Considerando-se o Brasil um dos países que mais congrega cristãos, citar os dois conceitos: iniqüidade e eqüidade, deve ser muito normal, principalmente, porque encontrarão essas palavras inseridas muitas vezes na leitura bíblica.
Par o dicionário Aurélio, o conceito de:
Iniqüidade: “Falta de eqüidade. Qualidade do iníquo. Ação ou coisa iníqua.”
Iníquo: Contrário a equidade. Perverso, Malévolo, extremamente: injusto (p. 948)
Equidade: Disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um conjunto de princípios imutáveis de justiça que induzem o juiz a um critério de moderação e de igualdade, ainda que em detrimento do direito objetivo. Sentimento de justiça avesso a um critério de julgamento ou tratamento rigoroso e estritamente legal. Igualdade, retidão, equanimidade. (p. 674)
Para quem lê os Salmos com certeza há de recordar-se deste: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.” (Salmo 45:7), embora sendo uma palavra citada tantas vezes, ainda são poucas as definições a respeito e já surgem alguns trabalhos modernos que incluem como iniqüidade o que sucede nas áreas de saúde pública onde o lado social fica a desejar, assim como as políticas de habitação, urbanização, nas esferas de baixa renda. Há até mesmo pesquisas na gestão empresarial em que o assédio moral e as perseguições frente à competição de cargos etc. são iniqüidades modernas. Além disso, já temos pesquisas em que os papéis das mulheres em todas as classes trabalhadoras são analisadas sob a ótica da iniqüidade.
Atualmente, tanto se fala em políticas com eqüidade no que se refere as classes menos favorecidas, e nas políticas de gênero feminino, GLBTs, deficientes, idosos, universitários carentes etc.
Há artigos acadêmicos que abrangem a Teoria da Equidade, geralmente atribuída a J. Stacy Adams, é uma das várias teorias sobre motivação que coloca a ênfase na percepção pessoal do pessoal do indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização (Paulo Nunes - Conceito da Teoria da Equidade).
Enfim, nos tempos atuais a internalização dos dois conceitos precisam ser difundidos nas práticas sociais, legais, empresariais etc., evitando-se a iniqüidade e incentivando-se a equidade, para que sejam real e justamente comemorados nos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual está garantida na Constituição Braceleira de 1988, como principal artigo que o nosso país se regerá, em relação aos direitos de cidadania em nosso país.
Com um fraternal e grato abraço por todo o apoio recebido, enviamos votos de sucesso entregamos para você esta edição n° 79, Elisabeth.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O “segundo dia da Feira de Economia Solidária foi marcado pelo compromisso do Executivo Municipal em criar uma Casa de Passagem para os indígenas que constantemente passam pela cidade de Santa Maria. O ato de assinatura contou com a presença do Prefeito Valdeci Oliveira, representante da Igreja e membros das tribos indígenas.”
Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3390&Itemid=1.
O “processo de organização, realização e implementação dos resultados da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília, impõe uma série de desafios, tanto à sociedade civil como às instâncias governamentais.
O tema da conferência – que está sendo convocada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e pelo Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (Fendh) – será "Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: superando as desigualdades".
Um desafio político e metodológico assumido no processo de organização da 11ª Conferência Nacional, no que diz respeito ao PNDH, é o tratamento necessário a todas as dimensões dos direitos humanos, com transversalidade e indivisibilidade, levando em consideração as divergências existentes entre diferentes segmentos da sociedade civil, do Estado e entre essas duas esferas.
Dessa forma, optou-se por um conjunto de eixos orientadores e não temas específicos, buscando abarcar a maior gama de inter-relações, disputas conceituais e políticas possíveis.
A seguir, os eixos propostos: universalizar direitos em um contexto de desigualdades; violência, segurança pública e acesso à justiça; pacto federativo e responsabilidades dos três poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública; educação e cultura em direitos humanos: interação democrática entre Estado e sociedade civil e desenvolvimento e direitos humanos.
Um outro desafio que se impõe é a correlação importante entre a Conferência Nacional e as conferências estaduais, salvaguardadas as especificidades regionais. Após a realização desses encontros estaduais, poderemos fazer avaliação mais precisa do amadurecimento do processo, tanto nas suas instâncias estaduais como na nacional.”
