Nesta edição em que trazemos muitas pesquisas nas áreas de Embelezamento, pedimos que nos permitam e juntem-se a nós para parabenizar as secretárias e aos secretários no dia comemorativo a classe, no dia 30 de setembro. Alertamos que a seguir temos uma informação sobre um guia destinado às/aos profissionais da área da beleza, que acreditamos possa ser muito útil. Agradecemos a oportunidade em colaborar com nossas pesquisas e notícias, que esperamos possa apreciá-las. Receba nosso fraternal abraço, prof.ª Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Nossos parabéns e reconhecimento profissional a todas as categorias da profissão de secretariado, com formação em multiníveis de especialização e responsabilidades para atendem as demandas no Brasil e no mundo. Parabéns as devotadas voluntárias nas lideranças das entidades classistas, são mulheres que estão destacadas por esta bravura e determinação, para o bem da categoria.
A profissão de Secretariado envolve diversas atividades como assessoria de empresas/empresários, planejamento, controle de arquivos, correspondências, organização de eventos, acompanhamento de reuniões, entre outros.
No Brasil as profissões de Secretário(a) Executivo (a) e Técnico(a) em Secretariado são regulamentadas pelas seguintes leis:
Lei nº 7.377 de 30 de setembro de 1985 [1]. Lei nº 9.621 de 10 de janeiro de 1996 [2].
Essas leis descrevem qual a formação necessária para atuar como secretário(a) e quais as atribuições da profissão. Além disso há também o Código de Ética da Profissão [3] que trata sobre os direitos, deveres, princípios fundamentais do profissional de secretariado.
O Secretariado executivo é a terceira profissão que mais cresce no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). E, a remuneração de acordo com a Federação Nacional das Secretárias e Secretários, o salário de uma secretária executiva varia entre R$ 1.052 (nível médio) e R$ 7 mil.
Consuelo Aparecida Moco Rosa Fradique, consultora de RH do Centro Nacional de Estudos e Projetos (Cnep), afirma que o mercado está exigindo profissionais não só bilíngues, mas também trilíngues.
“A procura por secretários executivos com esse perfil é grande em empresas multinacionais e nacionais públicas ou privadas que fazem negócios com outros países. Hoje, além do inglês e do espanhol, outros idiomas também são valorizados, como o mandarim, o japonês e o árabe”, diz.
Consuelo Fradique aponta que o salário de uma secretária que fale duas ou três línguas pode ser quatro vezes maior.
Num mercado dominado pelas mulheres, a consultora da Cnep comenta que há muitas oportunidades para os homens. “Segundo a Fenassec, hoje os homens dominam 5% deste mercado, em média”, cita.
Saiba mais em:
Verifique no link: A presente publicação Beleza com Segurança - Guia Técnico para. Profissionais foi... Visando prevenir, a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.
Guia Técnico para Profissionais de Beleza - Prefeitura de São Paulo.
O artista plástico, educador e conhecedor da linguagem visual, Philip Hallawell marcou presença no terceiro dia de Beauty Fair ao apresentar um workshop sobre os conceitos do visagismo. Com a sala lotada, ele explicou o processo de construção e efeitos de imagem.
O profissional contou que o visagismo é baseado na associação de vários trabalhos científicos nas áreas da psicologia, neurologia e da antropologia com os fundamentos da linguagem visual. “É o divisor de águas, é o antes e o depois, muda como você vê o seu cliente deseja expressar”, afirmou.
Phillip revelou que criar uma imagem pessoal é uma arte visual. “A grande tendência hoje é personalizar as características de uma pessoa. Ninguém quer ser igual a ninguém, todos querem ser únicos e, quando o profissional consegue criar uma imagem que é individual, cria uma imagem de destaque”, explicou. De acordo com o visagista, são os detalhes no corte que que garantem a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelização.
