Elisabeth Mariano Apresenta


Edição nº 63 - de 15 de Abril de 2007 a 14 de Maio de 2007

Olá Leitores!

Santa Joana D'Arc foi canonizada pelo papa Bento XV, em 1920

A expectativa da visita do papa Bento XVI ao Brasil e, principalmente, porque em São Paulo irá canonizar Frei Galvão como o primeiro santo brasileiro, traz à tona as discussões em torno da fé católica, são muitas as notícias e informações, algumas até calculando os gastos e os lucros em torno da recepção turística etc.

Curiosamente, foi o papa Bento XV(*1) que canonizou Santa Joana D'Arc, em 1920, tendo esta se tornado a Padroeira da França, em 1922, cuja comemoração ocorre na 2ª semana de maio, enquanto que no Brasil se considera o dia 30 de maio, para a festa da Santa Joana D'Arc. Recentes estudos científicos informaram que as relíquias guardadas desde o passado não pertenciam a ela, mas ninguém nega a trajetória misteriosa e valiosa de uma quase adolescente, e a sua importância histórica como guerreira, nos destinos da França.

Nesta semana, aproximadamente, 60 idosos participaram de um chá beneficente, na Associação da Paróquia de Santa Joana D'Arc, em São Paulo, onde, lamentavelmente, foram todos assaltados (durante um arrastão), mas sem vítimas fatais mediante a ação da PM , dois assaltantes foram presos e outros fugiram.

Nos tempos atuais, os templos religiosos têm dificuldades com a segurança dos objetos de devoção nas igrejas e pelo que se pode observar com esta recente notícia, também com a segurança dos fiéis e colaboradores.

Santa Joana D'Arc, mártir, vítima de incompreensões políticas, religiosas, na briga pelo poder, na injustiça da condenação, foi queimada em uma fogueira, enquanto orava e reafirmava sua fé, sendo ainda tão jovem. Sabia misteriosamente de sua missão, assim acreditou, lutou e morreu por ela. O tempo revelou que suas profecias eram verdadeiras e, em reconhecimento, tornou-se a padroeira dos franceses, símbolo nacional de luta e fé nos ideais, e foi canonizada pelo papa Bento XV, no ano de 1920. Ou seja, há apenas 87 anos, quando sua história e feitos datam acima de 560 anos.

Santa Joana D'Arc(*2) ainda "inspira as artes, as pesquisas, os escritores contemporâneos, todos buscam compreendê-la na vida de profecias e milagres. Emissária e instrumento de Deus e de Seus altos desígnios, a Donzela de Orleans é venerada pelos católicos de todo o mundo" e, também, como a defensora milagrosa das lutas femininas(*3). "Joana D'Arc permanece como a testemunha dos milagres que pode realizar uma pessoa ainda mesmo que animada pela energia de suas convicções, mesmo adolescente, pastora e analfabeta, de modo que seu exemplo guarda um valor universal". Enfim, o que prevalece e a tudo supera está no campo da fé, dificilmente se explica, mas que dá forças extraordinárias às pessoas que se sentem chamadas para uma missão, independente da confissão e dos rituais religiosos a que pertençam.

Com este breve histórico em torno de uma jovem que marcou o tempo e o espaço humano, inbuída da fé, que com heroísmo e inexplicável mistério se tornou símbolo missionário, saudamos a todas as pessoas, que buscam as aspirações pacíficas, não obstante as dificuldades que tenham que enfrentar. Abraço de Elisabeth Mariano.

(*1; *2)(Fonte: Livro: Joana D'Arc - Os Grandes Personagens e a História - autor: Paulo Silveira - Ediouro, 1978)

(*3)(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_D'Arc)

Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

14ª edição da EDUCAR – Feira Internacional de Educação
14º EDUCADOR – Congresso Internacional de Educação
3º EDUCADOR MANAGEMENT – Seminário de Gestão em Educação

Ocorrerá entre os dias 3 a 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo  estes quatro importantes eventos destinados as principais empresas fornecedoras de produtos e serviços para instituições de ensino particular e pública  e também a atualização de conhecimentos  na área educativa tanto para mantenedores e gestores, como para os educadores. A realização é do Grupo PromoFair, que aguarda uma visitação de 70 mil pessoas.

Os interessados em visitar a Feira poderão imprimir o convite gratuito pelo site http://www.educador.com.br. Neste mesmo site há as informações sobre as incrições nos seminários e no congresso.

(Fonte: Grupo Promofair, in Informativo Guias de feiras do Brasil, de 09/04/07)

10º Congresso de Comunicação Corporativa, em São Paulo

O 10º  Congresso de Comunicação Corporativa ocorrerá entre os dias 16, 17 e 18 de maio, em São Paulo, no será realizado no Centro de Convenções Rebouças. A programação inclui 11 conferências (sete delas internacionais), 24 palestras temáticas, 10 workshops e um painel final com um balanço com o que de melhor aconteceu no Congresso. São esperados cerca de 1.000 profissionais nos três dias de evento. O evento tem como patrocinador Premium a Alcoa e reúne o apoio de mais de 60 organizações, entre elas ABI, Aberje, Abracom, Abrasca, Conferp e Fenaj. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 29 de abril com desconto.

