Vestida no seu avental cor-de-rosa, uma voluntária do Hospital do Câncer A. C. Camargo, chegou junto aos pacientes e seus familiares na sala de espera, distribui-lhes um folheto e explicou tratar-se de um local para convivência cultural, onde todas as pessoas, pacientes do hospital ou seus acompanhnantes poderiam freqüentar gratuitamente.
Explica sobre os cursos de arte, dança, teatro, filmes, yoga, automaquilagem, e conclue que só possuem dois cabeleireiros voluntários, portanto, frisou que o atendimento de corte de cabelo é só para os pacientes, pois há grande procura.
Em São Paulo, lugar que tem tantos cabeleireiros, experientes profissionais, em cortes e penteados femininos, masculinos e infantis, ganhadores de campeonatos nacionais e internacionais, será que eles sabem que poderão ter a alegria de contribuir voluntariamente para a beleza da cura? Sim, embelezar é também curar. É dar novo ânimo a imagem das pessoas.
Aquela voluntária de avental cor de rosa diz às pessoas que quiserem poderão ter até perucas gratuitas ou aprenderem a amarrar lenços em suas cabeças, cujos cabelos já não existem por causa da quimioterapia e radiologia usada no tratamento do câncer.
A voluntária saiu para uma outra sala de espera e deixou estes primeiros pacientes animados conversando com seus familiares que iriam lá; sorriam, faziam planos para ir ao encontro da alegria e da beleza doada por pessoas voluntárias, no Centro de Convivência Cultural.
Temos a esperança que este texto ajude aos profissionais de beleza de todas as áreas a doarem um pouco de seu tempo e conhecimentos da arte da beleza na arte de curar.
Oferecemos para você a edição n.° 22 com abraço de Elisabeth Mariano e equipe Embelezar.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O biólogo Prof. Dr. Hércules Menezes, do Instituto de Biociências da UNESP, e a nutricionista clínica Eveline Bertola escreveram o "Guia culinário com alimentos funcionais - 101 receitas preventivas e terapêuticas", com uma linguagem simples "os autores mostram como é possível tirar o melhor proveito dos alimentos, utilizando-os para prevenir ou controlar doenças". Preço R$ 22,00, com 130 páginas.
Atuando como complemento alimentar, SANAVITA, age pelo "seu concentrado de proteínas de origem vegetal capaz de dar a sensação de saciedade e de complementar as necessidades do organismo. Ou seja, a pessoa ingere menos calorias - um máximo de 1800 por dia - , sem sentir fome e sem que sua saúde seja colocada em risco".
SANAVITA está "disponível numa rede de pontos de vendas que trabalham com alimentos para a saúde em todo o país".
O "Programa SANAVITA de reeducação alimentar tem atendimento personalizado pelo 0800-554-414 e está completando 20 anos de trabalho dedicado a pesquisa com uma equipe de nutricionistas e médicos.
Dr. Goulart, médico e vereador em Porto Alegre, "propõe a implantação de cirurgias plásticas de mamas e abdômen no SUS (Sistema Único de Saúde). Pela proposta, todas as pessoas que necessitarem de cirurgias de correção de mamas ou abdômen serão avaliadas por uma junta médica composta por cirurgiões e psicólogos que decidirão pelo procedimento ou não. "O fato de estabelecer um benefício desse tipo não é meramente estético, mas sim de correção de deficiências que em muitos casos deixam o paciente em grave situação de constrangimento", explica o vereador Dr. Goulart. Ele, também, lembra que nesses casos estão incluídas mulheres que tiraram mamas devido a cânceres as quais ficam com sérias seqüelas só possíveis de serem corrigidas com cirurgias plásticas". O projeto de lei ingressou no período de discussão preliminar de pauta, na sessão ordinária de 12 de novembro.
A Associação Brasileira de Profissionais de Vigilância Sanitária estarão realizando, de 18 a 21 de novembro, em São Paulo a Semana de Estudos sobre a Obesidade. O principal objetivo é envolver grupos de diversos segmentos da sociedade na discussão sobre os novos rumos da nutrição e práticas de controle da obesidade, proporcionando uma troca de experiências e opiniões entre os vários setores envolvidos.
A Eliane Silva Marques é a presidenta da ABPUS, em São Paulo.
Bata tudo no liquidificador, menos as azeitonas. coloque em uma panela e cozinhe até apurar. Junte as azeitonas picadas e retire do fogo. Sirva frio com torradas ou pães.
Rendimento: 21 porções;
Peso da porção: 25g;
Valor calórico da porção: 29,1 cal.
Dica: Sirva também sobre saladas verdes.
Coloque no liquidificador a água fervente, o leite em pó e o açúcar cristal. Bata até dar a consistência de leite condensado.
Rendimento: 340g;
Valor calórico: 978,7 cal.
Higienize, descasque e retire as sementes do mamão, da goiaba e do tomate. Esprema o limão. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva gelado.
Rendimento: 1080ml;
Porção: 250ml;
Valor calórico total: 549,5 cal;
Valor calórico da porção: 127,2 cal.
Higienize e descasque o caqui. Esprema o limão para retirar o suco. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, coe em peneira fina. Sirva gelado.
Rendimento: 1000ml;
Porção: 250ml;
Valor calórico total: 608,9 cal;
Valor calórico da porção: 152,2 cal.
Coloque os 7 primeiros ingredientes num recipiente e misture bem. Arrume os outro ingrgedientes (folhas verdes, pepino, abacate, laranjas e a cebolinha) em uma travessa, despeje o molho e sirva.
Rendimento: 7 porções;
Peso da porção: 160g;
Valor calórico da porção: 285 cal.