Embelezar


Edição nº 223 - de 15 de Agosto de 2020 a 14 de Setembro de 2020

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Cursos gratuitos e on line, com certificados - “segurança: para higiene e saúde”!

Aproveite as dicas, se inscreva, participe, divulgue. Ao iniciar suas atividades mostre seus novos certificados.

Quem atua na área da beleza humana em geral, precisa também, saber de segurança de higiene ambiental, pois, somente assim, manterá sua saúde em primeiro lugar, e cuidará também para que

SUA CLIENTELA FIQUE BELA E SAUDÁVEL!

Esperamos que aprecie esta edição e as pesquisas que fizemos para você! Feliz retorno a suas atividades!

Agradecimentos a colaboradoras e colaboradores.

Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

COVID-19

Universidade Aberta do SUS oferece cursos online gratuitos sobre a COVID-19

Entre as capacitações já lançadas, há conteúdos voltados para a Atenção Primária e Especializada, com base nos Protocolos de Manejo da doença.

June 4, 2020 4:02 PM - Ascom SE/UNA-SUS

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para uma série de cursos sobre a COVID-19.

Há cursos focados na Atenção Primária, que abordam as características da doença, orientações para o manejo clínico, trazem informações para o isolamento domiciliar, bem como as medidas de prevenção para a comunidade.

Já as capacitações voltadas à Atenção Especializada abordam as medidas de proteção no manejo da COVID-19, orientações sobre o uso de EPIs, além dos procedimentos de desinfecção nos serviços de atenção à saúde. São apresentadas recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde.

Em decorrência da pandemia do coronavírus e o grave adoecimento da população com a COVID-19, levando à ocupação de boa parte dos leitos de UTI disponíveis e a um grande registro de óbitos, a Rede UNA-SUS produziu em tempo recorde cinco cursos para a qualificação dos profissionais de saúde sobre o tema e disponibilizou outros dois em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e outros com parceria com a UFPI e Fiocruz Brasília.

O público-alvo são profissionais de saúde de todo território nacional, mas as matrículas também estão abertas a demais interessados no tema.

Confira os cursos de já lançados:

O Novo Coronavírus e a COVID-19 - Universidade Federal do Maranhão (15h)

Aborda características gerais do coronavírus, assim como suas denominações e manifestações em humanos por meio das síndromes respiratórias agudas, MERS, SARS e COVID-19, cujo surto foi declarado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020. Em seguida, serão apresentadas estratégias de prevenção e os objetivos de Saúde Pública para detecção, prevenção e estabelecimento das medidas de controle com vistas à redução da transmissão, morbidade e mortalidade causadas pelo vírus.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46169

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde - Fundação Oswaldo Cruz – Brasília (18h)

O curso tem como objetivo reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus e nas documentações oficiais sobre o a doença na Atenção Primária em Saúde.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46171

Medidas de proteção no manejo da COVID-19 na Atenção Especializada - Universidade Federal de Santa Catarina (15h)

Aborda a identificação e a extensão da transmissão da infecção pelo novo coronavírus, assim como o reconhecimento de seus fatores de risco entre os profissionais da saúde. Há orientações sobre o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no atendimento de casos relacionados à COVID-19, identificação dos procedimentos de desinfecção e reconhecimento da infecção relacionada ao novo Coronavírus na assistência à saúde no âmbito da Atenção Especializada, entre outros.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46163

Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada - Universidade Federal de Santa Catarina (15h)

Trata das orientações que podem ser fornecidas aos pacientes, para que estes também auxiliem na prevenção e combate do vírus COVID-19. Entre os objetivos do curso estão: diferenciar as fases epidemiológicas da COVID-19; identificar as definições operacionais de casos; reconhecer a sintomatologia de pacientes com COVID-19; compreender detalhadamente as orientações sobre isolamento domiciliar, entre outras.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46162

Manejo clínico da COVID-19 na Atenção Especializada - Universidade Federal de Minas Gerais (15h)