Cronograma das conferências estaduais já confirmadas:
Acre: (14 e 15 de agosto); Alagoas: (10 e 11 de setembro); Amapá: (11 e 12 de Setembro); Amazonas: (11, 12 e 13 de setembro); Bahia: (15, 16 e 17 de setembro); Ceará: (27 e 28 de agosto); Espírito Santo: (12 e 13 de setembro); Goiás: (12, 13 e 14 de setembro); Maranhão: (13, 14 e 15 de agosto); Mato Grosso: (10, 11 e 12 de setembro); Mato Grosso do Sul: (14 e 15 de agosto); Minas Gerais: (11 e 12 de setembro); Pará: (12 e 13 de setembro); Paraíba: (17, 18 e 19 de julho) Paraná: (30 e 31 de agosto); Pernambuco: (7, 8 e 9 de agosto); Piauí: (11, 12 e 13 de setembro); Rio de Janeiro: (12 e 13 de setembro); Rio Grande do Norte (4 e 5 de setembro); Rio Grande do Sul: (12 e 13 de setembro); Rondônia: (13 e 14 de agosto); Roraima: (10, 11 e 12 de setembro); São Paulo: (22, 23 e 24 de agosto); Tocantins: (10,11 e 12 de setembro); Distrito Federal: (10, 11 e 12 de setembro)”.
No “ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é lançado o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, com a proposta de identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da educação que promovam os direitos humanos.
Trata-se de uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.
A partir do dia 4 de agosto, instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação poderão inscrever seus trabalhos de educação em direitos humanos e concorrer em quatro categorias, dotadas de R$ 100 mil em prêmios. As inscrições vão até 6 de outubro.
Segundo os organizadores, o prêmio foi concebido como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, tolerância e paz.
Mais informações: http://whttp://www.educacaoemdireitoshumanos.org.br/site/index.php?idpage=6 (ver categorias).
“Acontece no mês de agosto a 1º Mostra Panorama Brasil de Cinema e Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP), Brasil. O evento será realizado nos dias 12, 19 e 26 no Auditório Prof. José Geraldo Massucato do Grupo de Estudos Técnicos de Segurança/GETS da USP.
A 1º Mostra Panorama Brasil visa ampliar a discussão sobre violência institucional, discriminação e algumas formas sustentáveis para o desenvolvimento social do exercício da cidadania. Temas como criminalidade, direito à moradia, infância, cidadania, exclusão social, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros serão apresentado e discutidos ao longo da programação.
O projeto contará com a participação de cineastas, policiais, acadêmicos e autoridades que estarão debatendo sobre as produções e temas relacionados aos direitos humanos.
O evento é uma realização da Associação Cultural Simbora, tem apoio do Instituto Sou da Paz, Prefeitura de São Paulo e da USP e patrocínio da Fundação Ford e da APEC.
O Auditório Prof. José Geraldo Massucato tem capacidade para 70 pessoas e fica à rua Prof. Almeida Prado, 1280, na Cidade Universitária/Prefeitura USP - GETS. A entrada é gratuita. Para maiores informações http://www.usp.br/gets”.
“Foi divulgado o documento final da Conferência Oficial das Américas, realizada em junho, em Brasília. Cerca de 80% das emendas propostas pela sociedade civil foram contempladas. O documento (em espanhol) está disponível em http://www2.abong.org.br/final/download/durbandocconfoficial.pdf.
A “reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados do dia 06 de agosto analisou requerimento de audiência pública para debater os atos de renovação da concessão de emissoras de rádio e televisão.
O requerimento, de autoria do presidente da Comissão, deputado Walter Pinheiro, prevê um debate com a participação de representantes do Executivo, da Anatel, das concessionárias, do Tribunal de Contas da União, de representantes de entidades da sociedade civil e de especialistas em Comunicação.
A iniciativa do deputado atende à reivindicação de várias organizações da sociedade civil, que solicitavam o debate principalmente para a renovação das concessões de grandes emissoras comerciais de TV.”
O senador Álvaro Dias afirmou que a “Frente Parlamentar de Comunicação Social pretende criar um "marco regulatório" para o setor de publicidade. Dias deu detalhes sobre a comissão, criada em 15 de julho, na tarde do dia 05 de agosto ao Comunique-se.
Representante da Frente no Senado, Dias disse que os interesses do mercado e a defesa dos direitos da criança e do cidadão precisam ser equiparados. "É preciso compartilhar interesses", afirmou.
Para o senador, a proibição de qualquer propaganda voltada para criança na TV, aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, é contrária à liberdade de expressão.
A Frente Parlamentar de Comunicação Social, que ainda não se reuniu, segundo o senador, devido ao recesso da Casa, deve analisar 200 projetos sobre comunicação na Câmara e no Senado. "Conhecendo o teor dos projetos vamos debates com especialistas e elaborar uma legislação moderna e adequada ao setor", afirmou o senador.
A frente é composta por 38 senadores e 198 deputados.”
No “ano em que a Imprensa no Brasil completa 200 anos, o município de São Paulo sediará o 33º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 20 a 24 de agosto, no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, centro da cidade.
No evento, que tem como tema central "O jornalismo, o mundo do trabalho e a Liberdade de Imprensa", serão debatidas questões como a atual conjuntura econômica e política no Brasil e América Latina, regulamentação e Conselho Federal dos Jornalistas, a luta pela liberdade de expressão, a afirmação do jornalismo nas novas tendências de comunicação. A Conferência Nacional de Comunicação como marco público para democratização da comunicação no país e os 200 anos de Imprensa no Brasil, oportunidade em que a FENAJ lançará uma Comenda de Honra alusiva às comemorações da vinda da Família Real ao Brasil.
