Conhecido pela sigla MAC - medicinas alternativas e complementares, tais profissões estão no auge da divulgação e na utilização junto a alguns grupos médicos, empresariais e de estética e spas. Envolve cuidados de saúde e com uso de práticas e produtos e adequados para o fim objetivado mas, que não fazem parte dos equipamentos da medicina tradicional ou biomedicina, como alguns referem.
...“Fazem parte dos sistemas médicos alternativos (homeopatia, medicina ayurvédica, e outras); intervenções mente-corpo (meditações, orações); terapias biológicas (baseados em produtos naturais não reconhecidos cientificamente); métodos de manipulação corporal e baseados no corpo (massagens, exercícios); e terapias energéticas (reiki, ch´i gong, dentre outras).”
... “Quando essas práticas são usadas juntas com práticas da biomedicina, são chamadas complementares; quando são usadas no lugar de uma prática biomédica, consideradas alternativas; e quando são usadas conjuntamente baseadas em avaliações científicas de segurança e eficácia de boa qualidade, chamadas integrativas.” (1)
...“Entre elas, a prioridade pela manutenção da saúde em vez da cura das doenças, a substituição dos medicamentos alopáticos pelos homeopáticos, a desospitalização, transferindo o atendimento para o domicílio, e a utilização de terapias alternativas ou complementares, que vêm se tornando uma vertente em rápida evolução no mundo.
A integralidade do cuidado procura ver o cliente/paciente como um todo, resolvendo os seus problemas de forma integral pela equipe de saúde na qual se insere o profissional de nível técnico.
Para atender às atuais exigências e preparar-se para o futuro, o trabalhador precisa ser capaz de identificar situações novas, de auto-organizar-se, de tomar decisões, de interferir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe multiprofissional e, finalmente, de resolver problemas que mudam constantemente.” (2)
...“O termo alopatia foi criado pelo inventor da homeopatia como uma oposição ao princípio de "cura pelo semelhante" da homeopatia. Assim, o que estiver validado, mesmo que não convencional no meio, como fitoterapia, faz parte do arsenal de diagnose e terapia.
São consideradas, entre outras, práticas de Medicina Alternativa:Acupuntura; Aromaterapia; Arte terapia; Auriculoterapia; Ayurveda; Biodança; Bioenergologia; Cromoterapia; Fitoterapia; Florais de Bach; Homeopatia; Iridologia; Magnetoterapia; Musicoterapia; Quiropraxia; Reflexologia; Reiki; Tratamento espiritual; Medicina ortomolecular; Cinesiologia aplicada; Medicina natural; Técnica metamórfica, etc.(3)
Atualmente muitas destas terapias estãos sendo aplicadas mediante
decisão do Ministério da Saúde, que aprovou a Política Nacional de
Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS (PORTARIA Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006 - Ministério da Saúde).
Diante do que atualmente se abrem as oportunidades para o trabalho, e, especialização dessas áreas, que tanto podem beneficiar a saúde, e melhorar os aspectos estéticos, o que privilegia a beleza humana, sem dúvida, há também os benefícios de relaxamento, que promovem a harmonia mental, emocional e espiritual.
O trabalho multidisciplinar e a metodologia de bom atendimento à clientela/paciente deve estar em cumprimentos as normas legais, portarias etc. das fiscalizações em geral, além de primar pelo respeito ao direito do consumidor, e evitar as propagandas enganosas.
No cotidiano das cidades grandes, que mais estressa pela impessoalidade das relações humanas, os homens e mulheres profissionais das terapias alternativas e complementares, são um oásis de paz e cuidados humanos, com valores sociais inestimados.
Com valorização a essas mais variadas especializações profissionais, entregamos para você mais esta edição e EMBELEZAR, com uma seleção de notícias, informações, e pesquisas, enviamos um forte abraço de Elisabeth Mariano e equipe.
(1) http://www.abhr.org.br/wp-content/uploads/2013/01/art_MORAES_pr%C3%A1ticas-alternativas.pdf
(2) http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v42n5/7115.pdf
(3) http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_alternativa
(4) http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/PNPIC.pdf
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“A pele, com o passar do tempo, vai se tornando flácida, tanto a flacidez muscular como a flacidez da própria pele, uma das condutas para tratamento para manter a tonicidade da pele e dos músculos faciais é a ginástica facial, a qual fortalece a musculatura (mímica e mastigação) e suaviza as rugas e linhas de expressão.
Os exercícios ajudam também na melhora da oxigenação do tecido, do metabolismo celular e aumenta a circulação sanguínea.
