Está nos noticiários a peregrinação do Papa Bento XVI no Oriente Médio com toda uma trajetória na harmonização dos povos em busca da PAZ, a propagação do diálogo inter-religioso como promoção da PAZ, e que se respeite a dignidade das mulheres, construtoras da PAZ.
Muitas pessoas são críticas e consideram ser atos estadistas, e de interesse de propagação da religião católica etc. porém, como seria maravilhoso, se em todas as religiões houvesse uma liderança espiritual, a qual saísse em romaria pelo mundo apregoando e incentivando a PAZ, com respeito as diferenças e a vida com dignidade, para todas as pessoas do planeta, independente de raça, etnia, credos, idiomas, e principalmente, sem o exibicionismo do poderio bélico e econômico.
Em uma de suas pregações o papa Bento XVI referiu -se no "quanto a Igreja deve nestas terras ao testemunho de fé e de amor de tantas mães cristãs, freiras, professoras, enfermeiras etc., mulheres que em diferentes campos dedicaram a vida a construir a paz e promover o amor".
E ainda afirmou que “as mulheres são construtoras de paz e comunicadoras de humanidade em um mundo que muitas vezes julga seu valor com frios critérios de exploração e aproveitamento.”
Além de defender a dignidade das mulheres e que elas sejam livres para a construção da PAZ, ele também “pediu que sejam solidários com os pobres, os deslocados e as vítimas de profundas tragédias humanas, e que "construam pontes" para permitir um fértil encontro com pessoas de outras religiões e culturas.”
Em meio a tantas tragédias e incompreensões, e até crimes contra a vida humana que rondam todos os tipos de violência contra as mulheres (algumas desesperadas e sem apoio e orientação necessária, acabam cometendo até as mesmas violações) temos a impressão de que estamos no “fundo do poço existencial”, e até parece não haver mais esperança e crença de que se poderá encontrar a PAZ.
Sim, o mundo precisa mais do que nunca de pessoas sábias (homens e mulheres) que tenham coragem de propagar aos sobreviventes da esperança, que a PAZ consagra o direito e o respeito a todos os seres vivos desta Terra: pessoas, animais e natureza.
Sim, mais do que nunca é preciso que muitas lideranças religiosas, governamentais, educativas e sociais propaguem e promovam a PAZ.
Sim, que muitas mulheres, quando entre dores derem a luz às pessoas habitantes deste Planeta, possam orar pela PAZ, para que o ESPÍRITO DA PAZ
se infiltre em todas as almas humanas, desde o nascimento até o final da curta existência terrena, talvez assim se cultue desde o ventre, a consciência de que todas as pessoas para serem felizes, precisarão viver em PAZ.
Que a edição nº 88 possa contribuir com importantes notícias para você. Receba um fraternal abraço de Elisabeth Mariano.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
"No dia 18 de maio, acontecerá uma audiência pública do Ministério da Educação com a sociedade civil sobre a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN – do curso de Jornalismo.
Estarão presentes segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais para apresentar a sua contribuição sobre o perfil e as competências desejáveis ao profissional de jornalismo. A audiência será realizada na sede da OAB SP (Praça da Sé 385- 1 andar) das 9h às 12h30, no salão nobre da entidade.
A revisão participativa das diretrizes curriculares nacionais do curso de Jornalismo objetiva sintonizar a formação do profissional com as exigências atuais da sociedade. Essa audiência pública promovida pelo MEC terá como foco a definição do perfil desejável do jornalista diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas e das competências a serem construídas na formação superior do profissional em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
A necessidade da realização de audiência pública com a sociedade civil foi deliberada pela comissão de especialistas em Jornalismo que subsidia o MEC na revisão das diretrizes curriculares do curso. Foram realizadas outras duas audiências públicas, com professores e intelectuais da área; e com representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais atuantes no mercado de trabalho."
