Uma forma de se criar alertas sobre tipos de doenças mais graves que assolam a sociedade, e, o meio de conscientizar-se e criar-se o hábito da prevenção, em duvida são essas campanhas anuais. Inclusive em algumas regiões até mesmo são ofertados serviços gratuitos para a população vizinha, e muito se tem com isto provocado mais qualidade de vida e menor custo com doenças e invalidez...
“A SAÚDE AINDA É A MAIOR RIQUEZA HUMANA, E DE USO PESSOAL EM TODO O PLANETA”... Por pensarmos assim, trazemos três tipos de esclarecimentos das campanhas neste mês, e quiçá, possa ser útil para você, ou para alguém de sua família, ou possa ajudar seus colegas de futebol, praia e até em sua empresa...
Desde já antecipadamente nosso cordial abraço, esperamos que você aprecie as pesquisas e destaques que fizemos para esta edição. Nossos parabéns aos editores das reportagens nos temas que escolhemos para conscientização na promoção da saúde, etc. Fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR
“Uma pesquisa internacional sobre a psoríase, feita com 2.361 pessoas, revelou que a doença provoca grande impacto negativo na qualidade de vida de 71% dos pacientes brasileiros. A pesquisa ouviu homens e mulheres de 18 a 75 anos em 26 países. Sobre os resultados do tratamento, a remissão completa das lesões de pele é a principal expectativa para 73% dos pacientes. Mais da metade (58%) dos brasileiros afirmaram que a doença interfere negativamente em suas atividades profissionais.” (...)
O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo e pode acontecer com qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A partir de mudanças individuais, defendendo políticas locais e globais para melhorar a saúde para a população, todos podem fazer algo para evitar um AVC. A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e, atualmente, 26milhões de sobreviventes de AVC vivem com incapacidade permanente. Uma em cada seis pessoas terão AVC durante a vida.
dores no tórax; expetoração com secreção amarela (por vezes com sangue);falta de ar; febre.; tosse forte. A pneumonia infantil – é a principal causa das mortes de crianças com menos de 5 anos de idade no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança morre de pneumonia no mundo a cada 20 segundos. Saiba mais leia os links da fonte de referencia.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Graduada em psicologia, motivada pelo cuidado ao outro, a psicologia e a psicanálise me encantaram, foi amor à primeira vista. Durante a graduação me dediquei aos estudos de Freud, entre as possibilidades de atuação as que mais me interessaram foram a clínica psicanalítica e a psicologia hospitalar, após o término da graduação, especializei me em psicologia clínica hospitalar. Concomitante aos estudos após a graduação, também iniciei minha prática como psicóloga clínica e psicanalista em consultório particular em São Paulo desde de 2009 até o presente momento.
Objetivo e missão:
ser uma facilitadora na vida das pessoas potencializando-as em suas vidas, ajudar e cuidar o sujeito em seu processo de descoberta na realização dos seus desejos. Acolher e facilitar um processo de qualidade de vida a sujeitos que são acometidos de transtorno mentais, tais como ansiedade, depressão, transtorno bipolar e borderline. tanto familiares quanto pacientes.
Que a terapia seja um lugar de vida e de potência.
Rua Vergueiro, 1421 - cj. 201 - Torre Sul
Paraíso - São Paulo/SP
Tel.: (11) 99599-2153
Site: http://www.psicologavaniacarla.com
Meu primeiro curso foi o de cabeleireira mesmo, em um curso comunitário no Taboão da Serra, em 2004.
A seguir me aperfeiçoei em cabelos afro, e, assim, a partir de 2006, passei a trabalhar em salões especializados em cabelos "afro".
MINHAS INSPIRAÇOES VEM DOS MEUS CLIENTES (atendo mulheres e homens)! Cada atendimento é um novo desafio...
É assim que surgem novos tipos de tranças, realizo o que elas/eles pedem e faço meu melhor sempre...
Desde 2008 abri meu "salão ateliê especializado em cabelos afro".
Aprecio muito atender minha clientela com muita dedicação, realizar o que sonham fazer em arte com seus cabelos.