O curso oferece a oportunidade de rever as recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde. A decisão de realizar o manejo clinico adequado deve ter como marcos referenciais os documentos oficiais preconizados pelo Ministério da Saúde

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46172

Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde - Universidade Federal do Maranhão (15h)

Este curso apresenta as fases epidemiológicas da COVID-19 e dá orientações sobre manifestações clínicas e condições de risco para complicações em casos de Síndrome Gripal. O aluno terá acesso ainda às diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde sobre o isolamento domiciliar, bem como às medidas de prevenção e redução do novo coronavírus na Unidade de Saúde da Família.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46168

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 - produzido pela OPAS, oferecido pela Fiocruz Brasília (4h)

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Um novo coronavírus (COVID-19) foi identificado em 2019 em Wuhan, China. Este é um novo coronavírus que não havia sido identificado anteriormente em humanos. Este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46164

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) - produzido pela OPAS, oferecido pela Fiocruz Brasília (5h)

Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46170

Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 - Fiocruz Brasília (40h)

Tem como objetivo proporcionar subsídios para o entendimento global do cuidado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em situações de pandemia COVID-19, bem como oferecer ferramentas que auxiliem a compreender e a elaborar estratégias de planejamento, preparação e resposta para população em geral, pacientes infectados, familiares e trabalhadores da linha de frente.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46241

Protocolo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde - Universidade Federal do Piaui (20h)

O curso está organizado em cinco unidades didáticas nas quais as orientações do Protocolo foram cuidadosamente trabalhadas para o seu melhor entendimento e, consequentemente, para maior segurança do paciente e também sua como profissional. Na unidade didática 1, serão tratados os aspectos clínicos da Covid-19, seus sinais e sintomas. O Teleatendimento será trabalhado na unidade didática 2 e a Síndrome Gripal na unidade 3. Nas unidades didáticas 4 e 5, as temáticas são manejo terapêutico e estabilização e encaminhamento ao centro de referência respectivamente.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46262

COMBATE À PANDEMIA

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: SE/UNA-SUS

https://www.unasus.gov.br/noticia/universidade-aberta-do-sus-oferece-cursos-online-gratuitos-sobre-a-covid-19

CURSO ONLINE GRÁTIS DE:

Microbiologia Ambiental

Informações do curso gratuito de A Microbiologia Ambiental

Veja abaixo as informações mais importantes sobre o curso online de A Microbiologia Ambiental:

Conteúdo programático

https://portalidea.com.br/curso-gratuito-a-microbiologia-ambiental

Curso de Limpeza e Higienização Profissional com Certificado Válido em todo Brasil (GRÁTIS E ON LINE)

https://www.wreducacional.com.br/curso-de-limpeza-e-higieniza-o-profissional

CURSO ONLINE GRÁTIS DE:

Capacitação em Desinfecção e Esterilização no Ambiente Hospitalar

Informações do curso gratuito de Capacitação em Desinfecção e Esterilização no Ambiente Hospitalar

Veja abaixo as informações mais importantes sobre o curso online de Capacitação em Desinfecção e Esterilização no Ambiente Hospitalar:

Conteúdo programático (280 hs)

Autor: Equipe multidisciplinar do Portal IDEA

https://portalidea.com.br/curso-gratuito-capacitacao-em-desinfeccao-e-esterilizacao-no-ambiente-hospitalar

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.


TV Embelezar

Entrevista com a Advogada Rachel Giotto.


Perfil da Advogada Rachel Giotto.

Rachel Giotto

Graduação:

Pós-Graduação:

ATUANTE NAS ÁREAS DE:

Contato:

GIOTTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Avenida Paulista, 1.636 – Conjunto 706 São Paulo/SP, Cep 01310-200

Telefone: (11) 3197-4589

Cel.: (11) – 9.8146-1825

E-Mail: rachel@giottoadvogados.com.br

Site: http://www.giottoadvogados.com.br

Instagram: @giottoadvogados

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Rádio Embelezar

Entrevista com a Assistente Social Cleonice Caetano Souza.

