Embelezar


Edição nº 161 - de 15 de Junho de 2015 a 14 de Julho de 2015

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Faltam especialistas para atender pessoas idosas de forma preventiva

Estudos demonstram que para o ano 2025 haverá aproximadamente 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo 80% nos países em desenvolvimento. Para manter os idosos em condições de via ativa, participando de atividades sociais, culturais, econômicas, familiares, de lazer etc., é importante que seja estimulado, principalmente, quando surgem algumas doenças que possam ser limitantes em movimentos.

Proporcionar-lhe qualidade de vida e participação ativa na sociedade, apresentar-lhes exercícios físicos adequados, que lhe permitam sentir-se orgulhoso de si próprio, que faz considerar-se estar bem de saúde, elevando-lhes a autoestima.

Salientam-se também estudos que os cuidados com a beleza são importantes para que pessoas idosas possam se sentirem alegres e bem dispostas e queiram se integrar em festas familiares ou típicas, culturais etc.

Valorizar a pessoa idosa é o amis importante, e proporcionar-lhe autonomia com segurança, para evitar acidentes, que podem tornarem-se limitantes ou causas para depressões.

Participar de locais de conivência em grupos é fundamental, e, ter sempre um membro da família ou alguém acompanhante que possa ser seu confidente, e em que possa confiar seus segredos e temores, ou fazer-lhes companhia em compras, passeios etc. mantendo sempre as atividades educativas (aprendizado de idiomas ou campeonatos de xadrez), e culturais artísticas: aprendizado de música, instrumentos musicais, participar de coral, de bandas, grupos de dança etc.

Assim sendo para os profissionais que tenham interesse de atender esta demanda populacional, há profissões necessárias, que precisam urgentemente de especialistas tais como: médicos/médicas geriatras, ginecologista e urologista, dentistas especializados em idosos, “e de profissionais de saúde (enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, neuropsicólogos, educadores físicos, etc.) e especialistas em gerontologia, que possam atender as demandas específicas dessa população e que contribuam para o tão almejado e necessário envelhecimento ativo.” Sugerimos a leitura de: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/18426-envelhecimento-ativo-garante-independencia-para-terceira-idade

Nesta breve dica e com as notícias que pesquisamos para você, entregamos-lhe a edição de EMBELEZAR, com o nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Conheça a organização que leva beleza para mulheres em asilos e presídios

Postado por SaladaCorporativa em 5 julho, 2012

Que tal conhecer mais sobre uma ong que fazer atendimento gratuito de serviços de beleza para idosas em asilos, crianças em orfanatos e detentas em presídios?

Sim, essa é a proposta da Beleza para a Vida, uma organização idealizada pelo cabeleireiro Davy Rodrigues, com experiência em desenvolvimento de produtos e serviços profissionais, em empresas como L`Oréal Brasil e oInstituto L`Oréal Professionnel.

Conversamos com Davy para saber mais sobre a Beleza para Vida e entender como as empresas podem ajudar neste projeto. Confira:

O que é o Beleza para Vida?

Davy: É uma entidade que visa promover a inclusão social de pessoas detentas, idosos e crianças em situação de extrema pobreza através da formação profissional em serviços de beleza, do desenvolvimento de fóruns de debates sobre os mais variados temas da área, além de levar alegria, carinho e cuidados, através de atendimento gratuito em serviços de beleza.

Como surgiu a ideia?

Davy: Na verdade o Beleza para Vida surgiu de uma conversa entre amigos no Texas, USA, no período em que morei lá. Falávamos que doenças como câncer, trombose, dentre outras, destruíam a autoestima das mulheres e citamos entes queridos que passaram por isso. Comecei a rascunhar como poderia oferecer um pouco do que eu tinha para ajudar essas pessoas a recuperarem a alegria de viver. Concebi uma ideia chamada Beauty for Life, mas tive dificuldade de colocar em prática devido às exigências do governo.