Apoio A Casa de Portugal de São Paulo e o Banco português Banif - Banco Internacional do Funchal, através do presidente de ambas as entidades, Dr. António Julio Machado Rodrigues, firmou recente acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de S. Paulo, José Augusto "Guto" Camargo, entre as instituições, durante o tradicional "Almoço das Quintas" que já existe há 64 anos.
Entre as tratativas a instituição financeira estará concedendo uma linha de crédito aos associados do SJSP com taxa preferencial das mais competitivas no cenário financeiro, como apoio à classe dos jornalistas. E no sábado, dia 23 de agosto, a partir das 21 hs, a Casa de Portugal estará oferecendo o grande baile de encerramento aos congressistas, sorteando, em parceria com o Arraial d´Ajuda Eco Resort, uma viajem com direito à acompanhante ao sul da Bahia. "A História atribui ao Correio Brasiliense o título de primeiro jornal brasileiro.
Lançado em 1 de Junho de 1808 por Hipólito José da Costa, que o escrevia e imprimia em Londres, o jornal tinha natureza enciclopedista, e por isso se denominava também de Armazém Literário. Historiadores garantem que o financiador secreto do histórico Correio Brasiliense, exemplo de jornalismo independente, foi D. João VI, leitor contumaz, que nos deixou uma herança de valor inestimável; a Real Biblioteca.
“Por isso a comunidade luso-brasileira de São Paulo não poderia furtar-se de dar apoio a este congresso”, declarou o presidente da Casa de Portugal, AMJR.
Presenças: Os ministros Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Hélio Costa (Comunicações), o presidente do IPEA, Márcio Pochmann, e o reitor da Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, Salvato Trigo, já confirmaram presença como palestrantes. Além dos delegados e convidados nacionais, o Congresso contará com delegações internacionais.”
O “Seminário Latino-Americano de Comunicação reuniu do no dia 26 de julho mais de 600 participantes de diferentes Estados brasileiros e de municípios piauienses para discutir propostas sobre a promoção do desenvolvimento local. O evento é uma promoção do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), e da Care Internacional Brasil e é realizado no Rio Poty Hotel, em Teresina.
Francianny Ramos, da cidade de Penal, no Maranhão, é uma das participantes do seminário. "O seminário é uma oportunidade de termos mais formação, de termos maneiras mais práticas de se levar informações aos ouvintes". Ela informou que esse evento é um momento importante para a formação dos comunicadores.”
(Fonte: http://www.adital.com.br 22/7/2008 - 13h41)
No “dia 28 e julho foi realizado o curso Os novos desafios do Direito Autoral com os advogados Plínio Cabral e Maria Luiza de Freitas Valle Egea. O curso foi promovido pela Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora Unesp.
O objetivo é discutir os direitos nas áreas de produção editorial e digital, bem como as alterações que o mundo digital cria para as modalidades de produção cultural, principalmente o livro digital.
Os dois docentes são advogados e membros da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. Maria Luiza é também diretora da Associação Brasileira de Direito Autoral – ABDA e diretora da Associação Brasileira de Autores Visuais, enquanto Plínio Cabral é autor de várias obras de Direito, Comunicação, Ficção, Ensaios, além de consultor da Associação Brasileira de Direito Autoral - ABDA.
Os temas abordados retratam o papel das leis e regulamentos, a história do livro até a chegada ao meio digital, os direitos do autor, o domínio público e as traduções, a modificação e a transformação da obra intelectual e as sanções às violações dos direitos autorais, entre outros.
O curso foi voltado para advogados, editores, editores-assistentes, estudantes de direito e de jornalismo, jornalistas, pessoal administrativo e jurídico ligados à indústria cultural e editorial, agências de notícias, além de gestores de sites e demais interessados realizado na sede da Universidade do Livro, de São Paulo.”
Informações no site: http://www.editoraunesp.com.br, link para a Universidade do Livro.
Entre “os dias 3 e 7de outubro, proprietários e editores dos maiores veículos de comunicação do continente americano estarão reunidos em Madri, para a 64ª Assembléia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
A assembléia será inaugurada pelo Rei Juan Carlos, e o encerramento será presidido pelo presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero. O escritor Mario Vargas Llosa participará de um almoço.
Na programação, painéis e mesas redondas, que discutirão os seguintes temas: formação de novos profissionais adaptados às novas tecnologias; a distribuição de conteúdos e as grandes máquinas de busca; o fenômeno da imprensa gratuita; jornalismo e mudança climática; Redes sociais e blogs; a telefonia móvel como novo suporte receptor de conteúdos jornalísticos; a segurança dos jornalistas; promoções para aumentar tiragens.
