.