Recentemente ao consultarmos um dos indicadores de eventos mundiais encontramos apontado que serão realizadas 253 FEIRAS DE BELEZA em 45 países.
Sem dúvida são informações surpreendentes porque também nos fazem avaliar o quanto se produz em produtos industrializados com toda a sua gama de pesquisa ao setor de distribuição, e todo o desenvolvimento de serviços envolvidos de profissionais, que tanto organizam a exibição da feira até aos que exibem o uso destes produtos em seus serviços especilizados, e em meio a tudo isto há um mercado de publicidade, marketing, de hotelaria, turismo etc. Com certeza são faturamentos trilionários no todo computado em todo o mundo.
Mas ao mesmo tempo quem convive mais proximamente com as pessoas especilizadas no desenvolvimento deste mercado de produção, na mão-de-obra de todas as instâncias temos os profissionais da beleza, em todas as suas categorias: cabeleireiros, esteticistas, maquiladores etc. absolutamentes esquecidos e explorados em suas áreas, tratados com uma inferioridade inexpliável, porque se não forem esta mão-de-obra que cativa e vende a futilidade da beleza aplicando os produtos e motivando as pessoas ao respectivo uso, a cadeia produtiva de tudo o mais seria inútil.
Reconhecer, premiar os melhores etc. só não basta, pois lhes falta muito ainda desde a dignidade de serem tratados como especialistas no assunto, meios legais trabalhistas e de segurança para o pleno exercício de suasa atividades, que em maior parte acaba sendo explorada por quem usufrue do capital para ofertar ambientes sofistiados, mas que não os valoriza como os/as verdadeiros/as expoentes da beleza, de que também são os promotores.
Além de zelar pela dignidade de seu maior patrimônio que é esta mão-de-obra especializada e atraente para cativar a clientela, há tambem outros anseios pessoais e familiares de cada um, a própria saúde que muitas vezes não é avaliada e tratada adequadamente.
Outro fato que se observa é que na ganância dos capitalistas falta-lhes ética e cumprimento legal adequado na maioria dos empresários, há um quase vale-tudo embutido, talvez por isto que estão muito longe da solidariedade. Até hoje não se sabe que haja algum mínimo investimento do que é arrecadado para um segmento social carente da sociedade, que, aliás, existe em todo o mundo. Não basta apenas os envolvidos estarem comprando mídia para se promoverem e garantirem vantagens extras, ou até tentar desestabilizar governos, é preciso fazer parte também da construção da nação de forma verdadeira, não apenas maquilada, escondida atrás de que alguém que se encarrega de fazer, e eles de promoverm-se por conta.
Não é este mercado super trilhardário o mínimo investidor em obras sociais que assumam objetivamente para causar impacto verdadeiro de responsabilidade social, assumindo pessoas (crianças, deficientes, idosos etc.) carentes, ou que precisem de alguma mínima oportunidade na vida, sem que a colaboração recebida tenha que novamente ser exibicionismo do marketing.
Dá para compreender porque agem asssim? Se ainda sequer acordaram para a realidade que os cerca, ou seja, a mão-de-obra que mais precisa ser valorizada e investida são os/as profissionais da beleza, pois mantêm a clientela com o seu carisma incentivando-as ao uso dos produtos e das técnicas aplicadas. E, para isto falta muito ainda, pois sequer fortalecem seus movimentos classistas adequadamente, isto sem comentar que ainda há o costume ultrapassado escravagista de esnobismos dos produtores que humilham e constrangem as lideranças representativas das categorias publicamente.
Será porque ainda a maioria desta mão-de-obra são mulheres e GLBTs? Talvez.
Pois quem quer lucrar de qualquer jeito, trapacear em nome do lucro, pensa que é muito importante ser e agir assim, e esquece que só acumula riquezas porque essas categorias estão sendo exploradas, e tratadas sem a dignidade que merecem.
Muitos registros temos sobre isto, e está a olhos vistos para quem queira olhar o que sucede sob o ponto de vista social e de política classista da área dos profissionais especilizados nos mais diversos segmentos da beleza.
Lamentável que ainda seja um mercado que não aprendeu a ser solidário e respeitar toda a cadeia produtiva dos que exibem seus produtos e os vendem como algo essencial para o cotidiano das pessoas, que é a esperança de estar mais jovem e bonito, a vaidade...