Também fico contente em atender a clientela que está em transição capilar, cuido além dos cabelos, pois, também faço "florescer" a auto estima dessas pessoas.
Ou seja, desde a minha formação inicial até hoje, posso me considerar bem-sucedida e com um negócio rentável...
Tudo devo a minha força de vontade em querer ajudar as outras pessoas, cujas, como eu, usaram química durante muitos anos, o que nos levou a quedas graves de cabelos.
Eu estou muito feliz e muito realizada profissionalmente com esta "arte" de fazer tranças e penteados artísticos em cabelos "afro".
Além de clientela, também nos tornamos pessoas amigas, e divulgamos que "basta fazer tranças para ficarmos lindas!"
E, assim nos livrarmos de traumas graves na perda de cabelos com químicas.
Nosso endereço é na Vila Mariana. O atendimento é somente com hora agendada.
CORDIAL ABRAÇO DE LIZA TAVARES
Instagram: https://www.instagram.com/lizafrica_/
Facebook: https://m.facebook.com/lizafrica.trancasdreadsalongamentos
Encontros reunirão especialistas das mais diversas áreas.
Sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Para marcar o início dos trabalhos da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/SP), diversos especialistas se reuniram para conversar sobre a importância em dar voz às necessidades da comunidade LGBT.
A comissão é presidida pelo advogado Lucas Marshall Amaral, com vice-presidência da advogada Ligia Bertaggia de Almeida Costa, do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. Os advogados e a secretária-diretora, Andresa Rodrigues, terão encontros trimestrais com especialistas de diferentes áreas.
Entre os convidados do primeiro encontro esteve o médico Alexandre Saadeh, mestre e doutor em psiquiatria pela USP, professor da PUC e da USP e coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas. O especialista falou sobre a importância de dar voz às crianças e adolescentes trans.
"Os adultos trans têm tido toda uma estruturação nos últimos anos, as crianças e os adolescentes não. Eles passaram a existir à medida que o ambulatório começou a prestar um acompanhamento para essa população."
Para Lucas Marshall Amaral, é uma alegria poder contribuir para a evolução de uma pauta social tão importante e discriminada:
"Este foi apenas o início de uma jornada que trará muitas conquistas ao direito da liberdade e das minorias, fico muito honrado pelo convite da Dra. Maria Berenice Dias, Presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB e Vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM."
Muitas pessoas habituaram-se a dormir tarde e consequentemente a acordar também tarde. Pode-se pensar que isto é um hábito inofensivo, desde que se descanse um número mínimo de horas, no entanto, a verdade é que este hábito pode ser muito prejudicial à saúde. Isto deve-se ao facto de ser a certas horas em concreto, que o nosso corpo realiza algumas funções, pelo que se não estivermos a descansar nessas alturas, o corpo não as pode desempenhar corretamente. Hoje vamos falar de cada um desses processos com a hora correspondente, para que possa entender a necessidade de se acostumar a deitar cedo!
Entre as 21h00 e as 23h00, o corpo realiza atividades de eliminação de químicos desnecessários e tóxicos, ou seja, desintoxica-se. Isto consegue-se através do sistema linfático do corpo, sendo por esta razão que é importante que durante estas horas nos encontremos num estado de relaxamento. Uma excelente opção para atingir este estado é ouvir música tranquila.
Por outro lado, entre as 23h00 e a 01h00 da manhã, o corpo leva a cabo o processo de desintoxicação do fígado. O ideal durante estas horas é que já estejamos num estado de sono profundo, para que desta forma o fígado possa executar as suas funções mais eficientemente.
Estes são dois dos horários mais importantes, embora, não sejam os únicos.
Durante as primeiras horas da manhã, ou seja, entre a 01h00 e as 03h00, acontece o processo de desintoxicação da vesícula biliar, que deve acontecer num estado de sono profundo para que seja realmente eficaz. Por outro lado, entre as 03h00 e as 05h00 é a vez da desintoxicação dos pulmões, sendo essa a razão de ser comum acontecer estados severos de tosse durante este horário. Destacamos que é importante nestes momentos não tomar medicamentos para a tosse, porque interferem no processo de eliminação das toxinas.
