Um dos distúrbios psicossociais que mais me parecem danoso, não só a própria pessoa, mas, também, aos que lhe rodeiam ou para parte da sociedade é a ação nociva da pessoa invejosa.
Embora, seja algo que quase todos os viventes tenham experimentado ou sofrido pela inveja de alguém, ainda são poucos os trabalhos que possam elucidar os mecanismos doentios da pessoa invejosa.
Um dos textos de um pensador, filósofo e religioso atual, intitulado: "O verme roedor da inveja" traz emum subtítulo: "A inveja, cárie dos ossos", uma definição que explica de modo filosófico o que é este sentimento, e parte deste transcrevemos: "No que consiste a inveja? Na tristeza por causa do bem alheio. Tanquerey, no seu Compêndio de Teologia Ascética e Mística, salienta que o despeito causado pela inveja é acompanhado de uma constrição do coração, que diminui a atividade e produz um sentimento de angústia. O invejoso sente o bemde outra pessoa como se fosse um golpe vibrado à sua superioridade" (...)
Mais adiante, neste trecho, segue o autor João Scognamiglio Clá Dias(*) destacamos que: (...) "Vemos por aí a insesatez do invejoso, a ponto de sofrer mais com o sucesso do outro do que com suas perdas. Da inveja nascem diversos pecados, como o ódio, a intriga, a murmuração, a difamação, a calúnia e o prazer nas adversidades do próximo. Ela está na raiz de muita divisão e crimes, até mesmo no seio das famílias (basta lembrar a história de José no Egito)."(...)
E na finalização deste seu artigo, reflete o autor João Clá Dias, "Com propriedade afirma o Livro dos Provérbios (14,30): Um coração tranqüilo é a vida do corpo, enquanto a inveja é a cárie dos ossos."
Se você concorda que as pessoas invejosas são as primeiras prejudicadas por este sentimento tão nocivo, busque a tranqüilidade em seu coração, pois assim encontrará a paz e progredirá sempre com as bênçãos dadivosas do Ser Divino que a tudo rege neste Universo.
Receba com muita dedicação esta edição, que foi preparada com muito carinho e valorização das pessoas aqui destacadas em todas as nossas notícias.
Abraço com votos de muito sucesso, de Elisabeth Mariano.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Promovido pelo Prof. Rafael Villa, do NUPRI / USP - Núcleo de Pesquisas de Relações Internacionais da USP, ocorreu a palestra do Prof. Dr. Embaixador Amaury Porto de Oliveira, intitulada "Considerações sobre o Consenso de Pequim", em 8 de novembro.
A obra tem por "objetivo ensinar a criança a resistir à pressão de colegas quando ela é prejudicial. Colegas não são amigos e o livro mostra como a criança deve fazer para descobrir os verdadeiros amigos. São abordados assuntos para o desenvolvimento da personalidade da criança, como respeitar os sentimentos. É pertinente a orientação para que as crianças saibam se impor para suportar as pressões".
Livro: "Resistindo à pressão dos colegas: um guia para ser você de verdade".
Autoria: Jin Auer, ilustrações: R. W. Alley.
Tema: auto-ajuda, relacionamento, amizade, convívio social.
Público-alvo: crianças à partir de 4 anos.
32 páginas, R$ 12,00.
Editora: Paulus.
O Comitê de Pequenas e Médias Empresas (PYME'S) reuniu-se sob a coordenação de Charles Santos - do Departamento Administrativo, para vários assuntos de interesse do Comitê, além de promover a análise quantitativa e qualitativa do evento "Tapas y Tarjetas" de 19 de outubro e a análise quantitativa e qualitativa do evento "Gestão de PYME'S", de 3 de outubro, e, também, a definição da participação do PYME'S das Eurocâmaras.
A Feira Transnacional reuniu vários "expositores das principais empresas de logística, transporte e comércio internacional, que apresentaram seus produtos e serviços para a comunidade exportadora e importadora do Nordeste do Brasil, entre os dias 9 e 10 de novembro. Nesta ocasião ocorreu, em paralelo, o Bahia Invest Fórum Transnacional 2005, com o objetivo de discutir e demonstrar estratégias de conquista de mercados globais, internacionalizar a economia da Bahia, inserir novas empresas exportadoras no mercado mundial e atrair investimentos nos segmentos prioritários para o Estado".
Os eventos foram organizados em parceria entre a Transnacional e o PROMO, contou com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Salvador e de diversas entidades nacionais e internacionais.
Compareceram as mais renomadas autoridades de Portugal e do Brasil para o III Congresso Empresarial Brasil-Portugal - Desafios do Milênio, que ocorreu entre 30 de outubro e 1º de novembro, em Salvador / BA.
Importantes empresários portugueses e brasileiros participaram das exposições e rodadas de negócios, além das palestras de relevância para o intercâmbio empresarial entre os dois países.