Embelezar


Edição nº 120 - de 15 de Janeiro de 2012 a 14 de Fevereiro de 2012

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Impressionam as denúncias que há perseguições contra mulheres trabalhadoras na área da estética

Recentemente participamos de uma reunião em que alguns especialistas analisavam a questão regulamenta tória da profissão de Estética, e apontavam algumas situações que ocorriam, tanto na invasão de outras áreas profissionais (fisioterapia, biomedicina, médicos e farmacêuticos etc.), quanto de violência e perseguição perpetrada contra as profissionais que atuam no campo da estética.

Surpreenderam-nos informações advindas de um médico e professor especialista nessa área, o qual muito demonstra interesse e simpatia pela regulamentação da profissão das esteticistas, e de outros empresários que costumam viajar pelo interior deste e de outros estados, que afirmavam ter conhecimento de atos de violência contra as clínicas, com envolvimento de polícia, inclusive apreendendo os materiais com que elas trabalham e até esmo fechando as casas.

Não há porque duvidar da palavra desses ilustres senhores, que demonstram apreensão com o que ocorre, e sendo que há um projeto de lei especifico para a regulamentação da classe profissional das esteticistas, cujas possuem garantias de CBO e normas de MEC, são consideradas auxiliares na área da saúde e importantes médicos sempre as valorizaram em suas profissões e atuações junto com eles, destacando-se o expoente e notável dr. Pitanguy.

No apagar das luzes de 2011, e com fatos desairosos noticiados na grande mídia um projeto de lei, que regulamenta a profissão de todas as áreas no embelezamento, inclui a profissão das esteticistas, segundo a classe sem terem sequer sido consultadas para este fim, e por enquanto está “parado” o projeto d e lei que elas lutaram pelos seus direitos e garantias já constituídos em algumas instâncias públicas federais, garantindo-lhes direitos, além da OIT e dos Direitos Humanos que têm de trabalhar, se especializarem e terem as leis em suas próprias garantias funcionais da profissão que abraçaram.

É de suma importância de que profissionais médicos e de áreas similares, autoridades competentes, enfim pessoas que sejam honestas coma categoria, e humanas para minimizarem o sofrimento que acerca estas senhoras, tomem providências, afinal é garantido pela Constituição Brasileira, o direito de associarem-se de trabalharem e de especializarem na profissão que escolherem, além dos direitos humanos das mulheres, garantidos por todos os tratados e convenções ratificados pelo nosso país.

Profissão tão antiga e notável e respeitada em todas as partes do mundo, e que sempre teve defensores e participantes de congressos valorizando-as historicamente como foi o dr. Pitanguy, e agora outros médicos, professores estão se manifestando a favor dessa categoria composta pelo maior numero de mulheres (muitas fazem a manutenção de suas famílias com o próprio trabalho).

Estamos aqui sem paixões e outros interesses (obscuros e no escuro) trazendo a público o apelo que recebemos e o fato de termos assistido uma reunião com testemunhos idôneos sobre a violação dos direitos das esteticistas.

Esperamos que a categoria de estética encontre autoridades competentes que olhem-nas e colaborem com elas, respeitando-as nos seus direitos adquiridos e no respeito humano que merecem, afinal, garantidos pela Constituição Brasileira, - a dignidade humana.

Nossas noticias foram selecionada nessa edição e levam nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Cirurgia plástica divulga comunicado sobre próteses mamárias

Comunicado Oficial nº 001/2012

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - 10.01.2012

Referência: Implantes Mamários – PIP (PolyImplantProthese)

“Considerando o documento oficial, emitido em 23 de dezembro de 2011, pelas autoridades sanitárias da França, recomendando a remoção dos implantes mamários da marca francesa PolyImplantProthese – PIP, que afeta EXCLUSIVAMENTE as mulheres portadoras desta marca.

