Aprecio estes velhos adágios "beleza e gosto não se discutem", e quem "quem ama o feio, bonito lhe parece". Creio que eles são democráticos, universalistas e isto permite a cada uma pessoa agir e tratar sua beleza a seu modo, conforme o que gosta, sem se preocupar com a visão estética e comentários alheios.
É notório, em muitos estudos científicos comportamentais no quanto reflete na saúde do corpo ou da mente, os efeitos da beleza.
Todo o ser humano é sensível à beleza, à forma, ao som, ao aroma, às cores e também à alegria.
Daí, que se quisermos compreender a singularidade estética de cada pessoa é importante deixar que ela cuide com seu toque pessoal do ambiente em que vive, trabalha, brinca, estuda, descansa e até mesmo se recupera de uma doença grave ou não.
O bem-estar e os gostos pessoais são variáveis, e não são iguais em todas as pessoas, portanto, a harmonia e a felicidade coletiva, muitas vezes, necessitará da permissividade e tolerância nas escolhas do que se gosta e do que se considera belo e bom para si, respeitando as diferenças. Evitar as críticas é saudável e politicamente correto, afinal, não é preciso que haja um padrão único de beleza ou estilo para se viver em paz e com bom humor.
A Natureza é sábia na diversidade de formas, cores, odores, sabores, tamanhos e variedades até das mesmas espécies.
Com esta reflexão de respeito aos gostos e preferências dos outros sem abdicar de embelezar nossa vida ao nosso modo, trazemos esta edição n° 15, muitas notícias e pesquisas para você. Esperamos que aprecie e divulgue para pessoas amigas; envie-nos notícias e sugestões também.
Abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Eny da Rocha, pianista consagrada nacional e internacionalmente, detentora das mais cobiçadas premiações e inúmeros troféus, neste ano recebe muitas homenagens e está com sua agenda lotada em comemoração ao seu cinqüentenário dedicado ao piano, e com certeza seu recital no Theatro São Pedro, em São Paulo, dia 09 de maio, será um sucesso. Seguem nossos parabéns e quem quiser saber mais sobre a Eny Rocha visite seu site em: http://www.users.hydranet.com.br/darocha/indexP.html.
TH - Hall Espaço Cultural, sob a direção de Maria Tereza Russo, promove todas as 3ªs-feiras de maio, das 15h às 17h, o "Curso Apreciação Musical", oferecendo audições monitoradas com dados históricos e discussões abertas sobre: Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo, Pós-Romantismo, Modernismo, Rock, Intérpretes, Jazz, MPB e Étnico; o programa é desenvolvido com o violonista Flávio Apro.
Arcângelo Ianelli recebe o Prêmio "Artista - Trajetória" e Waltércio Caldas "Artista Contemporâneo", concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, a cerimônia de entrega dos prêmios é no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
Adolfo Lemes Gilioli Presidente da Academia Cristã de Letras, participou junto com inúmeros acadêmicos da ACL, nas festividades da semana comemorativa dos 130 anos da Convenção Republicana de Itu, a convite do acadêmico (ACL) Lázaro José Piunti, Prefeito do Município da Estância Turística de Itu. No dia 15 de abril, o acadêmico (ACL) Roberto Machado Carvalho, Secretário Municipal da Estância Turística de Itu proferiu palestra sobre o valor histórico desta data.
O Vereador e Médico Gilberto Natalini, atuante há mais de 30 anos na cidade de São Paulo, mais uma vez promoveu o evento "II Dia das Medicinas Não Convencionas", na Faculdade de Saúde Pública - USP, no dia 10 de abril.
