Embelezar


Edição nº 222 - de 15 de Julho de 2020 a 14 de Agosto de 2020

Olá Leitoras! Olá Leitores!

A arte de se ter amizades sinceras é também uma arte...

Impressionante sem dúvida é a capacidade das pessoas trabalhadoras nas áreas de beleza, quer em cabelos, estética, maquilagem, vestuários, joias, decoração etc.

Na verdade o que elas têm em comum é o “carisma”, algo que somente o Criador da “criatura humana” sabe o porquê... e para quê... assim ali implantou nessas pessoas especiais, este algo que encanta, e, aproxima, e, nos proporciona a confiança, a crença, e que ficaremos mais saudáveis, mais bonitos, mais lindos... é uma benção!

Parabéns a todas e todos que usam a miga da beleza com arte para elevar o astral de todas as pessoas, das pobres as ricas, das famosas as mais modestas...Parabéns!

Receba nosso fraternal abraço e reconhecimento de seu valor profissional no Brasil e no mundo todas e todos trabalhadores, empresárias etc. são parte de um único

Universo de livre adesão o DA AMIZADE E FRATERNIDADE INTERNACIONAL.

Equipe EMBELEZAR e da Mestra em Lideranças, Direitos Humanos e Comunicação Social Prof.ª Elisabeth Mariano.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Embelezar

ENTREVISTA COM A DOUTORANDA E MESTRE EM LETRAS PROF.ª JAQUELINE Denardin


PERFIL DA DOUTORANDA E MESTRE EM LETRAS PROF.ª JAQUELINE Denardin

Prof.ª Jaqueline Denardin

Doutoranda em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduacão em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Graduada em Pedagogia, Ciências Sociais e Letras, com especialização em Educação Especial: Deficiências Múltiplas, Educação do Campo, Docência no Ensino Superior e Neuropsicopedagogia. Atuando como docente da disciplina de Sociologia desde 2012 na Rede Estadual de Educação do Paraná, Professora e Pedagoga do NEaDUNI (Núcleo de Educação a distância da UNIOESTE), Professora e Tutora do Curso de Pedagogia da Unopar (Universidade do Norte do Paraná), Pesquisadora das áreas: Análise de Discurso, Linguística, Linguística Aplicada, Libras, Formação de Professores, Educação, Educação a Distância, com ênfase nas Teorias do Discurso, Teorias de Gênero, Sexualidades, Transexualidade, Feminismo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Redes Sociais, Mídia e Transfeminismo. Membro dos grupos de pesquisa: GEPEX (Grupo de Pesquisa sobre Sexualidade e Educação), GEAD (Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso), GELF (Grupo de Pesquisa em Leituras Freudianas) e GELLTED (Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos, Tecnologias e Diferenças.

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/4355836698232493

CONTATO:

E-mail: jaquelinedenardin@hotmail.com

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Rádio Embelezar

Entrevista com Maria Cristina Sousa e Miyuki Takagi, idealizadoras, fundadoras e gestoras da empresa Conviver Sênior

Nome
Maria Cristina Sousa
Foto: Arquivo Pessoal
Nome
Miyuki Takagi
Foto: Arquivo Pessoal

Perfis de Maria Cristina Sousa e Miyuki Takagi, idealizadoras, fundadoras e gestoras da empresa Conviver Sênior

Maria Cristina Sousa

Administradora de empresas e pós graduada em gestão de pessoas.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Metodista e Pós Graduada em Gestão de Pessoas. Como experiência profissional relevante, trabalhou no Serviço Social da Indústria mais se 20 anos. Vem atuando a três anos como gestora da Conviver Senior diretamente com atendimento ao cliente e seleção, contratação e colocação de cuidadores de idosos e auxiliares de enfermagem no mercado de trabalho, enfatizando o atendimento com excelência a esses público.

Miyuki Takagi

Nutricionista e gestora de recursos humanos, especialista  em Gestão de Qualidade.