Programação completa e informações no site http://www.megabrasil.com .
Outras informações pelos telefones (11) 5573-3627 ou 5573-7573.

(Fonte: Redação Comunique-se, em 10/04/2007)

Academia Cristã de Letras - 40 anos

A Academia Cristã de Letras - ACL comemorará, no dia 17 de abril, a Sessão Festiva do seu 40º aniversário, no Salão Nobre do CIEE-SP. O presidente da ACL é o Prof. Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza.

(Fonte: Assessoria ACL)

13º Congresso Estadual de Espiritismo

Ocorrerá, de 6 a 9 de julho de 2007, em Guarulhos / SP, o 13º Congresso Estadual de Espiritismo que debaterá os temas: "O Centro Espírita, Comunicação Espírita, Infância e Mocidade Espírita e a União Espírita". O lema será:  "Espiritismo 150 anos - Unir para Difundir".

Farão parte das palestras ilustres espíritas, tais como: Divaldo Pereira Franco, Suely Caldas Schubert etc.

Informações e inscrições: www.encontroculturalespirita.com.br.

(Fonte: Comunique-se, em 21/04/07)

Lançamento de livros no encontro cultural do CELACC/ECA/USP

Ocorreu em14 de abril no auditório do Celacc ­ Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (ECA/USP)  o lançamento das três obras escritas por professores do núcleo, os quais também são destinados para profissionais das áreas de comunicação e cultura.

Identidade Cultural e Turismo Emancipador
Autora: Maria Nazareth Ferreira
Editora: Celacc
A proposta do livro fornece ao leitor subsídios para a elaboração de programas que visem a elaboração de atividades turísticas em diversas regiões, de forma a permitir sua expansão, mas sem alterar os traços mais significativos das identidades culturais locais.

Alternativas Metodológicas para a produção científica
Autora: Maria Nazareth Ferreira
Editora: Celacc
O livro engloba inúmeras fontes, ficando nos distintos campos do conhecimento como a Filosofia e as Ciências Sociais.
Houve a participação de acadêmicos da Universidad de Buenos Ayres, entre outros, numa rede que lança o olhar para as particularidades da América Latina.

Atualização dos conceitos estéticos em webjornalismo
Organizadores: Dennis de Oliveira e Moisés dos Santos
Editora: Celacc
Este é um trabalho importante para a compreensão deste universo que não pára de crescer, graças aos avanços tecnológicos.
Diante desta realidade, os jornalistas precisam se familiarizar com esta nova linguagem, amadurecendo a visão em um campo ainda repleto de amadorismo. 

(Fonte: Redação Comunique-se / São Paulo, em 10/04/07)

Livro: Imprensa Livre, Dano Moral, Dano à Imagem e sua Quantificação à Luz do Novo Código Civil

O advogado Oduvaldo Donnini e o professor de Direito Rogério Ferraz Donnini lançaram o livro Imprensa Livre, Dano Moral, Dano à Imagem e sua Quantificação à Luz do Novo Código Civil, da editora Método. Na obra, os autores enfatizam a responsabilidade civil do jornalista e da imprensa por veiculação de informação falsa que provoque danos. 

Tratam também de ofensa à honra, à imagem-retrato ou imagem-atributo de alguém, que geram indenização por dano moral e patrimonial. Os autores fazem considerações sobre o desenvolvimento histórico da imprensa, a liberdade de expressão e a censura. Abordam ainda os conflitos que podem ocorrer na busca de notícias sensacionalistas. 

O prefácio do livro é assinado pela professora de Direito Civil da PUC-SP Maria Helena Diniz. Segundo a professora, os autores têm "estilo próprio, erudição, clareza e objetividade, demonstrando domínio sobre o assunto, construíram os alicerces para uma teoria da responsabilidade civil por dano moral e patrimonial causado pela imprensa". O livro tem 230 páginas e custa R$ 40.
Oduvaldo Donnini é advogado, economista, administrador de empresas, jornalista e editor. Criou a Faculdade de Engenharia de Barretos (SP), fundou e presidiu a Associazione Stampa Italiana in Brasile e a Associação dos Advogados de Pinheiros. Foi professor-titular de Sociologia Urbana e de Economia na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, e presidente do Sindicato dos Editores de Revistas e Jornais de bairro de São Paulo (1990-1994). 

Rogério Ferraz Donnini, é mestre em Direito e ingressou por concurso na docência da PUC-SP, onde leciona Teoria Geral do Direito Privado, Direito Civil e Direito das Relações de Consumo nos cursos de graduação e especialização. Nos cursos de pós-graduação, é professor-assistente de Direito Civil Constitucional. É coordenador do Exame de Ordem da OAB-SP, na área de Direito Civil, e professor de Direito do Consumidor na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP e do Centro de Extensão Universitária. É autor de A revisão dos Contratos no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, São Paulo, Saraiva, 2001.

(Fonte: As informações são da revista eletrônica Consultor Jurídico, em 27/05/02)