Então, quando voltei ao Brasil, há cerca de um ano, tive que encarar uma difícil realidade familiar: minha tia Dalva estava morrendo de câncer. Sua imagem sofreu muito com os procedimentos de quimioterapia e radioterapia e a vaidade ficou muito abalada. Como família, fizemos de tudo para que ela sempre estivesse linda. Infelizmente a doença a levou, mas quando ela faleceu eu estava no hospital e fui o primeiro a ver que suas unhas estavam lindas e decoradas. Na verdade, o sentimento dela de ser uma mulher bonita não foi destruído e isso a ajudou a resistir mais, inclusive ela queria sempre se levantar para se ir ao espelho se olhar e cuidar de sua aparência.

Após isso, me reuni com amigos e expliquei o que queria fazer. Todos me apoiaram e hoje já cuidamos de um asilo com 20 vovós com mais de 80 anos cada (tem uma de 107 anos). Cuidamos de seus cabelos e buscamos parceiros que nos ajudem a apoiá-las em suas necessidades.

Em setembro deste ano, vamos iniciar a primeira turma de formação profissional de cabeleireiros no presídio feminino Nelson Hungria, no complexo penitenciário de Bangu. Fui ao local e vi as detentas e o belo trabalho de socialização que eles realizam. Todos estão muito felizes com nossa parceria e nós também. Agora buscamos um orfanato que precise de nós, mas nosso critério é a seriedade da entidade, pois não apenas vamos cuidar dos cabelos, mas adotamos as crianças e apoiamos em tudo.

Como as empresas podem participar desta ação?

Davy: Temos 3 tipos de ações:

  1. Precisamos de apoio para realização de fóruns de debate sobre o mercado de Beleza e diversos temas como sustentabilidade, empreendedorismo, profissionalização, responsabilidade social etc. Podemos começar realizando em formato Workshop como um café da manhã para tratarmos de um desses temas. (Clique aqui para contato com o Beleza para Vida.)
  2. Apoio logístico e patrocínio para a realização de serviços de beleza gratuitos em asilos e orfanatos (Clique aqui para saber mais). As marcas que patrocinam esse formato têm grande visibilidade como parceiras. Além disso, precisamos de apoio com o deslocamento e com produtos a serem utilizados.
  3. Curso de formação profissional gratuito para detentas. Para os cursos no presídio, precisamos urgentemente de 20 kits de equipamentos de cabeleireiros para a formação das detentas, além de produtos para as aulas práticas como shampoo, condicionador, máscaras, coloração, químicas etc. Também precisamos de apoio com deslocamento para o local.

Enfim, são inúmeras as possibilidades de nos ajudar.

Existem produtos para os consumidores adquirirem?

Davy: Temos um parceiro, a FCD Pro, que criou nossa identidade visual, nosso site, material de comunicação e peças publicitárias como camisas, canecas e chinelos. Precisamos de empresas parceiras que produzam as peças para vendê-las em nosso site.

Muito legal o trabalho da Beleza para a Vida e do Davy Rodrigues.

Entre em contato para fazer a sua contribuição e contribuir para uma sociedade mais feliz.

(Fonte: http://www.saladacorporativa.com.br/2012/07/conheca-a-organizacao-que-leva-beleza-para-mulheres-em-asilos-e-presidios/, data de acesso 10/06/2015)

Instituto Beleza & Cidadania - entidade assistencial capacitadora de mão de obra qualificada no setor de beleza

Instituto Beleza & Cidadania é uma entidade assistencial que capacita e forma mão de obra qualificada no setor de beleza, mercado que está em plena expansão. Tem como objetivo proporcionar às pessoas de baixa renda perspectivas de geração de renda para superação das dificuldades que as cercam emergencialmente, melhorando autoestima, condição socioeconômica, bem-estar e cidadania.

Cosmética, Beleza & Cidadania, denominada Instituto Beleza & Cidadania, foi fundada em 12 de setembro de 2003, pelos empreendedores José Luiz de Paula Junior - design gráfico e Lara Dee - articuladora do terceiro setor e com vasta experiência em projetos sociais. Em 2004, Lara Dee, vice-presidente de Cosmética Beleza & Cidadania, tornou-se fellow de Ashoka(*) pelo seu reconhecimento como empreendedora social.

