Em tempos conturbados, com a inversão dos valores morais, com o descaso do que é sagrado pela fé, o que poderá ser necessário para fazer com que as pessoas retomem seus destinos, seus sonhos, saiam do marasmo, da depressão e se sintam motivadas a enfrentar as dificuldades do cotidiano.
Segundo o conferencista e escritor César Romão, há a necessidade atualmente de lideranças espirituais.
Para ele, "o verdadeiro Líder Espiritual é aquela pessoa que conhece e vive segundo os seus valores, haja o que houver, não se afastará de suas realizações e irá sempre buscar o que há de melhor nas pessoas, incentivará sempre a responsabilidade de uma igualdade e de uma união, valorizando cada pessoa em suas potencialidades."
São estas pessoas verdadeiros arautos, tranformadoras nos nichos empresariais, incentivadoras das mudanças sociais, estarão sempre disponíveis ao bem-estar comum, adequando a sua potencialidade aos demais, motivando a tudo e a todos, transformando sonhos em realidades, e, com brilho da alegria e da felicidade, que contagia todos os espíritos que possam conviver nestes ambientes. Lideranças espirituais são iluminadoras e tranformadoras, muito necessárias para o sucesso até do país.
Com esta reflexão e um fraternal abraço entrego esta edição nº 64.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A "secretária Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com as coordenadoras nacionais de organismos de mulheres dos partidos políticos, reuniram-se no dia 9 de maio para debaterem sobre a reforma política e a participação política das mulheres. A ocupação dos espaços do poder será um dos destaques da II Conferência Nacional de Política para as Mulheres (II CNPM), cuja etapa nacional acontecerá de 17 a 20/8/07, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)."
"Foi lançado em abril de 2007 o sítio do "Observatório do Direito à Comunicação", por iniciativa do Coletivo Brasil de Comunicação Social, Intervozes, com o objetivo de "criar um ambiente de acompanhamento, fiscalização e reflexão sobre as políticas públicas no campo da comunicação, oferecendo às pessoas e organizaciones da sociedade civil referências concretas que potencializem sua intervenção política e social".
O Observatório pretende abrigar notícias que permitam a pluralidade de idéias sobre os temas de: Comunicação popular e comunitária; Políticas culturais; Convergência, Internet e inclusão digital, Comunicação e educação; Liberdade de expressão e exercício profissional; TV e rádio digital; Conteúdo programação; Concessão e propriedade dos meios de comunicação e sobre Propriedade intelectual. É um espaço virtual que buscará despertar na sociedade a noção de Direito à Comunicação como um Direito Humano fundamental.
O link de acesso ao sítio é: www.direitoacomunicacao.org.br.
Com os "principais objetivos provocar uma análise da presença e a ação da Igreja Católica em seu território, identificar problemas e dificuldades comuns, promover uma troca de experiências e encontrar um comum acordo sobre a linha pastoral a ser seguida na América Latina, realizou-se a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam)".
Além "dos bispos que representaram seus países de origem, que concentram o caráter mais deliberativo da Celam, participaram também 78 convidados dos países participantes, sendo 13 especialistas, 16 representantes dos religiosos e religiosas, quatro diáconos permanentes, cinco representantes de movimentos, 24 presbíteros e 16 leigos. Os nomes foram aprovados pelo Santo Padre Bento XVI. Juntos, eles discutiram sobre o tema central: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos n'Ele tenham vida", inspirando na passagem "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo. 14,6)." (...)
Pela "primeira vez no Brasil, representantes do governo e da sociedade civil organizada estão consolidando a montagem de uma televisão pública nacional durante o I Fórum Nacional de TVs Públicas, de 8 a 12 de maio, em Brasília, ocasião em que foram discutidas questões relativas à implementação da TV Pública, entre elas o modelo, as formas de financiamento e de gestão, a linguagem e a programação.
Para o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a TV Pública deve ser "mais democrática, mais barata e de qualidade". Gil comparou ainda o modelo de televisão que temos hoje no Brasil com a internet, a rede mundial de computadores. "A internet inverteu a lógica da televisão. Enquanto existem milhões de espectadores para um programa, na internet temos milhões de programas para um usuário". O fórum pretendeu definir também o conceito de televisão pública no Brasil. Para isso o encontro traz as experiências das emissoras não comerciais: comunitárias, universitárias e legislativas."Ao final, foi redigida a Carta de Brasília, um documento que resumirá decisões tomadas ao longo do evento."
O Brasil será o tema da 77ª Feira do Livro de Lisboa, respondendo por um dia especial no programa do evento, que será realizado de 24 de maio a 10 de junho. Organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) com a colaboração da União de Editores Portugueses (UEP), a feira ocorrerá no Parque Eduardo 7º, na capital lusa.
A Apel e a UEP também organizam a 77ª Feira do Livro do Porto, no Pavilhão Rosa Mota, com realização simultânea à de Lisboa.
Na capital lusa, a feira terá 189 estandes, 20 a menos que na última edição, quando Angola serviu de país-tema ao evento.
A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), realizará entre os dias 6 a 9 de agosto, em Quito/Equador, a X Conferência Regional sobre a Mulher de América Latina e do Caribe, nesta ocasião "será analisada a contribuição das mulheres para a economia e a proteção social, especialmente na relação com o trabalho não remunerado, área onde mais participam as mulheres. Serão participantes da conferência, representantes dos estados membros da comissão, assim como observadores e delegados das Nações Unidas, de organismos especializados e outras instituições autônomas. Entre alguns dos temas que serão abordados e que foram propostos na última reunião em 2006, está a participação política das mulheres, a igualdade na tomada de decisões e a contribuição feminina na economia." Com este evento pretende-se avaliar os avanços avanços dos países membros da CEPAL, em matéria de igualdade de gênero.