O artista destaca que o mais importante é saber o que o cliente deseja expressar. “É necessário saber as técnicas, treinar muito para se aprimorar e saber como combinar os efeitos com harmonia e estética. O cliente quer alguém que crie uma imagem para ele”, revelou.
Para finalizar, Phillip deu alguns conselhos. “A dica é pensar diferente. Não tem como padronizar o corte, não existe forma. Você precisa pensar como artista, ao invés de artesão”, finalizou Philip.
Metalizado: estará em todas as peças, sendo usada apenas uma de cada vez (ou só blusa/camiseta, ou só calça/shortinho, ou saia etc.).
A dupla branco e preto: está com tudo, tanto pode ser em combinação blusa com listras e calça branca ou preta, ou em peças inteiras (vestidos, macacão) em 2 cores, ou em sobreposição em detalhes, são mais indicadas para as roupas com estilos mais clássicos.
Azul nas variações de tons estarão em toda a peça, ou em parte desta, ou combinado com metálicos, podem fazer parte de um acervo de roupas para festas ou para o cotidiano, mais usual, no trabalho e compromissos informais.
Candy color: a suavidade e delicadeza das cores (em tons pasteis – variações de róseos, azuis e nude) irão compor o visual de quem gosta de linha mais romântica, pode-se combinar com os metalizados, ou em única cor com modelos jovens e ousados.
Étnico: continua na moda com variações em composições sobre o branco, ou sobre o preto, ou as varrições de azuis, ou em combinação com uma das cores das estampas, valem a criatividade e ousadia.
As sapatilhas e os modelos de rasteirinhas (muito coloridas) irão compor o visual com lindos modelos com saltos baixos, em cores neutras, ou com desenhos étnicos, estampados ou transparentes com bicos finos ou arredondados.
“Uma das cores lançada pela Pantone para a Primavera de 2014 é o dazzling blue. Esta foi o azul considerado como a primeira cor do ano. Poderá vê-la presente um pouco por todo o lado, em peças de roupas, calçados e acessórios. Este azul é ótimo para combinar com outras cores da cartela da Pantone, como o tom de areia ou o verde-água.”
O tom cayene, um vermelho com um toque de ocre, vai dar vida às cores mais neutras, como os tons de areia. Esta é uma cor que não pode faltar no seu guarda-roupa nesta primavera 2014, pois traz vida à sua roupa e dar-lhe-à um aspeto bastante elegante e primaveril.
Outra das cores que chega com uma força impressionante nesta primavera 2014 é o neutro tom de areia, sand. Pode usar peças de roupa com apenas esta cor para um look mais natural ou então, combiná-la com outras peças de cores mais fortes, como o dazzling blue.
O incrível verde e as suas várias possibilidades também invade as montras em calças, tops, vestidos, saias, calçados e acessórios. Para a primavera 2014 destaca-se o verde da cicuta, hemlock e das plantas ornamentais.
O amarelo, freesia, é outra das cores que estará presente nesta primavera 2014. Nem todas se atrevem a sair à rua vestidas de amarelo, mas a primavera é uma boa oportunidade para apostar nesta cor que marcará a tendência e experimentar um tom que a faça parecer diferente e bonita. Foto: carolcherulli.com.br
O placid blue, um azul claro mas ao mesmo tempo luminoso, é outra das cores de destaque desta temporada. É a cor ideal para combinar com o dazzling blue para criar um contraste ou também para usar como cor única.
Outra das cores eleita para esta primavera 2014 foi a radiant orchid, um tom vibrante entre o roxo e o fúcsia. Esta é uma cor bastante acolhedora e superfeminina, que completa a paleta dos tons mais proeminentes da temporada.
Um tom mais claro que também vai estar presente nesta temporada de primavera 2014 é o paloma, um cinza claro e luminoso. Pode usar este tom sozinho ou combiná-lo com outras cores mais fortes, visto ser uma cor neutra.