Formada em graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Anhanguera.

Atuação na área hospitalar durante 10 anos em destaque para Hospital Municipal de Santo André, Hospital Jardim, Fundação de Assistência à Infância de Santo André, dentre outros.

Atuação em Cozinhas Industriais durante 13 anos como Responsável Técnica na produção de refeições com destaque para DeNadai refeições coletivas, Real Food e SESI Serviço Social da Indústria.

Atuação em Gestão de Qualidade e auditorias de processos em diversos seguimentos com ênfase na área de alimentação.

Contato:

Site: https://www.conviversenior.com/

Instagram: Conviver Sênior

Facebook: Conviver Sênior

E-mail: conviversenior@gmail.com

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Dia 28 de Julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Prevenção

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:

Vacinação

A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 32 mil, no total. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde. A vacina está disponível no SUS desde 1998.

A oferta dessa vacina estende-se, também, a outros grupos em situações de maior vulnerabilidade, independentemente da faixa etária.

Populações mais vulneráveis

Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas e caminhoneiros.

Diagnóstico

No Brasil, enquanto a hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos, a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dessas pessoas desconhece sua condição sorológica. No caso da hepatite C, por exemplo, há pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993 (quando não havia teste para diagnosticar a doença) ou que utilizaram seringas não esterilizadas que podem estar infectadas pelo vírus da hepatite C sem saberem. A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. Os testes para as hepatites estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fique Sabendo

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais já mantém uma estratégia de mobilização para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites: o Fique Sabendo. A estratégia, criada em 2003, tem grande aceitação e credibilidade entre profissionais e gestores de saúde pública. As mensagens desta campanha devem estar alinhadas às diretrizes do Fique Sabendo.

O papel do profissional de saúde

O momento de consulta é uma oportunidade que o profissional de saúde tem para, não só recomendar o exame para a aids, mas também o de hepatites e o de sífilis. O resultado do exame de hepatite possibilita ao profissional de saúde notificar a doença e dar à Saúde do país o panorama real do número de casos existentes. Isso é fundamental para o desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à doença.

Metas

O Brasil tem como prioridade, até 2015, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B e buscarem o diagnóstico precoce. O objetivo é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos os vírus B e C.

Mais informações sobre hepatites virais estão disponíveis no link http://www.aids.gov.br/hepatites-virais

(Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=category&view=article&id=2933&Itemid=463, data de acesso: 12/07/2020)

Dia Internacional da Amizade

O Dia Internacional da Amizade é comemorado em todo o mundo a cada 30 de julho. A data é importante para a divulgação da “Cultura de paz e não violência” proposta pela ONU.

Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam "não"

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

(Canção da América. Milton Nascimento e Fernando Brant. Lp Sentinela, 1980)

P.S. Ouça a música e cante para seus amigos/suas amigas...

Que tal um coral por aí?

https://www.youtube.com/watch?v=OlcQE4NeXow

A Canção da América, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, é considerada um hino à amizade. Difícil quem não conheça a canção, que traduz em versos aquele que é um dos mais belos sentimentos. É certo que a amizade deve ser celebrada todos os dias, mas existe no calendário uma data especial, conhecida mundialmente como o Dia Internacional da Amizade.

No Brasil, Uruguai e Argentina, a data é comemorada no dia 20 de julho, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho (vale ressaltar que não existe distinção entre o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade). A escolha da data foi impulsionada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos. Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.

...

Na resolução da Assembleia Geral da ONU de 2011, reafirmou-se a importância da data para a difusão da “Cultura de paz e não violência”.

Durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”. A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil, no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:

A amizade, assim como o amor, é dada de graça e semeada ao vento, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Portanto, esteja sempre entre amigos e faça a data valer todos os dias!

