A frase de Nietzsche, “aquele que tem um porque viver pode agüentar quase qualquer como viver” é sempre um dos marcos para aquelas pessoas que precisam enfrentar adversidades impostas por pressões de grupos radicais até os da natureza.
É comprovado historicamente na vida das pessoas que mais se dedicaram a uma causa social que se fortaleceram e superaram as expectativas pela sua força de vontade em construir algo, e as soluções muitas vezes vinham quase de forma milagrosa.
Esta frase Nietzche foi inspiradora de outras correntes de pensamentos, a exemplo disto, o doutor Viktor Frankl, que também preconizava “Entre o estímulo e a resposta, o homem tem a liberdade de escolha.”
Ou seja, fica a nossa mensagem para todas as lideranças sociais de nosso país, que usaram de seus livres arbítrios, e escolheram viver na “defesa de uma causa social”, que compreendam que mês mo que alguém manipule certas situação, acreditando que haverá certa “reposta” mediante o “estímulo”, há a ”razão de viver”, a qual é o sustentáculo para sobreviver as dificuldades, e o estandarte na busca das soluções.
E, além disto, apiedem-se de pessoas perturbadas emocionalmente, cuja “diversão preferida” é atormentar quem constrói algum benefício para a sociedade, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam. E, recorde-se há mais gente para construir, o “Master Mind”, ou seja o coletivo social sempre apóia no universo, quem tem na sua “razão para viver” a prática do bem, e do que é o melhor para os mais fragilizados pela sorte. Escolha praticar o bem e superará todas as dificuldades, e conquistara novo horizonte existencial daquelas pessoas que também tem a mesma “razão para viver”.
Com esta reflexão agradeço a todas aquelas pessoas, que de algum modo nos apóiam cotidianamente para que o ESPAÇO MULHER se torne uma “escolha” e “razão de viver” na defesa dos direitos humanos das mulheres.
Abraço fraternal, rogando muitas bênçãos divinas. Elisabeth Mariano.
Conheça o Currículo de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A “Presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul acredita que a mobilização é uma importante estratégia para acabar com a violência.
Com o tema “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”, a Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres segue para a 7° edição no Brasil e 19° edição no mundo neste ano.
Coordenada pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento (AGENDE), a campanha pretende dar visibilidade as diferentes formas de violência contras as mulheres e sensibilizar a sociedade e o Estado com a causa.
Segundo a presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul/Brasil, a deputada federal Emilia Fernandes (PT-RS), a entidade apoia a Campanha desde a sua 1° edição, em 2002, no Brasil. “A mobilização, por meio de campanhas, é uma importante estratégia desenvolvida para erradicar a violência contra as mulheres e fortalecer a dignidade que tanto buscamos. Por isso, apoiamos a Campanha desde o seu início e podemos ver o resultado que comprova o alcance dessa mobilização, que é o engajamento de diversos setores da sociedade”, disse.
Em 2008, a Campanha atuou com o tema pela efetivação da implementação da Lei Maria da Penha: “Há momentos em que sua atitude faz a diferença. Lei Maria da Penha. Comprometa-se!”. No Brasil, a Campanha é realizada por 32 redes e articulações de mulheres e de direitos humanos, agências das Nações Unidas, órgãos públicos e algumas empresas estatais e privadas no país.
Em todo o mundo, quatro datas representam a Campanha dos 16 Dias de Ativismo: 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil, o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – é mais uma data destacada, também, pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. As outras datas são o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, 25 de Novembro; o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro; o Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), 6 de dezembro e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.”
Saiba mais em: http://www.emiliafernandes.com/site/?p=344
"Uma Avaliação do Sistema Global de Direitos Humanos sob a Perspectiva do Hemisfério Sul: Estratégias Comuns e Propostas de Reforma". É com esse tema que a nona edição do Colóquio Internacional de Direitos Humanos reunirá, entre os dias 08 e 14 de novembro, em São Paulo (SP), participantes de 23 países da América Latina, África e Ásia.
O evento, organizado pela Conectas Direitos Humanos, pretende analisar e propor reformas para o sistema global de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conselho de Direitos Humanos, Relatores Especiais e Conselho de Segurança da ONU, Revisão Periódica Universal, Comitês de Tratado e Tribunal Penal Internacional serão alguns pontos abordados durante os sete dias de discussão.”