Outro dos tons mais claros escolhidos para esta temporada é o violet tulip, um tom violeta claro. Este tom transmite simplicidade, feminidade e também elegância. Com este tom conseguirá um look natural, combinando-o com outros tons ou usando apenas cor única.
Todo o otimismo do laranja converte-se neste tom ligeiramente mais profundo e ténue que o laranja puro, o celosia orange. Alegria e frescura são os melhores adjetivos para esta cor. Atreve-se nesta primavera 2014 com o celosia orange!
1 - Nada melhor que umas rasteirinhas confortáveis, para andar nos dias de muito calor. Este ano elas vêm com pedrarias, desde as mais básicas até às mais coloridas e detalhes metalizados. Também poderá encontrará rasteirinhas bem charmosas e com um toque romântico, através de estampas florais. As rasteirinhas com estampa de oncinha também vão estar bem presentes, ótimas para levantar os looks mais básicos.
2 - Para esta nova temporada, as sandálias meia pata ou com salto bloco, aquele mais quadrado e pesado, também vão marcar a tendência em sapatos. Poderá encontrá-las ornamentadas por fivelas grandes ou por correntes. Uma ótima opção para uma saída à noite nas noites quentes de verão.
3- Este ano o visual dos calçados é inspirado em elementos do sport chic. Vamos poder ver combinações ousadas com tons bicolores, como o off white ou o verde suave, bastante usados em anabelas. O metalizado vai aparecer combinado com cores tanto intensas como discretas, tal como o vermelho ou o bege. As texturas, elementos naturais e estampas vão tomar conta desta nova coleção.
4- Os tênis casuais femininos também vão ser outra das grandes tendências em sapatos para esta nova temporada, ótimos para aqueles dias mais nublados ou se pretender dar uma boa caminhada. Vamos poder encontrar tênis para todos os gostos, com diferentes adornos, pedrarias e materiais como o croco, craquelê, cobra, metalizados e até peças bordadas. Para atividades outdoor, contará com modelos com solados em borracha para conseguir um maior conforto.
5 - Quanto às cores dos calçados para esta nova temporada, vamos poder contar com tons vibrantes, pastéis e neutros. Dentro dos tons vibrantes, ganham destaque a cor goiaba tangerina, coral, orquídea, azul klein, rosa chiclete e amarelo. Nos tons neutros, o off white, brown sugar e nude ganham destaque. E nas cores pastéis, o rosa, verde, lilás, azul e amarelo são os protagonistas.
6 - No que diz respeito aos saltos, esta nova temporada vai contar com saltos estruturados, de várias alturas e finos. Também vai poder encontrar anabelas com diferentes opções de altura, para conseguir um maior conforto. Outra das tendências em saltos são as sandálias com salto estaca, formato reto.
7 -As alpargatas vão ser outra forte tendência nesta primavera verão 2014-2015. É um calçado do tipo de tênis, feito em lona ou brim, com um solado que normalmente é de corda, mas também pode ser de borracha. Vai puder encontrá-las de todas as cores e com as mais variadas estampas.
Labels: Saúde -postado por Jornal Folha Do Pará
A bebida eleva ainda os riscos de diabetes tipo 2, derrame e doenças cardíacas
Os refrigerantes diet sempre estiveram relacionados a hábitos saudáveis, já que contêm poucas calorias. Mas eles podem ser extremamente prejudiciais à saúde, apontam pesquisas recentes. Segundo dados apresentados em uma conferência da Associação Americana de Diabetes, o consumo regular da refrigerante dietético resultou em um aumento até 70% maior na circunferência da cintura em relação às pessoas que não consomem a bebida.
Esses refrigerantes ainda aumentariam os riscos de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e doenças cardíacas.
No estudo, pesquisadores pela Escola de Medicina da Universidade do Texas analisaram dados de 474 adultos durante quase dez anos.