A SIP é uma das organizações jornalísticas internacionais mais tradicionais e realiza duas reuniões plenárias anuais. Ela conta com um comitê anfitrião presidido por Ignacio de Polanco e integrado por Agência Efe, Grupo Prisa, Vocento e Grupo Godó.”
“Sindicatos de Jornalistas de diversos estados definirão nos próximos dias suas contribuições e delegações para o 33º Congresso Nacional dos Jornalistas, que será realizado em São Paulo, de 20 a 24de agosto, no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions. O prazo para inscrição de delegações e teses termina no dia 11/08.
A eleição de delegações dos Sindicatos dos Jornalistas tem que ser em assembléias gerais ou congressos estaduais.
O 33º Congresso Nacional dos Jornalistas terá como tema central “Jornalismo, o Mundo do Trabalho e a Liberdade de Imprensa”.
Mais informações no site do congresso: http://www.sjsp.org.br ou http://www.jornalistasp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=99.
Ou, via e-mail: jornalista@sjsp.org.br.
As “inovações na forma e no conteúdo das mídias, bem como as conseqüências desse processo, será o ponto central do V Congresso Brasileiro de Comunicação Social, entre os próximos dias 16 e 18 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Além de palestras e mesas redondas, o encontro promoverá oficinas e apresentação de papers sobre temas relevantes e atuais no meio.
Na ocasião, acadêmicos e profissionais de segmentos distintos da comunicação debaterão o presente e o futuro da área, através de temas como os 200 anos da Imprensa no Brasil - um detalhado regresso a 1808, ano da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, mas que também marcou a oficialização da imprensa escrita no País.
Também estará em pauta as novas linguagens e a estética contemporânea aos olhos da Publicidade, do Rádio, da TV e do Cinema e da Fotografia, sempre contextualizadas na revolução tecnológica do século 21. Farão parte ainda do encontro reflexões sobre até que ponto a modernidade colabora no cumprimento do papel mais nobre da informação: promover maior independência e inclusão social.”
Comissão presidida por Luiz Lara também acata trabalho de governança.
Luiz Lara preside a comissão a valorização, a prosperidade e a rentabilidade da indústria da comunicação.
“A comissão "A valorização, a prosperidade e a rentabilidade da indústria da comunicação" foi encerrada com a aprovação dos itens (ver abaixo) definidos por seus integrantes e sob a direção do publicitário Luiz Lara. A criação de um Fórum Anual Permanente de Comunicação, código de ética único para todas as entidades corporativas do mercado e apoio ao Projeto de Lei 3305/08, do deputado José Eduardo Cardozo (PT/SP), que pede especificidade para licitações públicas de publicidade, reconhece BVS (Bonificações de Volume) e também o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) como parâmetro de remuneração das agências foram as principais deliberações da comissão da qual teve como integrantes Ivan Marques (F/Nazca Saatchi & Saatchi), Raul Dória (Cine), Petrônio Correia (Cenp), Roberto Lima (Vivo) e Antonio Jacintho Mathias (Banco Itaú).
A comissão colocou em votação propostas da publicitária Nádia Rebouças cujo teor é a "preparação de governança corporativa e sócio-ambiental" para os profissionais do mercado algo que na expressão da proponente inexiste no País. A sugestão foi anexada ao item 2 das propostas aprovadas. Encaminhada por Emannuel Publio Dias, diretor de marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), foi incluída no item 2 a criação de um "Fórum Provisório para o V Congresso" e também do seu tema: "A internacionalização da Indústria da Comunicação Brasileira". As sugestões de Agnelo Pacheco (apoio ao Cenp, ao PL 3305/08 e rejeição de desconto de 100% para criação) e de Júlio Ribeiro ("Pacto da prosperidade) também serão anexadas ao documento que vai ser analisado pela plenária do IV Congresso nesta quarta-feira (16).
A comissão também aceitou as sugestões, mediante votação, do apoio às agências de pequeno e médio portes e do repúdio à prática de desconto de 100% nas licitações de prefeituras. O pomo da discórdia foi a sugestão de Roberto Duailibi, da DPZ, que pediu reserva de mercado nos intervalos comerciais de televisão. "As televisões são concessões públicas e deveriam exibir apenas comerciais produzidos no País. Uma regra anterior deveria ser trazida de volta. Essa indústria ajudou a produzir nomes como Fernando Meirelles e Walter Salles Jr., por exemplo. Temos que estimular roteiristas, cenógrafos, eletricistas, fotógrafos etc", argumentou Duailibi que teve sua proposta recusada.
"É dever intransferível dos sócios da indústria – meios, agências de todas as disciplinas e fornecedores de serviços – trabalhar em conjunto para que a comunicação seja cada vez mais eficaz para os clientes, respeitada pela sociedade e próspera para os sócios e os profissionais empregados.