De manhã, entre as 05h00 e as 07h00 é a vez da desintoxicação do cólon, sendo esta a razão pela qual se tem vontade de ir (geralmente) à casa de banho. Entre as 07h00 e as 09h00, o intestino absorve nutrientes, sendo esta a razão pela qual é a hora ideal para tomar o pequeno-almoço. No caso de estar doente o melhor é mesmo tomar o pequeno-almoço ainda mais cedo, antes das 6h30 da manhã.
Tomar o pequeno-almoço antes das 07h00 é especialmente benéfico para todos quantos querem manter-se em forma, e o horário pior entre as 09h00 e as 10h00.
Estas são as razões pelas quais é importante acostumar-se a deitar cedo e a levantar-se também cedo. É realmente verdadeiro o ditado: “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”.
Esperamos que esta informação lhe seja útil permita cuidar melhor da sua saúde.
Fátima Lopes
Curtir os dias de sol e calor sem se preocupar com o período menstrual é uma vontade de muitas mulheres que se privam de frequentar praias e piscinas quando estão naqueles dias.
Foi pensando nisso que a Herself está com projeto de financiamento coletivo para proporcionar as mulheres liberdade durante o ciclo menstrual.
A marca gaúcha foi fundada em 2016 por Raíssa e Camila Kist, estudantes de Engenharia que participavam de um edital para projetos de impacto socioambientais. A partir do programa de desenvolvimento de empreendedores, as amigas optaram por desenvolver as calcinhas menstruais da marca, que já são comercializadas em seu site.
A ideia é proporcionar conforto para as mulheres, ao mesmo tempo que se diminui o impacto ambiental causado pelo uso de absorventes descartáveis, já que as peças são laváveis e podem ser usada por um número ilimitado de ciclos.
O melhor é que na produção são utilizados tecidos tecnológicos que controlam os odores e podem ser usados por 12h seguidas sem risco de vazamentos.
Os biquínis menstruais chegam ao mercado para o verão de 2019, mas podem ser adquiridos a partir do dia 13 de julho, quando acontece o evento de lançamento do financiamento coletivo, nos modelos curtininha e também em maiô - que pode ser usado com tranquilidade como body.
A tecnologia usada nos biquínis é a mesma das calcinhas - um tecido ultra absorvente e com função antimicrobiana que evita fungos, bactérias e odores. A diferença, no entanto, é a camada que o reveste: ela recebe um tratamento especial para reter a menstruação e deixar apenas a água passar, evitando que haja vazamentos no momento de saída do mar ou da piscina.
Os modelos poderão ser usados com segurança por 6 horas - um período menor que as calcinhas - por conta da ação do antimicrobiano importante, já que a peça entra em contato com a água a todo momento.
O primeiro modelo lançado será mais tradicional e na cor preta, mas com duas opções - biquíni de duas peças ou maiô, que também pode ser usado como body. Os tamanhos disponíveis variam do 32 ao 60.
Para as mulheres que desejarem ser umas das primeiras brasileiras a usarem um biquíni enquanto menstruadas - e sem protetores - o investimento inicial promocional varia entre R$160,00 e R$180,00. Todos os modelos poderão ser encontrados no site da marca.
Escrito por Carina Camargo 30/01/2013 (autora) publicado no site MODA WORKS.
“Quando pensamos em moda, vêm certas profissões em mente, como: Estilista, Modelista, Costureira, Alfaiate. Mas o que realmente é, e com o que podemos trabalhar neste universo tão extenso?
Abaixo fizemos uma relação das Profissões que compõe o universo da Moda, para ajudar os indecisos, os que querem integrar a área, e para nós mesmos – profissionais da área.
Área: Imagem de Moda
A área de imagem de moda, foca no visual, na imagem no que os olhos estão recebendo e a mensagem que aquela imagem está passando à quem vê. Este segmento traduz o que as pessoas querem transmitir e como elas querem ser identificadas.