"A União Brasileira de Escritores, conforme decisão de sua diretoria neste dia 27 de abril, vem manifestar sua posição no sentido de apoiar mudanças na chamada Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
Dados do IBGE indicam que 90% dos municípios brasileiros não possuem equipamentos culturais como salas de cinema, teatros, museus e bibliotecas. Ainda assim, a sistemática da lei atual de incentivo à cultura transfere para as empresas, privadas e estatais, o papel de deliberar sobre a política cultural do país. Estão excluídos dessa consideração os produtores de cultura, dentre eles os escritores e autores de obras literárias.
O fato mais grave, a exigir urgente correção, é que, pretextando dificuldades financeiras, 40% das empresas, inclusive as estatais, têm apresentado resistência a financiar atividades culturais sob a Lei Rouanet. É inconcebível esse desvio, dado que o dinheiro repassado para as atividades culturais sob a Lei Rouanet não provêm de lucros, dividendos ou sobras das empresas, mas é parte do imposto devido ao governo. Ou seja, as empresas estão negando repasse de um dinheiro que não lhes pertence, mas ao povo brasileiro – e que o governo apenas administra. O pretexto da crise não se sustenta, porque o compromisso de pagar impostos perdura, para as empresas. Não deveria caber aos empresários, nem aos seus prepostos das áreas comerciais e de marketing, definir que projetos devem ser apoiados ou mesmo se haverá ou não apoio.
O Brasil tem excelência autoral, muitas vezes oculta ou sufocada pela falta de fomento. Devemos mudar isto. Pela redemocratização do financiamento cultural, a UBE divulga esta sua posição e coloca-se ao lado do Ministério da Cultura na busca de uma solução que contemple também o trabalho de autor. O povo, a quem o governo serve, deve ser o beneficiado imediato e final dessa mudança."
O maior e mais importante evento do gênero na América Latina ocorrerá no Centro de Convenções Rebouças, nos dias 27, 28 e 29 de maio, em São Paulo - SP e contará com 4 Conferências Internacionais; 4 Conferências Nacionais; 24 Palestras e 8 Workshops.
Será entregue o Prêmio Personalidade da Comunicação 2009 - Nelson Sirotsky - Presidente do Grupo RBS e do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Site do Evento: http://www.jornaldacomunicacao.com.br/congresso12.
A cidade de Santa Maria, coração do Rio Grande do Sul, já se prepara para a próxima edição da Feira Estadual do Cooperativismo (FEICOOP), que esse ano completa dezesseis anos! A Feira, que reúne empreendimentos de todo Brasil e da América Latina, acontecerá entre os dias 10 e 12 de julho de 2009. Além da 16° FEICOOP, acontecem também a 5ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, a 8ª Feira Nacional de Economia Solidária, a 9ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, o 5º Seminário Latino Americano de Economia Solidária e a 5ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz. O evento é organizado pelo Projeto Esperança/Coesperança da Diocese de Santa Maria, pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE, Cáritas Brasileira, Instituto Marista de Solidariedade, Fórum Gaúcho de Economia Solidária e Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Orientações sobre a Feira e ficha de inscrição disponíveis no site do FBES em http://www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=980.
Contato: E-mail: projespcooesp@terra.com.br.
O Seminário MULHERES NEGRAS: Promovendo a Inclusão Educacional, que ocorre no próximo dia 20 de maio, é uma realização da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) através Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afro-descendentes (FIEMA) e tem como desafio ampliar as discussões sobre a inclusão educacional de mulheres Afro-descendentes na cidade de Salvador abordando assuntos como desigualdades de gênero, articuladas às de raça / etnia e de classe social, presentes no sistema escolar brasileiro. Pretende se discutir e propor ações de intervenção do FIEMA para promoção dos direitos das Mulheres Afrodescendentes em Salvador, no âmbito da Rede Municipal de Educação e fora dela.
Acesse a programção do evento em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download.
A 3ª edição do Fórum Social da Juventude foi lançada oficialmente no dia 17 de abril, na Fundação Cultural Casa das Artes, em Bento Gonçalves - RS. O evento acontecerá entre os dias 13, 14, 15 e 16 de julho de 2009 na cidade de Bento Gonçalves, serra do RS - Brasil.