O tratamento feito com 16 sessões de exercícios isotônicos, isométricos, isocinéticos, massagens, manipulações faciais e orientações aos cuidados faciais mostrou uma redução das medidas de projeção do sulco nasogeniano ao tragus e também proporcionou o equilíbrio entre essas medidas.
Há também um aparelho (Excitador Facial) idealizado para concentrar e aumentar a eficácia dos exercícios propostos para a reeducação dos músculos faciais, em especial os músculos bucinadores e zigomáticos. Esse aparelho facilita a prática fonoaudiológica mioterápica bem como a fisioterápica e a estética faciais, reduzindo o número de exercícios, minimizando o tempo de reeducação e facilitando a prática no domicílio. Em um período de 3 meses de tratamento foi constatado significativo fortalecimento dos músculos faciais com o uso desse aparelho.
A face, o pescoço e o colo também precisam de exercício físico como o corpo, para mantê-los com aspecto firme e jovial, a ginastica facial é mais um caminho para cuidarmos melhor da nossa pele.” Fonte - http://www.bireme.org
Autor(es): Paes, Carolina; Toledo, Paula Nunes; Silva, Hilton Justino da
Fonte: Rev. CEFAC; 9(2): 213-220, abr.-jun. 2007. ilus, gra,
Autor(es): Jardini, Renata Savastano Ribeiro
Fonte: Pro Fono; 13(1): 83-89, mar. 2001.
“No final de Maio aconteceu em Curitiba o Congresso de Síndrome Metabólica, onde foram apresentados temas interessantíssimos como a Síndrome do Ovário Policístico, Doença de Alzheimer. a hiperurecemia, a falta de Vitamina D, o Câncer e outros associados com a Obesidade. Houve uma aula com o parecer dos clínicos e dos cirurgiões sobre a obesidade, e nessa aula criou um debate sobre: - quando indicar realmente uma cirurgia bariátrica? Além disso, mostraram a importância da Sibutramina, da Victosa na contribuição do tratamento para evitar uma obesidade mórbida, uma obesidade com gordura visceral. Sobre os lácteos eles deram a importância da suplementação do Cálcio pela alimentação, pois é melhor a absorção e evita ateroma. Houve também uma aula sobre a importância do papel do glucagon e da insulina na fisiopatologia da obesidade e da diabete. Muitos outros assuntos foram falados e o que ficou claro que nunca devemos desistir de um obeso e mesmo no inicio da obesidade devemos dar atenção. Portanto com isso ficou muito evidente que Tratando o Obeso evitamos muitas doenças que podem existir associadas à obesidade e o tratamento é sempre multidisciplinar.”
“Nos últimos meses a vitamina D tem sido tema de várias discussões entre médicos e cientistas que descobriram que ela não serve apenas para a formação de ossos e dentes mas que sua deficiência está ligada a problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, depressão, baixa imunidade e até câncer.
A vitamina D é ativada através dos raios ultravioletas (UV) do sol quando nos expomos à ele durante 15 a 20 minutos pelo menos 3 vezes por semana com uma área de exposição de aproximadamente 15% do corpo (ou seja, os dois braços). Importante lembrar que a utilização de protetor solar com um FPS de 8 absorve aproximadamente 90% da radiação UV, diminuindo a capacidade de produção da vitamina D em 90%. Então o melhor é tomar sol sem protetor solar e nos horários menos prejudiciais como pela manhã ou no final da tarde.
Achei importante falar sobre a vitamina D porque de cada 5 pacientes que atendo no consultório pelo menos 3 estão com deficiência dessa vitamina onde a concentração mínima saudável deve estar em 30 ng/ml. E quando ela está baixa aparecem sintomas de desânimo, cansaço, falta de apetite, ganho de peso, aumento da pressão arterial, ansiedade, perda óssea acentuada entre outros sintomas que estão sendo estudados como é o caso do câncer. Como alguns sintomas são parecidos com a depressão muitos médicos tem tratado esses pacientes com antidepressivos que apenas aliviam os sintomas mas não tratam a causa. E como é fácil tratar a causa! O sol está aí, brilhando todos os dias para nos auxiliar a não termos deficiência dessa vitamina e o melhor, é de graça! A vida moderna e corrida das grandes cidades fez com que nos enclausurássemos no nosso trabalho, diminuindo a exposição ao sol. Além disso, as campanhas de câncer de pele nos trouxeram tanto medo que quando saímos na rua colocamos aquele protetor solar mais forte que existe para evitar a temida doença.
