Embelezar


Edição nº 102 - de 15 de Julho de 2010 a 14 de Agosto de 2010

Olá Leitores!

A beleza da longevidade

No dia 12 o site ESPAÇO VITAL (http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=19540), destacava noticia da Agencia Estado sobre o falecimento recente, em Astorga /PR, da mulher mais idosa do mundo, Maria Olívia da Silva, a qual afirmava estar com 130 anos de idade (informação que nunca pode ser confirmada, por este motivo não fez parte do Guinness Book).

Maria Olivia contava ter nascido em 28 de fevereiro de 1880, e Varsóvia / Polônia veio par o Brasil aos 3 aos de idade. Casou-se duas vezes, teve dez filhos naturais e quatro adotivos (estava apenas com três vivos).

Nas entrevistas, sempre muito disposta, contava ter trabalhado em “lavouras de feijão, algodão, e café”. Para ela, o segredo de sua longevidade era a dieta baseada em banana e feijão. Sofria com perda de parte da visão, audição, com problemas de rim, coração e pulmão, permanecendo muito tempo sentada. Assim, passou mal após o jantar sem haver tempo de ser socorrida.

Não foi reconhecida “como a mulher mais velha do mundo”. Mas, sua existência feminina foi plena de ensinamentos do quanto há de beleza em viver, aceitando-se humildemente todas as alegrias e revezes da vida. Esta é a beleza integra da existência humana.

Nosso abraço a todas as pessoas idosas em nosso país, que mantém beleza do viver em sua plenitude e aceitação de todas as fases da existência humana.

E, principalmente nosso reconhecimento a todos/as especialistas de profissões que se dedicam para minorar as dores e sofrimentos dos males que fazem parte desta fase da vida.

Nosso abraço com votos de muitas alegrias neste mês de férias. Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Normas para publicidade de alimentos

“A publicidade de qualquer tipo de alimento que contenha componentes considerados poucos saudáveis pelos padrões mundiais de saúde deverá conter mensagens de alerta. A determinação foi tomada em reunião da Anvisa no dia 15 de junho e publicada nesta terça-feira, 29, no Diário Oficial da União.

Pelo texto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina a inclusão de textos ou mensagens que esclareçam que tais alimentos podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. De acordo com o texto da agência, a regra vale para a divulgação e promoção comercial de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio e para bebidas com baixo teor nutricional. Nesse grupo estão itens como biscoitos, chocolates, balas, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas do tipo.

De acordo com a Anvisa a resolução tem o objetivo de coibir - ou pelo menos alertar - o público a respeito dos riscos da ingestão de alimentos pouco saudáveis. O texto deixa claro que a medida tem como meta principal proteger as crianças de uma ingestão alimentar incorreta incentivada pela publicidade desses tipos de alimentos. Na determinação a Anvisa relata que a regra tem a missão de "coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o público infantil, a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito a alimentação adequada."

A Anvisa esclarece que a inserção de mensagens de alerta deverá ser aplicada à oferta, propaganda, publicidade, informação e outras práticas correlatas cujo objetivo seja a divulgação e a promoção comercial dessa categoria de alimentos. A regra, entretanto, não vale para os rótulos e embalagens desses produtos.

Como em grande parte de suas determinações, a Anvisa concede um prazo de 180 dias para que os fabricantes e anunciantes se adaptem as suas determinações. No mesmo texto, porém, não há padrões e regras para o estilo das mensagens de alerta.

A determinação já está publicada no site oficial da Anvisa. No texto, a gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Agência declara que "O consumidor é livre para decidir o que comer. No entanto, a verdadeira liberdade de escolha só acontece quando ele tem acesso ás informações daquele alimento, conhece os riscos para sua saúde e não é induzido por meio de práticas abusivas.

Regras

O texto publicado no site esclarece quais os padrões os anunciantes e agências devem seguir para se enquadrar nas novas regras da Anvisa. A partir de agora fica proibido o uso de símbolos, figuras ou desenhos que podem gerar uma interpretação falsa ou sugerir que o alimento contribui para a saúde quando isto não for verdadeiro.

No caso de alimentos com alto teor de açúcar - como chocolates, biscoitos doces e outros - será necessária a inserção de frases como "O (marca do produto) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e cárie dentária". Para os alimentos sólidos, a inclusão desse alerta vale para quando houver mais de 15g de açúcar por cada 100g do produto.