As inscrições para participar no FSJ 2009 já estão acontecendo através do site do evento http://www.forumsocialdajuventude.com.br.
E- mail: forum2009@terra.com.br.
Dia 23/05, das 08h00 às 17h00
Será um dia de resgatar a caminhada da EPS no Vale e construir as propostas para continuar avançando.
Local: São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
De 27 a 31 de Maio, a região de Puno, no Peru, vai ser o cenário de confluência para ideias, debates, alternativas, reivindicações e demais demandas que caminham em direção à consolidação dos direitos dos povos indígenas.
Trata-se da IV Cúpula Continental de Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala que - nesta edição - vai incluir a I Cúpula das Mulheres, o II Encontro da Juventude e II Encontro da Infância Indígena.
Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4360&Itemid=1.
De 10/ de junho às 08h00 até 13 de junho às 17h00
Local: Centro de Convenções - Avenida Salmeron, Centro, Pirapora - Minas Gerais.
Contato: 5povosdocerrado@gmail.com.
"Cerca de 650 milhões de pessoas, cerca de 10% da população mundial, vivem com deficiência; 80% delas moram nos países em desenvolvimento, conforme o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências realizado em Genebra, na Suíça.
O encontro teve como objetivo debater medidas para reforçar e garantir a proteção dos direitos das pessoas com deficiências em todo o mundo.
Durante a cerimônia de abertura, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Kyung-wha Kang, disse que mais de 500 milhões de pessoas, cerca de 10% da população mundial, vivem com deficiências.
Segundo ele, 80% dos deficientes no mundo moram nos países em desenvolvimento, muitos deles em condições de extrema pobreza. (...)
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências foi adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 13 de Dezembro de 2006 e entrou em vigor em Maio de 2008.
Para ouvir esta notícia clique em http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/0902271i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/160040.html.
Mais de 650 feiras de todo o Brasil - Consultas mês à mês em ordem cronológica - Índices por segmento econômico, por estado e ordem alfabética Dados para contato com promotores e centros de eventos.
Informações e Reservas: E-mail: atendimento@feirasdobrasil.com.br.
Internet: http://www.feirasdobrasil.com.br/impresso.
Presidente da República recebeu Ordem do Mérito Judiciário do DF e Territórios, considerada a mais alta distinção do Tribunal.
O governador José Roberto Arruda participou no dia 4 de maio da solenidade de entrega da ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO do Distrito Federal e Territórios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medalha oferecida pelo presidente do TJDFT, desembargador Nívio Geraldo Gonçalves, é considerada a mais alta distinção honorífica do Tribunal e foi instituída em setembro de 1999. São agraciadas pessoas físicas e jurídicas que, por suas ações, tenham se tornado merecedoras de homenagem pela Justiça do DF e Territórios.
Durante o discurso de agradecimento, Lula ressaltou a importância do Tribunal para o país. “É com muita satisfação que recebo esta medalha. O TJDFT ocupa um lugar de destaque em todo país. Devemos ser um exemplo”, afirmou. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente José Alencar e da primeira-dama Marisa Letícia."
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008. A escolha foi anunciada no dia 13 de maio, na sede da Unesco, em Paris. É a primeira vez que uma personalidade sul-americana é indicada para o prêmio.
"Decidimos conceder o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil, por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias", justificou o ex-presidente de Portugal Mario Soares, integrante do júri, ao anunciar a decisão.
O Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 para homenagear pessoas, organismos ou instituições que contribuíram de maneira significativa para a promoção, a pesquisa, a salvaguarda ou a manutenção da paz.
Já foram contemplados líderes como os sul-africanos Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk, os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Pérès, o palestino Yasser Arafat, o Rei Juan Carlos I da Espanha, o americano Jimmy Carter e o senegalês Abdoulaye Wade.
A cerimônia de premiação está marcada para julho, mas a Presidência da República não confirma a presença de Lula."