Embelezar


Edição nº 21 - de 15 de Outubro de 2003 a 14 de Novembro de 2003

Olá Leitores!

O TOQUE FINAL PARA FICAR AQUELA BELEZA

Interessante observar a diferença de comportamento das pessoas que se preparam para participar de uma festa ao chegarem e ao saírem de um salão de beleza. Ao chegarem procuram contar aos cabeleireiros, maquiladores, manicuras, como será a festa, a roupa, enfim, detalhes que considera ser necessário para adequar o estilo do penteado ao vestuário, às jóias e ao ambiente festivo em que irão participar. Então, os profissionais cabeleireiros, opinam qual o melhor estilo de penteado, os maquiladores e manicuras o que ficará melhor nas cores da maquilagem, combinando com as cores do batom e esmalte, de acordo com as tonalidades da roupa.

Que magia e que química são usadas para que após o término do embelezamento, faz com que as pessoas se sintam belas, melhor astral, confiantes que irão fazer sucesso na festa. Então, em meio aos elogios e beijinhos recebendo votos de que sejam muito felizes na festa, despedem-se dos "feiticeiros da beleza".

Sim. É algo que enfeitiçou, pois transformou também a energia interior das pessoas, não apenas a aparência exterior.

É o sentir-se bela!

Deste modo, queremos parabenizar a todas as pessoas profissionais na área de beleza, que são muito importantes, não só pela técnica de embelezar, mas pela arte mágica de transformar os sentimentos das pessoas, tornando-as mais belas.

Oferecemos para você a edição n.° 21 com abraço de Elisabeth Mariano e equipe Embelezar.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

SIMPÓSIO DE CIRURGIA PLÁSTICA - RINOPLASTIA 2003

O Prof. Dr. Ivo Pitanguy ministrou a Conferência de abertura de um dos mais importantes eventos mundiais de cirurgia plástica de nariz, na ocasião, compareceram mais de 300 médicos especialistas, dentre o renomado Dr. Volney Pitombo, conhecido pelos narizes impecáveis que constrói. Durante o evento ocorreram oito cirurgias plásticas, transmitidas ao vivo, via satélite, do Hospital Saint Paul, para o Hotel Hilton São Paulo Morumbi, onde ocorria o Simpósio. Na ocasião, os médicos presentes que assistiam as cirurgias podiam interagir com o cirurgião fazendo perguntas.

Sendo que foram lançadas e discutidas duas novas técnicas utilizadas em tempo real. Os pacientes das oito cirurgias transmitidas ao vivo foram minuciosamente escolhidos "cada um tem um tipo de nariz e um problema diferente. São cirurgias corretivas e estéticas" contou Dr. Aymar Sperli - presidente do Simpósio e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também foram exibidas outras cirurgias plásticas gravadas, além de conferências e debates. O evento ocorreu em 3 e 4 de outubro, em São Paulo. (www.rinoplastia.com.br)

(Fonte: Comunique-se - 01/10/2003)

EXERCÍCIOS

O CONTROLE CORPORAL E MENTAL

"Existem várias formas de equilibrarmos o nosso corpo, e os exercícios são uma delas. Enumeraremos, agora, alguns recomendados para o benefício corporal:

Yoga - unificação, equilíbrio psico-emocional, domínio de emoções, pensamentos, ações, enfim, limpeza interna e externa.

Expressão Corporal, Biodança ou Bioenergética - relaxante profundo, através de um som tranqüilo, harmonioso e alegre.

Dança ou Balé Clássico - técnica rigorosa, que ajuda ao reencontro, aos sonhos, à leveza, às formas perfeitas das linhas do corpo, um relaxante completo.

Ginástica - renova o oxigênio das células, torna você dinâmica, com resistência para tudo. Corrige a postura e problemas de coluna, celulite, circulatória, respiratório etc. Conserva a saúde e a beleza.

Natação - o esporte do equilíbrio completo. Indicado em qualquer idade e, principalmente, para asmáticos.

Massagem Sueca - ajuda os músculos, o cérebro, os nervos e os órgãos internos, a respiração, promove a nutrição de cada parte do seu corpo. Equilibra o metabolismo".