Já para os refrigerantes, refrescos e chás prontos, o alerta será obrigatório quando a bebida tiver mais do que 7,5g de açúcar por cada 100 ml de líquido.

Os comerciais televisivos desses produtos também devem seguir a regra. No caso de filmes na TV, o personagem principal da campanha será o responsável por dar o alerta. Em caso de spots de rádio, a função caberá ao locutor. Para os anúncios de mídia impressa, a Anvisa determinas que as mensagens tenham um bom destaque e que chamem a atenção. Na internet, o alerta deverá ser exibido continuamente, junto com a mensagem do produto.

Para os fabricantes, anunciantes e agências de publicidade que descumprirem as regras, a Anvisa prevê uma multa variável entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

Mudança de postura

Apesar de ter adotado a determinação a partir de agora, a Anvisa avia demonstrado a intenção de se retirar da questão da publicidade infantil em março deste ano, quando declarou que os próprios anunciantes já haviam demonstrado uma preocupação considerável e suficiente no intuito de fazer uma comunicação que não incentivasse o consumo de alimentos não-saudáveis.

Desde o ano de 2009, porém, a Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda e Publicidade do órgão planejava audiências públicas para discutir novas diretrizes sobre a publicidade destinada às crianças.

Quando a Anvisa começou a levantar o assunto diversos fabricantes de alimentos - como a Nestlé, por exemplo - começaram a manifestar, publicamente, uma nova postura acerca da publicidade infantil. Algumas empresas assinaram acordos de não-veiculação de propaganda de alimentos que fosse direcionada diretamente às crianças e prometeram uma maior cautela na divulgação de itens do universo infantil.”

(Fonte: http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Anvisa_exige_alertas_na_publicidade_de_alimentos&origem=mmbymail, Enviado por Alexandre Pimentel (naturólogo, palestrante e escritor))

Mostra de paisagismo da EXPOFLORA 2010 apresentará jardins para diferentes tipos de família de 02 a 26 de setembro, São Paulo

“Visitantes poderão votar nos ambientes de sua preferência e concorrer a um projeto de um jardim residencial.

A 6ª mostra de paisagismo Minha Casa & Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora 2010, terá como foco os jardins residências para atender as fases diferenciadas da vida familiar contemporânea. Entre as soluções estão os jardins para os casais com ou sem filhos, com famílias grandes ou pequenas, cujos filhos já não vivem mais na casa e casais que já atingiram a melhor idade. A novidade esse ano é o concurso por meio do qual os visitantes poderão votar (pelo site http://www.floraldesign.com.br/mostra2010) no ambiente que mais gostar e, assim, concorrer a um dos 20 projetos de jardim residências que serão desenvolvidos pelos profissionais participantes da mostra.

Concurso

A novidade da Minha Casa & Meu Jardim esse ano é o concurso "Qual jardim é a cara da sua família?", que permitirá a votação dos ambientes que mais agradem ao público. Os visitantes poderão escolher o jardim que mais lhe agradar no site http://www.floraldesign.com.br/mostra2010. Dentre os participantes, 20 serão sorteados com projetos de jardins, com área máxima de 200 metros quadrados, elaborados pelos profissionais que participam da mostra. Os projetos serão entregues até o dia 20 de dezembro de 2010.”

Serviço:

29ª Expoflora Data: de 02 a 26 de setembro, de quinta-feira a domingo e nos dias 06 e 07 (segunda e terça-feira - feriado da Independência do Brasil)

Horário: das 9h às 19h Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.

Informações: e-mail contato@expoflora.com.br

(Fonte: Assessoria de Imprensa in http://www.feirasdobrasil.com.br/revista.asp?area=noticias&codigo=17277, de 8/7/2010)

Decoração Étnica na 41ª HOUSE & GIFT FAIR - 14 a 17 de agosto

“Ornamentos, móveis e artigos de iluminação de outras culturas ganham espaço e imprimem estilo às ambientações brasileiras.

Diante da grande variedade de artigos decorativos disponíveis no mercado, ganham destaque aqueles mais diferenciados, com detalhes étnicos e orientais, provenientes de países cercados por mistérios, misticismos e uma beleza única.

