Há correntes de estudiosos que defendem quanto mais natural for a pele da pessoa, sem muita maquilagem u se houver, seja bem discreta...
Outras defendem que se deva proteger a pele tanto nos cuidados de limpeza e nutrição, quanto na proteção solar e na maquilagem de cobertura...
Outras que a beleza da pele está em uma ótima alimentação com frutas, vegetais, legumes, e, tomar muita água, hidratando-se bem durante o dia...
Na verdade, estão todas de algum modo coma visão correta, embora, que o ideal seja combinar as três formas acima, nada sendo um habito consumado, mas sim, variado.
Então, o que se define como uma beleza natural? Que tal respondermos com a prova centrada nos sorrisos abertos, espontâneos, na forma terna de olhar, piscar, e, ainda com aqueles franzir de sobrancelhas enquanto dá uma boa risada? Quando vemos alguém assim, ou temos algum ou alguma amiga assim, sinceramente você percebe a maquilagem dela ou apenas os gestos e os trejeitos carinhosos?
E, então se pode dizer que beleza produzida e aquela mais ensaiada, teatralizada? Menos espontânea?
Curioso, não é? Depende do seu ponto de vista, se quer analisar com “maquilagem ou com traquinagem”? Brincadeira a parte, mas uma pessoa alegre e com um semblante feliz, nos deixa tão maravilhados, que não percebemos se está com pele maquilada ou não! O que se percebe nesta pessoa é a simpatia, e seus movimentos que mais são um ritmo de energia e contagiante alegria. Junto desta pessoa carismática esquecemos o tempo, e, somente vemos transcender a felicidade. Mesmo que em pouco tempo de presença, fica em nossos sentimentos uma aura energética e restauradora.
Magnetismo pessoa é a mola construtora da Beleza “in natura” que como as flores e as borboletas, alegram quando passam. mas não ficam muito tempo e já partem.
Nossos agradecimentos por sua campanha e divulgação de nossas pesquisas aqui, junto a suas pessoas amigas, nós somos muito gratos mesmo.
Que você aprecie nossas pesquisas, e tenha muita sorte no documento judicial. Que 2018 seja o mais surpreendente de todos os anos , com sucesso, paz , e alegrias. FRATERNAL ABRAÇO DE ELISABETH MARIANO E EQUIPE EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
E-mail: tharsila@paladiniaugusto.com.br
Tel: (11) 5521-0751 / 5523-9164
Sou advogada formada pela Universidade São Francisco - USF SP. Especialista em Direito Processual Civil e Mestranda em Direitos Humanos Fundamentais na UNIFIEO. Minha área de atuação além do Processo Civil e Processo do Trabalho junto ao Escritório Paladini Augusto juntamente com a Dra Tharsila Helena Paladini Augusto. Atualmente leciono na UNIFIEO para turmas de Direito e outros Cursos.
Site: http://www.paladiniaugusto.com.br
E-mail: patricia.boti@paladiniaugusto.com.br
Fones: (11) 5521-0751 e (11) 94104-6545 ou (11) 96807-9339
Facebook: Patrícia Boti
Maria Berenice Dias
Escritório Maria Berenice Dias Advogados
Rua Comendador Caminha, 312, cj. 401/403
Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre / RS
CEP: 90430-030
Fone: +55 51 3019-0080
Site: http://www.mbdias.com.br
E-mail: secretaria@mbdias.com.br
Publicações e Eventos
Fone: +55 51 3223-8905
E-mail: berenice@berenicedias.com.br
Site: http://www.mariaberenice.com.br/
Site do Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=131698
01/12/2017 15h04 - Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil - •Rio de Janeiro
Expectativa de vida no país ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 76 anos, de 1940 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos – um acréscimo de três meses e onze dias em relação a 2015. Os dados constam da Tábua de Mortalidade de 2016 e foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, a expectativa de vida no país era de 75,5 anos.
Ao falar sobre a pesquisa, o pesquisador do IBGE, Fernando Albuquerque, disse que a partir de 1940, com a incorporação dos avanços da medicina às políticas de saúde pública, o país experimentou uma primeira fase de sua transição demográfica, caracterizada pelo início da queda das taxas de mortalidade.
