Em 2007 conseguimos encontrar muito apoio e soluções para nossos objetivos em torno do projeto ESPAÇO MULHER, o que muito nos ajudou a superar obstáculos e dificuldades geradas por pessoas insensíveis, discriminantes e violadoras dos nossos direitos, como pessoa humana, inclusive.
Se pudesse eu declinaria o nome da cada pessoa, homem e mulher, que tanto colaborou para que continuássemos coma nossa missão, e para nossa sorte, a lista é grande, e temos feito nosso agradecimento pessoal, constantemente.
Portanto, cabe aqui o nosso agradecimento aquelas pessoas que na condição de internautas, se tornaram nossas fontes, divulgadoras, colaboradoras, voluntárias, protetoras até mesmo, com um empenho solidário próprio dos objetivos da Internet (para os quais foi gerada, universalizando os povos).
Algumas destas pessoas passaram a conviver conosco a partir de eventos, trabalhos conjuntos, nos assessoraram. Muitos foram as denúncias, que repassamos para autoridades e ONGs especializadas. Muitos foram os currículos (homens e mulheres) que arquivamos e distribuímos em nossas listagens. Muitas foram as mensagens (nacionais e internacionais) de apoios, parabéns, sugestões, notícias, convites, e até convite para sermos homenageadas (quase nem conseguimos responder a todas, pelo acúmulo de informação, pois ainda não estamos equipados tecnologicamente e com pessoal para atuar no formato devido).
Quase de forma empírica, com equipamentos precários, pouca mão-de-obra, com ajuda de voluntários e colaboradores, conseguimos passar a nossa mensagem priorizando mais o conteúdo dentro dos objetivos que possam valorizar as questões do gênero feminino.
Agradecer por ter recebido tanta compreensão, credibilidade e a confiança de que poderíamos superar os obstáculos. Por isto só temos muitíssimo a agradecer. E, orar junto com todas as religiões em ação de graças por todas as manifestações de solidariedade. Por este motivo queremos ofertar para você a poesia que simbolizou a filosofia do projeto ESPAÇO MULHER, de nossa autoria, para você.
Com a gratidão pelo que recebemos em 2007, rogamos que em 2008, possamos estar novamente, homens e mulheres, unidos, para nos congratularmos por novas e importantes realizações em benefício da sociedade.
Receba o abraço de Elisabeth Mariano e Equipe ESPAÇO MULHER.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Ocorrerá em Porto Alegre/Rio Grande do Sul, de 13 a 16 de fevereiro de 2008, A CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES, que será promovido pela Prefeitura de Porto Alegre/RS, pelo Ministério das Cidades no Brasil, pela prefeitura de Roma/Itália, pelo governo do Estado do Rio Grane do Sul e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Tem como objetivo principal captar a diversidade de iniciativas de inovação democrática e transformação social que estão surgindo nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento das cidades de modo mais orgânico ou sistêmico, concentrando-se em quatro grandes temas centrais:
Mundo de Mulheres 2008 fará o X Congresso Internacional sobre Mulheres, com uma ampla representação da pesquisa acadêmico-científica e dos movimentos sociais. Inscrições até fevereiro de 2008.
Em Havana, Cuba, ocorrerá o Sétimo Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero. De 18 a 21 de fevereiro de 2008. Continua a promoção nos países iberoamericanos das pesquisas e seus resultados nos temas de Ciência, Tecnologia e Gênero.
Informações: lilliam@citma.cu.
Em “2008 não haverá um Fórum Social Mundial centralizado: as organizações e movimentos sociais são convidados a organizar suas próprias atividades e ações em qualquer lugar do mundo, para que aconteçam durante uma semana de mobilização, culminando com o Dia de Ação Global, 26 de janeiro de 2008.”
Para tal, já está disponível um site para cadastro e consulta das atividades propostas: http://www.wsf2008.net/.
Mais informações sobre o processo FSM: http://www.forumsocialmundial.org.br/.
Os “movimentos sociais de todos os continentes conectados ao Fórum Social Mundial (FSM) estão organizando as atividades que realizarão no próximo 26 de janeiro, Dia de Ação Global Anti-Davos e Por Outro Mundo Possível. Por isso, convocam os meios alternativos, jornalistas e ativistas da comunicação das diferentes regiões para intercambiar coberturas, que possibilitem uma grande ação midiática não mercantil.
Assim, coberturas compartilhadas serão indicadas no sítio da Ação Global, em boletins do FSM e estarão nos meios alternativos dos movimentos sociais e nas mídias que respeitam o processo do FSM. Aos que interessam participar da rede de comunicação, devem responder - para ciranda@ciranda.net e media@wsf2008.net - sim ou não às perguntas: Você participará da atividade da Ação Global de 26 de janeiro de 2008? Tem a intenção de indicar links ou enviar arquivos sobre a Ação Global para a livre divulgação?
Caso a resposta seja afirmativa, deve indicar-se o nome, idioma(s), cidade/país em que estará no dia 26 de janeiro, nome do meio, entidade e/ou lista, blog, sítio(s) e meios de contacto.
Os interessados em participar da cobertura da Ação Global podem fazê-lo enviando: texto, foto, áudio, vídeo-reportagem, vídeo de 1 minuto, links da cobertura do sítio, traduções (idioma), divulgação em listas, informações sobre reportagens e artigo de publicação impressa, informações sobre cobertura e programa de rádio, divulgações fora da Internet e participação no laboratório midiático livre.”
"Segundo o livro Kariri Xocó Índio na Visão dos Índios, o Toré “são cantos sagrados que desenvolvem nos índios o amor, a união e a força para sustentar sua cultura, envolvendo as artes da natureza, dos animais e plantas, o vento, a terra, o fogo e as águas. O Toré é puxado por um mestre de canto e os outros índios respondem, no momento necessitado.”
No dia 2 de dezembro, o ESPAÇO LOUZEIRO promoveu atividades da cultura indígena dos KARIRI XOCÓ, com ingresso de 1 kg de alimento e taxa de R$5,00, com a seguinte programação:
Em “6 de dezembro, foi lançado o Relatório Direitos Humanos no Brasil 2007. Resultado do trabalho de pesquisa de 28 organizações ligadas à defesa dos direitos humanos e organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, o relatório traz um panorama sobre as violações de direitos humanos no Brasil neste ano. Com prefácio de Plínio de Arruda Sampaio, advogado e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária, e organizada pelas jornalistas Evanize Sydow e Maria Luisa Mendonça, a obra é publicada em português e inglês, e composta por artigos de diversos/as autores/as”.
Faça o download da publicação, disponível no site da Rede Social de Justiça e DHs: http://www.social.org.br.