Se ficarmos obrigados ao longo da existência a uma rotina de atitudes e decisões, e convívio sempre com as mesmas PESSOAS, sem dúvida teremos menor criatividade, empatia, autoconfiança, a vida monótona e corriqueira é enfadonha, e, difícil de ser suportada, contudo reuniões de pessoas amigas onde predomina a boa vontade em ser feliz, e, fazer os outros felizes é plena de alegrias por reunirem-se!
Embora a tecnologia domine algumas áreas profissionais, em todo o recanto do mundo é preciso conviver e sorrir.
As/os profissionais das áreas de comunicação são imprescindíveis e extremamente necessários em todas as áreas!
Recordemo-nos da alegria de uma boa notícia, ou do orgulhar-se da homenagem a alguém somos superfãs!!!
A vida de nossos admirados e respeitados, pessoas nas áreas de comunicação e artística parecem ser de nossa família. Estamos “fãs”, mas na verdade parecemos ser quase parceiros de ideais, sonhos, e buscas de sucesso etc.
Imprescindível e absolutamente necessários “tais admirados” servem para promover o progresso da sociedade e da humanidade!
As pessoas em todas as suas origens de procedência social sempre serão “gente que quer amar e ser amada!”
Muito incrível observar o impacto das pessoas comunicadoras de fatos da vida real, no cotidiano das famílias...
Mais impactante ainda é saber tudo sobre a vida de quem admiramos profissionalmente, como se fossemos alguém da família, do convívio social ou profissional. Deixamos de ser fãs e passamos a ser seguidores/as! Parceiras!
Sabemos da importância de cada profissão aqui comemoradas, e, o quão essenciais todas são para AS FAMÍLIAS.
A mídia digital também impacta muito nas escolhas de cursos profissionalizantes, acesso a vagas de trabalho etc.
Nosso fraternal abraço a todas as pessoas profissionais das áreas de trabalho com atuais datas festivas.
Recebam todo O NOSSO RECONHECIMENTO NA IMPORTÂNCIA DE SUA ÁREA PROFISSIONAL.
Acreditamos ser de utilidade pública a veiculação dos artigos assinados por cidadãs e cidadãos brasileiros, em sua maioria...
Parabenizamos as autorias pela alta relevância abordadas nos temas dos respectivos artigos. E, queremos motivar você leitor/leitora a continuar a pesquisar, estudar, atualizando o tema em cursos de formação acadêmica etc.
Assim trazemos algumas pesquisas para você, esperamos que sejam uteis, divulgue para seus familiares e amigos/as.
Nosso fraternal abraço, e seguem nossas pesquisas desta edição.
Receba esta edição que preparamos a todas e a todos vocês também...
Esperamos que aprecie as pesquisas que trazemos para você nesta edição.
(*) Professora mestra em “Lideranças, Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher” / ONU/1995. Possui registro de todas as suas marcas no INPI e em domínios etc.
Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, também arquivados na Biblioteca Nacional/RJ dentre outras. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Além de outras formações acadêmicas, é formada em 6/seis Pós-graduações em 6 áreas de comunicação social. E, se destaca em MESTRADO DE LIDERANÇA, com a dissertação intitulada: LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E no pós-graduação em Política Internacional: “DIREITOS INTERNACIONAIS DAS MULHERES E COMUNICAÇÃO SOCIAL” etc.
E, por bolsa de estudos concedida PELA OMPI / ONU – GENEBRA/SUIÇA, obteve a formação com o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DIREITOS AUTORAIS E MARCÁRIOS, dentre outros aspectos legais, e, paralegais (áreas de combate a concorrência desleal e parasitismo, pirataria etc.)... Também participou de eventos em MONTREAL/CANADÁ, em LOS ANGELES/EUA... e em BEIJING/CHINA. Além de países latino-americanos, e estados brasileiros.
PARA ATUAR NO BRASIL E EXTERIOR: Dentre outras dezenas de formações profissionais, possui ativismo internacional em áreas sociais, e direitos humanos.
ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao - USO DAS MARCAS ou de DOMÍNIOS - e em quaisquer outros tipos de mídia.
USOS INDEVIDOS são crimes de concorrência desleal e pirataria, portanto, estão suscetíveis as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. COM INDENIZAÇÃO FINANCEIRA OBRIGATÓRIA ALÉM DAS PENAS DAS LEIS. AVISE-NOS, E, INDIQUE PARA NÓS QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS.
Desde já agradecemos, e se tudo estiver correto em sua informação, faremos entrevista gratuita com você!
DENUNCIE PELOS E-MAILS:
Departamento Jurídico - Espaço Homem dpto.juridico@espacohomem.inf.br; (ou /e)
Departamento Jurídico - Espaço Mulher dpto.juridico@espacomulher.com.br
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O Dia Nacional das Relações Públicas surgiu no Brasil a partir da Lei nº 7.197, de 14 de junho 1984, que determinou o dia 2 de dezembro como data oficial para a comemoração.
A data homenageia o profissional de Relações Públicas, que é responsável pela gestão da comunicação das organizações e pela realização de atividades como assessoria de imprensa, organização de eventos, cerimonial, promoção da marca de uma empresa, além de gerenciar as ações de reputação de instituições entre outras.
Origem do Dia Nacional das Relações Públicas
O Dia Nacional das Relações Públicas surgiu no Brasil a partir da Lei nº 7.197, de 14 de junho 1984, que determinou o dia 2 de dezembro como data oficial para a comemoração.
O dia 2 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional das Relações Públicas por ser a data de nascimento do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo (2 de dezembro de 1876 – 15 de fevereiro de 1933), que se tornou o patrono das Relações Públicas no Brasil.
PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS RELAÇÕES PÚBLICAS PELO NOSSO DIA
Próximo Dia Nacional das Relações Públicas 2 de Dezembro de 2024 (Segunda-feira)
O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado anualmente em 2 de dezembro.
A data homenageia o profissional de Relações Públicas, responsável pela gestão da comunicação de uma organização, assessoria de imprensa, organização de eventos, promoção da marca de uma empresa, entre outros.
AS RELAÇÕES PÚBLICAS SÃO UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA REPUTAÇÃO DE UMA EMPRESA.
Origem do Dia Nacional das Relações Públicas
O Dia Nacional das Relações Públicas surgiu no Brasil a partir da Lei nº 7.197, de 14 de junho 1984, que determinou o dia 2 de dezembro como data oficial para a comemoração.
O dia 2 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional das Relações Públicas por ser a data de nascimento do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo (2 de dezembro de 1876 - 15 de fevereiro de 1933), que se tornou o patrono das Relações Públicas no Brasil.
Eduardo Lobo foi o responsável pela direção do primeiro Departamento de Relações Públicas, criado no nosso país em 30 de janeiro de 1914.
A iniciativa da criação do departamento foi da The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (atualmente AES Eletropaulo), uma empresa elétrica canadense.
Os profissionais de relações públicas ainda comemoram a profissão em 26 de setembro, conhecido como o Dia Interamericano das Relações Públicas.
Durante o primeiro congresso de profissionais da área, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no dia 4 de dezembro de 1936, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. Mas foi na década de setenta que a data ganhou abrangência internacional, passando a ser conhecida como Dia Mundial da Propaganda.4 de dez. de 2022
4 de dezembro é o Dia Mundial da Propaganda
O ditado “a propaganda é a alma do negócio” pode ser antigo, mas ele continua valendo nos tempos atuais. Afinal, ela ainda é uma das ferramentas fundamentais para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.
A propaganda recebe destaque numa época em que a comunicação se tornou imprescindível em todos os segmentos. Além disso, é importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas que buscam criar sempre melhores serviços e produtos para o consumidor.
Que tal saber um pouco mais sobre isso?
