Embelezar


Edição nº 149 - de 15 de Junho de 2014 a 14 de Julho de 2014

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A cirurgia da intimidade e o resgate da auto-estima

É muito interessante observar um fenômeno que ocorre centenas de vezes na vida de uma profissional da área da estética, ou de outros segmentos da beleza, tais como depiladoras, podólogas, massagistas etc.

A confiabilidade das dúvidas, temores, complexos e sofrimentos quanto as transformações do corpo, muitas vezes estão a frente de casos que podem ser doenças, ou de uma disfunção física, que causam até mesmo, além do desconforto, um problema psicológico e o afastamento da vida social ou do retraimento familiar.

Outras vezes, uma profissional bem esperta e treinada, pela confidencialidade espontânea dos sintomas a que a sua cliente se refere, saberá conduzir o assunto para uma investigação médica e servirá de apoio a sua cliente com sabedoria, o que acaba por preservar a própria vida dela.

Entre esses casos estão os temores e as dificuldades das mulheres em se exporem em suas dúvidas no que se refira a saúde da vida sexual, convivem anos com baixa-autoestima e solidão, enquanto poderiam solucionar em pouco tempo a situação, tais como a cirurgia da intimidade.

Aqui trazemos um texto médico que pode elucidar um pouco sobre essa questão e a importância da abordagem desses assuntos com sua cliente e o encaminhamento dela para uma investigação diagnóstica e a busca de soluções até mesmo cirúrgicas.

Nosso reconhecimento as profissionais da beleza enquanto auxiliares na prevenção e encaminhamento para diagnósticos médicos trazendo a oportunidade de uma vida melhor para suas clientes, que se transformam em suas grandes amigas.

Receba esta edição com notícias que selecionamos para você, para atualização de fatos que ocorrem, e são importantes para o diálogo também, e o grande abração da Elisabeth mariano e a da equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Estética dos órgãos genitais

“Ter saúde sexual é indispensável para homens e mulheres serem saudáveis física e emocionalmente. Mas preconceitos gerados por questões sociais e culturais tornam a vida das pessoas mais difícil, principalmente das mulheres.

Sim, o mundo evoluiu mas alguns temas continuam sendo “tabu”, quase da mesma forma que na idade média. O resultado é que mesmo nos dias atuais, com as facilidades para obter informações, é grande o número de mulheres que pouco ou nada sabem sobre a anatomia e função da vagina.

Enquanto o homem tem uma relação íntima com seu órgão sexual e desde pequeno aprende a valorizá-lo como fonte de prazer e de orgulho – símbolo de sua masculinidade; a mulher é socialmente educada para “ignorar” a existência do seu órgão sexual. Infelizmente a mulher ainda tem vergonha do próprio corpo. Afinal, até hoje, uma mulher que demonstra preocupação com sua saúde sexual (físico e desempenho) é considerada “avançada”.

Uma paciente me contou que só descobriu como era a sua vagina aos 30 anos. Disse que foi por acaso; quando estava na depilação. Só então ela decidiu pegar um espelhinho e descobrir como era o seu órgão sexual. E achou feia e esquisita – outro pré-conceito comum entre as mulheres.

E esta mulher não é uma exceção. Já tive pacientes que somente depois de muito tempo e até casamentos, descobriram que tinham algum tipo de má-formação da vagina e vulva. Achavam que o desconforto eventual era natural.

Os preconceitos fazem com que muitas vezes as mulheres convivam a vida inteira com um problema sexual sem saber que podem ficar livres dele, e de todos os constrangimentos que eles podem gerar. As cirurgias da intimidade podem ser feitas em qualquer fase da vida e as intervenções duram, em geral, entre 30 e 60 minutos, são feitas com anestesia local e raque e não deixam cicatrizes aparentes. Seja por uma questão estética ou ainda com o intuito corretivo, o resultado geralmente modifica de forma positiva a auto-estima dessas pessoas.

A maior queixa da brasileira é a hipertrofia dos pequenos lábios vulvares. Calcula-se que uma em cada mil mulheres apresenta o problema, e mais da metade se submete à cirurgia de correção. Outros problemas comuns são: escurecimento da mucosa (hiperpigmentação) e o alargamento do canal vaginal (fragilidade muscular ou hipotomia).”

Márcio Dantas de Menezes é médico, palestrante e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual

Email: sexo_comportamento@hotmail..com - fone (43) 3336-8050

(Fonte: Comunique-se (Londrina, Paraná, Brasil - Comunique-se -) em: 29/03/2007 13:30)

Japão vai desenvolver carros especiais para idosos

Publicado por Erika Nigro

Via ipcdigital

São poucos os países que pensam mais em seus idosos que o Japão. Governadores de 36 províncias decidiram se unir para impulsionar o desenvolvimento de automóveis fáceis de guiar para idosos, informou o jornal Nikkei.