A comunicação é a ferramenta mais efetiva não apenas para o incentivo de vendas, mas também para a construção e o fortalecimento de marcas; as quais são hoje, mais do que nunca, os ativos mais importantes e valiosos de uma empresa na sua interação com seus stakeholders.
Talento e criatividade compõem a matéria-prima da comunicação, afastando-a da categoria das commodities e, por isso, precisamos criar uma rede de valor que deve conseguir, de forma integrada, uma boa gestão na equação que começa no controle mais severo dos anunciantes sobre os seus investimentos e termina na garantia da boa rentabilidade para as agências, nossos parceiros de produção e os veículos de comunicação.
Neste IV Congresso Brasileiro de Publicidade, numa época de grande transição rumo a um mundo digitalizado onde a comunicação exerce papel preponderante, nossa tese é criar o futuro com a implementação das seguintes medidas:
“Aprofundar e compreender o papel da comunicação para orientar e praticar o desenvolvimento de qualquer sociedade é a finalidade do Seminário Latino-Americano de Comunicação aconteceu em Teresina /Piauí nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Rio Poty Hotel.
A comunicação tem um papel fundamental na promoção da cidadania. As rádios comunitárias cresceram nos últimos tempos e se empoderaram, promovendo reflexões, informando e divertindo as comunidades locais. É inquestionável o papel destes veículos no âmbito da comunicação. É na radiodifusão que o tema do Seminário Latino se faz presente: "Comunicação e Rádio para o Desenvolvimento Local".
No Seminário os participantes tiveram a oportunidade de ver reunido grandes nomes da comunicação e debater sobre temas como educomunicação, políticas públicas para comunicação, estimulo à radiodifusão comunitária, algumas concepções de desenvolvimento e demandas da comunicação.
"Comunicação, Desenvolvimento e Governabilidade", "Educação é notícia", "Dilemas e conflitos da comunicação no processo de transformação social" e "Experiência de comunicação e rádio para o desenvolvimento local" estes foram as temáticas dos painéis de debates, mesas-redondas, oficinas e atrações culturais, ao todo serão quatro mesas-redondas.”
“Entidades evangélicas que integram o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) participaram da formulação do Pacto pela Juventude, que foi lançado em Brasília, no dia 22 de julho. O Pacto contém 70 resoluções de Políticas Públicas para a juventude, sendo 22 prioritárias e tem por objetivo manter as discussões sobre os problemas enfrentados pela juventude brasileira e as políticas públicas que podem melhorar a vida do jovem. A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), Jovens com Uma Missão (Jocum) e Rede Fale representam os evangélicos no CONJUVE e buscam defender princípios cristãos em discussões como o Pacto, que definem as ações do governo para a juventude nos próximos anos.
O CONJUVE é o órgão consultivo da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), cujo objetivo é assessorar a formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil, assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã. (por Priscila Vieira).
No site da Rede Fale você encontra outras informações sobre o CONJUVE e a participação das entidades evangélicas na elaboração das políticas públicas de juventude.”
“Estamos lhe convidando para um diálogo com Dom Clemente, Ex-Vice Presidente da CNBB e Ex-Vice Presidente do CELAM. O mesmo e autor de um livreto defendendo o Sacerdócio Feminino e outras mudanças na Igreja Católica. Venha conhecer suas idéias e ajudar nesta causa.”
Informações: Frei David Santos OFM (freidavid@franciscanos.org.br).
Atenção assine - manifesto pelas cotas
Até o dia do julgamento no STF estaremos recebendo seu apoio em favor das cotas:
http://www.manifestopelascotas.net.
Curso de Pós-Graduação Quadrimenstral: Subjetividade, gerência e organizações - Programa 2008
Docente Responsáavel: Dra. Mercedes López
Informações: posgrado@psi.uba.ar; mlopezfreire@yahoo.com.ar.
Inscrições: ONLINE http://www.psi.uba.ar/posgrado
Outorga créditos para doutorados.
IOCTI (International Organizational Constellation Training Intensive): trata-se de um evento único que se realiza de 2 em 2 anos; este ano será no México, de 19 a 26 de Outubro (http://www.iocti.com).
CICO 2009 (Curso Intensivo de Constelações Organizacionais): será em Lisboa, de 21 a 26 de Fevereiro de 2009 (uma oportunidade para vir passar o Carnaval a Portugal…).
Toda a informação em: http://www.talentmanager.pt.
NOTAS DA AUTORA: Revolta dos Anjos é um romance autobiográfico, ao qual a autora adicionou histórias verídicas que lhe foram endereçadas durante sua permanência em Portugal. Na época (1986) atuava como jornalista e apresentadora na rádio e televisão portuguesa.
Esta obra deseja quebrar o tabu do silêncio sobre as violências sexuais praticadas em menores de idade. Demonstra – através de uma linguagem simples direta e muito emotiva – o percurso de uma jovem que, desde menina, sofreu, estudou e lutou sem nunca ter perdido a esperança de atingir seus objetivos, transformando sua triste história num exemplo de força e determinação.