Um pouco mais a frente, segundo ele, fatores como campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, incentivo ao aleitamento materno, contratação de agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil contribuíram para o aumento da expectativa de vida do brasileiro ao longo dos anos. De 1940 até 2016, o aumento foi de exatamente 30,3 anos.
Apesar desse crescimento contínuo na expectativa de vida, o Brasil ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça, que em 2015 tinham o indicador na faixa dos 83 anos. "No pós-guerra, começou a haver um intercâmbio muito grande entre os países.
Os avanços em termos de programas de saúde pública e programas de saneamento que os países desenvolvidos já tinham alcançado foram transferidos para os menos desenvolvidos. Nesse instante é que começa a diminuir a mortalidade no Brasil”, ressaltou Alburquerque.
Segundo o pesquisador, inicialmente os grandes beneficiados foram as crianças. “No Brasil, em 1940, de cada mil crianças nascidas vivas, 156 não atingiam o primeiro ano de vida. E hoje em dia estamos com uma mortalidade infantil de 13 por mil. Depois, a queda das taxas de mortalidade foi expandida para a toda a população", ressaltou.
A Tábua de Mortalidade 2016 constatou que, entre os estados brasileiros, Santa Catarina é o que apresenta a maior esperança de vida, com 79,1 anos; seguido do Espírito Santo (78,2 anos); Distrito Federal (78,1 anos); e São Paulo, estado onde a expectativa de vida é de 78,1 anos.
Ainda com indicadores superiores à média nacional aparecem, pela ordem, o Rio Grande do Sul, onde a expectativa de vida ao nascer em 2016 era de 77,8 anos; Minas Gerais (77,2 anos); Paraná (77,1 anos); e Rio de Janeiro (76,2 anos.
No outro extremo, com as menores taxas de expectativas de vida, estão os estados do Maranhão, com 70,6 anos e do Piauí, com 71,1 anos. Os resultados da pesquisa são usados como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.
Os dados da Tábua de Mortalidade 2016, constatou que mulheres vivem em média mais do que homens. Enquanto a expectativa de vida dos homens, em 2016, era de 72,9 anos, a das mulheres atingiu 79,4 anos.
“Esse comportamento nacional se repetiu em todos os estados, sendo que a maior diferença foi registrada em Alagoas, onde as mulheres vivem, em média, mais 9,5 anos do que os homens; em seguida, vem a Bahia (9,2 anos) e Sergipe (8,4 anos)”, diz o informe do IBGE.
Nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, a expectativa de vida das mulheres ultrapassou os 80 anos. Enquanto nos estados do Maranhão, Alagoas e Piauí a expectativa de vida masculina foi de 66,9 anos, valor bem inferior à média nacional.
Albuquerque explica que “a diferença nas expectativas de vida entre homens e mulheres reflete os altos níveis de mortalidade, principalmente de jovens, por causas violentas, que incidem diretamente na esperança de vida ao nascer da população masculina”.
Cientistas do Instituto Politécnico Worcester (WPI), em Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de construir tecido humano a partir de folhas de espinafre. A pesquisa, publicada no periódico Biomaterials, mostra como a utilização dos sistemas vasculares da planta pode ajudar na regeneração cardíaca.
Os pesquisadores explicam que um dos desafios principais na construção artificial de tecidos é a formação de uma rede vascular tão sutil e fina quanto a existente em nosso corpo. Sem ela o tecido acaba necrosando, explicou um dos participantes da pesquisa, o estudante de graduação Joshua Gershlak.
Foi por isso que a utilização dos vasos condutores de seiva foi essencial para o sucesso da empreitada. Os canais são feitos de celulose, material biocompatível utilizado em outras aplicações, como a construção de tecidos cartilaginosos e ósseos e a cura de lesões.
Os cientistas substituiram as células vegetais da folha de espinafre por células humanas, as deixando crescer em torno da estrutura vascular existente. Depois que a formação se tornou uma espécie de pequeno coração, eles bombearam fluídos através dos canais para mostrar que o sangue conseguiria passar pelo sistema.
