Algumas entidades estão absolutamente doentias por permitirem o intolerantismo em suas lideranças ou nos relacionamentos entre os seus afiliados.
Torna-se impressionante observar o quanto ainda algumas pessoas, apontadas por muitas outras, como uma celebridade em seu segmento profissional, empresarial, acadêmico, científico, social ou religiosa, e que se exibem com conhecimentos atualizados, sendo usuários das mais modernas tecnologias, e, até, desfrutando de condições econômicas favoráveis, podem ser consideradas como adeptas do intolerantismo.
E, a nocividade das ações dessas pessoas se espalha como veneno afetando a tudo e a todos, e infelizmente, se propaga na sociedade.
Qual o remédio para combater um sistema que não admite opiniões divergentes das suas, em questões sociais, políticas ou religiosas, e que se define como intolerantismo?
O ensino e a divulgação dos direitos humanos fundamentais, que regem a liberdade de expressão, e de cada pessoa professar sua convicção religiosa ou política, sem discriminações, assim como o não-preconceito pelas diferentes condições sociais, é a melhor solução.
Reconhecer que cada pessoa, por mais divergente que sejam suas opiniões, conhecimentos ou condições, não pode ser marginalizada, é uma fórmula que combaterá a contaminação venenosa dos ambientes e nos libertará deste lado nocivo dos relacionamentos sociais.
Com esta reflexão e um abraço entregamos-lhe esta edição 32.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O Presidente da Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), Ercy Torma; o vice-presidente da entidade, Ênio Rockenbach e Jorge Nascimento, integrante da associação, conseguiram o apoio oficial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para o "II Fórum Internacional das Águas - A vida em debate", que se realizará entre 9 a 13 de novembro deste ano, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre / RS.
Em 25 de agosto, foi aprovada, pela Câmara Municipal de Porto Alegre, a oficialização proposta pelo professor e vereador Garcia para que "a promoção da Copa Brasil e Sul-Americano de Aeróbica / Fitness passe, doravante, a integrar o Calendário de Eventos Oficiais de Porto Alegre. O vereador Garcia lembrou que a ginástica aeróbica está completando, este ano, 15 anos de existência, tendo nascido nos Estados Unidos, no início dos anos 80.
O parlamentar destaca que o Brasil compete nesse esporte desde o seu surgimento e que a Copa Brasil e Sul-Americano de Aeróbica / Fitness "foi idéia do professor e tetracampeão mundial da categoria, Cláudio Franzen. "Este ano, serão mais de 500 atletas de vários países que confirmaram presença no evento", disse Garcia".
Ocorrerá de 6 a 9 de outubro, deste ano, em Brasília / DF, a organização é de N Produções.
Informações: Instituto Franchising em São Paulo ou no site http://www.nproducoes.com.br.
"A medida do amor é amar sem medidas"
(Santo Agostinho)
A Editora Paulus reuniu vários/as intelectuais para o Café & Debate, numa manhã de estudos, em 28 de agosto, ocasião em que ocorreu a palestra do Prof. Joel Gracioso, mestre em Filosofia pela USP, com o objetivo de se comemorar, com toda a Igreja, os 1650 anos do nascimento de Santo Agostinho.
O tema da palestra foi: "Confissões", de Santo Agostinho.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, elegeu, em chapa única, por aclamação, em 31 de agosto, para a diretoria do biênio 2004/2006, como presidente José Inácio Pozani.
Sob a promoção de NEIM / UFBa - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, ocorrerá entre 01 a 03 de dezembro de 2004, em Salvador / BA, o "X Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero".
Informações: neim@ufba.br; http://www.ufba.br/~neim.
Palestras e debates com os mais influentes especialistas das diversas áreas (música, artes visuais, teatro, literatura e legislação) reuniram-se de 13 até 15 de setembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, para o I Congresso Mundial de Gestão Coletiva de Direito Autoral.
Informações: http://www.gestaocoletiva.org.br; http://www.gestaocoletiva.com.br.
No dia 13 de agosto, reuniram-se em frente ao Pátio do Colégio e saíram em caminhada até o Tribunal de Justiça na Praça da Sé, com o objetivo de entregarem aos juízes e ao Presidente deste Egrégio Tribunal uma Carta Aberta contra a Impunidade, vários integrantes que organizaram este ato, e os representantes das seguintes entidades: Centro de Direitos Humanos de Sapopemba; Comunidades Eclesiais de Sapopemba; Movimento Nacional de Direitos Humanos; Centro Ezequiel Ramin de Direitos Humanos; Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Justiça Global; Centro de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.