Tal decisão fundamenta-se, de acordo com informações do governo francês, em testes que indicaram comprometimento da resistência das próteses e que o silicone utilizado para preenchimento, diferente daquele que havia sido autorizado para uso em saúde, podendo provocar irritação num eventual vazamento. Os mesmos testes laboratoriais descartaram risco de toxicidade e câncer.

No Brasil, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão oficialmente responsável pelo registro do referido implante, a comercialização das próteses PIP foi suspensa em abril de 2010. Até aquela data o país importou 34.631 unidades, das quais 24.534 foram comercializadas, e 10.097 recolhidas pela ANVISA. Estima-se que 12.000 mulheres são portadoras deste produto em território nacional, sendo que até o presente momento, nenhuma notificação de incidente foi oficialmente registrada por órgãos de Vigilância Sanitária; Fiscalização Médica ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com os Alertas Sanitários nº 1015 (01/4/2010) e nº 1107 (23/12/2011), não existem razões que justifiquem a remoção e substituição preventivas dessas próteses, a não ser que uma ruptura efetiva seja identificada. Não obstante, recomenda-se que as mulheres portadoras das próteses PIP procedam avaliação médica a fim de definirem junto a estes profissionais a melhor conduta a ser adotada.

Isto posto, todas as mulheres com outros implantes mamários devem continuar a se sentir seguras com este dispositivo. Muitos estudos científicos demonstram que mulheres com implantes mamários tendem a uma incidência 30% menor de câncer de mama do que o estatisticamente esperado.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reitera a todas mulheres, portadoras ou não de implantes mamários, os princípios básicos de auto exame das mamas e avaliação médica periódica.

Considerando a competência para o assunto, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, recomenda que qualquer grave e/ou inesperada ocorrência relacionada às referidas próteses PIP, sejam notificadas a ANVISA, por meio do e-mail: tecnovigilancia@anvisa.gov.br.

De mesma forma recomenda a leitura de texto informativo disponível no portal da ANVISA.

De acordo com as evidências científicas atuais, conclui:

São Paulo, 04 de janeiro de 2012

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(Fonte: http://www.plasticcenter.med.br/)

Conselho irá criar regras para realizações de cirurgias plásticas

“Diante do aumento de reclamações e de notícias de mortes relacionadas a cirurgia plástica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu fazer um protocolo com regras para profissionais da área. O documento, primeiro do gênero a ser preparado pela entidade, deverá ser obrigatório e acessível ao paciente. "Ele não vai ficar restrito aos profissionais", assegurou o coordenador da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica, Antonio Gonçalves Pinheiro.

A proposta traz regras como a obrigatoriedade de fazer uma consulta pré-anestésica à checagem de equipamentos específicos do hospital ou do próprio médico. O profissional também será orientado a fazer checagem do pós-operatório, relatórios sobre a cirurgia, a duração da operação, o uso dos anestésicos. Passado o procedimento, o paciente terá de ser esclarecido sobre como deve proceder, desde posição na cama até as regras de visitas.

O documento deverá ainda traçar diretrizes sobre quais procedimentos devem ser realizados em clínicas, quais em hospitais e o equipamento mínimo necessário em cada um deles. Pinheiro afirma que a maior parte dos acidentes e reclamações colhidas depois de cirurgias plásticas envolvem profissionais que não tiveram o treinamento necessário. Ele observa que, na análise dos processos, o conselho com frequência se depara com problemas de informações nos prontuários. Algo que o protocolo tentará corrigir.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - que também estava preparando um documento com diretrizes a seus associados -, participou da primeira reunião do CFM, feita nesta quinta-feira, 15. Entre as propostas da sociedade está restringir as cirurgias entre adolescentes e limitar o número de procedimentos que podem ser feitos em uma única cirurgia. O assunto, porém, ainda não foi discutido pelo grupo. "A cirurgia em adolescentes tem também um aspecto civil, sobre quem tem responsabilidade. Se não houver uma deformidade, algo que possa gerar um desconforto psíquico importante, acho que o assunto tem de ser muito bem pensado." O coordenador disse ainda haver trabalhos desaconselhando reunir em uma mesma operação vários procedimentos.”