AT-M Ad

A iniciativa está adiantada e neste outono serão realizadas provas de direção com idosos em Fukuoka. Os testes permitirão tirar conclusões importantes. Com base nos resultados, os governadores planejam pedir ao governo e fabricantes de automóveis que desenvolvam veículos com sistemas de prevenção de acidentes e assistência ao motorista que facilitem a condução para pessoas da terceira idade. Os modelos serão menores que os minicarros.

O líder do grupo de autoridades japonesas, o governador de Fukuoka, Hiroshi Ogawa, pedirá a 40 moradores de Asakura, com 65 anos ou mais, que dirijam durante uma semana carros ultracompactos de um assento ou compactos com dois, testando cada um dos modelos.

Com os testes será possível coletar informações sobre rotas e velocidades de condução através de equipamentos de monitoramento. Além disso, os motoristas serão entrevistados para dar opiniões sobre os veículos. Para os idosos que vivem em áreas rurais com pouco acesso ao transporte público, os carros são importantes para atividades como fazer comprar ou ir ao médico. No entanto, devido à idade avançada, reflexos e visão multiplicam a probabilidade de acidentes.

A iniciativa dos governadores surgiu após uma pesquisa revelar que os motoristas mais idosos dirigem sozinho ou com apenas um passageiro, e percorrem no mínimo 10km todos os dias.

(Fonte: http://coisadevelho.com.br/?p=3599, 03/06/2014)

Pessoas com sobrepeso e obesas alcançam taxa alarmante na América Latina

Mateus Ramos

Adital

"Estar com sobrepeso ou obeso é um grave problema de saúde pública para os países em toda a região, um problema que deve receber atenção e ser tratado rapidamente. O aumento nas taxas latino-americanas de pessoas com esse problema é preocupante, nenhum país escapou desse problema”. O relato é de Rafael Lozano, diretor da Iniciativas América Latina do Instituto de Metrologia da Saúde e Avaliação (IHME, na sigla em inglês), e se refere a um grave problema, que piora a cada dia que passa: o sobrepeso e a obesidade.

Um estudo realizado pela IHME, Prevalência global, regional e nacional de sobrepeso e obesidade em crianças e adultos durante 1980-2013: uma análise sistemática para o Global Burden of Disease Study (GBD) 2013, revelou números assustadores com relação ao crescimento das taxas de obesidade e sobrepeso nos países da América Latina (AL).

Segundo o estudo, de 1980 para 2013, a porcentagem de adultos com sobrepeso ou obesas na região aumentou de 41% para 61%. Hoje, mais de 267 milhões de latino-americanos estão acima do peso saudável, o que, segundo o estudo, pode causar várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e até câncer.

Entre os homens adultos, a taxa de sobrepeso e obesidade ultrapassou os 50% em nove países da AL, dentre eles o Chile, que teve a maior taxa, 68%. No caso das mulheres, todos os países, exceto Panamá e Argentina, tiveram um número acima de 50%, com o Paraguai liderando essa lista obtendo 73% da população feminina acima do peso ideal. Os números panamenhos foram os mais baixos, com 21% de homens acima do peso saudável, enquanto que a porcentagem de mulheres com o mesmo problema ficou em 31%.

Quando analisado especificamente os casos de obesidade, a maior parcela dos homens se encontra no Uruguai, com 23% dos casos. Já entre as mulheres o campeão é o México, com 33%.

Obesidade, sobrepeso e infância

Estar acima do peso saudável não é um problema que afeta apenas os adultos na região latino-americana. As crianças também são afetadas por esse grave problema.

As causas desse problema entre as crianças se dá, muitas vezes, pelo forte apelo comercial que os produtos de baixo teor nutricional te sobre essa faixa etária, como mostra o documentário Muito além do peso, lançado em 2012.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o número de crianças acima do peso ideal para saúde mais que dobrou nos último 33 anos na América Latina, representando, agora, quase um terço de todos os jovens.

O Chile possui a maior taxa de meninos obesos, aproximadamente 12% de todas as crianças do sexo masculino no país estão nessa situação. Entre as meninas, o Uruguai possui os piores números, 18%.

O problema do sobrepeso e da obesidade é global, contudo, o problema é mais grave entre os países de baixa e média renda, como afirma Marie Ng, professora assistente de saúde global no IHME. "O aumento da obesidade entre as crianças é especialmente preocupante em muitos países de renda baixa e média. Nós sabemos que lá existem graves problemas de saúde relacionados à obesidade infantil, como doenças cardiovasculares, diabetes e diversos tipos de câncer. Temos que pensar em como mudar esse panorama”.

