Estamos diante de estudos que revelam haver "concentração da comunicação nas mãos de poucos", o que foi debatido, amplamente, no "Fórum Nacional de Democratização da Comunicação - FNDC" (Adital, em 02/06/06 - Brasil) mas, também se abrem novos horizontes nos meios acadêmicos onde exemplarmente no "III Fórum das Comunicações foi debatido o empreendedorismo" (Comunique-se, em 05/06/06).
A empresa júnior da "Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a "Acesso Comunicação Júnior", apresentou, durante o III Fórum (07/06/06), voltado para estudantes e profissionais da área, o tema: "Empreendedorismo na Comunicação: o vôo mais alto em Jornalismo, Publicidade e Cinema". Segundo reportagem o evento teve apoio e participação de autoridades do mundo acadêmico, empresarial e ofereceu três mini-cursos relacionados a área do evento".
Discutir o empreendedorismo na área de comunicação é reconhecer se o direito democrático da Liberdade de Expressão, (é só para alguns, ou se é para todos?) em que milhares de visões e opiniões, por meio de pequenas editoras jornalísticas e de publicidade, ou de segmentos do cinema (vídeo-produções e vídeo digital) tenham espaço neste país, onde só alguma meia dúzia de grandes empresários querem ter o domínio arbitrário da informação.
É parte dos direitos humanos empreender e informar na diversidade cultural e regional deste nosso país, nos mais diversos segmentos sociais, em nome da liberdade de expressão, e do direito a exercer sua profissão ou trabalho.
Nós do ESPAÇO MULHER, desde 1987, trazemos um projeto de comunicação voltado ao segmento das lideranças femininas e temos como comprovar a falta de políticas públicas, e de abertura das instituições que atuam na área do empreendedorismo, a intolerância dos fornecedores e a discriminação encontrada até dentro de entidade associativa da classe. Infelizmente, algumas pessoas usam recursos da tecnologia para até molestar mulheres, usando "atitudes mastodônticas", ou de "homens das cavernas", pois são desconhecedores também das novas leis, além disso, abusam do poder político de cargos, ou de situação econômica (algumas podem até serem duvidosas) para impedirem o progresso de um meio de comunicação segmentado, e que seja empreendido por mulheres. Neste país, a história dos grandes grupos de comunicação conta que eles iniciaram também minúsculos até obterem recursos financeiros do exterior, em parcerias, negociatas, fusões ou aquisições, apadrinhamento político, silêncio e conveniência de alguns legisladores, acordos entre grupos empresariais com troca de serviços de publicidade, e em alguns casos na exploração do ilícito ("Imprensa Marrom").
Em pleno Século XXI, temos que parabenizar a iniciativa da UFJF e ensejar a empresa dos universitários "Acesso Comunicação Júnior" muito sucesso, e que sejam "sementes" para abertura democrática da comunicação do Brasil, com reconhecimento da mídia alternativa e segmentada existente, e, que haja políticas públicas de acesso de nossos governantes e de instituições que incentivam empreendedores de nosso país, em nome dos Direitos Humanos, da Liberdade de Expressão e da Livre Iniciativa, garantidas, inclusive, constitucionalmente.
Com este júbilo do meio acadêmico e levando nosso abraço a todos os empreendedores da mídia segmentada do Brasil, envio meu abraço nesta edição nº 53.
Elisabeth Mariano
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Durante a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) o "Brasil foi eleito, em 09/05/06, para uma das 47 vagas de membro do Conselho de Direitos Humanos, por um período de dois anos. O nosso país obteve 165 dos 191 votantes. Também foram eleitos pela região: Argentina, Cuba, Equador, Guatemala, México, Perú e Uruguai. O Conselho foi criado, 15/03/06, em substituição à Comissão de Direitos Humanos. A primeira reunião do Conselho está prevista para 19 de Junho de 2006, em Genebra / Suíça".
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou, em 17/05/06, a ampliação do prazo legal para que as emissoras de rádiodifusão mantenham o registro de seus programas. O Projeto de Lei 4074/04, do deputado Orlando Fantazzini, determina que as cópias dos programas sejam guardadas por 180 dias após a sua exibição. A proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Luiza Erundina. Na "opinião da relatora, o Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4117/62) tem uma redação confusa e pouco esclarecedora e precisa de alterações profundas e de rápida atualização para se adequar ao processo de convergência tecnológica do mundo moderno".
A deputada Luiza Erundina ressaltou que, "enquanto mudanças gerais não são votadas, algumas alterações pontuais e fundamentais são necessárias".
O objetivo principal da medida é "a garantia de produção de provas perante a Justiça, em caso de alegação de atentado aos direitos individuais e coletivos".
"Segundo o deputado Fantazzini, o projeto assegura o direito de defesa do cidadão em relação aos abusos cometidos pelos meios de comunicação".
O "projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania".
Os "juízes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instituíram a obrigatoriedade de os/as candidatos/as a cargos públicos apresentarem referências (antecedentes criminais e processos)".
A "homofobia pode se tornar crime previsto em lei, conforme o Projeto de Lei 5003/01 é de autoria da deputada Iara Bernardi, e torna crime a discriminação por conta da orientação sexual das pessoas, a exemplo do que já acontece com o preconceito racial. A Agência de Notícias AIDS informa que se aprovada pelos 513 membros da Casa, a matéria será o primeiro grande passo para combater, de forma sistemática, a homofobia no Brasil".
Com o tema "A Arte da Liderança... O grande desafio do momento", apresentar-se-ão em palestras dois expoentes conferencistas: Dr. James Hunter (autor do livro: "O monge e o executivo") que falará sobre "princípios fundamentais da liderança" e Dr. Ozires Silva (atual diretor-presidente da OSEC-UNISA) que falará sobre "como reter e desenvolver talentos, inclusive o seu!" Também estarão presentes importantes líderes e representantes de vários países que participarão de "mesas-redondas de países da América Latina", que debaterão sobre o tema: Sistema de saúde, o papel do gestor e da liderança. O II Congresso Latino Americano de Administradores de Saúde ocorrerá em 19 de Junho, sob promoção da Federação Brasileira dos Administradores de Hospitais.
O "Instituto Empreender ENDEAVOR comemora seis anos de atividade no Brasil. Nesse período, a ENDEAVOR ajudou a gerar mais de 10 mil novos postos de trabalho. No ano de 2005, o Instituto, por meio do apoio personalizado aos empreendedores ENDEAVOR, ajudou na geração de R$ 572 milhões em receitas, representando um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, e na criação de mais de 2.400 novos postos de trabalho".
No Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, ocorre o 9º Festival do Japão, entre os dias 15 e 16, 22 e 23 de Junho.
Renomados profissionais do mercado e acadêmicos apresentaram suas palestras sobre o tea: "O posicionamento das empresas frente a concorrência e as novas dinâmicas de mercado", durante o II Encontro IBTA de Gestão Empresarial, em 24/05/06, em São Paulo, no Hotel Renaissance.
Empresários chineses, "representantes de fabricantes de locomotivas, estiveram com sua diretoria participando do seminário 'Brasil nos Trilhos - As ferrovias trilhando o Século XXI', e permaneceram no Brasil de 5 a 12 de Junho para troca de informações e futuros negócios, e a convite da empresa brasileira EIF Engenharia (especializada em serviços de reformas e manutenção de locomotivas)".
A "Câmara Espanhola e a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, inauguraram a primeira, das dez, biblioteca de literatura em espanhol, que a escola de idiomas "Um Mundo Melhor", através do projeto de mesmo nome.
O local para a implantação da primeira biblioteca popular de espanhol foi no CEU MENINOS, no Bairro do Sacomã, em São Paulo, no dia 23 de Maio".
Os representantes da diretoria e membros das seguintes academias: Academia Paulista de História, Academia Cristã de Letras, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Paulista de Educação, Academia Paulista de Letras, Academia Internacional de Direito e Economia, Academia Paulista de Psicologia, SOMIB e CIEE, reuniram para o almoço mensal das Academias, em 31 de Maio. Nesta ocasião foi lançado o lovro do acadêmico e poeta Paulo Bomfim, intitulado: "Colecionador de minutos".
Rosane Scherer, autora do livro: "A Alma do Sentir" e editora do jornal FALA BRASIL comemora o 11º ano do Movimento Cultural e do Jornal FALA BRASIL, em Porto Alegre / RS.
Durante as comemorações artísticas e culturais foi lançado o livro: "Memória Cultural do Movimento FALA BRASIL e Jornal FALA BRASIL! 11 anos de Cultura", com uma retrospectiva histórica e foto documental, que comprovaram os mais de "4 mil dias de luta" em prol da cultura artística recheado de depoimentos de celebridades do Rio Grande do Sul.
A cantora Karine Cunha lançou seu CD Fluida e está à venda em São Paulo, um destes locais é a Livraria Cultura (online, Shopping Villa Lobos, ou em outras lojas da cidade, ou por encomenda pelo telefone (11) 3024-3599).
A "jornalista gaúcha Rosina Duarte transformou as histórias das mulheres gaúchas em contos, e lançou, recentemente (em 25/05/06), em Porto Alegre, o seu livro, com 112 páginas, Editora Tomo, intitulado: "Contos sem fadas: retalhos da memória".
Sua pesquisa levou três anos e neste período 160 mulheres entre 60 e 90 anos de idade, residentes na região fronteiriça do Rio Grande do Sul contaram suas histórias, com depoimentos, que resultaram em 16 contos, um acervo de receitas, benzeduras, músicas, simpatias, medicina caseira, entre outras amostras destas guerreiras".
Luiz Antônio Mello, 30 anos de profissão de jornalista, apresenta uma obra "totalmente voltada para a prática cotidiana da profissão, alertando seus leitores para erros comuns e abordando soluções eficientes para situações problemáticas".
O "sistema de impressão de Armazém Digital, que molda o livro, é por demana, ou seja, só imprime aqueles exemplares que forem solicitados por computadores, para não haver excedente de produção". Interessados/as devem solicitar pelo telefone (21) 2101-9300.
Livro: Jornalismo na prática.
Autor: Luiz Antônio Mello. Tech & Media Comunicação Integrada, R$ 47,50 (com 172 páginas).