Então fica a dica. A epidemia de deficiência de vitamina D é preocupante e deve ser tratada com a devida importância. Quando fizer check up geral peça a seu médico que solicite o exame do 25 hidroxi-vitamina D para saber como ela anda. É tão fácil tratar e evita que tenhamos problemas de saúde mais sérios no futuro!’
“Hoje mais pessoas sofrem de algum tipo de intolerância ao leite de vaca, isso leva a alternativas naturais que permitem a substituição. Uma delas é o leite de aveia, que tem propriedades de nutrição importantes para manter uma dieta saudável. Saiba quais são os benefícios do leite de aveia.
A indústria dos alimentos está na procura de soluções para pessoas com diferentes problemas de saúde, como a intolerância ou alergia ao leite de vaca ou de qualquer dos seus componentes.
Por isso, nas lojas existem leites vegetais que podem sustituir o leite de vaca. Um exemplo destes é o leite de aveia, que embora não tem alguns princípios nutricionais, tais como boa qualidade do ferro, proteínas e cálcio, também possui propriedades e benefícios nutricionais que tornam uma alternativa saudável.
Leite de aveia é obtido a partir de aveia, óleo de girassol, água e sal marinho.
É importante saber que o leite de aveia tem benefícios nutricionais, mas você precisa completá-los com alimentos ricos em ferro e proteínas de origem animal.”
“Existem situações de saúde, como alergias, intolerâncias, etc, que impedem o consumo de leite de vaca. Para tentar substituir o leite, você pode fazer um leite caseiro de cereais ou legumes. Neste caso, vou ensinar sobre as propriedades eos benefícios do leite de arroz.
Mais e mais pessoas sofrem de algum tipo de alergia e intolerância ao leite de vaca, pela sua alergia as proteínas ou intolerância à lactose que ele contém.
Em todos os casos, é preciso utilizar leites para substituir o leite de vaca.
Embora sua composição química não será a mesmo, se pode substituir por leites vegetais, tais como leite de soja ou leite de arroz.
É um leite obtido como resultado da fermentação de sementes de arroz moído e cozidos.
Leites das lojas são enriquecidos com ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, a partir do óleo de cártamo que é adicionado.
É importante levar em conta para a dieta infantil que, embora o leite de arroz fornece benefícios para substituir o leite de vaca, é precisso de completar com minerais, tais como cálcio e ferro, porque o leite de arroz não os contém.
Leite de arroz pode ser uma boa alternativa para substituir o leite de vaca, enquanto você leve uma dieta completa e balanceada, que inclui todo o nutricional, ou seja, proteínas de boa qualidade, gorduras insaturadas de preferência e carboidratos de grãos integrais, legumes, vegetais e frutas.”
“O leite de amêndoas é o líquido das amêndoas molhadas em água. Este leite pode ser muito bom para a nossa saúde, pois tem propriedades medicinais importantes.
Com o fruto da árvore da amendoeira pode se fazer o leite de amêndoa, o qual, por não ter lactose em sua composição pode ser consumido por pessoas que são intolerantes à lactose.
A principal propriedade do leite de amêndoas é a ingestão de colesterol bom, porque isto ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Portanto, é muito recomendável para pessoas que sofrem de colesterol alto.
Este leite, por ser feito a partir do fruto da amendoeira, possui propriedades nutricionais importantes. As amêndoas são uma grande fonte de vitaminas B1, B2 e E. Além disso, na composição química das amêndoas, há uma grande quantidade de sais minerais.
O leite de amêndoas tem propriedades digestivas, pelo que estimula a conclusão dos processos de digestão, sendo muito recomendado para pessoas que sofrem de prisão de ventre.
Além disso, o leite de amêndoa não tem uma quantidade alta de substâncias gordurosas, como leite regular, pelo que a sua ingestão é recomendada para pessoas que estão acima do peso.
Além disso, o leite de amêndoa pode ser usado para substituir o leite tradicional para a preparação de diferentes receitas.”
“Vidros doce, também conhecido como o vidro de açúcar, é uma mistura de água, açúcar e xarope de milho que pode ser usado para simular o vidro em filmes, fotografias e jogos. Embora seja muito menos provável de causar lesões do que real vidro, quebra de forma convincente, tornando-o uma excelente escolha para acrobacias. Desse vidro doce é comestível, que é também utilizado para decorar sobremesas ou comidos por si só. Neste caso, a coloração e agentes aromatizantes são geralmente utilizadas.
Leia mais: http://www.comofazer.com.br/como-fazer-vidros-de-acucar/#ixzz2he0sgzol