Por Luana Castro - Graduada em Letras

Comemorado no dia 30 de julho, o Dia do Amigo foi considerado uma importante data pela ONU. Seu maior compromisso é difundir a paz entre os povos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Dia Internacional da Amizade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-amigo.htm. Acesso em 12 de julho de 2020.

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-amigo.htm, data de acesso: 12/07/2020)

Dia 12 de Agosto - Dia Nacional das Artes

No Brasil o dia 12 de agosto é dedicado à comemoração do Dia Nacional das Artes. A data celebra as atividades artísticas brasileiras e as diversas áreas que a contemplam, como a pintura, literatura, cinema, teatro, dentre outras.

Em razão das diversidades profissionais, o Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões e o reconhecimento de mais de 100 outras funções que também compõem o trabalho artístico.

Segundo a Lei brasileira, artista é aquele profissional que "cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública".

Arte é a expressão de um povo e uma criação humana com valores estéticos que podem explicitar sentimentos, emoções, mas também transmitir a história e cultura, traduzindo o pensamento de uma determinada época.

(Fonte: http://www.oieduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/dia-nacional-das-artes.html?sniveleduca=efaf, data de acesso: 12/07/2020)

Qual a importância da amizade para a vida de uma pessoa?

Postado em 31 de julho de 2018 por Equipe IBC

Entenda como a amizade pode agir na vida de uma pessoa

Já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Para muitas pessoas, a resposta para essa questão é quase como uma pegadinha. Antes de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo e em quem não é, reflita sobre as suas experiências de vida e se lembre de quem esteve ao seu lado honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quanto são e quem são os verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e diversão.

Ao longo desse artigo eu vou mostrar como é essencial termos amigos para os momentos de dificuldade e de alegria. Só que não somente ter amigos só por ter, mas tê-los para criar relacionamentos de companheirismo e criar situações e memórias relacionadas à felicidade e ao bem-estar. Confira!

Confiança e parceria

Se você ainda está com dificuldade de definir quem são seus amigos reais, recorde sobre vários momentos icônicos da sua vida, tanto os tristes quanto os felizes. Puxe na memória quem estava ao seu lado nos momentos de dificuldade, tais como a morte de um ente querido, crises existenciais, um término de relacionamento amoroso, um desafio no ambiente de trabalho e mais. Também tente se lembrar de quem estava ao seu lado nos momentos de alegria, tais como a conquista de uma vaga de emprego, o início de um relacionamento amoroso, o nascimento de um filho, uma viagem dos sonhos e mais.

A verdade é que a amizade está relacionada à confiança e ao carinho que se sente por uma pessoa. Se uma determinada pessoa consegue causar uma sensação boa em você e se você sente carinho e confiança por ela, com certeza poderá chamá-la de amigo.

Prolongando a vida

Existem informações interessantes com embasamento científico que justifica como uma amizade pode fazer tão bem. Reuni algumas delas abaixo. Confira:

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e mencionada pela revista brasileira Superinteressante, indica que não é o dinheiro, a genética ou a alimentação que faz uma pessoa ser saudável, são os amigos. Segundo o coordenador desse estudo, os amigos são os principais responsáveis pelo bem estar na vida de uma pessoa. Você acredita que o fato de ter laços fortes de amizade com uma pessoa, pode aumentar o nosso tempo de vida em até 10 anos? E que pessoas com menos de 4 amigos podem correr mais risco de infarto?

Os hormônios da adrenalina atua no sistema nervoso e que é responsável pelo nível de estresse no corpo de uma pessoa. A ocitocina é o homônimo das relações que estimula as pessoas a se socializarem e se agruparem. Esse hormônio age como oposto à adrenalina, reduzindo o número de batimentos cardíacos e também a pressão no sangue, isso faz com que a probabilidade de ataques cardíacos diminua drasticamente. Assim, basta associar o hormônio e o que ele causa com as sensações que uma boa amizade pode oferecer.