A mensagem desse livro é o reflexo atual da vida da autora, que encontrou a Paz, serenidade, Luz e sucesso pessoal.
Diva Pavesi deseja transformar a Revolta dos Anjos numa prova viva de que é possível se reconstruir, após uma destruição. Também apresenta o perdão como forma irrevogável para transitar numa esfera divina, onde o verdadeiro AMOR, o combate às injustiças e a Fraternidade são bases sólidas da construção humana.
Nascer pobre e negra, sofrendo todas as violências relatadas nessa obra não a impediu de sonhar, estudar, crescer, evoluir e perseverar.
O maior símbolo da vida é a Liberdade. E esse livro a livrou de sua própria prisão. Seu maior desejo é permitir que as crianças que passaram pelo mesmo que ela, tenham acesso à leitura do seu livro e que se espelhem em sua trajetória de vida para lutar, perdoar, crescer, evoluir e vencer.
O Lançamento ocorrerá na Bienal do Livro de São Paulo, no dia 14 de Agosto de 2008, no stand da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras. A autora permanecerá no Brasil de 27 de julho a 25 de agosto, aproveitando esse período para lançar essa preciosa obra literária em várias regiões de São Paulo e outras capitais do Brasil.
PROJETO SOCIAL: Uma parte da receita das vendas desse livro, será dedicado à construção de uma Biblioteca na escola onde ela estudou quando criança: Escola de Ensino Fundamental “Regente Feijó”, Freguesia do Ó.
No ano passado ela arrecadou livros em varias campanhas, e doou para a Escola, agora ela vai construir uma sala de leitura, pois acredita que o sucesso só ocorre se todas as crianças tiverem a mesma oportunidade de ler, estudar, perseverar e vencer!
Ela também se coloca inteiramente à disposição para dar conferencias aos pais, mestres; crianças, adolescentes e adultos sobre o tema do Livro: Revolta dos Anjos.
“Assim estarei promovendo a PAZ e o Sucesso Profissional” comenta Diva Pavesi.
Mini Biografia: Diva Pavesi – 50 anos, nacionalidade brasileira, naturalizada francesa – é Presidente do Instituto Cultural Franco Brasileiro Divine Productions.
Radicada há 22 anos na França, é jornalista, fotógrafa, escritora, produtora cultural e representante da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras. Membro e Delegada para o Brasil e Portugal da Académie Arts Sciences Lettres, coroada pela Academia Francesa. Embaixadora de Poetas Del Mundo para a França, Embaixadora da Paz Universal, du Cercle Universel des Ambassadeurs pour la Paix / Genéve/ Suíça.
Membro Internacional da Academia de Letras do Rio de Janeiro. Representante e Diretora do Festival Pan Africain de Cannes. Recentemente, recebeu os prêmios: Destaque do Mérito Feminino pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História, Prêmio Excelência Mulher 2008, pela Fraternidade Aliança Aça Laurência CIESP Sul, e Membro Honorária Internacional da Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA.
Tomara posse como Membro Correspondente da Academia de Letras do Rio de Janeiro / 01/08/2008
Contato: http://www.divineinstitut.org.
REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras [rebrareb@gmail.com].
“Mulheres Livres: 14 Histórias de Luta e Resistência ao Redor do Mundo, lançamento da Editora Novo Conceito, é o resultado do trabalho de duas jornalistas francesas, Aurine Crémieu e Hélène Jullieu, e chega ao Brasil com o apoio da Anistia Internacional, entidade que há mais de 40 anos tem a missão de fazer respeitar os direitos humanos definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
Baseado em fatos reais, o livro é um impiedoso relato da violência praticada contra as mulheres em vários países (Estados Unidos, França, Malaui, Tunísia, África, Chile, Indonésia, Paquistão, Tchetchênia, Índia, Tibete, entre outros), provando que esse drama não tem fronteiras e pode ser desencadeado por motivos étnicos, sociais ou políticos. São histórias contundentes de famílias destroçadas, pressão psicológica, assédio moral, estupro, violência doméstica, prostituição forçada, tortura, escravidão, seqüestro, espancamentos e chibatadas contra mulheres.
Na Índia, a arquiteta Arundhat, autora do livro “O Deus das Pequenas Coisas”, traduzido em 40 línguas e mais de seis milhões de exemplares vendidos, não escreveu sua segunda obra. Bastou um artigo se posicionando contra a bomba nuclear alcançada pelo seu país para sua vida virar um inferno.
Leyla Zana, da Turquia, não assumiu seu posto de deputada no parlamento turco após citar, na cerimônia de posse, “a co-habitação dos povos curdo e turco”. Como o uso do curdo foi durante décadas proibido pela Constituição turca, ela foi presa e sua vida foi destruída. Só aos 43 anos reencontrou o marido e a filha.