Para trabalhar com imagem de moda é necessário fazer pesquisa criativa, conhecer as tendências de moda e comportamento, possuir conhecimento histórico e cultural, estética e comunicação/marketing.
Consultor de Imagem
O consultor está apto para estudar o perfil do cliente, para definir um estilo para o cliente e a assessora na montagem de um guarda-roupa novo, na combinação das peças, também pode trabalhar e opinar no corte de cabelo e na maquiagem do cliente. Principais atividades de um consultor de imagem: personal stylist, definição de estilo, análise do biotipo (cabelo, proporções corporais, etc.), personal shopper, organizador de guarda-roupa.
Personal Stylist
Auxiliar os(as) clientes a combinar roupas, cores e estilos – de acordo com o perfil da pessoa. Claro que não só comprar roupas, e sim “reciclar” o que já se tem no guarda-roupa. Ou seja, é um profissional que visa melhorar o visual da pessoa.
Stylist
O stylist dá “vida” ao conceito e a tendência de moda dentro da marca, inserindo o conceito, a cultura e o estilo da grife. O profissional trabalha próximo com a área de desenvolvimento de produto (na maioria das vezes com os estilistas) e produção de moda (auxiliando na escolha de modelos). Reproduz montrando looks, juntando as roupas e acessórios, cabelo e maquiagem. Pode-se dizer que a função do stylist é criar a imagem da grife.
Visagista
Trabalha com a imagem pessoal das pessoas, visa revelar as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.²
Área: Desenvolvimento de Produto/Coleção [Criação – Estilo]
É no setor de desenvolvimento que são concebidas os modelos, seja de vestuário, acessórios e calçados. Neste setor, é estudada as tendências, cores, perfil da marca e estação para a criação da coleção.
Designer de Moda/Estilista:
Pode trabalhar nos seguintes segmentos:
Criação de novos tecidos para tecelagens (designer têxtil)
Na sua maioria elabora croquis de novos produtos [criação], trabalha com pesquisa tendências, tem contato com o pessoal de marketing/comercial para saber o que o cliente está procurando, o que está vendendo mais da coleção, faz pesquisa de matérias-primas para compor o produto e assim, criando os modelos e a coleção.
Dependendo da empresa, o estilista pode ser específico, trabalhando com produtos de malharia ou plano ou por linha, por exemplo: casual, fitness, etc.
E se você quer saber mais sobre a profissão de designer de moda, mais voltado para estamparia, conversamos com a criadora da marca de moda italiana Animapop
Saiba mais sobre o dia a dia de uma estilista. Falamos com a criadora da marca de moda italiana Animapop
Assistente de Estilo ou Assistente de Estilista
Elabora os desenhos técnicos das peças criadas pela(o) estilista, auxilia nas pesquisas de tendências, faz pesquisa matéria-prima, como: aviamentos, estampas, aplicações em geral, beneficiamento para aplicação nas peças. Libera o produto completo e aprovado para a Produção [PPCP], auxiliar nas provas e contatos com a modelista. Pode-se dizer que o assistente de estilo, é o braço direito do estilista.
Modelista
Transforma os croquis [feitos pelo pessoal de desenvolvimento de produto/estilo] em moldes planos, a partir daí, o desenho começa a “virar” produto.
O profissional também pode ser especializado em modelagem criadas através de programas digitas específicos (como o Audaces).
Podemos dizer que a(o) modelista trabalha e auxilia tanto na área de desenvolvimento de produto, quanto de pcp.
Piloteira
Costura a peça piloto [a primeira peça que será montada] – com a orientação da modelista. A profissional atua diretamente no setor de desenvolvimento e assim como a modelista ela faz os modelos a saírem do “papel”. Uma outra característica da piloteira é que ela possui habilidades e conhecimento para trabalhar com peças novas (modelagens/estruturas) e com diversos tipos de máquinas, além de fornecer um feedback se aquele produto realmente é factível para ser produzido.
Modelo de Prova
A modelo de prova necessita ter as medidas correspondentes a base (de clientes) da empresa, normalmente manequim P ou M. O trabalho consiste em provar as roupas desenvolvidas (as peças piloto) para que possa ser analisado e estudado o caimento, tamanho, costura, modelo, etc. Deste modo é feito os ajustes no modelo ou na modelagem, até que a peça esteja aprovada para ir para a produção.