Você sabe como surgiu a palavra propaganda e a sua data comemorativa?
A origem do termo vem do latim “propagare”, que significa multiplicar, espalhar ideias. Ou seja, é uma forma específica de apresentar uma informação ou um pensamento, com o objetivo de disseminar princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo.
Durante o primeiro congresso de profissionais da área, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no dia 4 de dezembro de 1936, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. Mas foi na década de setenta que a data ganhou abrangência internacional, passando a ser conhecida como Dia Mundial da Propaganda.
Entenda mais sobre o profissional de propaganda
Para quem trabalha na área, a criatividade e a informação são amplamente exploradas para conquistar e persuadir clientes a adquirirem os produtos ou serviços que estão divulgando. Para tanto, elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa, objetivando fortalecer a sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.
Dessa forma, um profissional da área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, desenvolver embalagens e imagens de marcas, dentre várias outras possibilidades. A necessidade da especialização no desenvolvimento de atividades que envolvam tecnologia também cresceu, juntamente com o crescimento da internet e das redes sociais.
No Brasil, também são comemorados o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional de Propaganda (17 de outubro).
Conclusão
Embora as necessidades se modifiquem cada vez com maior velocidade, a sua importância não diminuiu, ao contrário, parece aumentar ainda mais rapidamente. A propaganda precisa se reinventar continuamente, para se adequar às transformações mundiais. Por isso, os profissionais dessa área merecem muitos aplausos!
8 de dezembro de 2010
Apesar dessa profissão ser considerada um mundo fútil, de frivolidades, hoje o Colunista Social está mais antenado, é eclético, estudioso, já tem nível superior, sabe se comunicar em diversas áreas. Independente de estar em festas e badalações, são pessoas como quaisquer outras, com desejos, problemas, alegrias, sonhos. Atualmente colunistas sociais, divulgam eventos sociais, política, economia, esporte, mas a cada dia se integrando e interagindo com o mundo e assim se constituindo em fontes de notícias, onde os “furos” são noticiados.
O bom colunista social tem que ter discernimento e humildade, escreve sempre a sua história regada a festas, eventos, cultura, etc., tendo o seu crescimento pessoal e profissional, trilhando sempre o caminho do bem.
É sempre bom lembrar de colunistas como a paulista Vera Martins – Presidente Nacional dos Colunistas Sociais; o brasiliense Gilberto Amaral – Presidente de Honra dos colunistas Sociais; o catarinense Moacir Benvenutti – Presidente Operacional dos Colunistas Sociais. E, mais, Ibrahim Sued, Hildegard Angel, Danuza Leão, Ricardo Amaral, Monica Bergamo, Messina Palmeira e sem esquecer os saudosos paraenses, Edwaldo Martins e Isaac Soares, e tantos e tantos colunistas sociais de nossa Pátria Verde – Amarela.
Fica aqui, nossa homenagem a todos os colunistas sociais de Santarém e do Brasil!
Por: Jorge Serique
Em 16 de dezembro, é celebrado o dia do teatro amador e, por isso, convidamos vocês para conhecerem um pouco sobre essa prática artística e como ela se desenvolveu no Brasil! O teatro amador é realizado sem fins lucrativos por aqueles que apreciam as artes do palco.16 de dez. de 2021
16 de dezembro é dia do Teatro Amador:
Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!
Em 16 de dezembro, é celebrado o dia do teatro amador e, por isso, convidamos vocês para conhecerem um pouco sobre essa prática artística e como ela se desenvolveu no Brasil!