Essa pode ser a solução para pacientes que sofreram ataques cardíacos ou outras lesões que possam ter impedido o coração de realizar contrações. Com um pouco mais de estudo, essas folhas modificadas poderão ser colocadas no lugar dos tecidos danificados e seus vasos possibilitarão a transmissão de sangue, o que é essencial para a cura e regeneração do órgão.
A equipe conta que o experimento poderá ser replicado em diferentes tipos de vegetais para ser usado em outros órgãos como, por exemplo, aplicar a estrutura vascular da madeira na reconstrução de ossos. "Adaptar várias plantas que fazendeiros têm cultivado por milhares de anos para o uso em construção de tecido humano poderia resolver muitos problemas que vêm limitando a área", conclui Glenn Gaudette, um dos membros da equipe de cientistas.
(Com informações de National Geographic)
Os erros “preferidos” de homens e mulheres nas academias são bem diferentes. Veja alguns dos mais comuns e evite cometê-los!
14 novembro, 2016 Edição: Maria Claudia
Se você visitar qualquer academia brasileira, vai encontrar um monte de mulher treinando. E isso é ótimo. Foi-se o tempo em que musculação era coisa só de homem.
Mas essa mistura maior de gêneros nas academias fez surgir um fenômeno curioso: os de erros exclusivos de cada sexo.
Por exemplo: entre os erros mais comuns cometidos pelos homens, está o de exagerar na carga ou na duração do treino. Entre as mulheres, esse erro também acontece, mas está longe de ser dos mais comum.
Aqui, mostraremos alguns dos erros mais comuns entre as mulheres marombeiras.
Claro que nem todas fazem essas coisas da lista. Existem mulheres que treinam mais pesado (e melhor) do que muito marmanjo. Só que a maioria ainda comete alguns erros típicos – como esses aí embaixo.
Veja se você faz algumas dessas coisas, e preste atenção para corrigir e ter resultados ainda melhores na academia!
Dá até pra chamar de “absessão”. É fato que a mulherada tende a treinar muito o abdominal, ou a região da cintura, talvez perseguida pela ideia de que fazer isso vai queimar aquele “pneuzinho” que insiste em aparecer.
Mas a verdade é que para não adianta treinar esse grupo muscular achando que ele vai queimar a gordura dessa região.
É claro que, se você quer músculos abdominais maiores, treiná-los é fundamental. Mas sem exageros.
Três ou quatro séries de 15 a 20 abdominais – usando pesos ou variações mais desafiadoras, se necessário – cerca de duas ou três vezes por semana, está mais do que suficiente.
E, para queimar gordura dessa parte do corpo, faça cardio. Ou HIIT.
Você já viu algum maratonista com um corpo lindo e perfeito? Provavelmente não. O corpo desse tipo de atleta em geral é muito magro, sem curvas – e com um pé horrível.
Então, se você quer um corpo bonito, não corra que nem louca.
Excesso de exercícios cardiorrespiratórios tem um efeito anabólico que pode comprometer o seu ganho de massa magra – e até os músculos que você já conquistou.
Para manter um baixo índice de gordura corporal, prefira os HIITs, que são curtos e evitam esse problema.
A fidelidade não é necessariamente uma coisa ruim. Exceto na academia.
Não adianta fazer o mesmo treino para sempre. Mudar o treino com alguma frequência é fundamental.
O corpo se adapta ao estímulo proporcionado pelos exercícios e, assim, a tendência é que o resultado do seu treino piore com o passar do tempo.
Não existe um número exato de quando isso acontece, mas o ideal é que você converse com seu professor ou com algum educador físico para trocar sua programação de vez em quando.
E o ideal é mudar inclusive o grupo muscular que está em maior foco – não apenas os exercícios.
O oposto do item anterior também é bastante comum: tem muita gente que não consegue se manter no treino por mais que alguns poucos dias.
Mas, ao mesmo tempo que fazer o mesmo treino pra sempre é ruim, mudar o treino toda semana é igualmente prejudicial para seus resultados.
O treino deve ser baseado na lógica, com evolução progressiva, acompanhamento de metas, que atenda às necessidades do seu corpo e que vá de encontro aos seus objetivos.
Mudar de treino com muita frequência torna isso absolutamente impossível de acontecer.