(...)
“Em relação às nações da América Latina, Thiago Amparo comenta que a demanda, agora, será centrada mais na construção de uma agenda da ONU voltada para os direitos econômicos, sociais e culturais. Segundo ele, como a maioria dos países está em uma fase de redemocratização mais estruturada, a proposta agora é mais no campo social do que no político. "[A demanda] é mais para os direitos sociais, como direito à moradia, educação e saúde", considera.”
“Na nona edição, os participantes do Colóquio Internacional e Direitos Humanos ainda terão a oportunidade de avaliar o próprio evento. Para Thiago Amparo, em nove anos, o evento amadureceu e se consolidou, assim como as pessoas que dele participam. "O Colóquio cresceu e amadureceu junto com os ativistas, que agora estão mais velhos e mais profissionais, com trabalhos ligados ao assunto", comenta”
“O Fórum Grande Porto Alegre será o primeiro de vários eventos programados em diversos países ao longo de 2010, quando o FSM terá, mais uma vez um formato descentralizado. Entre as atividades já definidas para o encontro no Rio Grande do Sul, está o Seminário FSM 10 Anos, promovido pelo Grupo de Apoio ao Fórum Social Mundial.
A idéia é debater não só a experiência passada do Fórum, mas principalmente seu futuro. Logo após o encontro de Porto Alegre, Salvador sediará o Fórum Social da Bahia, que reunirá representantes da América Latina e da África.
A capital gaúcha e sete cidades da Região Metropolitana receberão, entre 25 e 29 de janeiro de 2010, o Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre.
Além de celebrar os 10 anos de atividades do FSM, o encontro fará um balanço deste período de lutas em defesa de um modelo de globalização alternativo ao construído nas últimas décadas.
O Fórum Grande Porto Alegre será o primeiro de vários eventos programados em diversos países ao longo de 2010, quando o FSM terá, mais uma vez um formato descentralizado. Entre as atividades já definidas para o encontro no Rio Grande do Sul, está o Seminário FSM 10 Anos, promovido pelo Grupo de Apoio ao Fórum Social Mundial. A idéia é debater não só a experiência passada do Fórum, mas principalmente seu futuro.
O evento está sendo organizado por entidades gaúchas com o apoio dos governos dos sete municípios onde ocorrerão as atividades (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga).
Além do seminário de avaliação do FSM, que ocorrerá em Porto Alegre, também estão confirmados o Acampamento Intercontinental da Juventude, entre 18 e 28 de janeiro, em Novo Hamburgo, o I Fórum Mundial de Economia Solidária e a I Feira Mundial de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro, em Santa Maria. Ainda em Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro de 2010, será realizada uma grande oficina sobre o mundo do trabalho. Esse encontro debaterá o impacto da crise econômica internacional sobre o trabalho e a qualidade dos empregos e dos ambientes de trabalho hoje em dia.
Logo após o encontro no RS, ocorrerá em Salvador, entre 29 e 31 de janeiro, o Fórum Social da Bahia. O tema central do evento, construído em conjunto com o FSM 10 Anos, será “Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania”.
“Esta passagem do FSM por Salvador será uma contribuição muito preciosa para o Fórum de Dakar, no Senegal, em 2011, pois esta foi a principal porta de entrada de africanos, vítimas da escravidão. A idéia é estabelecer um diálogo entre cidades com culturas semelhantes”, explica José Luiz Del Roio, representante do Fórum Mundial de Alternativas à Crise.
Representantes de governos e movimentos sociais da América Latina e da África participarão, em Salvador, do Fórum de Diálogos e Controvérsias, que discutirá novas políticas econômicas, sociais e ambientais.”
Acesse o documento com todas as informações em http://www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1094&Itemid=99999999
Janeiro de 2010 - De 22/01 às 08h00 até 29/01 às 17h00
O Fórum Social de Economia de Economia Solidária e Feira Mundial de Economia Solidária terá início em Santa Maria (22 a 4/ jan) continuará na Grande Porto Alegre
(25 a 29/jan).