Área: PPCP [Planejamento, Programação e Controle da Produção] ou PCP [Planejamento e Controle da Produção]
É neste setor que o produto é desenvolvido em larga escala para ir ao ponto de venda. O PPCP ou PCP é o responsável por planejar e executar a produção das peças, seja roupas, acessórios, tecido, entre outros.
Compradora de Moda – Matéria prima
Como o próprio nome já diz, o profissional faz aquisição de Matérias-prima, como por exemplo: tecido, aviamentos, entre outros. A compradora também tem a missão de pesquisar fornecedores, bem como efetuar negociação e prazos, além de acompanhar o andamento da entrega. Dependendo do tamanho da empresa, auxilia na conferência da entrega das mercadorias ou faz ela mesma.
Assistente de Compras
Auxilia a compradora nas tarefas de compra: pesquisa de fornecedores, preenchimento de relatórios, conferência de pedidos.
Assistente de PCP [Planejamento e Controle da Produção]
O profissional dá assistência ao Gerente de Produção, desenvolvendo atividades como planejamento de entrada de modelos para produção, acompanhamento do processo até a finalização – ou seja, acompanha todo o processo de produção dos modelos/produtos, sempre se reportando ao gerente/gestor do setor.
Auxilia na gestão de todo o departamento: Risco – Corte – Costura – Acabamento – Passadoria – Embalagem – Etiquetagem – Distribuição – Estoque.
Gerente de Produção
Responsável pelo planejamento dos produtos que serão produzidos, o alinhamento é feito em conjunto com a equipe de marketing para fazer a programação da linha de produção, com o objetivo de colocar na loja os produtos de acordo com o foi desenvolvido na coleção (no departamento de estilo).
Faz a liberação de pedidos de compra de matéria-prima.
Gerencia todo o departamento: Risco – Corte – Costura – Acabamento – Passadoria – Embalagem – Etiquetagem – Distribuição – Estoque.
Área: Negócios de Moda
Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda, desenvolvendo estratégias de negócios a marketing. Pode-se dizer que a área de negócios da moda tem como objetivo potencializar ao máximo a eficácia do negócio, aplicando ferramentas e soluções para viabilizar todo o business.
Marketing de Moda
O marketing tem a missão de zelar pela imagem da Marca. Neste departamento é elaborado toda a estratégia para alcançar o consumidor, busca-se cada vez mais identificar e conhecer o seu público-alvo e como “atingi-lo”.
Gerente de Marketing de Moda
O gestor/gerente de marketing, tem a missão de executar juntamente com os setores de planejamento e comercial o planejamento e a estratégia da empresa. O objetivo é englobar tudo, e todos comunicarem da mesma maneira e estarem na mesma página. Na maioria dos casos o gerente de marketing também pode ser chamado de gerente de branding, apenas nomenclaturas diferentes, mas que o objetivo é o mesmo: proteger e alavancar a marca.
A comunicação/imagem também é de responsabilidade do gerente, normalmente é ele quem dá o “tom” da marca, traça e orienta para onde a marca tem que ir, qual é o caminho – juntamente com o entendimento do público-alvo.
Vitrinista
O profissional tem a missão de elaborar/criar vitrines que valorizem os produtos expostos e atraia o olhar e o interesse do cliente pelo produto. Em algumas casos, o vitrinista também atua no interior o da loja, sempre com o objetivo de passar uma mensagem aos clientes, seja ela de branding, tema de coleção, etc.
Visual Merchandiser
O Visual Merchandiser trabalha no ponto de venda, sua missão é fazer deixar os produtos mais acessíveis e de forma mais atrativa ao cliente, estuda lugares estratégicos para exposição de produtos e composição, em algumas ocasiões (tipo de empresa) ele próprio é o vitrinista.