O teatro amador é realizado sem fins lucrativos por aqueles que apreciam as artes do palco. Pela definição de Mariângela Alves e João Roberto Guinsburg, no Dicionário de teatro brasileiro são: “temas, formas e conceitos; tais grupos podem ser classificados em quatro tipos de acordo com os indivíduos que se reúnem para fazê-lo. São eles: Grupos amadores de constituição mista, formados por estudantes secundaristas, universitários, artistas de diferentes áreas e membros da comunidade em geral. Grupos de estudantes, formados por universitários ou secundaristas. O terceiro é de artistas profissionais que, por opção, não atuam visando um lucro comercial e, por fim, os ‘grupos de comunidades’, ‘grupos populares’ ou ainda, ‘grupos de periferia’ que, geralmente, se preocupam mais com o lado cômico, lúdico e com questões sociais.”
No fim da déca de 19 30, no Brasil, o teatro comercial vinha perdendo espaço para o cinema como entretenimento popular. Nesse cenário, começaram a crescer iniciativas de grupos amadores que enxergaram no teatro mais artístico, menos comercial, uma forma de restaurar a fórmula vigente já antiquada. Confira alguns dos principais grupos que nasceram como teatro amador:
O Teatro de Arena surgiu em 1950 e foi muito importante, pois propôs uma distinta disposição cênica na sala de representação. Conforme indica seu nome, ele é concebido com os atores no centro e o público ao redor e, geralmente, possui pouca estrutura de iluminação. Foi um dos mais ativos disseminadores da dramaturgia nacional de sua época, ele surgiu numa comunicação de Décio Prado, professor da EAD (Escola de Arte Dramática), em conjunto com Geraldo Mateus e José Renato, no 1º Congresso Brasileiro de Teatro realizado no Rio de Janeiro, em 1951, quando foi pautado o barateamento da produção teatral. A companhia realizou sua primeira montagem no mesmo ano com a adaptação de O Demorado Adeus, de Tennessee Williams.
O Grupo Oficina, que foi criado em 1958 por um grupo de estudantes da Escola de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, e têm como um de seus expoentes e idealizador Zé Celso, também deixou um importante legado para a história do teatro brasileiro. Assimilando as técnicas de Stanislavski, e buscando um aprofundamento na técnica do ator, e depois, trazendo também inspirações do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud e Bertolt Brecht, mas sempre buscando traçar paralelos com as questões nacionais. O Oficina foi um dos representantes do Tropicalismo no teatro nacional, sendo o símbolo do movimento a encenação de o Rei da Vela, de Oswald de Andrade, em 1967.
O CPD – Centro Popular de Cultura surgiu e foi instalado na sede carioca da UNE, em 1961, seu principal objetivo era atingir o público popular, em função disso atuou prolificamente em espetáculos de rua; em lugares como favelas, sindicatos e até portas de fábricas! A temática trabalhada por eles era basicamente ideias de cunho político, de conscientização das massas e de caráter revolucionário. Realizaram montagens como Seu Edgar, de Oduvaldo Vianna (1961); Revolução na América do Sul, de Augusto Boal (1963) e Miséria ao Alcance de Todos, uma coletânea de textos de Augusto Boal, Chico de Assis, Carlos Lyra, Arnaldo Jabor e Bertolt Brecht (1962).
O Teatro Amador foi e é um espaço de aprendizagem e formação de futuros profissionais das artes do palco. Ele não se limita a imitar os grupos consagrados, mas os acompanha e faz releituras especiais e singulares de seus textos. Tal forma de trabalho contribui de maneira determinante para a história do teatro brasileiro!
Viva o teatro amador!
Leis Municipais
1º É instituído no Município de Porto Alegre o "Dia do Teatro Amador", que fica fixado para o dia 16 de Dezembro de cada ano. Art. 2º Esta Lei entrará em...
LEI Nº 2349, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1961.
(Revogada pela Lei nº 10.904/2010)
INSTITUI O "DIA DO TEATRO AMADOR".
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, Faço saber que o Poder Legislativo decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º É instituído no Município de Porto Alegre o "Dia do Teatro Amador", que fica fixado para o dia 16 de Dezembro de cada ano.
Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 30 de dezembro de 1961.
JOSÉ LOUREIRO DA SILVA
Prefeito
Nota: Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.