Cleonice Caetano Souza
Foto: Arquivo Pessoal

Perfil da Assistente Social Cleonice Caetano Souza.

Cleonice Caetano Souza

Sexo: Feminino

Nacionalidade: Brasileira.

Natural de: Propriá, Estado do Sergipe, região nordeste do Brasil.

Profissão: Comerciária e Dirigente Sindical desde a década de 1980.

Graduação: Serviço Social

Pós-graduação em Educação Social e Cidadania cursando.

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Iniciou as atividades laborais formalmente aos 14 anos, no ramo têxtil com a obtenção do seu primeiro registro na CTPS. Posteriormente, foi para o ramo industrial e desde 1977 está no comércio, com a devida sindicalização.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo foi fundado e teve o seu reconhecimento sindical em 15 de maio de 1941.

Em 21 de agosto de 1981, ocorreu o 1o Congresso das Classes Trabalhadoras (CONCLAT), com a denominação de Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras, a qual foi uma aspiração legítima, uma vez que o governo à época, apenas permitia a realização de evento pelos empresários. As centrais sindicais que conhecemos estavam na fase embrionária, ocorrendo a criação da primeira central sindical em 1983.

Na década de 90, em pleno exercício das atividades no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, à época filiada a Força Sindical, ingressou no movimento dos sindicalistas brasileiros que denunciaram as variadas práticas racialmente discriminatórias que violam os mais elementares direitos de cidadania de metade da população brasileira – negros e negras – empurrando este segmento para as piores condições de educação, de trabalho, de saúde, privação da terra, acesso à cultura, ao lazer, entre outras.

Com outros companheiros, cerrou fileiras com as entidades negras no sentido de pautar a questão racial na agenda do governo brasileiro e nos debates referentes à democratização e melhorias das condições de trabalho.

Teve participação ativa quando em 1992, fomos pioneiros na utilização eficaz de um tratado internacional – a Convenção 111 da OIT – e, por meio dela, obrigamos o governo brasileiro, pela primeira vez na história, a reconhecer, perante um organismo internacional, a existência do problema racial na sociedade brasileira.

Desde então, auxilia na educação política dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a realização de várias denúncias públicas no plano interno e internacional, na preparação das assessorias jurídicas dos sindicatos para lidarem adequadamente com casos de discriminação racial, gênero, orientação sexual, a pessoas com deficiência e no incansável trabalho de inserção das cláusulas de promoção da igualdade nos acordos e convenções coletivas de trabalho.

Em 2003 o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, foi o primeiro na introdução de cláusulas de promoção racial nos acordos e nas convenções coletivas de trabalho, onde teve árdua participação e colaboração para esse feito, conforme demonstra a publicação da “A Voz Comerciária 2004”.

Outra luta é na questão de gênero, onde o Brasil também é signatário da Convenção 100 da OIT, a qual dispõe à igualdade de remuneração entre mão de obra masculina e feminina em trabalho de igual valor.

Igualmente à questão de raça formou grupo de sindicalistas mulheres para a defesa dos seus interesses sindicais e na proteção da mulher trabalhadora. E, como não poderia ser diferente, somou-se ao grupo liderado por grandes nomes do movimento sindical que até hoje estão em atividades.

Travou uma grande batalha interna, em um dos Congressos Sindicais, composto por 98% de homens, conseguiram inserir a participação de 30% de mulheres na diretoria das entidades sindicais.

Outra conquista de salutar importância foi implantação de sanitários exclusivamente femininos no ambiente de trabalho tanto na indústria quanto no comércio.

Destaca-se o programa de formação em gênero e raça no movimento sindical, com objetivo principal de sensibilizar as mulheres dirigentes sindicais, para fazer a transversalização de raça/cor no debate de gênero.