Supervisor de Lojas
Responsável pela comunicação entre as lojas e a administração central, esse profissional é essencial para garantir os padrões de gestão das redes varejistas³. Cabe à ele supervisionar para que seja cumpridas as metas, horários, deveres, se está tudo indo bem – tanto para funcionários, quanto aos clientes.
Área: Produção de Moda
Faz desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organiza campanhas publicitárias.
Fotógrafo
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
Quer saber mais como é o trabalho de um fotógrafo de moda? A gente entrevistou a fotógrafa Kica de Castro, que conta um pouquinho sobre o dia a dia da profissão, clique aqui para conferir a entrevista!
Assistente de Produção de Moda
Auxilia o Produtor a arrumar tudo para ser feito o Evento, mexe bastante com fornecedores.
Produtor de Moda
Organiza e trabalha com campanhas publicitárias, eventos e publicações, desfiles. Seu objetivo é achar locações [escolher lugares onde acontecerão o evento], escolhendo fotógrafo, maquiador e modelos.
Para saber mais sobre a profissão, confira a entrevista com produtor de moda Murilo Mahler.
Figurinista
Cria, desenha, seleciona todo o guarda-roupa de peças de teatro, balés, novelas, filmes e peças publicitárias.
Produtor de Desfile
Coordena, cria, toda a base para o desfile de moda.
Jornalista de Moda
Escreve Editais, Matérias sobre o que acontece na Moda, quais serão as tendências, comenta sobre sobre desfiles, campanhas de Marcas ou seja, sobre tudo que engloba a Moda de alguma maneira.
Área: Acadêmica de Moda
Docente de Moda [Professor]
Leciona-se todas as áreas de Moda. Atuando em: Faculdades, cursos técnicos, cursos livres, Universidades.
Coordenador de Curso de Moda
Coordena toda a extensão de moda de alguma instituição. O profissional tem que ter experiência e conhecimento da área, para que possa coordenar o curso e os docentes.
A Coordenadora do curso de Moda da Faculdade Paulista de Artes, nos conta sobre como é ser um docente de moda, veja a entrevista na íntegra, clicando aqui:
Que tal uma moqueca de siri? Frutos do mar oferecem inúmeros benefícios nutricionais. Aproveite! Confira também dicas da receita onde encontrará outras duas sugestões imperdíveis!
O vidro de leite de coco é de 200 ml.
Sirva a moqueca com arroz branco.
Rendimento aproximado de 4 porções.
Veja também duas receitas de casquinha de siri.
Por Losana
Confira como é fácil fazer um estrogonofe diferente. Que tal um estrogonofe de peixe?
Como prato principal da refeição, peixes são altamente nutritivos e uma deliciosa opção para nossas refeições. Aproveite! Veja também dicas da receita onde encontrará outra sugestão saborosa.
Acompanhe o estrogonofe com arroz branco e batata palha.
Rendimento aproximado de 4 porções.
O Bolo Red Velvet (veludo vermelho) não é um bolo vermelho qualquer e, sim um bolo único, leve, aerado e úmido. Escolha uma das coberturas abaixo para rechear e cobrir o bolo. Você vai se apaixonar!
A massa poderá ser utilizada para bolo ou cupcakes.
Note que além do Buttermilk, também utilizamos vinagre na massa. A consistência maravilhosa da massa é devido ao vinagre. A versão industrializada do Buttermilk, não há aqui no Brasil, por isso, é apresentado aqui como obtê-lo.
A manteiga (sem sal), o cream cheese e os ovos devem estar em temperatura ambiente.
Se for rechear o bolo, o ideal é fazer a massa em um dia e finalizar o bolo no dia seguinte. Isso para que massa não esfarele tanto, por ser fofa, ao espalhar o recheio. A cobertura também poderá ser utilizada como recheio e adicionado de frutas picadas.
As frutas poderão ser Pêssego, abacaxi, manga, melão, damascos ou as de sua preferência. Nesse caso, dependo das frutas, poderá combinar a essência com as frutas utilizadas.
A cobertura cobre 12 cupcakes ou um bolo. Validade desta receita Red Velvet p/ um bolo ou cupcake: 48 horas fora da geladeira ou 3 dias na geladeira.