Incensos, artigos da doutrina budista, caixas, deidades hindus, espelhos, estátuas e estatuetas, máscaras, vasos, baús, móveis, luminárias, bolsas, colchas, bandôs, utilidades para mesa, entre outros produtos, imprimem personalidade aos ambientes, caracterizando-os como decorativamente étnicos. Entretanto, a escolha dos produtos deve ser criteriosa, forma com a qual a Katmandu seleciona seus artigos.

Importadora de produtos de decoração étnicos do continente africano, a Katmandu acompanha as últimas tendências em decoração e os acessórios seguem a moda européia, com toques étnicos e orientais. Sediada em São Paulo, a empresa traz ao Brasil produtos de países como Camarões, Etiópia, Gana, Nigéria, Quênia, China, Indonésia, Índia, Myanmar, Nepal, Tailândia, Turquia e Vietnã.

Dispostos nas categorias Aromaterapia, Decoração, Iluminação, Mobiliário, Moda, Têxtil, Utilidades e Vestuário, os produtos da Katmandu poderão ser encontrados na Rua B, estande 203, na 41ª House & Gift Fair, que acontece de 14 a 17 de agosto, das 9 às 19h00, no Expo Center Norte.

A House & Gift Fair é a maior e mais importante feira profissional de artigos para casa da América Latina, que reúne em apenas quatro dias mais de 1300 fabricantes, distribuidores e importadores nacionais e internacionais, que apresentam seus lançamentos e demais produtos a um público comprador estimado em mais de 50.000 lojistas do Brasil e de mais de 60 países. Dividida em salões especializados, a feira ainda conta com o Espaço Conceito Casa, que apresenta tendências de moda e design no segmento, além da loja vencedora do Global Innovator Award (gia) e ganhadores do XI Prêmio House & Gift de Design. Ciclo de Palestras para reciclagem de conhecimentos complementam as atividades oferecidas pela feira.

41ª House & Gift Fair de 14 a 17 de agosto de 2010 Das 9 às 19h00

No Expo Center Norte. Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo – SP.

(Fonte: Assessoria de Imprensa in http://www.feirasdobrasil.com.br/revista.asp?area=noticias&codigo=17278, de 8/7/2010)

Cosmesur Beautyworld Buenos Aires 2010

A Cosmesur Beautyworld Buenos Aires será o espaço ideal para você se renovar e atualizar com as mais recentes novidades do setor.

Você poderá participar de concursos, competições e cursos das mais variadas disciplinas e em salões com renomadas figuras do ambiente. Além disso, haverá um setor exclusivo para venda. Você terá a oportunidade de comprar todos os produtos que precisar nas melhores grifes do setor e com importantes descontos.

Três dias de festa para a indústria da beleza e para você!

(Fonte: Newsletter: Cosmesur Beautyworld Buenos Aires 2010 – Boletim Informativo – saiba mais em Hair Brasil - informes@hairbrasil.com)

Casa de Dança Carlinhos de Jesus

“Ator, coreógrafo, diretor da " Casa de Dança Carlinhos de Jesus ", no Rio de Janeiro, com várias premiações por seus trabalhos no Brasil e no Exterior faz parte do catálogo da DISK SHOW.

A personalidade artística de Carlinhos de Jesus já é parte da história da arte brasileira há muito tempo, por suas inúmeras aparições como dançarino e astro convidado em shows de grandes nomes da MPB, clips, filmes, especiais para TV, teatro, carnaval, etc. Trabalhando lado a lado com Carlinhos existe um grupo de dançarinos de salão que juntos e sob sua supervisão apresentam-se em eventos especiais, lançamentos, congressos, convenções, festivais chegando a convites do porte de espetáculos no exterior.”

Contrate este espetáculo com a DISK SHOW para seu evento. Roberto Braga.

Disk Show - Prod. Proms. Artísticas - http://www.diskshow.com.br / diskshow@uol.com.br

Teatro - o espetáculo “M U L H E R”

Sob a direção e criação de LUCIANO MATTOS.

“A vida de Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo e uma das figuras mais importantes do Cristianismo, é tema do espetáculo teatral com estréia para o dia 11\04\2010 às 19h no Teatro Grande Otelo na cidade de São Paulo. Intitulado “MULHER”, o espetáculo narra à vida de Maria de forma bem livre, criativa e não linear.

