Embora muitos tratados internacionais estejam ratificados pela maioria dos países no mundo, quer sejam nas esferas da área da comunicação ou nos direitos fundamentais da pessoa humana e, em alguns casos, até se declare penalidades com embargos econômicos quando ocorram violências contra a Liberdade de Expressão, ainda assim, ocorrem violações manipuladas, deliberadas ou disfarçadas.
Quando todas as áreas e segmentos profissionais e empresariais do mundo começam movimentos com punições aos violadores, incentivando a qualidade e a transparência, atualmente, a área da comunicação se vê apresentada pela própria mídia como meio de desvios de dinheiro do país, dentre outros envolvimentos fraudulentos e ilegais, em meios políticos do Legislativo, Executivo, dentre outras instituições.
Assim, cabe questionar quanto vale o ideal da Liberdade de Expressão? Como ser livre para o exercício profissional, para a criatividade, para a liberdade social e direitos fundamentais do expressar-se, do estar a serviço de minorias ou das áreas de gênero quandohá competitividade desigual e, muitas vezes, com grupos da área de comunicação que estão envolvidos, comprovadamente, neste caos de impunidades que afetam à classe?
Temos no cenário mundial um líder que vem apontando quais são os pólos opressores contra jornalistas que impedem a Liberdade de Expressão, mas que também alerta sobre o envolvimento dos profissionais da área da comunicação em áreas de criminalidade. Assim se expressou Rafael Molina Morillo, presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em um evento em 2001, no Parlatino: "quando o jornalismo não é assumido como a mais nobre das profissões, converte-se, automaticamente, no mais vil dos ofícios. E isso é o que teremos que evitar a todo o custo"*
Então, a resposta para o "quanto vale o ideal da Liberdade de Expressão" somente poderá ser respondida no âmago de cada profissional da área de comunicação, principalmente, se considerarmos que o "jornalismo é a mais nobre das profissões".
Com este reflexão queremos parabenizar a todas as lideranças, acadêmicos e militantes que defendem a Liberdade de Expressão, assim como a liberdade da divulgação da identidade cultural de todos os povos, que é o principal marco para que haja a Paz Universal.
Receba o abraço de Elisabeth Mariano**.
*(p. 19/20 - Dissertação de Mestrado "Lideranças, Direitos Humanos e Comunicação Social", tradução do Espanhol para o Português de Elisabeth Mariano, sobre conferência proferida por Rafael Molina Morillo, Conferência UNESCO / PARLATINO, 2001).
**(Mestrado em Liderança (UNISA / Andrews University), pós-graduação em Política Internacional (UNISA), pós-graduação em Comunicação Social (USF / SEPAC), bacharelado em Letras (UniMarco), jornalista, radialista, escritora, membro Academia Cristã de Letras).
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Ocorrerá, em 16 de outubro, na Fundação Centro Teosófico Raja, a palestra proferida por Ísis Resende e Valéria Marques, sob o tema: "Reflexões sobre a Vida Espiritual e a Meditação,baseadas em textos inéditos de Helena Blavatsky, inéditos em Português".
Informações: (11) 3849-2606.
No próximo "dia 17 de outubro de 2005, mulheres do mundo inteiro acompanharão o ciclo do Sol ao redor da Terra para participarem 24 horas da Solidariedade Feminista. Às 12 horas do dia, as mulheres de todos os meridianos sairão às ruas para realizar ações de uma hora e manifestarem a adesão à Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade e seus Valores.
esta açõa começará nas Ilhas do Pacífico, na Oceania e depois continuarão as mulheres da Ásia, África, Europa, para terminar com as mulheres da América".
Saiba mais em www.adital.com.br.
Com o apoio da "Secretaria de Participação e Parceria, alunos, pais e educadores das escolas católicas da capital de São Paulo e entidades que combatem a violência reunir-se-ão no dia 22 de outubro, no Parque do Ibirapuera para o evento: "INTERPAZ: Construindo uma História de Paz". Os participantes realizarão uma caminhada no parque, permeada de diversas atividades esportivas e culturais".
Informações: Colégio Pio XII (tel.: (11) 3759-5050).
A Geração Emergente apresenta, até 23 de outubro, 70 obras de 35 jovens artistas japoneses, que demonstram o panorama atual da cerâmica e da porcelana no Japão, atualmente, no MASP - Museu de Arte de São Paulo.
A Fundação Japão, em conjunto com o Laboratório de Estudos de Caso de Diplomacia e Relações Internacionais Universidade São Marcos e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo organizaram, em 6 e 7 de outubro, o seminário internacional "A Política Externa do Governo Lula e seu impacto sobre as Relações Internacionais do Brasil com o Japão e os Estados Unidos".
Ocorreu a III Semana da Cultura Árabe no Centro de Convivência Cultural, em Capinas / SP, que contou com a presença de mais de 500 participantes, entre lideranças e parlamentares e autoridades, que puderam dsefrutar da culinária e alegrar-se com a música, dança, poesias, artesanato da cultura árabe. O evento, que ocorreu de 7 a 12 de outubro, também contou com a presença do Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, o qual é sociólogo da Fundação UNESP, professor da UNIMEP, diretor da CEBRAPAZ e vice-presidente do SINSESP; membro da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabe de Lisboa; membro da International Sociological Association.
De autoria da jornalista Maristela Mafei, lançado em 2ª edição, pela Editora Contexto, o livro: "Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a mídia", "aborda o dia-a-dia nas assessorias de imprensa, a expectativa dos assessorados e o motivo pelo qual contratam uma assessoria".
Maristela Mafei é sócia-fundadora e presidente do Grupo Máquina Comunicação Corporativa Integrada.