A cura para a insatisfação

A amizade pode estar em qualquer lugar, nunca se sabe quando uma pessoa vai entrar e ficar em sua vida. Apesar desse fato, algumas pessoas preferem não fazer amizades no ambiente de trabalho para que o seu rendimento não seja afetado. Claro que cada um tem direito a fazer sua escolha, mas é importante lembrar que quando há amizades sinceras dentro da empresa pode ser que até haja mais envolvimento com o cotidiano.

O estímulo da amizade entre os funcionários não atrapalha a produtividade desde que as partes saibam da responsabilidade. É essencial lembrar que estamos falando de jovens e adultos, pois é um espaço empresarial e crianças não podem trabalhar.

Para incentivar esse tipo de relacionamento, a empresa pode criar locais de distração, tais como um jardim, um espaço para tomar bebida (chá, café e suco), uma sala de jogos e salas de descanso. Além de promover um clima organizacional mais harmonioso, é possível que os funcionários trabalhem com mais dedicação e criatividade, pois tiveram um momento de relaxamento.

Se você é um líder ou gestor, fica a informação relevante para abordar como pauta na próxima reunião com os chefes. Os colaboradores que são amigos uns dos outros podem ser “sinônimos” de colaboradores felizes e satisfeitos.

Coaching de relacionamento

O coaching é uma ferramenta que é capaz de transformar a vida das pessoas de forma positiva. Após passar por um processo de coaching, você se sentirá mais empoderado, terá mais autoconhecimento e ainda poderá exercer o autodesenvolvimento diariamente. E todas essas vantagens poderão ser aplicadas tanto na vida profissional quanto pessoal.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que se encaixam para diversas pessoas com diferentes necessidades em diferentes momentos da vida e da carreira. Para ajudar você a construir e sustentar relacionamentos de amizade honestos e também harmonizar os outros setores da vida com essas conexões, há o Coaching de Relacionamento.

Esse tipo de formação identifica quais são as características limitadoras, tais como a insegurança, baixo autoestima e quais são as crenças limitadoras, tais como o preconceito e a falta de autoconfiança. Após encontrar esses pontos, o coaching os desenvolve de modo que estes se transformem em virtudes. Imagine mudar a falta de segurança e confiança em segurança? Imagine alterar a baixa autoestima para amor próprio? Imagine acabar com os preconceitos que estão embutidos dentro do subconsciente? Sucesso!

Não importa o quão longa seja sua busca pela amizade verdadeira é importante não apressar os passos. Cada passo merece o tempo que precisar. Acelerar relacionamentos pode até mesmo forçar um sentimento que nunca existiria ou que precisa de mais tempo para se fortificar. Uma relação de amizade, como qualquer outra, deve ser construída com sinceridade, convivência, alegria e companheirismo,. Tudo isso faz parte de um dia a dia saudável. Afinal, ninguém merece ter que lidar com um contato que é cansativo, desonesto ou abusivo.

Com a auto segurança e autoconhecimento que o Coaching de Relacionamento irá proporcionar você poderá ser mais cuidadoso e seletivo em relação ao tipo de pessoa que quer ao seu lado. Irá buscar somente pelas amizades verdadeiras que trazem bem-estar e não energias negativas.

Mas por que fazer Coaching de Relacionamento? Investir na sua vida pessoal também é investir na sua evolução. Além disso, uma evolução em um âmbito da vida terá reflexo em outros também. O seu bem-estar fora do ambiente de trabalho é espelho para os comportamentos que você exibirá dentro da empresa. Vale lembrar que isso não faz parte de uma ação egoísta. É essencial cuidar de si mesmo. Pense assim: “ao cuidar de mim mesmo eu estarei também cuidando de quem convive comigo. Afinal, se eu progredir nos meus pensamentos e ações, quem está em volta irá perceber”.

E aí, quantos amigos maravilhosos você tem? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos verdadeiros.

(Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/qual-importancia-da-amizade-para-vida-de-uma-pessoa/, data de acesso: 12/07/2020)