A intensidade é parte importante de um treino pesado. E não dá para fazer um exercício intenso sem fazer cara feia – e, eventualmente, grunhir, gemer, até gritar.
A academia não é um spa relaxante, e é preciso mergulhar de cabeça nessa ideia. Se tiver que fazer cara feia, faça. Se tiver que gritar, grite.
Desenvolver músculos às vezes pode ser bastante desconfortável. Você pode até se manter linda e impecável nas primeiras repetições da sessão, mas se chegar assim ao final dela, pode acreditar: seu treino não é bom.
Não se preocupe em estar impecável
Por Curso de Massagem Ter, 17/04/2012 - 14h51
A massagem geriátrica é uma forma de massagem concebida especificamente para ir ao encontro das necessidades da população idosa. Os movimentos da massagem geriátrica são semelhantes aos movimentos da massagem geral de relaxamento, contudo a manipulação é adaptada a realidade fisiológica dos idosos.
Os benefícios da massagem em idosos são numerosos, dentre eles:
O contato periódico entre o terapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso requer.
A massagem geriátrica pode ajudar a manter ou melhorar o estado de saúde geral, bem como restabelecer alguma amplitude de certos movimentos físicos que podem estar reduzidos devido à idade.
01/06/17, 08:42
O Brasil está entre os países que mais recorre a cirurgias plásticas e, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas - SBCP, realizou no ano passado, 1,5 milhões de procedimentos. As cirurgias estéticas correspondem a 66% do total de plásticas no país. Sendo a lipoaspiração e o implante de silicone as mais frequentes, mas pesquisas recentes mostram que os homens vêm deixando de lado os tabus e com frequência cada vez maior também passam a recorrer à plástica por questões estéticas.
Outro dado que vem chamando a atenção, é o aumento de jovens que procuram por mudanças no corpo. De acordo com a instituição, o número de cirurgias entre jovens de 13 a 18 anos aumentou em 56,6% entre 2009 e 2014. A faixa etária corresponde a 5,7% de todos os procedimentos feitos no país.
A jovem, R.S, de 17 anos, está entre estas estatísticas, fez recentemente uma lipoaspiração e colocou prótese de silicone nos seios, ela conta que a gordura no abdômen e braços, além dos seios que ela considerava muito pequeno, a incomodava há muito tempo, mas que agora decidiu mudar. “Tinha muita vergonha dos meus braços e da minha barriga, e só usava sutiã com bojo. Desde os 15 anos queria fazer a cirurgia plástica, mas meus pais foram contra e também não tive recomendação médica para isso, só agora, pude realizar este sonho, mas com a condição de um acompanhamento com psicólogo. Ainda estou em recuperação, mas percebo as mudanças no meu corpo, ainda é estranho, mas estou satisfeita”.
O cirurgião plástico, Davis Barbosa, acredita que a busca pelo bem estar pessoal é a grande motivadora desses números e que cada vez recebe mais pacientes jovens no seu consultório. É comum que pacientes que tenham conhecido alguém que tenha se submetido a um procedimento bem sucedido e queiram “fazer algo para melhorar um desconforto”. Para Davis, cuidar da beleza “não é problema algum”, mas faz o alerta para o risco dos exageros.
“Cirurgia plástica é um procedimento com riscos e que exige amadurecimento físico e psicológico. Há toda uma problemática legal e necessidade de aprovação dos pais, quando a paciente é menor de idade. Apesar de não haver orientação formal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) sobre este assunto, prefiro evitar procedimentos cirúrgicos de cunho completamente estéticos em pacientes menores de idade. Atualmente, há uma cobrança social e exposição virtual elevada, e isso aumenta a responsabilidade médica na hora de avaliar cada caso” destacou.
Moda - Sabendo disso, nos certificamos de separar para vocês as tendências primavera-verão 2017/2018, para que dessa forma, você possa ter inspirações que te ajudem a criar looks incríveis para as melhores estações do ano.... Entretanto, a novidade é que a tendência do momento são as peças metalizadas coloridas!
Os shortinhos jeans com efeito desfiado e rasgado estão na moda e são tendências para o verão 2018. Da mesma forma também está em alta os shorts-saia. Uma opção formidável para quem valoriza o conforto e maior liberdade dos movimentos para dançar e festejar o novo ano que se inicia. (Looks com shorts para o...