Assim se poderia considerar mais respeitáveis os investidores capitalistas humanizados e pertencentes de fato nas políticas sociais e públicas de seu país e do mundo.
Que esta reflexão possa ser útil para que haja um “mundo melhor” para quem produz a tarefa de deixar este “mundo mais belo” e que possa ter as suas mínimas garantias profissionais respeitadas (creches especiais, atendimento médico apropriado, segurança para uma aposentadoria digna etc.).
Entregamos para você esta edição nº 134 com o abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA CULTURA
apresentam
CURSO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
VERSÃO ACESSÍVEL
10ª Edição - 2013
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Período: 21 de Março a 04 de julho de 2013.
Periodicidade: Semanal - 5ª feiras (13h30 às 17h30).
Nº de aulas: 15 aulas (60 horas/aula).
Público Alvo: Profissionais das áreas de Artes, Museu, Educação, Turismo e Saúde.
Nº de participantes: 25
Pré-inscrição para seleção: 19 de fevereiro até 08 de março.
Clique aqui para baixar ficha de pré-inscrição.
Depois de preenchida, a ficha deverá ser enviada para o e-mail: educaespecial@pinacoteca.org.br.
Período de Inscrição para os selecionados: 14; 15 e 18 de março.
(das 10h às 12h e das 14h às 17h).
Local de Inscrição: Núcleo de Ação Educativa
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz nº 02.
Informações: (011) 3324-0945 ou 3324-0941.
Taxa de Inscrição: R$50,00 (à vista).
Professoras: Amanda Tojal, Danielle Amaro, Gabriela Aidar, Lívia Motta, Margarete de Oliveira, Maria Christina da Silva Costa, Sabrina Denise Ribeiro, Stella Silva e Telma Mösken.
Objetivo do Curso: Dar subsídios a profissionais que atuem nas áreas de Artes, Museus, Educação, Turismo e Saúde para o planejamento de programas ou aulas de artes do ensino formal e não-formal, dirigidos a públicos e classes especiais ou inclusivas, tendo como referência o Programa Educativo para Públicos Especiais e as obras do Acervo da Pinacoteca de São Paulo. O curso propõe, a partir de ações educativas inclusivas e didáticas de ensino multissensoriais, contribuir para a fruição e o conhecimento mais amplo e significativo da arte, levando em consideração as necessidades e potencialidades de pessoas com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais e com transtornos mentais.
Observação: o curso oferece vagas para educadores e profissionais com deficiências auditivas e visuais.
Descrição do convite: o convite com fundo branco, escrito com letras pretas e verdes, é ilustrado por três fotos coloridas de ações do curso: a primeira mostra várias pessoas assistindo a uma apresentação no auditório da Estação Pinacoteca; a segunda mostra, em close, as mãos de uma mulher montando peças de madeira sobre uma mesa; e a terceira, em primeiro plano, mostra uma aluna desenhando sobre folha de cartolina colorida. Na base do convite, as logomarcas da Pinacoteca e do Governo do Estado de São Paulo. Abaixo delas, pequenos quadrados e retângulos verde-claros, organizados em duas fileiras simétricas, representando a fachada da Pinacoteca com muitas janelas e uma grande porta em arco no centro.
Núcleo de Ação Educativa Pinacoteca do Estado de São Paulo
APAC - Organização Social de Cultura
Tel:+55 11 3324-0945Fax:+55 11 3324-0946 - http://www.pinacoteca.org.br
O Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, foi o palco para o pontapé inicial da Casa Brasil em 2013. A curadora da feira, Maria Helena Estrada, recebeu o arquiteto Marcelo Rosenbaum e o designer Fred Gelli, para a gravação do filme que relata a história de uma das mais importantes feiras de design e negócios da América Latina. A dupla, que participou das primeiras edições em 2007, 2009 e 2011, falou sobre a importância da Casa Brasil para o desenvolvimento e consolidação do design nacional e internacional.
Fred é o responsável pela criação do logotipo das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e é um velho conhecido da Casa Brasil. Já Marcelo Rosenbaum, que ficou conhecido do grande público pela participação no quadro “Lar doce lar”, do Caldeirão do Huck - da Rede Globo, participou em 2009 como palestrante da feira.