Dorah Moussa, Promotora de Eventos e Sr. Mohamad AL Kaddah, diretor Centro Cultural Árabe Sírio No Brasil promoveram um evento, em homenagem a Mestra Maura Fernandes, e seus VINTE E UM Anos De Musica!
Sua historia em DVD, suas composições, seus instrumentos e seus convidados, tudo que construiu o universo de sucesso dos 21 anos de carreira de Maura Fernandes foram demonstrados com sua arte e versatilidade, no dia 12.de novembro de 2009, no salão nobre, do Centro Cultural Árabe-Sirio No Brasil. Na ocasião foi servido um coquetel, e os CDs puderam ser vendidos no local, além dos bons momentos de show.
Para participar da "IX Antologia Internacional Palavras no 3º Milênio", da Phoenix Editora Ltda, o prazo é até 19/12/2009.
Segundo os organizadores será uma grande antologia, com a participação de muitos poetas e escritores nacionais e internacionais, assim como em outras 8 edições.
A previsão é uma antologia com aproximadamente 200 páginas.
Participe, as nossas condições são ótimas! Consulte o nosso site: http://www.phoenixeditora.kit.net
(Fonte: Mauricio Savino. - e-mail: phx@ig.com.br)
Durante a reunião mensal da Academia, a realizar-se no dia 17 de novembro de 2009 (3ª feira), às 17 horas, no Espaço Sociocultural CIEE, o acadêmico Dr. Sebastião Luiz Amorim, falará sobre o tema “Doutores da Igreja”.
Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza é o Presidente da Academia Cristã de Letras
Local: Anfiteatro do Bloco 4 da UNICAP - 3o andar (Acesso pela rua Nunes Machado)
Recife - PE
Informações e inscrição: Gajop - Fone: 81 3092-5252 – ou via e-mail: gajop.secretaria@uol.com.br
Observação: Investimento de R$10,00 para quem quiser o certificado (carga horária: 8 horas)
“A União Brasileira de Escritores convida os associados para a solenidade de entrega do Troféu Juca Pato - Prêmio Intelectual à escritora Lygia Fagundes Telles, que acontecerá no dia 30 de novembro, às 18 horas, segunda-feira, no auditório da Faculdade de Direito da USP, Largo de São Francisco, 95, em São Paulo. Antonio Candido, eleito no ano anterior, fará a entrega do Troféu à laureada. O evento contará com o apoio da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP. Após a cerimônia será servido um coquetel aos convidados.”
Confirmar presença através do e-mail secretaria@ube.org.br
“Após muitas solicitações e inspirações, oriundas de diferentes recantos e latitudes/longitudes, estou lançando um BLOG com as informações, comunicações, editoriais, eventos e PROCLAMAÇÕES do DEFNET.
Acessem o endereço: http://infoativodefnet.blogspot.com e enviem seus comentários e suas postagens para que possamos enriquecer as já múltiplas formas de intervenção no mundo da Internet, principalmente as ligadas a Direitos Humanos, Bioética, Saúde Mental, Tecnologias e os temas da INCLUSÃO/EXCLUSÃO em nosso mundo globalizado.
Devido à minha atual condição de saúde, ou seja de INCAPACIDADE, segundo a CIF-2001, decorrente de um traumatismo que me levou à uma neurocirurgia em região lombo-sacral, com a artrodese (fixação) de vertebras (l4, l5 eS1) através de 06 parafusos de titânio, estou podendo utilizar a transformação de minhas 'dores' em 'ardores micropolíticos', ou seja posso ter o tempo de 'imobilização física', para além das limitações de funcionalidade, que me permitiu a concretização destes novos caminhos de inteligência coletiva e ciberespaço para o INFOATIVO DEFNET. NASCE ou melhor é lançado ao mundo, afetivamente, mais um BLOG, com a finalidade de abrir um espaço para a memória de mais de 4000 informativos eletrônicos já enviados por mim.
Nas vésperas do 15 de novembro, data histórica da Proclamação da República, lanço também a primeira PROCLAMAÇÃO DO DEFNET, através de um estímulo ao COMBATE AO RACISMO, AOS PRECONCEITOS, ÀS DISCRIMINAÇÕES E À DESFILIAÇÃO.