No aparente tranqüilo Tibete, terra do líder espiritual Dalai Lama, uma noviça relata seus 12 anos de prisão por lutar contra a ocupação chinesa. Defensora do Tibete livre, ela foi torturada e espancada pelos chineses.
Na França, Sofia Y. descreve o período em que foi escrava. Levada para a Espanha, teve seus documentos e dinheiro confiscados e foi obrigada a se prostituir. Tentou o suicídio e foi levada de volta para a França, vingando-se posteriormente de seus algozes.
O livro traz, ainda, histórias de luta contra a prática da excisão (mutilição clitoriana) no Mali; contra a violência conjugal, no Paquistão; a luta das mulheres negras, nos EUA; a busca pela própria história e família, no Chile; entre outras.”
Livro: Mulheres Livres - 14 Histórias de Luta e Resistência ao Redor do Mundo.
Autoras: Aurine Crémieu e Hélène Jullien
Tradução: Ana Luiza Ramazzina.
Mais informações: Gabriela David – Assessora de Imprensa - gabriela@ctexto.com.br.
Com Texto Comunicação Corporativa - http://www.ctexto.com.br.
‘Neste segundo semestre nossa agenda está com atividades diversas para você que quer conhecer um pouco sobre si mesmo e sobre a espiritualidade. Aprenda e se prepare para a mudanças que estão ocorrendo no planeta e que estão se intensificando cada dia mais. Valorize seu tempo aplicando em auto-conhecimento e terá um retorno garantido por toda a vida!
Conheça nossos cursos em PNL - Practitioner Final de Semana; Desenvolvimento da Consciência Espiritual; Encontros Quinzenais às Quartas.
Grupo de Crescimento - Vivências e abordagem de vários temas voltados para o auto-conhecimento e principalmente, o auto-desenvolvimento. Momentos de muitas reflexões em grupo e individuais!
Informações e contato: Projeto Nascente http://www.projetonascente.com.br.
Fim de semana no CENTRO RAJA de 23 a 24 de agosto de 2008
Relaxe, exercite-se e viva momentos de harmonia interior. Saborosas refeições vegetarianas e sucos naturais. Harmonização energética (exercícios físicos e meditação).
Leitura na biblioteca, apresentação em dvd de espetáculos musicais. Tai Chi Chuan, com o mestre Macedo e a profª. Bianca Diniz Elias; Hatha Yoga, com a profa. Rosângela Satas Requenha (*) Palestra sobre o tema Saúde Integral com integrantes da equipe. Apresentação de filme com comentários e partilha - Focalizador: Dorival Rodrigues Teixeira.
INFORMAÇÕES: site: http://www.centroraja.org.br.
Contribuindo para a criação de um Civilização Planetária Iluminada!
O próximo Curso Avatar® Cooperativo que estaremos ministrando em Atibaia - SP – no Village Eldorado Atibaia - Eco Resort de 12 a 20 de Agosto de 2008.
Para saber mais sobre o Curso Avatar acesse os seguintes sites:
http://www.arpana.com.br/Avatar.htm ou http://www.avatarepc.com.
Estão abertas as inscrições para cursos do 2º semestre de 2008 de Expansão Cultural e Aperfeiçoamento.
Os programas dos cursos estão disponíveis em http://www.sedes.org.br.
Dentre outros informe-se sobre:
Psicopedagogia Institucional - Aprendizagem nas Organizações de Educação, Saúde, Empresa e no Terceiro Setor
Expansão cultural:
“Ação construtiva em direção ao Reino Animal” - No dia 23 de Agosto de 2008 de 11:50h às 12:10h vamos fazer "Mentalização em direção à todos os Golfinhos".
Foco: Fortalecimento do espírito de amizade, proteção e cooperação entre Seres Humanos e os Golfinhos"
O “Ayurveda se apresenta à mulher ocidental como uma oportunidade de resgate e um reconhecimento do seu dia-a-dia de forma sagrada. Por meio de técnicas milenares do ayurveda, este workshop pretende que a mulher resgate o feminino adormecido e possa reconhecer-se novamente como fêmea. De forma holística trataremos de técnicas para harmonização e sugestões de métodos de resgate da feminilidade, respeitando a natureza e o bio-tipo de cada mulher.
Este encontro trará à mulher um melhor entendimento de suas habilidades, bem como de seus ciclos e de sua natureza”.
Dra. Brenda Kalil – Médica, Formada na Faculdade Medicina de Teresópolis 1979. Formada em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Pertence atualmente ao quadro clínico do Hospital Israelita Albert Einstein - Hospital Santa Catarina - Hospital e Maternidade São Luís. Representante da ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda para a cidade de São Paulo/SP. É parte integrante do corpo docente da Escola e Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala onde realizada atendimentos de ayurveda.