Projeto: Realização de Seminário sobre os direitos das Mulheres Indígenas que trabalham os artesanatos nas suas comunidades e também capacitação e orientação das mesmas sobre os direitos das Mulheres no trabalho e acesso aos recursos financeiros, e o Encontro de Mulheres indígenas Baniwa e Coripaco sobre...
Fundo ELAS
Por pacodasaguas | nov 24, 2017 | Blog
A sua intimidade merece dedicação e carinho! Conheça algumas das principais tendências da moda íntima feminina.
Embora a moda íntima ainda faça jus à sua nomenclatura — “íntima” — ou seja, só você e pessoas selecionadas podem apreciá-la, as “roupas de baixo” estão começando a ganhar destaque e fazer parte do look. As novidades da moda íntima feminina são diversas e vale a pena conhecê-las para saber o que combina com o seu jeito. Afinal, quem não quer se sentir bonita e autêntica por completo, não é mesmo? Sua intimidade é preciosa e deve ser tratada como tal. Conheça algumas das principais tendências no post de hoje!
É importante nos sentirmos bem com aquilo que vestimos, e a camada mais próxima de nós, de nossa pele, é justamente a nossa roupa íntima. Usar uma calcinha ou um sutiã bonito é o primeiro passo para nos sentirmos bonitas e especiais. Além disso, é fundamental que as peças sejam confortáveis! Não há nada mais chato do que passar o dia inteiro com uma lingerie apertando e machucando. E, claro, há o nosso gosto pessoal que deve ser respeitado. As novas tendências apresentam diferentes peças, modelos e estilos que podem ser adotados de acordo com a personalidade de cada mulher.
Conheça algumas delas:
Os bodysuits vêm crescendo ao longo dos anos, mas estão sendo explorados ainda mais atualmente. Sua versatilidade atrai, pois eles podem ser combinados com diferentes peças e fazer parte do look: com calça, short e saia; sozinhos ou com uma sobreposição com jaqueta, por exemplo.
Da mesma forma, os sutiãs estão sendo ressignificados e usados à mostra! E não estamos falando apenas das alças, e sim da peça inteira. Com tecidos mais robustos, modelos diversos e acabamentos diferenciados, eles podem ser usados como tops.
Os sutiãs transparentes com apenas alguns detalhes estratégicos em tecido mais grossos dão o efeito de tatuagem e fazem parte das tendências modernas. Esse estilo aparece em sutiãs, calcinhas e bodysuits.
Flores, folhas e elementos da natureza aparecem em estampas nas roupas íntimas femininas, proporcionando delicadeza e feminilidade. Além disso, as fibras naturais também ganham destaque, pois proporcionam conforto e durabilidade: algodão, linho, cânhamo e juta são alguns exemplos.
O resgate de décadas passadas, principalmente os anos 80, também aparece na moda íntima. Modelagens maiores ganham espaço, bem como as cores vibrantes da época.
Todas as mulheres merecem se cuidar e aproveitar o que a moda tem a oferecer. Mas, com o ritmo de hoje, é normal que a correria do dia a dia dificulte esses momentos. Por isso, o Paço das Águas Shopping oferece diversas opções em moda íntima, com toda praticidade que um shopping oferece: estacionamento, variedade e segurança.
Da mesma forma que a moda íntima está cheia de novidades, as peças esportivas também estão ganhando uma nova cara — e múltiplas funcionalidades. Que tal descobrir mais sobre moda esportiva?
Moda, beleza, elegância.
Não existe idade para deixar de pensar nessas coisas, né?
O tempo passa para todo mundo, mas é possível e bom que você chegue à velhice se vestindo maravilhosamente bem.
E não vá pensando que é preciso ter rios de dinheiro para garantir uma boa aparência.
Na verdade, com algumas dicas simples, qualquer pessoa acima de 50 anos se sentirá radiante sem perder o conforto.
É muito comum encontrar idosas vestindo o mesmo modelo de roupa todos os dias e para qualquer ocasião.
Se você não quer perder o estilo e deseja fazer diferente, esta matéria será muito útil.
Vamos às dicas!
1. Tenha no guarda-roupa apenas as roupas que você gosta de vestir.
2. Compre calças que modelam as pernas.
Elas nunca saem de moda, diferentemente das calças folgadas, como as de boca de sino.
3. Use suéter com um corte em “v”.
Eles são belíssimos e caem bem em pessoas mais maduras.
4. Tenha vestidos pretos, mas não muito curtos nem muito longos.
Esse “basiquinho” é o favorito até das mais jovens.
5. Use calças de cintura alta.
Elas voltaram com tudo e ainda valorizam a cintura das mulheres.
6. Economize seu dinheiro para comprar roupas boas.
Melhor ter poucas e de qualidade do que muitas que não durarão muito.
7. Analise os botões, os zíperes e os broches para ver se harmonizam com sua roupa.
8. Use saias com no máximo três ou quatro centímetros acima dos joelhos.
Elas nunca saem de moda e deixam a mulher mais jovem.
Caso você tenha excesso de gordura, procure cortes mais retos.
9. Abuse na variedade de cores.
Gosta de roupas pretas?
Ok!, mas coloque acessórios coloridos para dar um charme.
10. Tenha pelo menos uma calça preta, uma marrom e uma bege.
Essas cores combinam com tudo e são bem elegantes.
11. Evite decotes muito grandes se você tem certa idade.
12. Evite excesso de acessórios.
Isso não é muito elegante, principalmente para as pessoas mais velhas.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Por Graça Lafalce
Lave bem os pimentões, retire as sementes e partes brancas.
Corte em tiras e reserve.
Deixe o bacalhau de molho de um dia para outro, trocando a água várias vezes.
Corte o bacalhau em cubos e cozinhe, retire deixe amornar (não descarte água).
Com o auxílio de um garfo desfie e reserve
Numa panela em fogo médio, coloque a água reservada.
Cozinhe as batatas na água em que o bacalhau foi cozido.
Retire, deixe amornar e corte em rodelas. reserve
Noutra panela refogue as cebolas e junte o bacalhau e os pimentões.
Unte com óleo um refratário e forre o fundo com uma camada do bacalhau.
Por cima distribua uma camada de batatas.
Outra camada de bacalhau e batatas espalhe os ovos em rodelas.
Regue com bastante azeite de oliva.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º c, até o azeite começar a borbulhar.
Retire com cuidado, polvilhe a salsa.
Sirva quente ou frio.
Autor: Graça Lafalce - Receita lida: 1689 Vezes - Categoria: Comidas Gaúchas
Ingredientes relacionados a "Bacalhau Riograndense"
Corte o lombo de porco em cubos pequenos. em uma tigela, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. esprema os limões e junte o vinho branco. esfregue bem o tempero no lombo. cubra e deixe marinar por 15 minutos.
Em uma panela, coloque o óleo e refogue a cebola e o tomate, sempre mexendo muito bem. junte a maçã e despeje 1 xícara de água quente. continue misturando e coloque sal. tampe e deixe cozinhar em o fogo baixo.
Quando a carne estiver macia (se necessário, acrescente água quente), jogue a farinha e mexa bem. logo em seguida acrescente o creme de leite fresco. deixe ferver e apague o fogo. sirva em seguida com arroz branco ou batata frita.
Autor: Desconhecido
A torta chamada Marta Rocha foi criada por doceiras gaúchas, em uma grande homenagem a Miss Brasil do ano de 1954, da vice Miss Universo Maria Martha Hacker Rocha esta que apesar de ser baiana, era muito querida no sul, dando origem ao nome desta deliciosa torta.
Apesar de existir esta história a Marta Rocha é a torta mais conhecida e a preferida de muitas pessoas. A sua receita foi originalmente criada em Curitiba através da criação de um confeiteiro espanhol em homenagem a Miss, que teria perdido o concurso de Miss Universo. Existem diversas versões da torta por todo o Brasil, porém ela é a mais conhecida e mais saborosa no sul do Brasil.
Na região de Minas Gerais por exemplo, Dona Edina, que fundou a Confeitaria Doces Bárbaros, foi a primeira a criar a receita de Marta Rocha na cidade, e nesta época ainda foi feita na sua própria casa, com todo o sucesso que foi observado ela logo foi copiada, e hoje é praticamente impossível se ir em uma confeitaria ou mesmo padaria na cidade e não se encontrar algum tipo de torta.