O Instituto, em quase 10 anos, capacitou mais de 39 mil pessoas na área de beleza. Os núcleos, espaços cedidos para ministrar os cursos, ficam em algumas escolas de samba e associações que também são parceiras e auxiliam na preparação dos profissionais, tendo sempre como foco a formação de empreendedores para que possam gerar suas próprias rendas, atuando em salões de beleza ou em seu próprio negócio.

O primeiro curso foi de manicure, que ao longo dos dois primeiros anos superou todas as expectativas do Instituto pela enorme aceitação e procura, motivando a ampliação e diversificação da grade, com a criação e implantação de outros cursos.

Ministramos cursos de MANICURE, DEPILAÇÃO, ENTRELAÇAMENTO, MAQUIAGEM, CABELEIREIRO FEMININO e MASCULINO, que são viabilizados com o apoio de vários parceiros das indústrias de cosméticos e de outros segmentos.

Instituto Beleza & Cidadania, consciente de sua responsabilidade social, reconhece a necessidade de resgatar o valor do indivíduo e de profissionalizar pessoas. Esse projeto, acima de tudo, visa o desenvolvimento humano e a comunhão social de cidadãos empreendedores, tendo como resultado: melhoria da qualidade de vida, aumento da autoestima, independência financeira e valorização individual.

A maior preocupação de nossa instituição é, antes de tudo, resgatar a autoestima de pessoas carentes e introduzir em suas vidas o bem da cidadania, para que no futuro elas possam ser também grandes transformadoras.

(*) Ashoka, primeira associação mundial a apoiar empreendedores do setor social, está presente em 52 países e atua no Brasil dede 1986. Ashoka é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1980, na Índia, por Bill Drayton, com o objetivo de investir em líderes empreendedores com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar mudanças sociais positivas e de amplo impacto social.

(Fonte: http://www.belezacidadania.org.br/beleza-cidadania, data de acesso 10/06/2015)

Indicação de site e dicas de moda:

5 tendências de moda para o Outono/Inverno 2015

O Guia da Semana preparou dicas para você arrasar no look neste inverno!

Ficar linda no inverno - quem não quer?

A época mais glamorosa do ano está chegando e é claro que estamos falando da temporada de outono/inverno. E quando o assunto é moda, é hora de caprichar no look quentinho, mas sem deixar o estilo de lado. O Guia da Semana conferiu quais são as tendências que vão dar o que falar em 2015 e conta tudo para vocês. Vamos nos inspirar?!

Preto, branco, vermelho e marrom

Inovar o clássico preto & branco com tons de vermelho foi uma das tendências mais apontadas nas passarelas da última edição do SPFW. Variações neutras, como o cinza e o bordô, também foram vistas. Outro clássico a ganhar repaginada foi o marrom, que foge da paleta tradicional e ganha cores inusitadas - desde o ameixa até tons alaranjados.

Militarismo

Não é de hoje que o militarismo inspira a moda. Para 2015, o coturno e o camuflado saem de cena, dando lugar a detalhes mais discretos, como casacos e ombros bem estruturados, assim como a cintura marcada.

Anos 60 & 70

Silhuetas longilíneas, franjas, cintura alta, alfaiataria e barriga de fora. Os anos 60 e 70 nunca saem de moda! Se nas outras temporadas, os 80 foram a bola da vez, agora, quem manda são as décadas anteriores. Cores vibrantes saem de cena, dando lugar a looks minimalistas e maduros. A principal inspiração é Jane Birkin, que deu nome a bolsa mais cobiçada de todos os tempos: a Birkin, da grife Hermès.

Suéteres

Quem disse que o conforto não pode estar na moda? Isso porque os suéteres invadiram as passarelas, com direito a bordados, mix de texturas e estampas criativas. Para deixar o look ainda mais confortável, a modelagem maxi dá aquele tom gostoso de moletom.

