Elisabeth Mariano Apresenta...


Edição nº 251 - de 25 de Dezembro de 2022 a 24 de Janeiro de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

06 de Janeiro - Dia da Gratidão

Quem de nós não precisa agradecer ao menos uma vez ao dia?

Num período de tantas desavenças e desgovernos, pessoas agem de forma equivocada,

na tristeza de não ser compreendidos esquecem que o “diálogo” foi criado para que todos e todas dialoguem e, se compreendam nas suas diferenças de pensar e agir...

O mundo é múltiplo e permite imensidades de variações e climas, de minérios, de solos férteis e inférteis, é imenso em áreas de águas de mares e de rios, de lagos e lagoas...

Há montanhas de todos os tamanhos, dimensões e que acolhem tipos diversos de vegetações, e de frutos;

E, aninham diferentes aves, animaizinhos até as feras... tudo se multiplica!

Acordar cedinho ver o sol se estender sobre a natureza e sobre nós, ver anoitecer e sentir o véu da noite sobre nós!

Cantos variados de pássaros, uivos de diferentes animais, cheiros das plantas e flores, tudo inebriante, a lua é vida!

Agora a maravilha da lua e das estrelas, e, daqui há pouco será dia, e teremos a beleza do amanhecer, o sol dá vida!

Crianças choram... crianças riem e gritam... crianças correm e pulam... como não ser feliz ao vê-las com vida?

A rotina diária se instala, mas todos estão com saúde, alegres e participantes, há muito o que se fazer para viver...

Mais um dia, mais um entardecer, juntos na oração de agradecer por mais um dia com saúde, e a noite para a paz!

Glórias a Deus Criador de tudo e de todos no Universo... e da Paz!

A vida é a semente da existência, e nos prepara para a Paz da eternidade!

QUE TODAS E TODOS que nos apoiaram até aqui, e, principalmente nestes anos mais confusos, GRATIDÃO ETERNA.

Receba nosso fraterna abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano

Elisabeth Mariano e equipe

Professora mestra em “Lideranças Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ ONU/1995. Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, em arquivos nacionais e em direitos de marcas registradas.

Ninguém está autorizado ao uso em quaisquer tipos de mídia.

Usos indevidos são crimes de concorrência desleal, e suscetível as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Gratidão: como este hábito fortalece a saúde mental

Por Thaiana Brotto

Data de publicação

9 de julho de 2021

Está na moda falar sobre gratidão, mas você sabe o que realmente significa ser grato ou tem ideia de como agradecer pode ajudá-lo a cuidar da sua saúde mental?

Uma pessoa possui várias razões para ser grata – família, trabalho, saúde, amor, amizades, moradia, refeições, entre outros – mas ela nem sempre percebe isso.

Com o cotidiano agitado e os pequenos conflitos que subitamente ganham proporções gigantescas, reservar um momento do dia para ser grato pode ser um desafio.

As pessoas tendem a estar mais focadas nos problemas, memórias ruins e ofensas recebidas ocasionalmente.

Assim, elas passam mais tempo pensando em coisas negativas do que apreciando o que há de bom em suas vidas e em si mesmas. Essa mentalidade pessimista pode até causar problemas psicológicos e doenças psicossomáticas.

O que é gratidão?

Gratidão nada mais é que o ato de agradecer por coisas boas. O significado formal, encontrado no dicionário, é “a qualidade de quem é grato”.

Sendo assim, você consegue se lembrar da última vez que foi grato por alguma coisa em sua vida?

Um acontecimento? Um relacionamento? Uma refeição? Uma gentileza?

Muitos estudiosos passaram a estudar os benefícios da gratidão nos últimos anos, notando como esse simples ato tem capacidade de mudar a vida das pessoas de modo significativo.

Segundo psicólogos sociais, a gratidão está associada à percepção do que nós fizemos por outras pessoas e do que elas fizeram por nós.

O hábito de agradecer por ter tido um favor atendido ou recebido ajuda quando mais precisava, por exemplo, pode melhorar as nossas relações interpessoais, pois aumenta a compreensão dos atos dos outros.

Já psicólogos da abordagem da psicologia positiva definem o ato de agradecer como uma forma de reconhecer a existência de coisas boas da vida.

Agradecer é uma resposta emocional positiva às experiências, principalmente as de caráter negativo.

Segundo eles, agradecer pode acalmar a mente e tornar as pessoas mais felizes.

Como a gratidão afeta a saúde mental?

As pesquisas científicas acerca da gratidão rapidamente se estenderam para o seu impacto na saúde mental.

Afinal, como algo tão simples pode modificar tantos aspectos de nossas vidas? Isso é mesmo possível? A neurociência e a psicologia acreditam que sim!

Separamos algumas maneiras como esse ato influencia positivamente a saúde mental abaixo.

1. Combate emoções tóxicas

A gratidão causa emoções e sentimentos positivos. Experienciamos felicidade e satisfação assim que recebemos ou oferecemos a nossa gratidão a alguém ou alguma coisa. Você já percebeu isso ao passar por essas experiências?

Há uma explicação científica para essa súbita mudança emocional: agradecer ativa o sistema límbico, responsável por regular emoções. O hipocampo e a amigdala, as principais áreas de regulação de emoções, memória e funcionamento do corpo, sobretudo, funcionam melhor após uma série de agradecimentos sinceros. Logo, conseguimos obter um controle maior sobre o que sentimos.