Uma boa resposta é a sua combinação de cores, texturas e também sabores, o que realmente poderia levar a um tipo de experiência difícil de poder ser alcançada. A dureza dos crocantes tem contrastes com o maciço do pão de ló, e o cremoso do chantilly, e ainda o etéreo do suspiro e os discos de merengue que podem ser também incluídos na receita. Existe ainda uma combinação deste tipo de doce com o amargo e o azedo, deixando esta torta muito saborosa e bastante peculiar, sendo realmente uma delícia, pois dificilmente existe alguém que não gosta.
Existem inclusive relatos de que Marta Rocha nunca teria experimentado a torta que foi feita na sua homenagem apesar de ter lhe sido ofertado uma fatia, ela alegou não gostar de doces.
Esta torta é tão maravilhosa e existem basicamente duas versões, porém a mais tradicional deverá levar a massa de bolo claro e chocolate, creme de ovos moles, suspiros, nozes e também chantilly. Não existe quem resista ao sabor apesar de muitas pessoas acharem que é algo doce demais, é claro que se for feita com medidas corretas dos ingredientes deverá ficar muito suave e nem um pouco enjoativa.
Primeiramente procure bater as gemas com o açúcar, até que possa ficar um creme fofo. Em seguida procure colocar a farinha, a baunilha e a água quente. Bata mais um pouco misturando o fermento e as claras em neve por último. Em seguida procure untar uma forma com um tamanho próximo a 25 centímetros e leve ao forno para assar em 180 graus por mais ou menos um tempo de 40 a 45 minutos.
Para fazer o bolo de chocolate, procure colocar na massa uma xícara de cacau em pó ou mesmo chocolates amargos em barra ralados. Depois que estiverem assados, procure cortar cada um dos bolos em três discos.
Primeiramente procure misturar o açúcar com a água misturando bem, leve em seguida ao fogo e não mexa mais. Quando começar a ferver a mistura, procure contar cinco minutos, em seguida procure desligar e acrescentar a manteiga sem mexer a calda deixando amornar.
Depois que passar as gemas em uma peneira, procure juntar duas colheres de chá de água fria, mexendo bem. Misture em seguida na calda morna e leve em seguida ao fogo até ferver, desta vez procure mexer até que esteja com consistência de creme e reserve.
Primeiramente procure misturar e levar ao fogo mexendo sempre bem até que fique açucarado, em seguida procure tirar do fogo mexendo bem até que possa formar uma farofa.
http://www.youtube.com/watch?v=Zq-0hRubCTo
Para fazer é bem simples, basta apenas bater as claras em neve, porém não as deixe muito firmes. Procure a seguir adicionar açúcar e procure bater até que ela fique encorpada. A seguir procure acrescentar a maisena, o vinagre e também a baunilha, envolvendo sem bater.
Procure depois disto fazer um disco sobre uma folha de papel vegetal, levando ao forno em uma temperatura de 150 graus, poderá utilizar de uma forma de pizza como base. Em seguida procure deixar no forno por aproximados 30 minutos e desligue em seguida o forno, deixando dentro até que esfrie. Se quiser facilitar poderá utilizar suspiros prontos que também fica uma delícia.
Bata bem até que possa formar um chantilly porém não deixe ficar muito consistente.
É possível se utilizar leite condensado misturado com leite para umedecer os discos do bolo, porém como o bolo deverá levar recheios muito doces, é interessante utilizar apenas guaraná.
Primeiramente utilize o disco de bolo de chocolate, colocando por cima os ovos moles, procure colocar só a metade, em seguida o disco de bolo claro, e o crocante de nozes, procure passar uma camada bem fina de nata sobre o bolo para o crocante poder aderir á massa, em seguida coloque outro disco de bolo de chocolate, e suspiros, a seguir procure colocar o disco de bolo claro, uma camada de chantilly, e para finalizar um disco de chocolate. Procure cobrir a torta com chantilly e decore a seu gosto.
http://www.youtube.com/watch?v=Zq-0hRubCTo