"A obesidade é um problema que afeta pessoas de todas as idades, em todos os lugares. Nas últimas três décadas nenhum país teve êxito em conseguir resolver esse problema, e acreditamos que esse número tende a crescer ainda mais, principalmente em países de baixa e média renda, se nada for feito para mudar isso”, alertou Christopher Murray, diretor do IHME e co-fundador do GBD.

Informações mundiais

Mais de 50% de todas as 671 milhões de pessoas obesas vivem em apenas 10 países, dentre eles Brasil e México.

Hoje, 2.1 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial está com sobrepeso ou obesa. Esse número subiu de 857 milhões, em 1980, para os 2.1 bilhões em 2013.

O aumento no número de pessoas acima do peso ideal para saúde representa hoje uma epidemia na saúde pública tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

Mateus Ramos

* Especial para Adital

(Fonte: http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=80904)

Acessibilidade - Censo Inclusão 2014

“O Censo Inclusão da Prefeitura de São Paulo, lançado em formulário impresso em papel e enviado pelos Correios em 2012, teve a participação de apenas 42 mil pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Mas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo possui uma população de aproximadamente 2,7 milhões de paulistanos com essas condições físicas.

Para que um número maior de munícipes responda o questionário, a Prefeitura de São Paulo lançou o site do Cadastro-Inclusão, que pode ser acessado neste endereço: http://www.cadastroinclusao.sp.gov.br

É mais uma oportunidade para que essa parcela da população possa fazer ouvir sua voz e colaborar com os órgãos públicos municipais no aprimoramento de políticas públicas que atendam suas necessidades e direitos.”

(Fonte: http://www.adeva.org.br/fiquepordentro/detalhe_noticia.php?registro=170&cat=4)

EVENTOS

Salão de Artesanato da Paraíba

Segmento: Artesanato, Artes e Coleções

Data: 06 de junho a 06 de julho de 2014

Local: Campina Grande

Cidade/UF: Campina Grande/PB

Promotor: Governo do Estado da Paraíba

Eventos Paralelos: São João de Campina Grande

Site da Feira: http://www.paraiba.pb.gov.br

(Fonte: Guia de Feiras do Brasil)

Paraná Hair

Segmento: Produtos de Uso Pessoal, Beleza, Estética e Cosméticos

Data: 14 a 16 de junho de 2014

Local: EXPO Renault Barigui

Cidade/UF: Curitiba/PR

Promotor: Luke Company

Tel: 41 3045-9298 - Site da Feira: http://www.feiraparanahair.com.br

(Fonte: Guia de Feiras do Brasil)

SIAL Brazil 2014 - Salão Internacional de Alimentação para a América Latina

Segmento: Alimentos: Tecnologia, Produção e Embalagens

Data: 24 a 27 de junho de 2014

Local: Expo Center Norte

Cidade/UF: São Paulo/SP

Promotor: BTS informa

Tel: 11 3598-7800 - Site da Feira: http://www.sialbrazil.com

(Fonte: Guia de Feiras do Brasil)

Receita de Salada de Pinhão

Por Livia Amaral

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte o pinhão em pequenas tiras e a cebola.

Misture o pinhão, a cebola e o tempero verde em um recipiente.

Por fim, acrescente sal, azeite e vinagre à gosto.

(Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/saladas/salada-de-pinhao.html)

Receita de Frigideira de Camarão

Por Sazón

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela, esquente o azeite de oliva e refogue o alho, a cebola, os pimentões e o tomate.

Tempere os camarões com sal e pimenta.

Acrescente ao refogado o camarão, o leite de coco, a salsa e a cebolinha.

Misture.

Adicione a castanha e o amendoim e, por fim, coloque a farinha de trigi.

Refogue rapidamente, mexendo bem.

Desligue do fogo e deixe esfriar um pouco.

Reserve.

Em outro recipiente, bata as claras em neve.

Acrescente as gemas e bata bem.

Unte um refratário médio com azeite de oliva.

Coloque nele a metade dos ovos batidos e a mistura de camarão.

Despeje o resto a metade dos ovos por cima.

Leve ao forno em temperatura média à 170°C por 30 minutos.

Decore com coentro, fatias de tomate, cebola, pimentão e camarões inteiros cozidos.

Dificuldade: Difícil

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 2 porções

(Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/crustaceos/frigideira-de-camarao.html)

Vinho quente

Enviada por Claudio de Castro

Tempo de preparo20min
Rendimento10 porções

Ingredientes:

 Modo de preparo:

Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela.

Acrescente o vinho, já misturado com a água.

Junte a maçã e o açúcar restante.

Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.

(Fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/9178-vinho-quente.html)

Paçoquinha de Colher

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture tudo na panela, em fogo médio, até dar o ponto de brigadeiro. Depois de pronto, distribua em copinhos e salpique o amendoim moído por cima.

(Fonte: http://cybercook.com.br/receita-de-pacoquinha-de-colher-r-7-13778.html)