A 4ª edição da Casa Brasil ocorre entre os dias 13 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves. Na última edição, em 2011, mais de 20 mil visitantes passaram pela Serra Gaúcha e movimentaram aproximadamente R$ 200 milhões em negócios.
O vídeo estará disponível a partir de abril no Blog da Casa Brasil - http://www.casabrasil.com.br/blog
Foi divulgada, no dia 7 d emarço, a programação completa com as grifes participantes.da edição de verão 2013/2014 do São Paulo Fashion Week, que acontece de 18 a 22 de março no prédio da Bienal, na capital paulista.
Ronaldo Fraga, Cavalera, Água de Coco, Forum e Ellus são alguns dos destaques do evento. Já as marcas Reinaldo Lourenço, Iódice, Paula Raia, Movimento e Jefferson Kulig, que apresentaram suas coleções de verão no evento de 2013, estão fora do line-up divulgado nesta quinta.
Segundo a assessoria da Iódice, é provável que a marca pise em passarelas cariocas nesta temporada, já que a Iódice abre sua primeira loja no Rio de Janeiro.
Esta edição de verão, concebida por Humberto e Fernando Campana, consolida a mudança do calendário iniciada no final do ano passado, que permite um melhor planejamento e gestão dos negócios na moda. Confira, abaixo, a programação completa.
17h - Animale
18h30 - Cori
20h - Tufi Duek
21h30 - Cavalera
12h - Adriana Degreas
15h30 - Acquastudio por Esther Bauman
17h - Ronaldo Fraga
19h30 - Forum
21h - Ellus
11h - FH por Fause Haten 15h - Fernanda Yamamoto
16h - João Pimenta
18h - Água de Coco por Liana Thomaz
20h - Neon
21h30 - Triton
15h - Alexandre Herchcovitch
16h - Amapô
17h30 - Juliana Jabour
18h30 - Osklen
20h - Samuel Cirnansck
21h30 - Colcci
14h - Gloria Coelho
17h - Uma Raquel Davidowicz
18h30 - Têca por Helo Rocha
20h - R. Rosner
21h30 - Lino Villaventura
Calendário de Feiras de Artesanato nas principais cidades de Brasil
Arte, moda, Artes Manuais, Artesanato, Belas Artes, Costura, Produtos Artesanais
De segunda 8 até quinta 11 abril 2013
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, São Paulo (Brasil)
Alimentos, arte, Decoração, jogos, lazer, Alimentação, Artesanato, Artesão, Belas Artes
De sexta 17 até domingo 26 maio 2013
Pavilhão de Exposições do Parque Barigui
Rodovia do Café – km zero – BR 277, Curitiba (Brasil)
Arte, bricolagem, educação, jogos, livros, Artes Manuais, Artesanato, Belas Artes, Produtos Artesanais
De terça 2 até domingo 7 julho 2013
Centro de Exposições Imigrantes
Rod. dos Imigrantes, km.1,5 - CEP: 04329-900 - São Paulo/SP, São Paulo (Brasil)
Alimentos, arte, serviços, turismo, Artesanato, Cultura, Gastronomia, Música, Turismo do vinho
De sexta 5 até domingo 14 julho 2013
ExpoBrasília - Pavilhão de Feiras Parque da Cidade
Prq Cidade s/n, Brasília (Brasil)
Arte, Acessórios, Artesanato, Artesão, Belas Artes, Objetos Decorativos
De sexta 4 até domingo 13 maio 2012
Arte, moda, Artes Manuais, Artesanato, Belas Artes, Costura, Produtos Artesanais
De terça 17 até sexta 20 abril 2012
Centro de Eventos São Luís
Rua Luis Coelho, 323, São Paulo (Brasil)
Arte, Decoração, lazer, moda, Acessórios Fashion, Artesanato, Artesão, Belas Artes, Venda ao Varejo
De sexta 13 até domingo 22 abril 2012
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
SDC Eixo Monumental - Lote 05, Brasília (Brasil)
Micam Shoe Event é uma das feiras mais conceituadas de Moda do mundo
A Micam Shoe Event que é considerada uma das feiras mais conceituadas do mundo no setor calçadista, ocorreu nos dias 03/03/2013 a 06/03/2013 em Milão - Itália.
