Elisabeth Mariano Apresenta...


Edição nº 255 - de 25 de Abril de 2023 a 24 de Maio de 2023

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Nossos 42 anos da 1ª edição de jornalismo humanitário com marca própria...

Nossos 36 anos de jornalismo humanista, segmentado e independente em \São Paulo, com desenvolvimentos de nossas marcas e registros de direitos autorais...

A ousadia e o destemor foram a essência, ignorar as ironias foram as armas...

Muitas foram as adversidades de gente que agiu por ímpetos de ódio, inveja, e, discriminação. Porém, tantos com muito dinheiro, e relacionamentos nada fizeram.

A vida é assim, escolhe quem tem coragem e humildade para fazer o que é novo.

As cópias e clonagens competem as pessoas sem criatividade, frustradas sempre.

Contudo muitas foram as surpresas ultra agradáveis... Bolsas de estudos, apoios...

Incentivos, parabéns, reconhecimentos, chances de oportunidades para inovar etc.

Nossa gratidão as autoridades que nos defenderam, aos “homens sábios e ricos, que se dispõe a colaborar” -são parte da nossa emoção e gratidão, nossos heróis.

Felicidade por ter na família quem acompanhou todas as fases, criou e enfrentou.

Muitas foram as pessoas que se dispuseram a ser entrevistadas e agradeceram a oportunidade, pois nunca haviam sido registradas nas suas conquistas sociais etc.

Ocorreram muitas tristezas, por gente desleal, desonesta em concorrência desleal.

O quê mais permaneceu? Foi a proteção de autoridades nacionais e internacionais, a quem dedicamos aqui nossa gratidão e reconhecimento.

Eis uma nova edição, que neste caderno comemora as datas de importantes grupos humanitários mundiais que valorizam o jornalismo, a imprensa, os/as profissionais das várias área de comunicação.

Nossa gratidão a nossa micro equipe que com coragem se supera em cada dia.

Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe

(*) Professora mestra em “Lideranças Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ONU/1995.

Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, em arquivos nacionais e em direitos de marcas registradas.

Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Dentre outras formações acadêmicas, “Mestrado: Liderança, comunicação social e direitos humanos.”

Pós-graduações em 6 áreas, destaca-se em Política Internacional: “Direitos internacionais das Mulheres e Comunicação Social” etc.

ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao uso DAS MARCAS em quaisquer tipos de mídia.

Usos indevidos são crimes de concorrência desleal, é suscetível as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc.

AVISE-NOS E INDIQUE QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

05 de Maio - Dia Nacional das Comunicações

HOMENAGEM

DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES CELEBRA UMA HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO E CONQUISTAS

Data distingue o trabalho realizado pelo marechal Rondon, Patrono Nacional das Comunicações, responsável pela criação de linhas telegráficas importantes, que integraram as regiões brasileiras

Publicado em 05/05/2022 09h26 Atualizado em 31/10/2022 19h29

Quem nasceu neste século pode até conhecer a história das Comunicações no Brasil. Porém, dificilmente conseguirá mentalizar o tamanho do esforço empregado para integrar o território nacional por meio da informação. Na intenção de reconhecer este trabalho, especialmente realizado pelo marechal Cândido Rondon, o dia 5 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional das Comunicações. Nesta quinta-feira, o Ministério das Comunicações (MCom) celebra a data com a devida homenagem e comemora todo o desenvolvimento e as conquistas na área.

Não parece, mas apenas há 100 anos o Brasil realizou a sua primeira transmissão de rádio. Antes disso, a comunicação só era possível com o suporte de linhas telegráficas, criadas por Rondon. Bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais, ao longo de 45 anos de incursões pelo sertão e por rios brasileiros, o militar fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos e linguísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas, integrando regiões do Centro-Oeste e Norte ao Sudeste do Brasil.

O Ministério das Comunicações foi criado em 1967, e em abril de 1971, o marechal Rondon foi reconhecido como Patrono Nacional das Comunicações. Daí para frente, foi uma longa evolução: nos anos 1980, os cabos de fibra óptica chegaram ao país e, uma década depois, vieram os aparelhos celulares. Em 1995 foi implantada a internet comercial no Brasil.