Os voluntários informaram a frequência da ingestão do refrigerante diet e tiveram a circunferência da cintura, altura e peso medidos em quatro momentos diferentes. O objetivo era rastrear qualquer relação entre a bebida e o acúmulo de gordura no corpo com o passar do tempo.
Ao fim do estudo, os pesquisadores perceberam que a média da cintura de todos os participantes tinha aumentado. Mas aquelas pessoas que consumiam periodicamente refrigerantes diet tiveram um aumento 70% maior do que os que não consumiam refrigerantes de qualquer espécie. o período entre a primeira e a última medição foi nove anos e seis meses.
Entre os consumidores mais vorazes, que bebem dois ou mais refrigerantes diet ao dia, o aumento na cintura foi de 500%.
Os motivos exatos que relacionam a bebida ao acúmulo de gordura abdominal, no entanto, não foram descobertos pela equipe de pesquisadores. Uma das hipóteses é a de que essas bebidas enganariam o cérebro, já que alimentos doces tendem a ser altamente calóricos, o que não acontece com a bebida.
Assim, o cérebro estaria recebendo uma resposta errada do refrigerante, por causa do seu gosto doce. Algumas pesquisas afirmam que isso levaria o organismo a acumular mais gordura de reserva; outras, que isso aumentaria o apetite por alimentos altamente calóricos para suprir a lacuna criada pela bebida.
Diabetes — Outra pesquisa apresentada durante a conferência mostrou que os refrigerantes diet também estão relacionados com o diabetes tipo 2. No estudo, também da Universidade do Texas, a equipe mostrou que camundongos que ingeriam aspartame — adoçante usado nas bebidas — tinham níveis elevados de glicemia em jejum, um indicador do diabetes ou da condição pré-diabética.
Não é a primeira vez que se apontam os riscos dos refrigerantes dietéticos. Um estudo publicado no começo de 2011 já alertava que os refrigerantes diet podem ser responsáveis pelo aumento dos riscos de infarto e derrames.
Perder peso pode ser um desafio, especialmente quando muitos planos de dieta diferentes estão disponíveis. Algumas dietas podem ajudar você a perder peso, mas não pode ser saudável porque eliminam alimentos naturais e saudáveis, como frutas ou cereais integrais. Uma dieta equilibrada, com uma redução de calorias e porções é a maneira saudável de perder peso.
Frutas e legumes devem fazer parte de um plano de perda de peso saudável, porque eles contêm grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Vegetais sem amido, como brócolis, feijão verde, cenoura, ou verdes fornecem calorias mínimas. Carregando-se em 4-5 porções de vegetais por dia pode ajudar a saciar-se quando cortar as calorias. Concentre-se menos nos vegetais ricos em amido, como milho e batatas. Apesar das frutas serem mais calóricas do que os vegetais, elas ainda são consideradas de baixas calorias. A fibra que é encontrada em frutas e vegetais adiciona volume à dieta e ajuda você a se sentir completo com menos comida. Coloque-se pelo menos a metade do seu prato com frutas e legumes. Você deve consumir entre 2,5 e 3 xícaras de legumes, e de 1,5 a 2 xícaras de frutas por dia.
Os cereais integrais são outra grande fonte de fibras na dieta e ajuda a encher-te mais do que grãos refinados. Grãos integrais, como pães de trigo, macarrão de trigo e arroz integral ou selvagem, podem fornecer fibras, vitaminas e minerais para a dieta. Embora não seja necessariamente de baixa caloria, eles ajudam a encher-te mais do que grãos refinados, como pão branco ou massas.
A Universidade do Tennessee observa que os produtos lácteos com baixo teor de gordura podem ajudar a controlar o peso. Produtos lácteos com baixo teor de gordura incluem baixo teor de gordura ou leite desnatado, iogurte desnatado e queijo com baixo teor de gordura. Um copo de leite desnatado fornece apenas 90 calorias e muitos iogurtes desnatados ou sem gordura têm menos de 100 calorias por porção, tornando-os grandes lanches ou adições às refeições. Recomenda-se três copos de laticínios por dia.