A feira é uma vitrine para o mundo da moda, ideal para os calçadistas que desejam divulgar suas marcas na Europa, pois possui um perfil onde a qualidade e o design fazem a diferença. É uma feira internacional que atende países do entorno, Japão, China, Estados Unidos e países do Oriente Médio.
Parceira: Abicalçados
O momento não poderia ser mais perfeito para este drink, ótimo para as altas temperaturas do verão brasileiro, que está cada vez mais próximo. Adocicado, refrescante, levemente frisante e fácil de preparar. Escolha um vinho tinto de baixo custo, mas que você já conheça e goste e aproveite!
Num copo alto, dissolva o açúcar no suco de limão. Acrescente gelo e adicione soda até completar ¾ do copo. Acrescente o vinho em seguida e deixe flutuar ou misture. A escolha é sua. Sirva em seguida.
Gostou das dicas? Agora corre para a cozinha e prepare o seu drink preferido. Depois conta pra gente o resultado ai nos comentários e deixe também suas sugestões de drinks!
Na sexta-feira Santa, poderá servir o Bacalhau de Páscoa que com certeza todos irão gostar.
Na véspera, deixe o bacalhau de molho em água, trocando-a várias vezes nesse período. No dia seguinte, troque novamente a água e afervente o bacalhau por cerca de 20 minutos.
Depois de frio, parta-o em lascas.
Preaqueça o forno a 200° C.
Tempere o tomate, o pimentão, as batatas, as cebolas e o brócolis com 1 colher (sopa) de Fondor Maggi e reserve.
Em assadeira ou em um refratário, disponha os ingredientes em camadas, alternando-os: tomate, batata, pimentão, cebola, bacalhau, brócolis, até acabar os ingredientes.
Misture o Fondor restante com o azeite, regue todos os ingredientes e espalhe as azeitonas. Cubra com papel alumínio e leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais alguns minutinhos. Sirva a seguir.
Se preferir, poderá fazer o bacalhau em panela grande deixando cozinhar por 30 a 35 minutos em fogo médio, em vez de levar ao forno.
Rendimento aproximado de 7 porções.
Um bolo simples, sem segredo e que fez a alegria das crianças na Páscoa de 2012.
Por Receitas de Mãe/Por Carla Capovilla
Preaqueça o forno a 180° C. Forre uma assadeira de 20cm de diâmetro com papel manteiga, unte as laterais e o fundo da fôrma. Coloque em uma tigela, a farinha de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
Coloque a água para ferver e, depois, desligue o fogo. Acrescente o cacau em pó e o chocolate meio amargo picado. Misture para que derretam completamente. Reserve.
Em uma tigela, bata os ovos com um fuê (batedor aramado), acrescente o açúcar branco, o mascavo e misture bem. Acrescente o óleo e o creme de leite. Coloque a mistura de chocolate e por último os ingredientes secos, colocando aos pouco e misturando delicadamente. Coloque essa mistura na fôrma preparada.
Leve ao forno para assar por aproximadamente de 50 minutos ou até que espetando um palito; este saia seco. Retire do forno, cubra com um pano, deixe esfriar e, depois, desenforme.
“Losana, esse foi o bolo que fiz para a Páscoa na minha casa.
A massa ficou divina, perfeita para amantes de chocolate como eu!
Assei o bolo em assadeira redonda e cortei “no olho” usando uma faca grande. Até pensei em usar um molde em papel mas, não foi necessário.
Ao invés de usar a geleia de brilho, poderia ter sido todo feito só com o Glacê diferente; colorindo pequenas porções conforme a necessidade. As crianças se surpreenderam ao acordar no domingo.
Perguntaram se o bolo foi deixado pelo coelhinho da Páscoa e se podiam comê-lo! Rs
Preparei um bolo com massa de chocolate, recheio e cobertura de ganache. Recortei o bolo no formato de “ovo” e cobri com Glacê Diferente. Desenhei com o próprio glacê e preenchi com geléia de brilho (comprada pronta). Utilizei corante gel.
Para dar a ideia de ninho, comprei palha de madeira colorida numa loja de produtos para festa.
Beijos”.
Dicas gentilmente enviadas por Carla Capovilla