POLÍTICAS PÚBLICAS — Recriado em junho de 2020, o Ministério das Comunicações (MCom) registrou avanços significativos nas políticas públicas voltadas para a inclusão digital no país. São diversas ações e programas, realizados com instituições parceiras e vinculadas, como a Anatel e a Telebras, para promover o acesso à conectividade de milhões de brasileiros.

A mais recente conquista é o Internet Brasil, que garante o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por intermédio da disponibilização de chip e de pacote de dados. O projeto piloto prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips para 437 escolas atendidas pelo Nordeste Conectado.

Outro programa de alcance expressivo é o Wi-Fi Brasil, que leva conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Atualmente o programa conta com mais de 15 mil pontos em funcionamento, dos quais mais de 10 mil estão instalados em escolas públicas.

Já o Norte Conectado integra, por meio apenas da "Infovia 00", pelo menos 80 polos ribeirinhos na Amazônia, fortalecendo políticas públicas de educação, saúde e segurança. Ao todo, os cabos de fibra óptica levarão conexão a 58 cidades da região Norte e beneficiarão aproximadamente 10 milhões de brasileiros que hoje vivem em localidades com baixa ou pouca infraestrutura de conectividade.

Além disso, o MCom disponibiliza gratuitamente, por meio do programa Digitaliza Brasil, o sinal digital de TV, com qualidade de som e imagem muito superior à da TV analógica. Por meio do recurso de multiprogramação, a TV digital viabiliza a transmissão de canais educativos voltados para a população de forma gratuita livre de ruídos e interferências.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Pablo Le Roy/MCom

(Fonte: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/maio/dia-nacional-das-comunicacoes-celebra-uma-historia-de-evolucao-e-conquistas#:~:text=Na%20inten%C3%A7%C3%A3o%20de%20reconhecer%20este,e%20as%20conquistas%20na%20%C3%A1rea, data de acesso: 25/04/2023)

03 de Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. SENADO TEM PROJETOS SOBRE O TEMA

A Unesco, com apoio de dezenas de organizações da sociedade civil do Brasil, criou um movimento para dar visibilidade ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado na terça-feira (3).

O tema de 2022 é “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade”.

Vários projetos em tramitação no Senado tratam do assunto e buscam dar mais segurança ao trabalho dos jornalistas e garantir a liberdade de imprensa.

(PL 2874/2020; PLS 205/2015; PL 2813/2020; PLS 329/2016)

Pedro Pincer

02/05/2022, 14h10 - ATUALIZADO EM 02/05/2022, 14h09

(Fonte: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/05/02/3-de-maio-dia-mundial-da-liberdade-de-imprensa-senado-tem-projetos-sobre-o-tema#:~:text=O%20dia%203%20de%20maio,de%20express%C3%A3o%20e%20%C3%A9tica%20profissional SENADO, data de acesso: 25/04/2023)

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no Dia 03 de Maio

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.

Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras.

Historicamente foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, principalmente durante a Ditadura Militar no Brasil.

Origem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura através da Decisão A/DEC/48/432 de 1993.

A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-liberdade-de-imprensa/, data de acesso: 25/04/2023)

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é assinalado a 3 de Maio

O objetivo deste dia é sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a defesa da liberdade de imprensa - elemento essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. Por outro lado, presta-se homenagem aos profissionais do setor da imprensa que morreram enquanto desempenhavam as suas funções.

Este dia foi criado na 26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris, que ocorreu nos meses de outubro e novembro de 1991.

O tema deste ano é «Jornalismo sob cerco digital», tendo como objetivo alertar para as ameaças digitais do jornalismo e para as suas consequências na confiança do público.

Documentos

Promoção de Liberdade de Imprensa no Mundo (26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO) | UNESCO [en]

101 KB

Descarregar

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio de 2022: Declaração do alto representante em nome da União Europeia

28.93 KB

Descarregar

Links relacionados

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa | Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [en]

(Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-liberdade-de-imprensa, data de acesso: 25/04/2023)