Fonte: Agência Estado
(Fonte: http://www.gaz.com.br/)

São Paulo Prêt-à-Porter

2ª Feira Internacional de Negócios para a Indústria de Moda, Confecções e Acessórios

De 15 a 18 de janeiro de 2012 - São Paulo

Linhas de Produtos e/ou Serviços: confecções femininas, masculinas, infantil, moda praia, esportiva, lingerie, acessórios de moda e bijuterias. Com cerca de 600 expositores será aberto(a) a empresários das 10h às 20h.

Local: Expo Center Norte

Cidade: São Paulo – SP

E-Mail: comercial@saopaulopretaporter.com.br

Website: http://www.saopaulopretaporter.com

(Fonte: http://www.saopaulopretaporter.com)

Encontro da Moda

42º Encontro da Moda Outono Inverno 2012

De 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2012

Linhas de Produtos e/ou Serviços: confecções de moda festa, moda casual, jeanswear, sportwear, fitness, moda praia, alfaiataria, complementos e acessórios. Com cerca de 100 expositores será aberto(a) a empresários das 10h às 20h de segunda a quarta, e das 10h às 17h na quinta.

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Cidade: São Paulo – SP

E-Mail: sv@sveventos.com.br

Website: http://www.encontrodamoda.com.br

(Fonte: http://www.encontrodamoda.com.br)

Art Mundi

9ª Feira Mundial de Artesanato

De 3 12 fevereiro de 2012

Linhas de Produtos e/ou Serviços: peças de artesanato, decoração, vestuário, utilidades domésticas, tapetes, acessórios e complementos de moda, comidas típicas, etc. Com cerca de 150 expositores será aberto(a) ao público, das 14h às 22h de segunda a sábado, e das 14h às 21h no domingo.

Local: Mendes Convention Center - Cidade: Santos – SP

E-Mail: diretriz@diretriz.com.br

Website: http://www.artmundisp.com.br

(Fonte: http://www.artmundisp.com.br)

Receitas

Cozinha Vietnamita

“A cozinha Vietnamita é um verdadeiro tesouro de simplicidade e sabor. Aos que desejam um motivo para esta dica, a razão é justamente esta: simplicidade e sabor.

A receita que vemos aqui é acessível, saudável e extremamente saborosa.

Salada Vietname

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Esprema o suco do limão, amasse o dente de alho junto da pimenta e acrescente o açúcar e o shoyu. Misture e reserve. Corte a cenoura e os pimentões em tiras finas. Rasgue as folhas de alface.

Acondione todos os ingredientes em uma travessa e regue com o molho. Sirva imediatamente.

(Fonte: http://www.dietalight.net/)

Peixe Assado em Papel-Alumínio

Peixe assado em papel-alumínio, uma receita básica e fácil de peixe! Não engorda e é uma delicia!

Ingredientes:

Acessórios:

Modo de Preparo:

Tempere os filés com metade do sal e o saquê. Umedeça as folhas de alumínio com saquê e coloque o peixe no centro. Distribua os legumes e os mariscos em volta do peixe e tempere-os com o restante do sal. Dobre as folhas de alumínio e faça pacotinhos bem fechados. Cozinhe no vapor por 15 minutos.

(Fonte: http://receitasdefrutosdomar.blogspot.com/)

Sorvete Natural de Morango

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Colocar tudo no liquidificador e bater bem. Colocar em recipiente e levar ao congelador. Depois de 1 hora aproximadamente dar uma mexida no sorvete para não cristalizar. Fazer isso umas 2 vezes.

Eu amo esse sorvete, é delicioso, natural e não engorda e faço sempre, a família adora.

Dá para fazer com pêssego também outras frutas não porque fica ácido.

Aconselho mais de uma receita, pois 1 só dá pouco, é bom fazer de 2 a 3 medidas.

Receita enviada por Suzana.

(Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/)