Local: UNIP - Universidade Paulista - Av. Marquês de São Vicente, 3001 - Água Branca - São Paulo / SP, de 25 a 27 de julho de 2003, promoção: ANAD - Associação Nacional de Assistência ao Diabético (http://www.anad.org.br)
"DIABETES: Doença silenciosa, praticamente assintomática, o que propicia instalação sem sintomas, levando o paciente a tomar conhecimento quando do aparecimento de alguma de suas complicações. No Brasil, temos aproximadamente 13 milhões de pessoas com Diabetes. A doença é considerada hoje pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) praticamente como epidêmica, em virtude dos hábitos da vida moderna, de alimentação, sedentarismo, stress e outros. Trata-se de um problema de saúde pública que onera desde o paciente e sua família até as firmas empregadoras os planos de saúde e os governos que arcam com os custos financeiros das aposentadorias por invalidez, licenças médicas, laser para a vista, hemodiálise, e finalmente, morte prematura. Se tratada e controlada a doença tem outro curso favorável. O Presidente da ANAD é o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho."
"Nascido ou tendo se tornado especial após anos de vida, o portador de deficiência física ou mental possui a mesma dignidade que qualquer outro ser humano, devendo ser tratado com todo o respeito. Não defendo um tratamento privilegiado. Apenas justo. Se todos tivemos e ainda temos dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, imagine o deficiente."
(Marcello Zanfelice é mestre em Administração de Empresas, Consultor de RH e Presidente da Tec Job Recursos)
"A Secretaria de Emprego do Estado, através do PADEF - Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência Física, que já colocou, desde outubro de 2002, mais de 1.300 deficientes no mercado de trabalho, possui um banco de dados com 5.000 registros, possibilitando o encaminhamento de candidatos aptos a todo tipo de trabalho. Áreas como prestação de serviços em telecomunicações, educação, hospitais, comércio, indústria e construção civil são as que mais têm se valido de deficientes para preencherem muitas das suas vagas e descobriram que há muito mais vantagens do que desvantagens na contratação." (Eduardo Laviola)
O Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveram, de 24 a 28 de março, em Brasília-DF, a Semana da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Ano Internacional da Água Doce.
A Universidade da Água (Uniágua) e o Vereador Ricardo Montoro, no dia 22 de março, realizaram duas atividades educativas com alunos e professores, além dos técnicos da Uniágua, como missão de desenvolver atividades em defesa da água.
Há fontes benéficas em alguns exercícios que estimulam o equilíbrio humano promovendo o estímulo corporal e o controle mental que aliados são uma fonte de beleza e saúde. Citaremos aqui alguns para que você possa escolher de acordo com a sua personalidade e disposição:
"Alguns fitoterápicos podem ser perigosos quando tomados antes de cirurgias. Em uma Conferência da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), o Dr. Charles McLeskey divulgou resultados de uma pesquisa realizada com 979 pacientes de pré-operatório.
Dezessete porcento informaram usar um ou mais produtos fitoterápicos. Os mais comuns: Ginko biloba, alho e gengibre - todos capazes de impedir a formação de coágulos sangüíneos e associados à maior duração dos sangramentos. Dois outros - a erva-de-são-joão (antidepressivo) e a kava kava (relaxante) - podem prolongar o efeito sedativo da anestesia. A ASA sugere que os pacientes suspendam estes produtos pelo menos duas semanas antes da cirurgia e mantenham os médicos a par de todos os suplementos e as medicações de que fazem uso."
Cozinhe os morangos com o adoçante e 1 1/2 xícara de chá de água filtrada. Distribua em tacinhas e reserve um pouco de calda. Dissolva a gelatina em 1 xícara de chá de água fervente e 1/2 xícara de chá de água fria e reserve. Bata as claras em neve até ficar bem firme. Adicione a gelatina nas claras em neve e misture bem. leve para gelar. Regue com a calda e enfeite com os morangos.
Tempo de preparo: 45 min.;
Rendimento: 3 porções;
Peso da porção: 200g;
Valor calórico da porção: 43 cal.;
% da redução calórica: 78,40%.
Bata o arroz com as gemas, o óleo, o leite e a farinha de trigo no liquidificador. Acrescente à massa as claras batidas em neve e o fermento. Misture bem. Despeje em uma forma untada e asse em forno moderado por aproximadamente 15 min. Retire do forno, recheie como preferir.
Tempo de preparo: 25 min.;
Rendimento: 13 porções;
Peso da porção: 100g;
Valor calórico da porção: 27 cal.;
Dica: para o recheio use talos e folhas de cenoura, beterraba, agrião, espinafre (cozidos).