Dividido em um único ato, o espetáculo traz musicas de Chico Buarque, Martin Valverde, Ir. Kelly Patricia acompanhadas pelo pianista Danilo Casemiro, por meio destas músicas há também dança, e desta forma contam à história que se estende na contemporaneidade da vida, dando centralidade à figura da Mulher, “a mais importante da humanidade”.

O papel da Mulher é interpretado pela cantora-atriz MARIANA PELOZIO, no elenco KECO VERTT, DIEGO CIARROCCHI, DANILO LIMA E VINICIUS HIDEKI.

“M U L H E R”, quer mostrar o lado terreno e o lado espiritual desta MULHER, começando com ela menina, até sua morte.

O enredo se baseia em pesquisas levantadas nos laboratórios vivenciados pelos atores, um processo de desconstrução, em MULHER o processo e totalmente inverso, não houve um texto onde o ator passava por estas etapas de texto dramaturgicamente escrito, como de costumes nas produções teatrais.”

CONTATO para APRESENTAÇÃO FONE: 55 11 3221 3622 ramal 222

Mais informações em: http://www.programafoco.com

(Fonte: Assessoria Mônica Lemes )

Saiba qual a nova plástica mais desejada pelas mulheres

Autoria: Michelle Achkar

“Lipoaspiração e plástica das mamas ainda ocupam os primeiros lugares nos rankings das operações estéticas em todo o mundo. Mas um tipo, digamos mais íntimo, está se tornando prioridade entre as mulheres.

Trata-se do design de vagina. É assim que médicos e pacientes estão tratando o assunto da cirurgia íntima, pois o objetivo não é corrigir problemas de saúde e sim mudar a aparência da região que não agrada às mulheres.

Uma pesquisa realizada pelo site inglês The Good Surgeon Guide com mil mulheres descobriu que 24% delas evitam manter relações sexuais devido à aparência de suas vaginas e que 22% gostariam de passar por uma cirurgia plástica na região. Um percentual ainda maior gostaria de remodelar a vagina e também o bumbum, fazendo implantes de nádegas.

Os motivos para querer a operação são: aumento da confiança pessoal e melhora da vida sexual. Mais de 30% das entrevistas disse que gostaria se submeter a uma labioplastia, que consiste na remoção de pele dos lábios vaginais, após dar à luz. Já 26% das mulheres disseram preferir cesareana para manter a aparência da vagina.

A insatisfação com a aparência da região íntima predomina entre mulheres mais jovens, entre 21 e 30 anos. Vinte e seis por cento delas fariam plástica na região contra apenas 18% das pesquisadas com mais de 40 anos.”

(Fonte: Especial para Terra 07 de julho de 2010, 17h40 - http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI4549249-EI7590,00-Saiba+qual+a+nova+plastica+mais+desejada+pelas+mulheres.html)

Consultora de imagem dá dicas de Boa Educação

Vanessa Barone é jornalista e consultora de imagem

Autoria: Thalita Peres

“Limpar os dentes com palito de madeira, retocar o batom na mesa de refeição ou não saber se portar em um evento. Essas três cenas podem muito bem ser associadas aos novos ricos, como a personagem Lady Kate do programa humorístico global Zorra Total, da TV Globo, mas ninguém está livre de cometer as mesmas gafes e fazer feio em uma reunião.

O Terra falou com jornalista e consultora de imagem Vanessa Barone, que acabou de lançar seu livro Descomplique, um guia bem humorado de boas maneiras para que você nunca mais cometa um erro grosseiro de educação na frente dos outros.

Terra - Quem pode ser considerado novo rico?

Vanessa Barone - São pessoas que vieram de uma origem humilde e enriqueceram do dia para a noite.

É exagerado imaginá-los sem etiqueta alguma e que só querem saber de ostentar a nova vida?

Acho que é um exagero sim. O conhecimento de boas regras de convivência não tem a ver com classe social, mas com cultura e boa educação.

Um novo rico tem que fazer curso de etiqueta para saber se comportar?

Quem quiser ter uma relação elegante com as pessoas precisa investir em atitudes gentis, menos individualistas. É preciso olhar além do próprio umbigo.