Botas Over the Knee

Inverno é sinônimo de botas - isso não é nenhum segredo! Uma novidade é que as botas over the knee (acima do joelho) voltaram com tudo. E se você quiser estar ainda mais na moda, não hesite em optar por modelos com cadarço e até pelo brilhante vinil.

(Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/noticia/5-tendencias-de-moda-para-o-outonoinverno-2015)

Aparelho usado para secar unhas artificiais emite radiação e causa câncer de pele, diz estudo americano - Fundação do Câncer (http://cancer.org.br)

Belas e perigosas - Publicado em: 17 de junho de 2013

Viviane Nogueira

Volta e meia é comum ouvir alguma mulher enumerar as vantagens das unhas artificiais, mais resistentes e com durabilidade de até 20 dias. Só que um estudo publicado no periódico científico “Archives of Dermatology” dá um golpe na vaidade das mulheres: a exposição das mãos à máquina que ajuda a secar as unhas (e emite radiação UVA) foi responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele (carcinoma espinocelular) no dorso das mãos de duas mulheres de meia idade.

Saudáveis e sem histórico familiar de câncer, as duas tinham em comum o fato de usar, durante 15 anos, unhas de acrigel, um preparado de gel e pó acrílico colocado sobre a unha que endurece em contato com a radiação. A conclusão do estudo é que as máquinas que secam as unhas artificiais são similares às câmaras de bronzeamento, proibidas no Brasil desde 2009.

Danos permanentes ao DNA

A exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol ou desse tipo de aparelho sempre afeta os tecidos, e isso pode ou não ser ‘consertado’ pelas células, explica o pesquisador Franklin Rumjanek, professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Quando a célula não consegue reparar esse dano, começa a se transformar, o que gera o tumor.

— O erro que o UV causa no DNA é juntar duas moléculas que não deveriam estar unidas. Os nucleotídeos de citosina se agrupam numa ligação que não deveria existir, os dímeros de citosina, que são a origem do tumor — explica.

Não há um limite seguro para esta exposição, o ideal seria pouco além do zero, apenas o suficiente para a síntese de vitamina D necessária ao organismo. Como já há a exposição inevitável da pele à radiação do dia, a recomendação é deixar de lado as opcionais.

— Se está bronzeando é porque a pele está reagindo, o que não é saudável. Na unha é ainda pior porque a área é menor. E a radiação incide direto sobre a pele das mãos — diz Rumjanek.

Para se ter ideia do tamanho do problema, a constante solar num dia de sol (energia do sol que chega em cada metro quadrado na Terra) é em torno de 1.400 watts, o equivalente à potência de 14 lâmpadas de 100 watts por metro quadrado — nem tudo é absorvido pela pele, já que parte refrate ou reflete. As câmaras de bronzeamento artificial, que são comparadas aos aparelhos que secam as unhas, produzem, em média, 1.200 watts, num espaço pequeno e com as lâmpadas bem próximas à pele. Ou seja, a absorção desses raios UV é grande e não adianta colocar filtro solar antes de ir à manicure.

— O filtro protegeria a pele, não a unha, e a presença de melanócitos na matriz da unha pode favorecer o melanoma ungueal, tipo de câncer raro e agressivo — explica a dermatologista Giuliana Bottino, da pós-graduação da Santa Casa de Misericórdia do Rio.

A dermatologista lembra que o estudo que apontou o câncer é pequeno e seria necessária uma observação num universo maior para resultados definitivos. Além do tumor, há outras doenças dermatológicas como alergias e micoses por fungos decorrentes do uso das unhas artificiais.

As dermatites de contato dependem da sensibilidade a alguma substância. Já as micoses são mais frequentes porque a unha começa a descolar, entra água e os fungos proliferam.

— Mas as manicures dizem que isso só acontece quando a manutenção não é feita — diz Giuliana.