Ressalta-se também a direção do Júri Simulado sobre a Lei Maria da Penha, Violência Doméstica, Discriminação Racial para a Promoção de Equidade Racial com intersecção de Gênero, LGBTI+, Pessoa Com Deficiência e Geracional (jovens e idosos). O programa Vaga Social, iniciado em 2014, também é de sua autoria.

Por fim, sublinhe-se por oportuno a defesa incondicional à mulher negra para a conquista dos seus direitos, porque as desigualdades raciais ainda marcam fortemente a estrutura do mercado de trabalho, especialmente para as mulheres negras e as trabalhadoras domésticas.

ATIVIDADES ATUAIS E DESENVOLVIDAS SIMULTANEAMENTE:

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS:

CONTATO:

Tel.: (11) 2121-5900

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.


Mulheres barbeiras: cearenses destacam-se na profissão...

Escrito por Zilda Queiroz, zilda.queiroz@diariodonordeste.com.br 23:30 / 15 de Julho de 2019. Atualizado às 11:43 / 16 de Julho de 2019

Renata Viana, Cristina Santiago e Dany Silva são exemplos de mulheres que fazem atendimento de beleza voltado para o público masculino

Apesar de o trabalho ser realizado na grande maioria das vezes por homens, as cearenses Renata, Cristina e Dany, a exemplo de muitas outras brasileiras, dão show de profissionalismo e habilidade com as máquinas e navalhas.

Renata Viana, 32 anos, é natural de Fortaleza. Dos oito anos de experiência profissional na área da beleza, quatro deles foram dedicados ao atendimento exclusivo ao público masculino.

Filha de cabeleireira, desde a adolescência Renata testava suas habilidades produzindo a mãe, a irmã e as amigas. Aos 18 anos, ela entrou no mercado de trabalho. Os serviços de beleza, porém, passaram, a ser realizados somente nas horas vagas.

Um dia, depois de sair de um desses empregos, Renata teve a ideia de fazer o curso de cabeleireira. A moça percebeu naquele momento a oportunidade de retorno financeiro fazendo o que gosta.

A partir disso, especializou-se como cabeleireira e depois se tornou barbeira. No início, atuou em Fortaleza, mas, desde 2016, ela atende ao público masculino no seu próprio espaço, localizado em Juazeiro do Norte.

Ao lado do marido Anthony Teles, natural da cidade do Crato, Renata é pioneira na região. No começo da carreira, ministrava cursos profissionalizantes. Atualmente, ela faz workshops de aperfeiçoamento profissional, em diferentes cidades do Ceará, a exemplo da capital cearense, de Maracanaú e Sobral.

Determinação

Dos desafios financeiros à aceitação num mercado de trabalho predominantemente ocupado por homens, Renata enfrentou todos. Nos cursos que ministra, a profissional transmite a ideia de que o corte não é apenas diminuir o tamanho do cabelo do cliente, mas desenvolver por meio de técnicas um estilo e fazer com que a pessoa se sinta satisfeita.

Renata confessa que ingressar nesse universo foi algo desafiador. "Principalmente porque levanto mesmo a bandeira da mulher presente em áreas predominantemente masculinas e eu fico muito feliz com o reconhecimento".

Nara Daniela Silva, 29 anos, é outra cearense apaixonada pelo que faz. "Sempre admirei o trabalho da minha mãe como cabeleireira, mas meus olhos brilhavam mesmo quando eu via um bom corte masculino", revela Dany Barbershop, como é conhecida.

Nos seis primeiros anos de especialização, Dany atendia na sala da de casa, e só há quatro anos conseguiu montar sua barbearia.

Semelhante a Renata, Dany também sentiu certo receio por parte dos clientes, simplesmente pelo fato de ser mulher, mas quem experimentava, voltava. Hoje, o trabalho dela é bastante respeitado.

"Alguns até confessavam a insegurança no primeiro corte, mas observavam meu jeito de pegar na tesoura e na navalha, e no segundo corte já estavam tranquilos".