Quais as principais gafes?

A principal gafe que as pessoas cometem é enxergar apenas o próprio umbigo, é não levar o outro em consideração e passar por cima de todo mundo para conseguir o que quer.

Como se portar em um jantar ou uma reunião?

O ideal é ser educado, gentil, falar baixo e não ser espaçoso, para começar.

E as mulheres que adoram um brilho na roupa, como usar no dia a dia sem chamar tanta atenção?

O brilho é sempre perigoso para o dia a dia. Mas para quem gosta, o ideal é escolher um acessório mais chamativo e combiná-lo a roupas discretas.

Limpar os dentes com palito em restaurantes é aceitável ou uma atitude que nunca se deve ter?

Limpar os dentes com palito em público é grosseiro. O ideal é pedir licença e fazer a higiene bucal no banheiro.

Quando se dá uma festa é de boa educação deixar o convidado sentar em qualquer lugar ou é melhor indicar o lugar correto?

Não há uma regra específica. Depende da formalidade do jantar.

Retocar o batom na mesa é aceitável?

Não. Melhor ir ao banheiro.

Um conselho que você daria para todos, independentemente da classe social.

Seja gentil e lembre-se sempre de que você não está sozinho no mundo. Leve em consideração as outras pessoas e invista em uma convivência elegante em todos os sentidos.”

Serviço:

Nome do livro: Descomplique

Editora: LeYa

Páginas: 144

Preço: R$34,90

(Fonte: http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4545431-EI1377,00.html)

Receitas

Chá de gengibre

Ingredientes:

Modo de preparo:

“Lave bem as cascas da laranja e do abacaxi e pique-as grosseiramente.

Descasque o gengibre e corte em fatias finas, coloque em uma peneira e lave rapidamente em água corrente.

Coloque em uma panela o açúcar e o gengibre, leve ao fogo e cozinhe lentamente para que o açúcar dissolva e comece a adquirir um tom de caramelo claro.

Acrescente as cascas de laranja e abacaxi e o pau de canela, misture bem e despeje a água.

Cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo bem baixo, apague o fogo e deixe esfriar.

Encha uma jarra com gelo e cubra com o chá.

Preferindo, pode-se também servir quente.”

(Fonte: http://www.rudgesbc.com.br/culinaria/inverno/receita44_cha_tonico_gengibre.html, acesso em 14/07/10)

Ratatouille

Afinal o que é Ratatouille?

Depois que descobri que é uma delícia e ainda por cima light! Uso para tudo.

“Acompanhamento para carnes! Um ótimo prato para o vegetarianos ou ainda pode ser usado como molho para um spaghetti!”

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Esquente o azeite em uma panela e frite a cebola e o alho por 5 minutos.
  2. Junte as beringelas, o pimentão e os tomates, tempere com sal e pimenta a gosto, não esquecendo que a ratatouile vai ser reduzida. Por isso, coloque menos do que precisa e, se faltar, acrescente no final.
  3. Espere ferver, baixe o fogo e cozinhe por 20 minutos com a panela tampada.
  4. Junte o extrato de tomate e cozinhe por mais 10 minutos.
  5. Experimente o sal.

Pode ser servido quente ou frio.

Fica ótimo com bifes.”

Publicada por admin - Junho 11th, 2009

(Fonte: http://www.boinha.com.br/ratatouille.html, acesso em 14/07/10)

Sopa de chocolate com frutas vermelhas

Ingredientes:

Modo de Preparo:

“Derreter em fogo baixo os chocolates, juntamente com o creme de leite fresco. Misturar o leite com a baunilha e deixar engrossar. Coar e misturar com o chocolate derretido e mexer bem por cinco minutos. Desligar o fogo e acrescentar o conhaque. Servir quente. Picar o morango em quatro e misturar com as amoras e framboesas inteiras. Montagem: Colocar as frutas picadas no consome, acrescentar a sopa de chocolate quente e por cima e colocar um fio de creme de leite fresco.”

Categoria: Sobremesas: Doces

Cozinha: Brasileira

Temperatura: Quente

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 porções

(Fonte: http://culinaria.terra.com.br/receita/0,34950,OI35050-EI36,00.html, acesso em 14/07/10)