A filosofia EMBELEZAR, há 24 anos, vem sendo empregada discretamente, dentre outros enfoques, como conscientização em alguns segmentos da sociedade sobre a importância do lema: EMBELEZAR É PRESERVAR COM AMOR.
Quem ama a beleza preserva saúde, o bem estar, o meio ambiente, a natureza animal e vegetal, respeita a natureza humana, busca melhorar todas as formas de vida, em todas as suas fases: do nascer ao fenecer. Em todas as limitações humanas, e, idiossincrasias e mazelas sociais, enfim, em tudo e em qualquer momento, de forma singela ou ostensiva, o toque da beleza promoverá a magia de uma vida mais alegre, feliz, e válida em sua existência...
Na arte de EMBELEZAR estão as pessoas magas da beleza, espargindo esperança, afeto e esperança em dias melhores.
Assim, estendemos nosso fraternal abraço e reconhecimento ao valor dos/das profissionais das áreas da beleza, estética, saúde, decoração, moda, etc.
Profª Elisabeth Mariano - autora da filosofia EMBELEZAR e proprietária da marca EMBELEZAR, diretora jornalística de EMBELEZAR em http://www.espacomulher.com.br.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
No dia 29 de março das 18h00 às 19h00.
A Feira Vitafoods South America e a Conbrafito preparam uma apresentação especial para o lançamento da Feira no Brasil. Dr. Sérgio Tinoco Panizza, presidente da Conbrafito fará apresentação gratuita com o tema: "O limite entre alimento e medicamento fitoterápico para o mercado brasileiro".
A Vitafoods South America é o primeiro evento dedicado exclusivamente ao mercado de Alimentos Funcionais e Nutracêuticos.
A Feira Vitafoods South America ocorrerá de 28 a 29 de março, no Shopping Frei Caneca. O evento contará com a presença das principais empresas do mundo fornecedoras de matérias-primas e ingredientes nutracêuticos. Durante dois dias de evento, irão visitar: fabricantes, distribuidores, atacadistas, varejistas, importadores e exportadores, especialistas em pesquisa e desenvolvimento, cientistas, profissionais de marketing, compradores, desenvolvedores de produtos.
A primeira edição do ano da Bijóias foi realizada de 5 a 7 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, apresentando os lançamentos de mais de 200 Expositores, entre fabricantes e designers, para o Inverno 2012. Recheado de referências brasileiras e tropicais, o evento teve como tema desta edição Natureza Brasil, homenageando as belezas naturais do nosso país. Vera Masi, diretora da B8 EVENTOS, promotora da Bijóias, declara:
“O Brasil está em um ótimo momento no cenário internacional, com especial destaque para a moda, já que o artesanal e o design diferenciado, que transmite mais emoção, ganham força na estação; por tudo isso, a primeira edição de 2012 da Bijóias traz o tema Natureza Brasil, que representa mais que apenas as belezas naturais e o Brazilian way of life: a nossa homenagem a este país de dimensões continentais que transborda beleza e criatividade”. O evento ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca.
O XIII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica ocorrerá no Hotel Sheraton SP WTC HOTEL – São Paulo, Brasil
Receberá os professores convidados do Brasil e do exterior bem como os colegas participantes que prestigiam as sucessivas edições do nosso evento, que tem a expectativa de atrair a atenção dos colegas para um programa científico voltado nos avanços da cirurgia plástica, fazendo um upgrade nos procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos.
De 23 a 25 de março, estaremos discutindo um leque de temas da maior importância, onde daremos ênfase às discussões sobre o ‘Contorno Facial’ e a ‘Oncoplástica’, ciência que vem ocupando um lugar destacado na área médica e social pelos seus inúmeros benefícios, principalmente devolvendo a autoestima às mulheres com câncer de mama.
Para as abordagens sobre contorno facial, teremos a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho do dr. Timothy Marten, da Califórnia, que apresentará seus resultados em técnicas de rejuvenescimento facial, além da dra. Darina Krastinova (França), que seguiu adiante os passos do Prof. Tessier, contribuindo para o aperfeiçoamento da cirurgia subperiostal.