Profa. Sabrina Alves - Jornalista de formação foi despertada por sua mãe e avó para a sua tradição familiar religiosa Luso-Ibérica. Pesquisa hoje a mitologia, filosofia e psicologia feminina; diversas religiões eco-centradas, seus ritos e medicinas nativas, focando nas necessidades físicas, psíquicas e espirituais para a construção da Cultura Iniciática da Nova Mulher. É representante e emissária para o Brasil da MOOJERES - Ruby Moon Red Tent Global Network, Rede Mundial de mulheres que trabalham com os Ciclos Femininos na Tenda da Lua Vermelha. Desenvolve um projeto “Clã dos Ciclos Sagrados” um trabalho matricial focado no resgate na “mulher selvagem” com os mistérios da menstruação e dos ciclos divinos femininos, para o retorno ao essencial da psique feminina - Trabalha com Thealogia (espiritualidade feminina), Ecofeminismo, arte-terapia aromaterapia, gemoterapia, massagem, florais, tarô, herbanário, contação de história, música, alimentação natural e trofoterapia. Atualmente estuda com Sthan Xannia, homem de medicina e líder de cerimônias. Formada em Ayurveda pela Escola e Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala onde também faz parte do corpo docente.
Desconto especial de 10% para associados da Associação Brasileira de Ayurveda e alunos do Instituto Naradeva Shala.
Local: Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala - http://www.naradeva.com.br.
“Kumara Bhritya são os cuidados ayurvédicos com o bebe e a criança. Shantala é a milenar técnica indiana de massagear a crianças após o primeiro mês de vida.
Num Workshop prático, a Instrutora e Terapeuta passa sua experiência através de suas gestações e aprendizado com a maternidade e as crianças, salientando o dinachárya ayurvédico.
Noções dos primeiros cuidados com o bebê (banho, massagem após parto até o primeiro mês, massagem após 01 mês - shantala, abhyanga em crianças, nutrição do bebe, cuidados ayurvédicos).
Venha desfrutar deste belo workshop prático e aprenda a arte de nutrir o bebe, através da linguagem universal do toque.”
Professora: Tatiana Cossia Peres
Instrutora de Yoga a 12 anos. Hoje, graduando-se em Enfermagem (Universidade Bandeirantes de São Paulo), continua com sua meta de levar o auto cuidado preventivo para todos da comunidade, atua em programas de saúde comunitária como Enfermeira Trainee, levando técnicas de Yoga e Ayurveda para o cuidado de enfermagem. Massoterapeuta em Ayurveda e Terapeuta em Ayurveda, formada no Instituto Naradeva Shala (Associação Brasileira de Ayurveda). International Yoga Training in India: (New Delhi, Khajuraho, Mumbai, Agra, Jaipur, Vrindavana, Mathura, Rhatambore, Rishikesh) – Aurobindo Ashram, Sivananda Ashram. Lecionou Yoga, por onde passou como no Centro Esportivo Ogaki – Japão.
Local: Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala - http://www.naradeva.com.br.
Espaço Holístico Luz Crística - Curitiba/PR, http://www.luzcristica.com/, com transmissão ao vivo pela TV Luz Crística: http://www.luzcristica.com/online.htm.
“Alexandre Chagas é cabalista e autor do livro “72 Nomes de Deus – Guia Prático de Consulta e Meditação” (o qual disponibilizou para download no site http://www.luzcristica.com/) e ainda de diversos artigos sobre Cabalá.
Neste encontro, realizado no Espaço Luz Crística, serão realizadas ancoragens de Luz, através de orações em hebraico e aramaico, a fim de re-equilíbrio energético dos participantes, resultando em alinhamento e cura progressiva dos desequilíbrios que causam os males em suas diversas manifestações.
Essas Meditações são profundamente benéficas a cada um dos participantes, proporcionando limpeza, equilíbrio e alinhamento com seu Eu Divino.”
Neste encontro vamos descobrir todas as possibilidades que as técnicas xamânicas tem a nos oferecer:
Jornada de animal de poder; Busca do equilíbrio pessoal; Roda das direções em nosso dia-a-dia; O Visionário, o Curador, o Professor e o Guerreiro.
Facilitador: Alex Machado - terapeuta holístico.
Inscrições e reservas antecipadas: ANDE - Caminhos de Expressão e Cura.
“Ocorreu dia 09 de agosto a 2ª edição dos Encontros Refletindo, um evento mensal gratuito da Associação Projeto Refletindo que visa compartilhar intenções, planos e ações na construção de uma sociedade mais consciente das potencialidades e responsabilidades existentes em cada indivíduo. Neste encontro foi realizada a Dinâmica da Reflexão, uma atividade com o propósito de oferecer "momentos de reflexão" e autoconhecimento para seus participantes.”
Acesse o site e veja fotos e maiores informações: http://www.projetorefletindo.com.br.