Por ser um afrodescendente, muito embora muitos ainda reconhecido com parte dos 'pardos', trago para os amigos a comemoração do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que será comemorado no dia 20 de novembro de 2009 (Leia o primeiro iNFOaTIVO no BLOG sobre a necessidade de comprovação legal de ATITUDES RACISTAS, segundo julgamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais).
Me remeto, ainda, à lembrança que neste mês também temos o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA,proclamado pela UNESCO, em 16 de novembro, e, que se precisamos e devemos ainda combater o preconceito étnico-racial, é porque ainda não nos transformamos em multiplicadores do desejo da diferença. Ainda, humanamente, continuamos, no Hipercapitalismo, homogeneizantes, serializadores e naturalizadores de todas as formas de intolerância e preconceito.
Escrevi um texto, que foi publicado no site da, Sentidos, em 17/11/2006, indagando sobre a Tolerância, seu dia, e suas (im) possibilidades, do qual reproduzo um trecho: "Há, então, uma bela defesa a se construir que, (todos e todas) fazemos ao aceitar as idéias e o modo de ser diferente do Outro, não por respeito ou reconhecimento da Diferença, mas simplesmente por uma "bela indiferença", como a que ocorre pelo desgaste em relações de convivío cotidiano, porque não se possui, em essência nada para opor ou defender, um estado em que a mentira e as máscaras sociais, naturalizadas por nós mesmos, equivalerá a uma verdade pretenciosa e falaciosa. Vemos, por exemplo, esta situação em espaços de disputa do saber, como forma de poder, em que se esquece dos objetivos da construção daquele grupo. Esta é uma das repetições que enfrentamos e construímos todos os dias em espaços de vivência com o mesmo e a mesmice: as equipes e grupos profissionais que têm como tarefa promover a própria tolerância, ou seja profissionais da saúde, educadores, autoridades públicas, advogados, jornalistas, etc. ". (http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=11292&cod_canal=33). Ainda precisamos aprender a aprender, humildemente, a sabedoria do coração: o Outro e sua diferença não me diminuem...podemos, sim, juntos em igualdade de direitos, expandir e multiplicar nossas forças e micropoderes... abrindo novas formas de inteligência coletiva do conhecimento... novas alianças... novas suavidades... novas ecologias,,, caminhando na trans-interdisciplinaridade e no desejo de ir pela Estrada Aberta, produzindo nossas re-evoluções moleculares.
Nesse sentido é que conclamo e proclamo o espaço do Blog InfoAtivo.DefNet como mais uma ágora virtual, ou seja um espaço aberto a todas as opiniões e idéias, com o desejo de que muitos possam se apropriar destas e multiplicar, intensa e micropoliticamente, qual um rizoma, a afirmação do respeito e do reconhecimento da Diferença, das singularidades, das multiplicidades e da diversidade humana.
Proclamo aberta a visitação e difusão do INFOATIVO.DEFNET para todos e todas,que imbuídos e contaminados pela POTÊNCIA ZUMBI, com sua resistência e resiliência do tipo "maçaranduba" (também conhecida como pau-de-andrade, uma madeira que por sua resistência já serviu até para 'dar em doido' nos manicômios brasileiros, assim como para a criação de alguns instrumentos musicais), afirmando que 'nóis inverga mais nóis num si intrega', ou seja continuaremos, coletivamente, em busca de uma afirmação e concretização de um Sociedade menos excludente, desfiliadora, racista, eugenista e despolitizadora de nossos desejos e subjetividades.”
BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG - http://infoafivodefnet.blogspot.com
EM BREVE SUGESTÕES SOBRE LIVROS,CINEMA E ARTE:
Tolerância e seus limites (um olhar latinoamericano sobre diversidade e desigualdade) - Clodoaldo Meneguello Cardoso, Ed. UNESP, SP, 2003.
O Racismo explicado à minha filha - Tahar Ben Jelloun - Via Lettera Editora e livraria - SP - 2000.
Campinas, 14/15 de Novembro de 2009.
JORGE MÁRCIO PEREIRA DE ANDRADE
http://infoativodefnet.blogspot.com