Para Cristina Santiago, 37, barbeira há quatro anos, a aceitação de mulheres na profissão até hoje não é 100%. "Alguns admiram, outros preferem cortar com homens. "Os meus clientes são fiéis e a confiança no meu trabalho se expande à confidência pessoal".

(Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/image/contentid/policy:1.2123832:1590235485/image/image.jpg?f=default&$p$f=9563970, data de acesso: 12/08/2020)

Curso História da Moda - Cursos Online SP

Curso completo com 111 páginas, inclui fotos e imagens.

Podemos ver que ainda no período da pré-história se tem início a fabricação de tecidos... primeiros séculos do 3º milênio a.C. e meados do 2º milênio a.C., que é considerada a... Homens e mulheres, do século IV até I a.c usavam o que era chamado... havia calçados eram as sandálias presas por tiras nos pés e pernas.

(Fonte: http://www.cursosonlinesp.com.br/product_downloads/z/curso_historia_da_moda_sp__02259.pdf, data de acesso: 12/08/2020)

Top 10 marcas de jeans no mundo

O jeans é uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa. É uma peça “coringa” e versátil que pode ser usada em qualquer momento do dia, seja para trabalhar como para sair a noite.

Criado no meio do século 19 por Levi Strauss, a peça revolucionou a indústria da moda e se tornou um item indispensável. Ao longo das décadas, inúmeros modelos de calça jeans foram feitos com diversos materiais diferentes dos primeiros usados por Levi.

Confiram a lista das top 10 marcas de jeans que são referência no mercado de denim.

(Fonte: https://www.etiquetaunica.com.br/blog/top-10-marcas-de-jeans-no-mundo/, data de acesso: 13/08/2020)

Dior - Desfile Prêt-à-Porter Primavera-Verão 2020

Para esta coleção prêt-à-porter Primavera-Verão 2020, Maria Grazia Chiuri inspirou-se nas fotografias de Catherine Dior – irmã de Christian Dior – entre suas flores, em seu jardim, sua paixão. Ela é uma figura importante na história de Dior. Uma heroína corajosa, com uma determinação e uma personalidade únicas, a verdadeira Miss Dior. Assim a apelidamos e assim será batizado, em sua homenagem, o primeiro perfume da Maison a se tornar icônico.

(Fonte: https://www.dior.com/pt_br/moda-feminina/desfiles-pret-a-porter/desfile-pret-a-porter-primavera-ver%C3%A3o-2020, data de acesso: 13/08/2020)

Tendências da Moda Primavera Verão 2021

Descobri as principais tendências da moda feminina Argentina do que vem para a primavera verão 2021.

As tendências da moda são a base do guarda-roupa de qualquer mulher, pois todas são muito influenciadas pelas tendências da estação.

Na Notilook, adoramos examinar as últimas tendências nas passarelas internacionais das semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e Paris, e fazemos nosso melhor para produzir as análises de tendências mais detalhadas para guiá-lo nas estações da primavera / temporada. verão e outono / inverno.

Damos a você esta oportunidade única de ser o primeiro a descobrir as roupas que estão e serão usadas para que você possa abraçá-las instantaneamente e ser o criador de tendências na cidade!

(Fonte: https://notilook.com.ar/category/tendenciasdemoda?gclid=EAIaIQobChMI2sHDg4ac6wIViw-RCh0vxg7lEAMYASAAEgLPM_D_B, data de acesso: 12/08/2020)

As cores do Outono/Inverno 2020!

Com a mudança de estação chegando (o Outono começa amanhã, dia 20 de Março!), a paleta de cores acaba sofrendo alterações. Os tons vibrantes e coloridos dão lugar para os tons mais sóbrios e discretos.

Mas, de acordo com as tendências das principais semanas de moda do mundo, as apostas de cores podem ser um pouco diferentes do que estamos acostumados! Cores vibrantes dominaram as passarelas e mostraram que não precisa existir uma distinção por estações!