2. Afeta o cérebro positivamente

O Centro de Pesquisa da Mindfulness da Universidade da Califórnia descobriu que a gratidão modifica as estruturas neurais do cérebro. O resultado dessas mudanças é simples: sentimos mais felicidade e contentamento ao longo dos dias.

A gratidão ativa o sistema de recompensas do cérebro de um modo saudável. Dessa forma, mudamos o jeito como vemos o mundo e a nós mesmos. Passamos a ter uma visão mais positiva e racional dos acontecimentos uma vez que perdemos o hábito de tirar conclusões negativas o tempo todo. O ato de agradecer automaticamente nos direciona para o que temos de bom em nossa vida.

Além disso, apreciar as coisas boas da vida com regularidade estimula a produção de hormônios “bons”, os quais trabalham para regular o sistema imunológico.

3. Melhora o humor

Como agradecer combate emoções negativas variadas, automaticamente melhora o humor. Por conta disso, é uma prática muito eficiente para contornar o mau humor, a ansiedade, a tristeza e a raiva que nascem de situações ruins. Quando você estiver se sentindo mal com algum aspecto da sua vida, pode recorrer à gratidão para melhorar o humor em questão de instantes, especialmente se esse sentimento surgir sem razão alguma.

4. Ajuda a construir a felicidade

A felicidade diária não costuma aparecer do nada.

Ela é construída dia após dia através de pequenos hábitos, emoções e pensamentos positivos. Muitas pessoas costumam ter a mentalidade contrária: é impossível “criar” felicidade, ela surge naturalmente. Por isso, não tomam atitudes para mudar o seu humor quando se encontram em situações de adversidade. Elas pensam “não estou feliz e pronto”, e seguem com as suas vidas como se a infelicidade fosse o seu destino.

A felicidade pode e deve ser construída. Uma das formas de fazer isso é sendo grato por quem você é e pelo que você tem. Com a prática corriqueira da gratidão, a sua mentalidade negativa eventualmente vai dar lugar à positividade.

5. Melhora os relacionamentos

A apreciação pelos relacionamentos que surge com o agradecimento rotineiro faz com que as pessoas se sintam amadas e valorizadas. Elas se sentem mais conectadas com outros indivíduos ao reconhecerem a importância das relações que mantêm em suas vidas. Dessa forma, a gratidão melhora a qualidade de nossos vínculos afetivos.

Como praticar a gratidão?

O ato de agradecer pode ser praticado de várias maneiras.

Ela não precisa ser necessariamente dita em voz alta nem escrita, mas ambas as práticas ajudam a potencializar os efeitos positivos da gratidão. Outra maneira de intensificar seus benefícios é praticar todos os dias, mesmo que por somente cinco minutos.

Pode levar tempo para você começar a sentir os efeitos da gratidão, por isso, não desista logo nas primeiras tentativas.

Do mesmo modo, você pode se esquecer de agradecer de vez em quando devido à correria do dia a dia. Não se culpe por isso nem pense que, já que você esqueceu de praticar um dia, pode esquecer nos próximos. Embora a constância seja importante, não é o único fator influenciador.

Entre as atitudes que você pode tomar para consolidar o hábito de agradecer, estão:

Faça um diário da gratidão

Uma forma simples de praticar a gratidão é fazer um diário de agradecimentos. Você pode fazer isso tanto da forma tradicional e usar um caderno quanto usar um aplicativo ou um software de computador para escrever.

Escolha o meio que você achar mais confortável para escrever e liste pelo menos cinco coisas pelas quais você é grato. Você também pode explicar para si mesmo por que você se sente grato por esses fatores. Aos poucos, você perceberá as mudanças em seu humor.

Defina um momento para agradecer

Defina um momento para agradecer todos os dias. Pode ser antes do trabalho, no intervalo do almoço, assim que você levantar da cama ou minutos antes de adormecer. O ideal é escolher um período tranquilo e sem distrações próximas para que você consiga se concentrar na prática por inteiro. O seu cérebro se acostumará a praticar a gratidão sempre naquele horário, facilitando a fixação do hábito.

Pense em tudo que você deixa passar com a correria

Você pode estar se perguntando pelo que você pode ser grato. Além dos elementos básicos, os quais a maioria das pessoas cita em suas práticas de gratidão, como a família, a saúde e a pessoa amada, você pode refletir sobre tudo o que deixa passar com a correria agitada. Algumas sugestões são:

Autor: Thaiana F. Brotto

Thaiana Brotto é psicóloga especialista pela USP em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC, além de responsável pelo consultório Psicólogo e Terapia onde já escreveu mais de 400 artigos.

(Fonte: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/gratidao-como-este-habito-fortalece-a-saude-mental/, data de acesso: 25/12/2022)

Sou muito grato por a vida que tenho.

Deus sabe que não é a vida que eu sonho, mas sabe também o quanto eu amo a vida que tenho...

E enquanto eu existir vou aproveitar cada momento ao máximo.

Obrigado Deus pelo alimento de cada dia.

Obrigado Deus pelas pessoas incríveis que o senhor coloca na minha vida.

Obrigado Deus por me dá amigos incríveis.

Obrigado Deus pela família que tenho.

Espero de coração que o senhor abençoe todos!

Obrigado por tudo.

Deus me Abençoe.

CleFerreira

(Fonte: https://www.pensador.com/agradecimentos_a_deus_pela_vida/2/, data de acesso: 25/12/2022)