Porcelana seria opção

Com uma disciplina militar, a estilista Vivian Groisman refaz as unhas de acrigel a cada 15 dias, há quatro anos, num processo que dura uma hora e meia. Ela usa, a mãe também e o motivo foi a unha que não crescia.

— Eu não sei viver sem. Vou passar 20 dias viajando, e as unhas vão durar esse tempo todo — conta.

Mas e os riscos de câncer?

— Vou esconder o jornal da minha mãe — brinca.

A manicure Joelma Oliveira Rocha, do salão Lounge Hair Style, no shopping Downtown, é especializada em unhas artificiais, mas diz que cada vez mais as mulheres trocam o acrigel pela porcelana, que não precisa do aparelho para secar e, segundo ela, é mais natural.

Tratamentos

Câncer: A lesão é retirada e, se for melanoma, a quimioterapia é indicada.

Fungos: Tratamento com esmalte ou também medicamento oral.

Alergias: São usados anti-inflamatórios ou antialérgicos.

Fonte: O Globo – RJ – RJ – Saúde & Bem-Estar – 16/06/2013

(Fonte: http://cancer.org.br/belas-e-perigosas/, data de acesso 12/06/2015)

Aprenda a enganar o estômago e comer menos

Quem não gostaria de emagrecer sem sentir fome? Enganar o estômago para que ele não seja convencido pelo cérebro a consumir alimentos calóricos é um grande desafio que pode trazer excelentes resultados. Esse pode ser o segredo para uma dieta com sucesso. Controlar os alimentos é a maior dificuldade diária de quem quer emagrecer. Quem consegue resistir, por exemplo, a um bom prato de macarrão com molho de queijo, um delicioso bolo de chocolate, ou então a um sorvete nos dias quentes de verão? Essas são delicias que o nosso cérebro está acostumado a convencer nosso estômago a consumir.

Com alguns truques e dicas você vai aprender a dominar essa vontade de consumir alimentos mais calóricos

Como dominar a necessidade de comer alimentos calóricos.

Com alguns truques e dicas você vai aprender a dominar essa vontade de consumir alimentos mais calóricos dominar o estômago e comer menos. Confira:

Com as dicas acima você vai manter sua dieta e perder peso com mais facilidade.

(Fonte: http://www.corpoemdieta.com/aprenda-a-enganar-o-estomago-e-comer-menos/)

Feijoada vegetariana

Tempo: 1h (+6h de descanso)

Rendimento: 6 Porções

Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho por 6 horas. Aqueça uma panela grande com o óleo e refogue a cebola e o alho por 5 minutos. Adicione a cenoura, o salsão e refogue por 5 minutos. Acrescente o tomate, o feijão escorrido e a água, o milho, o louro, sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos ou até o feijão estar quase macio. Adicione a abóbora e a batata-doce e cozinhe por mais 15 minutos ou até amaciar e o caldo estiver grosso. Sirva polvilhado com cheiro-verde e acompanhado de arroz branco e farofa.

Colaboradores:

Culinarista: Mariana Maluf Boszczowski/colaboradora

(Fonte: http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/2729-Receita-de-Feijoada-vegetariana)

Sopa de tomate, maçã, curry e gengibre

Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: Até uma hora

Rendimento: 10 porções

Valor nutricional: 107 calorias por porção

Ingredientes:

Modo de preparo:

Num caldeirão, coloque o caldo de legumes, as maçãs (com casca), os tomates (com pele e sementes), o gengibre e o curry. Leve ao fogo e cozinhe até as maçãs amaciarem. Espere amornar e bata tudo no liquidificador. Passe pela peneira e retorne o líquido para a panela. Acenda o fogo e acrescente o creme de leite e o sal. Misture bem e deixe apurar um pouco, de forma que o caldo engrosse ligeiramente. Acerte o tempero. Passe a sopa para as tigelinhas e sirva quente. Se quiser, decore cada sopinha com um cubo de maçã espetada em um palito longo.

(Fonte: http://receitas.folha.com.br/receita/1623)