Outros nomes referenciais da nossa especialidade, entre os quais o Prof. Ivo Pitanguy, presidente de honra, Ricardo Baroudi e Ronaldo Pontes, do Brasil, estão motivados a mostrar os avanços e os desafios da cirurgia plástica ao lado de renomados professores convidados,com destaque para os Professores Daniel del Vecchio dos Estados Unidos, Celso Bohórquez da Colômbia, Mahdi Rezai e Jens-Uwe Blohmer da Alemanha.
O Simpósio desenvolverá um fórum sobre próteses de silicone, um interativo painel sobre pós-operatório e a discussão de um debate que recém está começando na comunidade científica e na sociedade: o uso de células-tronco para o rejuvenescimento facial.
Em sua 13ª edição, o Simpósio recebe os mais renomados nomes da cirurgia plástica mundial e é coordenado pelos cirurgiões plásticos Dr. Carlos Oscar Uebel e Ewaldo Bolivar de Souza Pinto.
XIII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica
De 23 a 25 de março de 2012, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo/SP
“Pesquisa coordenada pelo professor Marcelo Neri, da FGV, mostra que a brasileira - entre mulheres de 158 países - é a mais feliz. O questionário pedia que as entrevistadas dessem nota, de 0 a 10, para a expectativa de felicidade nos próximos cinco anos: as do nosso país ficaram com 8,98, contra 8,51 das dinamarquesas, em 2º lugar.
No pé do ranking, estão as mulheres do Zimbábue: nota 4,04, contra 4,03 dos homens.
É a quarta edição da pesquisa. Em todas, o povo brasileiro apareceu como o mais feliz. A novidade, agora, é a divisão por gêneros (o homem brasileiro dá nota 8,56 para a expectativa de felicidade, pouco menos que as mulheres).
No mundo, o nível médio de felicidade é de 6,74 (elas) e 6,69 (eles). Detalhe curioso: as solteiras são mais felizes (7,28) que as casadas (6,68). Mas as separadas e divorciadas declaram felicidade ainda menor (6,57 e 6,46, respectivamente).”
“Funcionários acima do peso, trabalhadoras que vestem minissaia e usam decote. Homens que têm barba, possuem cabelos compridos, tatuagem, usam piercing ou, simplesmente, são considerados fora do padrão estético. A Justiça trabalhista tem sido cada vez mais chamada a decidir os limites de interferência das companhias na aparência de seus empregados. Os manuais de conduta, que algumas possuem, são aceitos pelo Judiciário e o descumprimento dessas orientações pode justificar demissões por justa causa. O Judiciário, no entanto, tem condenado as companhias pela chamada discriminação estética, quando essas exigências ultrapassam o que poderia ser considerado razoável.
O banco Bradesco, por exemplo, foi condenado recentemente por proibir o uso de barba por seus funcionários - vedação que chegou a constar no manual de regras da empresa, segundo o processo. A decisão do juiz Guilherme Ludwig, da 7ª Vara do Trabalho de Salvador determinou o pagamento de R$ 100 mil por dano moral à coletividade dos trabalhadores, a retirada da previsão do manual da instituição e a publicação de retratação em jornais locais. A decisão foi tomada em uma ação civil pública ajuizada em fevereiro de 2008, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O magistrado entendeu que a regra era abusiva e violaria o artigo 3º, inciso IV, da Constituição. O dispositivo proíbe preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Dessa decisão ainda cabe recurso.
Em uma outra ação contra o banco, um advogado que trabalhou no departamento jurídico da instituição também alegou discriminação estética pelo mesmo motivo. Segundo seu depoimento no processo, um de seus chefes falava, de forma reiterada e usual, na frente de colegas, que "barbicha", não era coisa de homem". A 6ª Turma do TST, porém, não concedeu a indenização porque as testemunhas teriam entrado em contradição sobre quem seria o gerente responsável pela humilhação. Ainda assim, o ministro Augusto César Leite de Carvalho, relator do recurso, deixou claro em seu voto que "a exigência imposta pela empresa de trabalhar sem cavanhaque ou sem barba pode afetar o direito à liberdade, à intimidade, à imagem, previstos na Constituição". O Bradesco, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não comenta assunto sub judice.