Confiram abaixo as apostas de cores das grandes marcas para o Outono/Inverno 2020

Tons Metálicos

Os tons metálicos (sejam ele dourado, prata e até mesmo rose gold) apareceram em peso nas principais passarelas do mundo e prometem ser um dos queridinhos para a temporada de outono/inverno! Mostrando assim, que estas cores não são exclusivamente de looks noturnos, mas que também podem ser usadas durante ocasiões diurnas! Existem diversas opções para incorporá-las em seus looks: em peças únicas (como vestidos), sendo o ponto de foco da produção (esta podendo ser um casaco, uma blusa, uma saia, etc.) ou nos acessórios e calçados (sendo esta uma forma divertida e diferente!).

(Fonte: https://www.etiquetaunica.com.br/blog/as-cores-do-outono-inverno-2020/, data de acesso: 12/08/2020)

Penteados fáceis: conheça as tendências para 2020

Penteados e cabelos são um dos elementos que sempre entraram para as pautas de moda, e portanto, eles também possuem suas tendências. No artigo de hoje, separamos os penteados que serão tendência para o Outono/Inverno de 2020!

PENTEADO: Cachos e Ondas

Com grande destaque nas passarelas os cabelos mais compridos chegam com a tendência de cachos e ondas no estilo “messy hair”, com aspecto mais natural essa é a principal característica desse penteado. Confira penteados fáceis de fazer que são tendências para este ano!

A ideia aqui é deixar seu cabelo com cachos escovados, nada de cachos perfeitos, e o melhor é que esse look se adequa a diversos tipos de cabelo e formatos de rosto, além de ser prático e fácil de fazer no dia-a-dia.

(Fonte: https://blog.franciscajoias.com.br/conheca-penteados-tendencia-2020/, data de acesso: 12/08/2020)

Alimentação para a saúde e beleza

Painço: pequeno no tamanho, grande nos benefícios

Por Jasmine em 5 de maio de 2015

Cultivado e consumido há milênios na Ásia e na África, o painço é um cereal de grãos pequenos e arredondados, com excelente qualidade nutricional. É cultivado na China desde 7000 a.C. e tem produção milenar também na Índia.

O grão pode ser facilmente incorporado ao cardápio, substituindo o arroz, por exemplo. Também é uma boa alternativa para os celíacos, porque não possui glúten. Além disso, pode ajudar a suprir as necessidades nutricionais de magnésio no organismo.

Benefícios do painço

Uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue, o painço também é rico em proteínas, magnésio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

A presença de magnésio, por exemplo, auxilia no equilíbrio hormonal, revigora o sistema nervoso e ainda ajuda a promover a sensação de relaxamento. Uma xícara de painço contém 25% das necessidades diárias de magnésio de um adulto.

Já o teor de proteína presente no grão de painço chega a ser maior que o do feijão, o que torna esse cereal uma boa opção para os vegetarianos.

O painço ainda é rico em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar, que causa a sensação de tranquilidade, relaxamento e saciedade.

O grão também é bastante usado em dietas macrobióticas, por causa de suas propriedades alcalinizantes. Isso quer dizer que é capaz de diminuir a acidez do sangue e atuar na prevenção de doenças.

Como consumir o painço

O painço pode ser preparado de diversas formas e pode substituir outros cereais, como o arroz. Mas também pode ser usado em forma de farinha, como ocorre na Ásia e na África e incluído na preparação de mingaus, sopas, saladas, massas, bolos e pães.

Sugestão Jasmine

O pão sem glúten multigrãos

(LEIA RECEITA AQUI: https://www.jasminealimentos.com/produtos/sem-gluten/pao-sem-gluten-multigraos/) é feito com painço e outros cinco grãos, tem baixo teor calórico e é um produto vegano. É uma boa alternativa para incluir esse grão ancestral na alimentação.

(Fonte: https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/painco-pequeno-tamanho-grande-em-beneficios/, data de acesso: 12/08/2020)