Carne e outras fontes de proteína podem contribuir com uma quantidade significativa de calorias para a dieta se não for escolhida com cuidado. Ao escolher a carne você deve procurar cortes magros, como cortes de lombo e 93 por cento de carne moída magra. As aves devem ser sem pele, devido à grande quantidade de gordura e calorias na pele. Carne ou frango a porções deve ser de cerca de 3 onças de cada vez. O peixe é uma grande fonte de proteína e deve ser incorporada duas vezes por semana. Os ovos também podem ser uma fonte de proteína com baixas calorias e fornecer a mesma quantidade de proteína como uma onça de carne. Feijões tem baixo teor de gordura, rico em proteínas e rico em fibras, ajudando a encher-se de pequenas quantidades. Alimentos ricos em proteínas devem compor 5-6 onças de sua ingestão diária de alimentos.
Por Maria Luiza Ctenas, nutricionista
15 minutos
Porções: 4
Coloque em uma panela os tomates, o suco de laranja, 200 ml de água, a pimenta jalapeño e o adoçante. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Retire do fogo, tampe a panela e reserve.
Tempere os filés de anchova com o sal e a pimenta-do-reino. Arrume os filés (com a pele para cima) em um grill elétrico aquecido. Feche sem pressionar e deixe por 5 minutos ou até o peixe ficar macio. Retire do grill. Se preferir, use uma frigideira antiaderente.
Sirva os filés de anchova sobre os tomates e regue com um pouco do caldo usado para confitar. Coloque as azeitonas. Regue com o azeite de oliva misturado com o shoyu e decore com cebolinha francesa picada.
Por Fabiana Badra, foodstylist
30 minutos
Porções: 2
Em um caldeirão com bastante água fervente com sal, cozinha a massa até ficar al dente. Enquanto isto, misture a pimenta, o alho e a salsinha (separe um pouco para colocar no final) em uma tigela e reserve. Aqueça uma panela alta com tampa e quando faltar 4 minutos para a massa ficar pronta, jogue os mexilhões na panela quente, e adicione a metade da mistura da pimenta com a salsinha. Regue com o vinho e um pouco do azeite e tampe a panela. Sacuda para misturar bem e cozinhe por poucos minutos.
Abra a tampa e verifique se todos os mexilhões estão com as conchas abertas, caso contrário, descarte as que estão fechadas. Rapidamente escorra a massa e misture na panela dos frutos do mar. Junte a pimenta restante, o tomate e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo bem. Sirva com o restante da salsinha.
Por Fabiana Badra, foodstylist
Mais de 60 minutos
Porções: 10
Preaqueça o forno a 190°C (quente). Forre uma assadeira de 26 x 39 cm com papel-manteiga, untado e polvilhado. Reserve. Em uma tigela, misture os ovos e o açúcar e bata por 10 minutos ou até obter uma mistura fofa. Acrescente a farinha aos poucos e incorpore-a delicadamente, misturando com uma espátula. Adicione a manteiga derretida e misture novamente, sem bater. Despeje a massa na assadeira preparada e leve para assar por 6 a 8 minutos ou até que a massa esteja dourada e solte dos lados da assadeira. Rapidamente desenforme sobre um pano de prato e vire-o sobre uma grade de metal. Retire o papel e deixe esfriar por apenas 5 minutos.
Misture a geleia do recheio com um batedor de arames e espalhe sobre o rocambole. Bata o creme de leite até obter picos duros e espalhe sobre a geleia. Junte as framboesas (reserve algumas para decorar), espalhando-as regularmente e enrole com a ajuda do pano, começando pelo lado mais longo. Corte as bordas e leve para gelar por 3 horas. Polvilhe açúcar de confeiteiro, decore com framboesas e sirva.