Como não há regra que defina claramente em quais situações as empresas podem interferir na aparência de seus funcionários, as decisões têm sido tomadas a partir da aplicação de dois princípios constitucionais: dignidade da pessoa humana e razoabilidade, como afirma o juiz do trabalho Rogério Neiva Pinheiro, que atua em Brasília.
Em um caso julgado pela 5ª Turma do TST, os ministros entenderam que não seria abusiva a proibição do uso do piercing prevista no manual de regras do supermercado Atacadão, do grupo Carrefour, em São Paulo. "Uma vez que, se uma parte da população vê tal uso com absoluta normalidade, é de conhecimento público que outra parte não o aceita", afirma o relator do processo, ministro Emmanoel Pereira. Segundo a decisão, o supermercado, ao fixar normas, "busca não agredir nenhuma parcela de seu público consumidor e, por isso, tem o poder de estabelecer restrições". Para os ministros, a empresa não teve outra alternativa senão demitir o empregado por justa causa, que, mesmo sabendo das regras, foi trabalhar com um piercing no lábio e não o retirou após repreensão da direção. A empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que prefere não comentar o assunto.
Para a advogada trabalhista Sônia Mascaro, do Amauri Mascaro Nascimento Advocacia Consultiva, somente se pode preterir determinados profissionais para uma função se houver justificativa plausível, caso contrário caracteriza-se discriminação. Ela lembra que a Convenção nº 111, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1958, ratificada pelo Brasil, já trazia previsão relativa à discriminação. Segundo a convenção, é discriminação todo o ato, fato comportamento que tenha por objetivo dar preferência ou excluir alguém.
Foi o que ocorreu com um professor de educação física obeso, de uma escola de Maringá (PR). Ele foi indenizado em R$ 10 mil ao alegar que foi chamado de gordo e de ser incapaz de ser bom professor de educação física. A decisão da 6ª Turma do TST foi unânime. Para o relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga "deve a empresa cuidar para um ambiente de respeito com o trabalhador, não possibilitando posturas que evidenciem tratamento pejorativo, ainda mais em razão da condição física, o que traz sofrimento pessoal e íntimo ao empregado, pois além de ser gordo ainda tem colocado em dúvida a sua competência profissional".
Uma trabalhadora das lojas C&A, em Curitiba, que alegou ter sido considerada feia e velha para os padrões estéticos da empresa também obteve indenização de R$ 30 mil no TST. Segundo testemunhas, seu superior teria dito que "ela era bonita do pescoço para cima, e do pescoço para baixo era feia". Para a funcionária, a demissão aconteceu em função da idade e por critérios relacionados à aparência física. A trabalhadora foi contratada como vendedora aos 28 anos e demitida aos 38 anos. Em nota, a C&A informou que "preza pelo respeito e ética entre seus funcionários, clientes e fornecedores" e que investe constantemente em treinamentos para que não ocorram casos desta natureza.
O advogado João Marcelino, do escritório Tavares, Riemma e Advogados Associados, afirma que como todos esses julgados giram em torno do princípio da razoabilidade, tendo em vista que não há, no Brasil, regra legal estabelecendo critérios objetivos, as decisões dependerão muito do contexto. Ele explica, que a barba, por exemplo, poderia ser vetada caso o funcionário trabalhasse com alimentos. Por outro lado, a saia curta, que pode não ser recomendável em um ambiente como um escritório, pode ser aceita em outros locais.”
Bata tudo no liquidificador e frite em uma frigideira com um pingo de azeite.
O recheio pode ser feito de músculo de boi moído, peito de frango desfiado, palmito, etc.
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar. Coloque em uma forma pequena e leve á geladeira.
Leve ao fogo e deixe ferver. Separe algumas ameixas, retire a semente e bata no liquidificador com suco de uma laranja. Misture essa ameixa batida com o restante das ameixas e deixe reduzir, para ficar com consistência de calda. Espere esfriar e despeje sobre o manjar já desinformado.
Bata todos os ingredientes no liqüidificador.
Coloque em copos altos e enfeite com folhas de agrião e rodelas de laranja, se quiser, sirva com gelo.