Embelezar


Edição nº 01 - de 10 de Dezembro de 2001 a 14 de Fevereiro de 2002

Olá Leitores!

A IMAGEM FÍSICA E A IMAGEM MENTAL

Um dos maiores faturamentos mundiais está relacionado com o cultivo da beleza, onde a estampa de cada pessoa é envolvida de modo a prolongar o seu aspecto físico e a beleza externa.De modo que através desta necessidade humana, milhões de produtos são pesquisados e industrializados, aparelhos e academias são acionados.

Milhões de especialistas aprofundam-se nestes conhecimentos, e nas trocas de experiências e formação de novos profissionais.

Não há uma raça,quer seja o seu credo ou política, que não cultivem o ritual da beleza de acordo com os seus costumes.

A Imagem Física estando de acordo com os padrões da sociedade em que se vive, ou, de acordo com o idealizado traz um certo equilíbrio e Bem Estar das pessoas.

Entretanto, se não houver o equilíbrio da Imagem Mental com a Imagem Física, irá acontecer uma distorção através dos atos destas pessoas que revelam em seus comportamentos, a obsessão, a insegurança, a falta e auto-estima e anão valorização do que possa representar como um Ser na Sociedade. E, mais uma vez, defrontar-nos-emos com uma das maiores indústrias mundiais, que se preocupam com a situação destas pessoas.

Milhões de papéis registram pesquisas e livros com ensinamentos de cientistas envolvidos no Bem estar da psique humana. São livros sobre auto-estima, treinamentos, testes, desenvolvimento de técnicas que exercitam a mente, para que se tenha este equilíbrio com a Imagem Mental ambicionada em cada pessoa. Assim, outra vez, as pessoas conseguem sentirem-se equilibradas com os comportamentos usuais de seus grupos, buscando a aceitação de si e dos outros.

Na educação dos bebês, se observarmos desde cedo, dizer para eles que o que fazem é bonito ou é feio, podemos notar as mudanças de suas atitudes e em seus comportamentos.

Ao se dizer a uma criança “ que linda!”« que bonito!, veja como ela sorri feliz e, alegre repete muitas vezes o que está fazendo para chamar a atenção sobre si. Enquanto, “que feio!”. Ela se constrange, esconde-se, fica decepcionada, infeliz e até chora.

O Ser Humano, desde a mais tenra idade, tende ao Belo, ao Bom, e ao Bem. O que transforma os valores das pessoas? Porque se mistura a Beleza com atos que agridem o que é destinado ao Bom e ao Bem?

As distorções apresentadas têm alvo para atrair as pessoas que não tenham desenvolvido, ainda, a sua Imagem Mental, e se deixam levar nos apelos da exterioridade. E aí, estão as crianças, os jovens, os homens e as mulheres, inseguros, quanto à própria imagem interior, o que são, e o que representam frente aos outros na sociedade, são vítimas fáceis de manipulação e uso das indústrias que exploram o desconhecimento e a falta de preparo educacional para desenvolvimento de senso crítico, e da escolha racional.

O que fazer para evitar o abuso de alguns que exploram as imagens para ditatoriar o que é belo ou, que apenas, é certo o que eles apregoam?

A fórmula é simples: basta crer que cada uma pessoa é singular, sem réplicas, com digitais, voz e íris, únicas e, que assim o é, porque o Criador de todas as coisas, assim a todos nos gerou...

Com esta consciência de amar a si próprio, na sua individualidade, nada ferirá a imagem essencial de cada pessoa, sendo liberta dos conceitos e preconceitos dos outros, portanto equilibrada e feliz consigo mesma.

O uso da parafernália que embeleza exteriormente e os ensinamentos para a melhoria do equilíbrio mental, mesmo que somados, não serão maiores que a Beleza da Fé, da Sabedoria e da Paz Espiritual, porque se saberá que o que é Belo, Bom e o Bem, vêm do Espírito. E o que é do Espírito, vem do Criador de todas as coisas do universo. E o que é do Espírito é para a Eternidade.

Queremos neste artigo parabenizar as indústrias que conseguem oferecer produtos e serviços para a Imagem Física e para a Imagem Mental, estimulando no Ser Humano o encontro da Beleza do Espírito de cada pessoa, (consumidora ou trabalhadora) , respeitando as diferenças e promovendo uma igualdade social, o que será o grande desafio para o século XXI.

Elisabeth Mariano 

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