(Fonte: A cura das doenças por métodos naturais - você é o seu médico: Dr. Sérgio Augusto Teixeira - p. 86)

PESQUISA

COZINHA É LUGAR DE HOMEM

"Antônio Houaiss"

"Diplomata, escritor e filósofo, o carioca Antônio Houaiss até falando de cozinha dá demonstrações de sua cultura enciclopédica: começa com um tratado chinês, datado de 1.200 a.C., passa pelo grego Gélio (Séc. V. a.C.) por Apícius (ano 500 a.C.), "todos homens", saliente ele, até a sofisticação da cozinha internacional de hoje.

A cozinha - diz Houaiss - é um derivativo excelente para qualquer outra atividade. E sou avesso à idéia de que cozinha é aviltante para o homem e, para mulher, humilhante. Na verdade, cozinha é o reflexo cultural de um povo. Em cada cozinha encontramos um traço dominante: na francesa, é a sauce, o molho; na chinesa, a característica aldente, levada para a Itália por Marco Pólo e hoje padrão de qualidade da massa italiana. Qualquer cozinha que se preze tem três linhas: a das cruezas (vegetais ou animais), a de 'hours d'oeuvres', antipastos, ou mezés, em que os suecos são especialistas, e a de pratos elaborados ao fogo."

Depois de citar Claude Lévi-Strauss, que faz um paralelo entre a evolução da cultura e a do cru ao cozido, Houaiss aponta as três principais fontes da cozinha brasileira: o Recôncavo Baiano, mais caracterizado, o grelhado gaúcho e a factura indígena e telúrica, que vai da Bacia Amazônica até o Mato Grosso.

- Para os que se querem internar pelos mistérios da cozinha, Houaiss aconselha: "Não ter nenhum preconceito. Saber provar de tudo. Ter sempre em mente que cozinhar é fácil, depende apenas da conquista de dois ou três segredos, isto é, linhas de tratamento. Finalmente, inventar sempre. A rigor, nenhum cozinheiro repete o mesmo prato do mesmo jeito. E, finalmente, como última consideração, não nos esquecermos de que se conseguirmos nos livrar dos enlatados, estaremos, na verdade, dignificando a cozinha".

Há 25 anos, foi publicada na Revista Ocasião, n.° 3, p. 17-19, em Porto Alegre, uma reportagem com homens ilustres em alusão ao segundo aniversário da Confraria do Bom Gourmet (fundada em 1976), que teve o cronista Luiz Fernando Veríssimo como o elaborador do estatuto; ali só faziam parte 21 integrantes, sendo que a única representante feminina era Gilda Marinho.

Nossa equipe pergunta: há ainda muitos homens na cozinha como um lugar para elaborar quitutes culinários e conviver com pessoas amigas, sem preconceito?

Será que os homens são os donos de restaurantes, os "chefs de cuisine", aquele que cozinha nos dias de festa amparado por vários colaboradores, e as mulheres ainda são as únicas responsáveis pelas tarefas de cozinhar, no dia-a-dia, para a família?

Homens e mulheres dividem as tarefas da cozinha sem melindres e com a alegria por estar zelando pela saúde da família e a oportunidade de criar, artisticamente, o alimento, que será a comunhão entre todos os presentes à mesa, no lar?

RECEITAS

GELÉIA DE ROSAS

Ingredientes:

Modo de preparo:

Tire as pétalas das rosas, afervente-as e acrescente as xícaras de chá de açúcar às pétalas. Adicione o suco de 2 limões e leve as pétalas ao fogo até atingir o ponto de geléia.

(Fonte: Revista Família Cristã, ano 69, n.° 809 - maio / 2003, p. 49)

PIZZA FINGIDA

Ingredientes:

Modo de preparo:

Forre uma forma com fatias finas de pão. Coloque o molho por cima, juntamente com a cebola, salsinha e azeitonas. Bata as claras em neve e mistura com as gemas. Cubra os pães com este creme. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Rendimento: 12 porções.

Peso da porção: 45g.

Valor calórico da porção: 51,3 cal.

Dica: a pizza pode ser incrementada com queijo ou sobras de peixe e ou frango.

(Fonte: livro: "Diga não ao desperdício", p. 40 - CODEAGRO / Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo)