Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 57 - de 15 de Outubro de 2006 a 14 de Novembro de 2006

Olá Leitores!

Dia 24 de Outubro - Dia da ONU. Parabéns à brasileira Silvia Pimentel, nossa representante CLADEM e CEDAW

Diante de tantas notícias mundiais em que sabemos, pela mídia, a importância das Organizações das Nações Unidas (ONU), desde as áreas de resolução de conflitos, até onde ocorrem decisões mundias que beneficiam os povos, comemora-se, no dia 24 de Outubro, o Dia da ONU.

O Brasil tem na jurista e escritora brasileira, Profª. Dra. Silvia Pimentel, há 30 anos uma das defensoras dos direitos das mulheres, atuando como vice-presidenta do Comitê contra a Discriminação da Mulher, da ONU.

Desde 1º de Janeiro de 2005, com gestão de 4 anos, ela é uma das 23 representantes do CEDAW (Comitê de Monitoramento da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher), da ONU. O CEDAW foi criado no "âmbito da Convenção, realizada em 1979. E, tem a função de verificar se os países signatários estão adotando medidas para superar atitudes discriminatórias contra as mulheres".

Dra. Silvia Pimentel é também uma das "fundadoras da International Women's Rights Action Watch (IWRAW), uma organização não-governamental internacional que facilita o uso de tratados internacionais de direitos humanos para promover os direitos das mulheres". Ela também coordena, há muitos anos, o CLADEM - Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

Na pessoa da brasileira Profª. Dra. Silvia Pimentel estendemos nossos cumprimentos a todas as mulheres que fazem parte dos comitês, que defendem os direitos das mulheres em todos os segmentos institucionais da ONU.

Com um abraço de Elisabeth Mariano, receba esta edição nº 57.

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006 e milhões de mulheres beneficiadas por microcrédito

O economista bengalês Muhammad Yunus, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2006, por ser o "pioneiro na implementação do microcrédito para pessoas em extrema pobreza".

Cerca de "seis milhões de pessoas se beneficiaram com esses empréstimos (que não exigem garantias) sendo 97% mulheres, que solicitaram os microcréditos para os seus pequenos empreendimentos".

(Fonte: Redação Notícias Terra / Mundo)

17 de Outubro - lançamento do "Portal Fazer Negócios com a Espanha"

Os "escritórios comerciais da Embaixada da Espanha no Brasil, em nome do ICEX, lançarão, em 17 de Outubro, o "Portal Fazer Negócios com a Espanha" o qual estará voltado para as empresas interessadas em importar desde a Espanha e às empresas interessadas em investir na Espanha".

(Fonte: convite Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil)

MMM e o 17 de Outubro - Dia Mundial de Luta contra a Pobreza

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM), com suas ativistas, realizarão várias "atividades por todo o Brasil, denunciando a opressão das mulheres na sociedade de mercado e a ação das transnacionais por trás da mercantilização e do controle do corpo das mulheres".

Saiba mais em: www.marchamundialdasmulheres.org.

(Fonte: Informes ABONG, nº 368)

Cúpula dos Povos, Dezembro / 2006, na Bolívia

Será na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, a Cúpula dos Povos, em Dezembro de 2006 para discutir os resultados das reuniões promovidas pelos movimentos sociais de toda a América do Sul que discutiram sobre as alternativas de integração regional entre os povos latino-americanos.

(Fonte: Adital)

5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE

Para participarem da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura, estudantes de todo o Brasil já podem apresentar seus trabalhos em música, artes cênicas, ciência e tecnologia, literatura, artes visuais e cinema e vídeo, feitos por eles mesmo, nas mostras universitárias até 4 de Dezembro.

O regulamento já está disponível no site da UNE: www.une.org.br. A 5ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 27 de Janeiro e 1º de Fevereiro de 2007, será um evento que abrirá as comemorações dos 70 anos da UNE, e terá como tema "Brasil-África, um Rio chamado Atlântico". Segundo a coordenação da UNE, o "objetivo é fazer uma reflexão sobre os elementos que compõem a formação da cultura popular brasileira, colocando, em destaque, a influência africana dentro do contexto nacional. A idéia nasceu da leitura do clássico livro "Um Rio chamado Atlântico", escrito pelo embaixador Alberto Costa e Silva, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. O diplomata recebeu o convite e confirmou que fará parte do conselho da 5ª Bienal da UNE".

(Fonte: Adital)

5ª Assembléia do Conselho Latino- Americano de Igrejas (CLAI)

Realizar-se-á, em Buenos Aires / Argentina, entre 19 e 25 de Fevereiro de 2007, a 5ª Assembléia do Conselho Latino- Americano de Igrejas (CLAI).

O "tema da reflexão dos representantes das 153 igrejas e organismos membros do Conselho é "A graça de Deus nos justifica, seu Espírito nos libera para a vida".

Os fóruns nacionais que começaram em Outubro, trazem uma visão geral sobre o tema, onde todas as igrejas são "chamadas para cumprir a sua vocação evangelística, mediante uma vida interior de adoração, de ação de graças, oração intercessora, o planejamento da missão de evangelização, um estilo de vida cotidiano de solidariedade com os pobre e apoiando os seres humanos em sua confrontação com os poderes que os oprimem"...

Conforme a assessora de Teologia do CLAI, Dra. Ofélia Ortega, ao ser "perguntada se ao dizermos "outra América é possível" estamos falando que "outra Igreja também deve ser possível" ela respondeu: "as duas coisas se relacionam. Transformação social sem um novo homem e uma nova mulher não é duradoura. Hoje falamos em integração latino-americana, em criar a unidade, que os governos dialoguem, que cheguemos ao terreno das negociações, que se cultive uma cultura de paz. E não é isso o que busca o Espírito de Deus? Uma unidade pela vida, pela defesa dos mais fracos, pela construção da esperança. As igrejas têm aqui uma função muito importante. Elas têm que participar dessa processo de integração e unidade""".

(Fonte: Agência Soma - 16/09/2006)

Evento na área da Saúde Mental com lançamento de publicações e DVD pelo Ministério da Saúde

A Organização Mundial da Saúde, considera a data de 10 de Outubro como o "Dia Mundial da Saúde Mental, a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde promoveu um evento com o tema: "Construindo consciência, reduzindo riscos: Saúde Mental e Suicídio". Na ocasião ocorreu o lançamento de publicações e o DVD da "Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio" e uma mesa-redonda sobre a saúde mental no cenário contemporâneo. O evento foi transmitido em tempo real pela Internet".

(Fonte: De Olho em Brasília, 277)